CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

República Tcheca: mapa e pontos turísticos imperdíveis!

Encontre aqui tudo o que você precisa saber sobre a fascinante República Tcheca: mapa turístico, as melhores dicas de viagem e muitas curiosidades!

O que você sabe sobre a República Tcheca? Mapa apresenta uma nação pequena, logo, não é de se estranhar que apenas a capital Praga desponte como atração turística.

Só que cada vez mais o país vem crescendo como destino do turismo na Europa, e quem inclui as cidades do interior no roteiro pode se surpreender.

Muitas delas preservam o estilo medieval. Sem sofrer as profundas consequências da Segunda Guerra, como a vizinha Polônia, elas mantêm a arquitetura original de edifícios e monumentos, sendo um grande atrativo para quem está de passagem.

Para mostrar o que a República Tcheca tem de mais interessante, fizemos este guia com dicas importantes e os destinos que merecem a atenção dos turistas. Confira no post!

Cote seu seguro viagem no Seguros Promo e aproveite nosso cupom de 15% de desconto.

República Tcheca: mapa, onde fica e o que conhecer

Não se deixe enganar quando olhar o mapa da República Tcheca: embora o país seja pequeno, ele abriga atrações e cidades muito interessantes de se conhecer. Justamente por isso, o fluxo de turistas por lá aumenta gradativamente. 

Ao pensar em roteiros pelo Leste Europeu, ou combinando com uma viagem à Alemanha e seus principais destinos, os viajantes incluem cada vez mais a região no itinerário, principalmente a bela e vibrante capital Praga.

Um outro motivo é que a República Tcheca é um país barato para se visitar, o que agrada bastante qualquer viajante.

Mas não se atenha somente à Praga, com seu famoso Castelo de Praga, torres e o vasto centro histórico. Explore Brno, a segunda maior cidade tcheca — ou se é um fã de cerveja, não deixe de conhecer Plzeň, a terra da famosa cerveja Pilsen.

Antes de você seguir a leitura para conhecer mais sobre a Chéquia, nós garantimos: você vai se encantar com os destinos ainda pouco populares do território tcheco.

Localização da República Tcheca no mapa

Ainda não sabe onde está a República Tcheca? O mapa mostra um país localizado na região central da Europa, mas junto de outras nações popularizadas como parte do leste europeu.

Sua extensão é de “apenas” 78.866 km², e o país está entre os mais desenvolvidos do mundo.

República Tcheca faz fronteira com alguns importantes destinos turísticos da Europa, sendo o principal deles a Alemanha, além de Polônia, Eslováquia e Áustria. 

Qual é a capital?

Republica Tcheca capital
Fonte: Pixabay

Praga, República Tcheca, é a capital e principal centro econômico, industrial e cultural de todo o país. Ela está localizada na região da Boêmia Central, estando próxima à Alemanha.

A cidade de Praga é o maior município do país, com população estimada em mais de 1,3 milhão de habitantes.

Ela também é reconhecida como um dos destinos mais encantadores de toda a Europa — por alguns, apontada até mesmo entre as mais belas do mundo.

Documentos para entrar na República Tcheca

Se você vai viajar pela República Tcheca, é bom ter atenção aos documentos necessários para conseguir entrar no país, como deve ser feito em qualquer lugar do mundo.

Turistas brasileiros que vão permanecer por até 90 dias por lá não precisam do visto de entrada. Sendo assim, o documento mais importante a ter em mãos é o passaporte, com validade superior a três meses, pelo menos.

É interessante também ter as passagens de volta para o Brasil e comprovar condições financeiras de visitar o país (10 mil coroas tchecas). 

Seguro viagem é obrigatório?

Quer dizer então que o seguro viagem não é obrigatório no país? Não é bem assim, muito pelo contrário: ele é tão importante que deixamos um tópico especial para falar sobre.

A República Tcheca é um dos países que assinaram o Tratado de Schengen, que permite a livre-circulação entre as nações signatárias.

Porém, uma das exigências é a contratação do seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas.

Resumindo, portanto, o seguro viagem é obrigatório para os turistas que vão conhecer as cidades da República Tcheca.

Como encontrar o melhor seguro viagem para República Tcheca?

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Encontrar o seguro viagem certo para o seu passeio vai proporcionar mais tranquilidade e segurança, independente do seu destino.

Leve em consideração, ao pesquisar, quais as suas possíveis necessidades. Existem planos mais simples e outro bem completos, com cobertura para extravio de bagagem, perda de documentos, assistência farmacêutica e o que mais for preciso.

