CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Cidades da Irlanda: 10 destinos para você conhecer

As cidades da Irlanda são sinônimos de cultura, história, diversão e qualidade de vida. Explore os potenciais turísticos das ilhas do Norte do Sul!

As cidades da Irlanda são charmosas, encantadoras e repletas de história. O país preserva características arquitetônicas de séculos atrás, com castelos, pontes de pedras e edifícios datados do século XVIII. 

O encantador verde dos campos e lagos de cor turquesa fazem com que as paisagens da Irlanda pareçam ter saído dos filmes — e, de fato, o país já emprestou seus belos cenários naturais para diversas produções.

Para você que está planejando uma viagem para o país, separamos os destinos mais incríveis para visitar na suas próximas férias! Veja as espetaculares cidades irlandesas, conheça seu simpático povo e saiba tudo o que não pode faltar em sua trip.

Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!

Cidades da Irlanda: cultura e tradição

conheça a cultura e tradição das cidades da Irlanda e seus castelos
Fonte: Pexels

Além de possuir belezas naturais fantásticas e ótimas cidades para intercâmbio, a Irlanda preserva fortemente as suas tradições originárias do povo celta.

Conhecida como “a Ilha da Esmeralda”, os irlandeses adoram música e dança, e jamais deixam de preservar o idioma dos seus ancestrais — como o gaélico irlandês, que se mantém como língua oficial do país.

As músicas irlandesas são um dos pontos principais da cultura. Você não vai encontrar em nenhum outro lugar do mundo este estilo de música, que é muito peculiar da ilha. Sempre com melodias alegres e muito animadas, a música celta é um orgulho para os irlandeses.

Além disso, a cerveja também faz parte dos costumes do país. Basta caminhar pelas ruas que encontrará pubs em cada esquina servindo a bebida. Frequentar esses lugares não é somente uma prática, mas uma verdadeira tradição.

Em suas lendas, a figura mais conhecida do seu folclore é o Leprechaun, um duende verde que sabe onde estão escondidos os tesouros. Sem dúvida, a cultura da Irlanda é muito interessante!

Onde fica a Irlanda na Europa?

Cidades da Irlanda onde fica
Fonte: Pixabay

A Irlanda faz parte do continente europeu, porém, seu território não está localizado na área continental. Próximo à Grã-Bretanha, o país faz parte da Ilha da Irlanda, que é o terceiro maior conjunto de ilhas da Europa.

Além disso, a Irlanda é dividida entre Norte e Sul. Entenda a seguir a diferença entre as duas regiões!

Onde fica Irlanda do Norte?

Para você que não sabe, a Irlanda é dividida entre Norte e Sul. Isso mesmo! A Irlanda do Norte está separada pelo mar da Irlanda e fica na Grã-Bretanha, fazendo fronteira também com a Escócia.

Tendo como capital a cidade de Belfast, o país também tem o nome de Ulster, uma vez que conta com seis dos nove condados que constituem o antigo reino de Ulster.

Onde fica Irlanda do Sul?

A Irlanda do Sul, na verdade, é a atual Irlanda, chamada de República da Irlanda, que tem como capital a cidade de Dublin.

Fica no noroeste da Europa continental, cercada também por diversas ilhas e ilhotas. Calma que vamos falar ainda mais dela neste post. 

Documentação necessária para conhecer as cidades da Irlanda

Na sua viagem para conhecer as principais cidades da Irlanda, saiba que não é necessário visto para entrar no país, se a sua permanência for menor que 90 dias. Ao desembarcar no destino, é preciso apresentar passaporte válido por, no mínimo, seis meses.

O processo de imigração é muito tranquilo. Uma dica é apresentar, além do passaporte, suas passagens de volta, reserva de hotel ou carta-convite, se for ficar hospedado em residência de algum familiar ou amigo.

Seguro viagem para Irlanda

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Além de listar as melhores cidades da Irlanda, é preciso pensar na segurança ao viajar para o país. Portanto, não se esqueça que fazer um seguro viagem é primordial.

Se está se perguntando por que precisa de um seguro, saiba que em muitos países do mundo o governo não oferece assistência médica para turistas. Mas não é só isso!

Além de te auxiliar em caso de problemas de saúde, o seguro vai te dar respaldo em outras situações, como extravio de bagagem, cancelamento ou atraso em voo e indenização em caso de acidente durante a viagem, entre outros.

Uma dica para contratar a melhor opção, com ótimos preços, é usar um site comparador de seguros, que garante os melhores planos das principais seguradoras do país. Para isto, conte com o Seguros Promo!

Passagens aéreas para Irlanda

Outro ponto muito importante na hora de conhecer as principais cidades da Irlanda é comprar passagens aéreas em conta. Afinal, queremos reservar a maior parte do nosso dinheiro para turistar, não é mesmo?

Sabemos que as passagens aéreas são sempre um gasto significativo. Por isso, uma boa alternativa é pesquisar em site comparadores, como o Vai de Promo, que te auxilia na hora de encontrar os menores preços e as melhores opções de voos.

Além de fazer buscas no site, cadastre-se no alerta de preços, para que você seja avisado sempre que o trecho que pretende viajar estiver mais barato ou com promoções.

Principais cidades da Irlanda

Embora seja um país pequeno, a Irlanda possui muitas cidades importantes quando falamos em turismo e economia.

Além da capital Dublin, entre as principais cidades do país está Bray, que fica na costa do condado de Wicklow. Bem próxima à Dublin, ela também é uma região que atrai turistas e muitos estudantes que querem fazer intercâmbio.

Outra cidade muito significante é Cork, que é considerada um centro econômico e educacional. Aliás, a cidade também é muito procurada por turistas e estudantes porque o custo de vida em Cork, Irlanda, é muito menor que em Dublin, por exemplo.

No roteiro das principais cidades da Ilha da Esmeralda, Galway também tem seu lugar. Ela é o quarto maior município do país e também é um polo universitário. Vale a pena conhecer a cidade, que tem um ambiente tranquilo e muito agradável.

Mapa das cidades

Para você entender o mapa das cidades, a Irlanda é separada por províncias, sendo elas Connacht, Leinster, Ulster e Munster.

Somado a isso, as províncias são divididas em condados. Ao todo, o país conta com 26 condados. Veja agora o mapa da Irlanda com todas as cidades!

Dublin: capital da Irlanda

Sempre muito movimentada e charmosa, o que não faltam são jovens perambulando pelas ruas da capital da Irlanda, uma vez que ela é um dos principais destinos do mundo para quem precisa aprender ou melhorar o inglês.

Além de baladas e pubs, a cidade também tem um rico contexto histórico apresentado por seus pontos turísticos, como museus e prédios. Além disso, Dublin é um polo industrial e econômico muito importante da Europa.

Há tanto o que fazer na cidade de Dublin, Irlanda, que certamente vale a pena passar pelo menos 3 dias só explorando a capital. Alguns dos pontos turísticos essenciais são o castelo de Dublin, o Trinity College, a Guinness Storehouse e o Temple Bar.

Procurando passagens para Dublin? Confira neste link!

Cork

Castelo em Cork
Fonte: PxHere

Colonizada pelos vikings, ela é considerada a segunda maior cidade do país. Cork encanta os turistas com sua arquitetura medieval, além de ter uma vida noturna muito agitada todos os dias da semana.

Por lá, você encontra ótimos bares, teatros, pubs e restaurantes. Além disso, ela também é um destino muito procurado por intercambistas.

Na cidade, não deixe de visitar o Blarney Castle, um dos castelos mais visitados do país. Explore a história local no Cork Public Museum e deguste a gastronomia irlandesa no The English Market.

Limerick

A cidade de Limerick também segue um estilo medieval e, por isso, conta com muitos pontos turísticos. Se está em busca de diversão, o destino é o lugar certo!

O que não faltam são lugares para conhecer, como castelos, catedrais e museus, além, claro, de muitos bares, baladas e restaurantes.

Por falar em atrações, a mais famosa da região é o King John’s Castle. Além dele, coloque também em seu roteiro o The Hunt Museum e a St. Mary’s Cathedral.

Galway

Caminho de pedras em Galway, Irlanda
Fonte: Pixabay

Com ares de cidade pequena, Galway, Irlanda, é uma das mais lindas do país, sendo também um polo universitário.

Um dos pontos interessantes de Galway é a sua diversidade cultural, reunindo pessoas de diferentes classes e idades. A referência é compatível até mesmo com a história do local, que no século XIV, foi dominado por 14 tribos — sendo conhecida então como “cidade das tribos”.

Mesmo tendo um estilo interiorano, ela é sempre cheia de festas. Por lá, você vai conhecer vários pubs e visitar atrações como Cliffs of Moher, Galway Cathedrale e Galway City Museum, entre outros.

Waterford

Quer história? Em Waterford, você vai encontrar! Considerada a cidade mais antiga da Irlanda, o que não faltam por lá são pontos turísticos.

Quinta maior cidade da Irlanda, Waterford também é conhecida com a cidade mais ensolarada do país e possui belas praias. Algumas das mais populares são Tramore e Dunmore East.

Inclua na sua lista o Palácio do Bispo, na Praça da Catedral. No local, você vai apreciar tesouros muito antigos, datados das eras vitoriana e georgiana. Além disso, ela também possui belezas naturais surpreendentes, com seus lindos campos verdes.

Bray

Pôr do sol em Bray
Fonte: Unsplah

Bray também é o lugar certo para curtir a atmosfera praiana. Então, se viajar no verão, você vai se deparar com muitos moradores da região, que buscam o lugar para lazer e tranquilidade.

Além de ser extremamente aconchegante, Bray também é considerada uma cidade muito segura. O destino litorâneo também possui lindas paisagens, com muito verde, montanhas e penhascos.

Por lá, não deixe de passear pela Victorian Esplanade, e se gostar de caminhadas, fazer a Trilha Bray – Greystones, que liga as duas cidades. O percurso tem 6,2 km e não possui um grau de dificuldade alto.

Ennis

Se quiser fazer uma parada em um lugar calmo durante a sua viagem, visite Ennis. Localizada no condado de Clare, a cidade é muito charmosa e conta com opções interessantes para teatro e exposições de arte e música.

Uma das pequenas cidades do interior da Irlanda, Ennis pode ser perfeitamente conhecida à pé ou de bicicleta. Uma das principais vantagens do destino é a sua localização, muito próxima de Limerick e também de Galway e Dublin — é possível chegar à capital em 3h.

O aeroporto de Shannon, que também fica na região, facilita a locomoção para outras cidades da Europa, como Paris, Londres e Milão.

Kilkenny

Foto da cidade de Kilkenny
Fonte: PxHere

Um dos encantos da Irlanda certamente é seu estilo medieval, e Kilkenny é um exemplo disto. Aliás, a cidade foi cenário das gravações do famoso seriado Game of Thrones

Um dos maiores eventos que acontecem por lá é o Medieval Week, que ocorre todos os anos. Sendo uma das cidades histórias da Irlanda, o que não faltam por lá são pontos turísticos milenares, como o Kilkenny Castle, a Black Abbey e a St. Canice’s Cathedral.

Kilkenny fica pertinho da capital e pode ser facilmente acessada de trem ou ônibus, sendo que a viagem dura cerca de 1h35 pela primeira alternativa e 1h50 pela segunda.

Sligo

Sligo é muito popular e é uma das melhores cidades da Irlanda para se conhecer. O lugar é berço do poeta irlandês W.B. Yeats, muito conhecido no país.

Além de arte e muita cultura, que podem ser apreciadas em museus e galerias, a cidade também é dona de lindas paisagens, com montanhas e praias. Localizada em um dos pontos considerados mais belos da ilha, Sligo tem uma grande importância história e cultural.

No seu roteiro, acrescente o The Model Arts Centre, a Sligo Abbey e o Yeats Memorial Building para explorar um pouco mais o legado que a cidade possui na cultura da Irlanda.

Malahide

Cidades da Irlanda Malahide
Fonte: Pixabay

Como você pôde notar, a Irlanda também é um ótimo destino praiano. Se quer curtir dias de sol e mar na Ilha da Esmeralda, a praia de Malahide é uma boa escolha. 

A cidade está a apenas 15 minutos do aeroporto de Dublin, e conta com diversas lojas, livrarias, restaurantes, cafés e pubs, sendo também uma das cidades da Irlanda que possuem uma vida noturna agitada.

Além disso, ela é uma das cidades que mantém a tradição e o costume dos seus antepassados. Para os atrativos históricos, inclua o Malahide Castle, a principal atração local.

Principais cidades da Irlanda do Norte

Agora que você já conhece as melhores cidades da Irlanda, que tal saber um pouco mais da Irlanda do Norte? Ainda relativamente inexplorada no quesito turístico, o destino guarda paisagens surpreendentes e um charme diferente da irmã ao sul.

Diversos dos seus pontos turísticos foram escolhidos para compor as locações da série Game of Thrones — por lá, é possível fazer um roteiro voltado para esses cenários históricos, envolvidos por paisagens naturais de tirar o fôlego.

Confira a seguir os principais pontos turísticos da Irlanda do Norte!

Belfast

Cidades da Irlanda Belfast
Fonte: Pixabay

A capital da Irlanda do Norte também possui uma importância inquestionável na história da ilha. 

Por lá, você conhecerá mais sobre as tensões que ocorreram durante a guerra civil e as tradições religiosas — um símbolo disso é a Peace Walls, paredes que foram construídas para separar católicos e protestantes.

Outros pontos turísticos relevantes são o Belfast Castle e o Cave Hill, de onde poderá conferir paisagens incríveis, chegando até à Escócia. Veja ainda a prisão vitoriana HM Prison Crumlin Road, no norte da cidade.

Uma curiosidade: foi em Belfast que o famoso Titanic foi construído. Em comemoração ao centenário de lançamento, o navio ganhou um gigantesco museu em 2012, onde você pode conhecer os estaleiros da construção e mais detalhes sobre a trágica história.

Condado de Antrim

O cartão-postal mais famoso da Irlanda do Norte está no Condado de Antrim: o Giant’s Causeway, um conjunto de 40 mil colunas formadas de basalto preto. É dito que o monumento se formou com uma erupção vulcânica que aconteceu há 60 milhões de anos! 

Além da explicação geológica, há ainda uma lenda que envolve o local: a calçada de pedras teria sido construída por um gigante irlandês, Finn, que desejava desafiar um rival escocês, Bernandonner, sendo que este estava do outro lado do mar.

Feita a calçada, a esposa de Finn notou que Bernandonner era mais forte, e com medo, vestiu seu marido como um bebê — uma ideia inusitada para tentar assustar o escocês.

Ao ver o tamanho do suposto bebê, Bernandonner imaginou que o pai fosse ainda maior e decidiu deixar a luta para trás, destruindo também a calçada de pedras para que o rival não o alcançasse.

As paisagens da vila de Bushmills são outros cenários incríveis da Irlanda da Norte que deve estar em seu roteiro. Apreciadores de uísque poderão conhecer diversas destilarias da bebida no local, além de visitar o Castelo de Dunluce, que data da Idade Média.

Não deixe de percorrer também a The Gobbins Cliff Path, uma trilha de mais de duas horas pela costa irlandesa, entre falésias e rochas. Por último, um outro destino interessante na região é o Lago Neagh, o maior das ilhas britânicas.

Condado de Londonderry

Também conhecido como Condado de Derry, em Portstewart, uma das pequenas cidades do país, você encontrará as praias mais visitadas da Irlanda do Norte.

Um outro passeio fascinante pode ser feito na cidade de Derry, segunda maior cidade da Irlanda do Norte e uma das mais bem preservadas cidades muradas da Europa: Derry Walls, as muralhas datadas do século XVII que envolvem todo o lugar.

Ao visitar o destino, explore todo o seu rico patrimônio histórico, que representa os milhares de anos da cidade.

Dicas para curtir sua viagem à Irlanda

Cidade no Norte da Irlanda
Fonte: Pexels

A Irlanda tem cultura e hábitos um pouco diferentes dos nossos. Por isso, vale a pena ficar atento às dicas para a viagem internacional:

Clima: mesmo em dias mais quentes, na Irlanda há incidência de chuvas, e o tempo pode ficar nublado por alguns dias. Mas nada que atrapalhe o seu tour pelo país, afinal, com um bom guarda-chuva ou capa, dá para curtir tudo o que as cidades têm para oferecer.

Mão inglesa: assim como em outros países da Europa, a mão de direção na Irlanda é inglesa e, por isso, o sentido de circulação é na esquerda e não como estamos acostumados aqui no Brasil. Cuidado ao atravessar as ruas. Fique de olho nos alertas espalhados pelas cidades.

Não beba na rua: é proibido tomar bebidas alcoólicas nas ruas das cidades irlandesas. Então, cuidado para não ser multado pelos policiais. E claro, dirigir embriagado também é proibido.

Continue acompanhando outras recomendações essenciais para viagens ao país!

Quando viajar para Irlanda?

Na hora de conhecer as cidades na Irlanda, seja para viajar sozinho ou acompanhado, é sempre bom saber qual é a melhor época do ano para ir.

Se você é o tipo de viajante que quer fugir do frio, a temporada mais indicada é a primavera e no verão, quando as temperaturas estão mais altas e os dias mais longos.

Então, se estiver fazendo a sua lista de lugares para conhecer na Irlanda, escolha viajar para lá entre os meses de março e setembro, pois estará mais familiarizado com as temperaturas.

No outono e inverno, o clima é bem mais frio, sendo que na estação mais gelada, as temperaturas podem chegar a 0 grau. Essa época também pode ser interessante para fazer os diversos roteiros históricos que o país possui.

Qual a melhor cidade da Irlanda para fazer intercâmbio?

Cidades da Irlanda Intercambio
Fonte: Pixabay

Sem dúvida, Dublin está entre as melhores cidades da Irlanda para intercâmbio. Além de diversas escolas de inglês para os mais diversos bolsos, Dublin também tem uma vida agitada, o que acaba atraindo muitos jovens para lá.

Muitos pubs e casas noturnas fazem da cidade um ambiente propício para a prática do inglês e também para conhecer gente de todo mundo.

Por lá, além de encontrar muito brasileiros, você vai se deparar com pessoas das mais diversas nacionalidades, que também estão em busca de fluência no idioma.

Somado a isso, a cidade também conta com muitos pontos turísticos, como museus, parques, prédios históricos, e muito mais.

Então, se estiver com dúvida sobre qual a melhor cidade da Irlanda para fazer intercâmbio, agora você já conhece um dos lugares mais procurados do país.

Qual a melhor cidade para morar na Irlanda?

Considerada país de primeiro mundo, a Irlanda tem uma excelente infraestrutura em termos de moradia, transporte, segurança e lazer, além de trabalho.

Na lista das melhores cidades da Irlanda para trabalhar e morar, Dublin também volta à cena por todos os atributos que já mencionamos. Se pudéssemos citar mais uma, a cidade de Limerick também está beirando o topo da lista.

Limerick conta com uma boa infraestrutura entre as cidades na Irlanda para quem quer morar no local, além de oferecer muitas opções de lazer e entretenimento, como museus, teatros, restaurantes, bares, baladas e os tradicionais pubs.

Inclusive, metade da população tem menos de 30 anos, o que indica que o local é ideal para o público mais jovem, em busca de estudos e amizades.

Cotação seguro viagem para Irlanda

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

E aí? Preparado para mais uma grande experiência turística? Antes de fazer as malas, faça a cotação do seu seguro