Utilizando o Seguros Promo, você pode comparar as coberturas oferecidas por diferentes empresas. E, claro, vai encontrar os menores preços para viajar com segurança!

República Tcheca: curiosidades do país

Antes de conhecer qualquer destino, é interessante saber sobre informações e curiosidades de cada lugar. Por exemplo, você sabe qual a língua que se fala na República Tcheca? 

O dialeto oficial é o tcheco, língua de origem eslava, mas o inglês também é bem falado, o que facilita para muitos turistas.

a moeda oficial do país é a coroa tcheca (CZK). Embora faça parte da União Europeia, a Chéquia não faz parte da Zona do Euro.

Viu como isso pode ser importante? Por isso, separamos outros itens úteis para quem vai viajar pela República Tcheca.

Qual a população?

Republica Tcheca população
Fonte: Pixabay

Sobre a República Tcheca, a população do país é estimada em quase 10,7 milhões de habitantes, sendo mais de 10% na capital Praga.

Os tchecos são a grande maioria da população no país, que também tem uma parcela de moradores vindos da Ucrânia, Eslováquia e da região da Morávia.

Mudança do nome

Que a República Tcheca mudou de nome com a queda da União Soviética e a separação da Eslováquia (ambas formavam a Tchecoslováquia), todo mundo sabe.

O que pode ser novidade pra muita gente é que, desde maio de 2016, o governo local aprovou a utilização do nome Tchéquia (ou Chéquia), que já era utilizado internamente quando o povo se referia ao próprio país.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Quando viajar para a República Tcheca?

    Escolher qual a melhor época para viajar pela República Tcheca vai depender do tipo de viagem que o turista deseja ter.

    O clima continental do país faz com que as estações sejam bem definidas.

    No inverno, o frio é mais rigoroso, as temperaturas costumam ficar abaixo de zero e a ocorrência de neve é grande. Porém, as paisagens ficam espetaculares, e com roupas apropriadas, é possível aproveitar bem a estação.

    A partir do fim da primavera até o início do verão é o período mais quente. Porém, para nós as temperaturas serão amenas, com médias na casa dos 17º graus.

    Essa época é interessante porque, além do sol, os dias são mais longos e dá para aproveitar ao máximo as atrações do país.

    Como se locomover entre as cidades tchecas

    Se você vai fazer um roteiro pela República Tcheca, provavelmente a porta de entrada será a capital Praga, servida pelo e Aeroporto Václav Havel, a 20 quilômetros do centro.

    Para viajar entre as cidades do país, temos duas dicas: ônibus e trem.

    A malha ferroviária tcheca é muito bem servida e conecta as cidades à capital. As viagens de ônibus são bastante econômicas e ótimas para quem escolhe fazer bate e volta por outros destinos.

    República Tcheca: mapa do turismo

    O mapa da República Tcheca é dividido em 14 regiões, sendo uma delas a capital Praga, inserida na região da Boêmia Central.

    Em todas elas, os turistas vão encontrar bons atrativos turísticos que representam bem o país. E pensando em facilitar o planejamento do roteiro da sua viagem, nós apresentamos as principais regiões e cidades que compõem o mapa do turismo pelo país.

    Praga

    Republica Tcheca praga
    Fonte: Pixabay

    Embora o turismo ao país ainda seja crescente, Praga, República Tcheca, é uma das queridinhas dos viajantes quando se pensam em capitais européias como destino.

    A combinação da arquitetura local com a história, as tradições e a cultura tcheca é impressionante, e desperta a curiosidade de gente do mundo todo.

    Há tanto o que fazer em Praga que a capital tcheca merece ao menos três dias no roteiro.

    O ponto de partida é a Cidade Antiga, um dos maiores centros históricos entre as capitais europeias. Na praça, estão a Igreja de São Nicolau e a Torre do Relógio Astronômico.

    Não deixe de passar pela Ponte Carlos, sobre o Rio Moldava, para chegar ao Castelo de Praga e à Catedral de São Vito.

    Karlovarský

    A região de Karlovarský está na fronteira tcheca com a Alemanha, e é conhecida por seus mananciais de águas termais.

    Somente na capital Karlovy Vary, são 12 fontes que abastecem hotéis e spas de luxo que atraem os turistas pela água quente, diz-se, com propriedades curativas.

    Fora isso, a cidade é bastante elegante, com casarões construídos em arquitetura neo-clássica. Passando por lá em julho, você poderá aproveitar o Festival Internacional de Cinema, o principal do país.

    Outra atração famosa da região é o castelo da cidade de Bečov nad Teplou, onde está o relicário de São Mauro, considerado o tesouro mais valioso da República Tcheca.

    Plzeňský

    Republica Tcheca plzensky
    Fonte: Pixabay

    Plzeň é a quarta maior cidade tcheca e a mais famosa da região de Plzeňský. Se ao pronunciar o nome, um tipo de cerveja vir à sua memória, não será mera coincidência.

    Foi lá que surgiu, em 1842, a pilsen, uma das cervejas mais consumidas pelos brasileiros.

    Além de visitar várias cervejarias, a principal delas a Pilsner Urquell, você poderá degustar os sabores da bebida tcheca. E sabia que lá a “gelada” é muito barata, mais do que a água? Só beba com moderação!

    Entre as atrações, conheça também a Catedral de São Bartolomeu e o Museu da Cerveja.

    Královéhradecký

    Conhecida pelas atividades ao ar livre, a região de Královéhradecký, ou Boêmia Oriental, tem como principal cidade Hradec Králové.

    O lugar é um importante centro acadêmico da República Tcheca, mas ainda é pouco explorado por turistas que vão ao país.

    A cerca de 42 km está a cidade de Potštejn, onde os visitantes podem conhecer as ruínas do Castelo de Potštejn, uma das atrações naturais mais belas da região.

    Jihomoravský

    Republica Tcheca jihomoravsky
    Fonte: Pixabay

    Jihomoravský é a região que faz divisa com a Áustria e a Eslováquia, e é conhecida como Morávia do Sul.

    Nela, está uma das cidades mais importantes do país, Brno, a segunda maior cidade da República Tcheca.

    Museus, monumentos e edifícios de diferentes estilos arquitetônicos se espalham por seu grande centro histórico. Entre as atrações imperdíveis de Brno estão a Catedral de São Pedro e São Paulo e o complexo formado pelo castelo e a fortaleza de Spilberk.

    Países vizinhos à República Tcheca

    É possível combinar um roteiro viajando pela Europa passando por países vizinhos da República Tcheca. O mapa aponta destinos bem próximo e interessantes para todo turista.

    Por isso, vamos destacar algumas possibilidades, cidades e pontos turísticos para aproveitar ainda mais a viagem pelo país do Leste Europeu.

    Alemanha

    Republica Tcheca alemanha
    Fonte: Pixabay

    A Alemanha faz fronteira com boa parte do território tcheco e costuma ser um dos destinos indispensáveis dos turistas que viajam para esta região da Europa.

    Berlim e Praga estão relativamente próximas, tanto que é possível viajar de ônibus ou trem entre as duas capitais em um percurso de aproximadamente 5 horas.

    Se essa for a opção, o Portão de Brandemburgo, o Muro de Berlim e o Memorial do Holocausto estão entre os principais pontos de turismo em Berlim.

    Munique, Nuremberg e Dresden são outras opções interessantes de destino na Alemanha.

    Áustria 

    Vizinha ao sul da República Tcheca, a Áustria possui lindas paisagens naturais e cidades encantadoras para se visitar.

    O deslocamento entre os dois países também é simples, rápido e econômico, já que a conexão ferroviária e rodoviária são de qualidade.

    Não sabe o que fazer na Áustria? Explore a história e a cultura de Viena, o cenário de Innsbruck, aos pés dos Alpes, e aprecie a arte de Salzburg, a terra de Mozart.

    Eslováquia

    Republica Tcheca eslovaquia
    Fonte: Pixabay

    Destino ainda pouco explorado por brasileiros, a Eslováquia possui castelos, ruínas e paisagens naturais dignas de encantar qualquer turista.

    E o melhor, ela também está pertinho da República Tcheca. Ou seja, é uma ótima oportunidade para admirar a beleza da capital Bratislava ou percorrer as trilhas naturais pelas Montanhas Tatra.

    Compre seguro viagem com menor preço

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Deu para ter uma boa noção de como é o mapa da República Tcheca e onde estão as principais cidades do país, não é mesmo? 

    Pois agora, chegou a melhor parte: programar uma viagem! Planeje o seu roteiro, compre as passagens aéreas com antecedência e não deixe para trás o seguro viagem.

    Com o Seguros Promo, você encontra os planos com as melhores coberturas para você viajar com tranquilidade e pelos menores preços.

    Descubra cada pedacinho da República Tcheca no mapa com segurança e economia. De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa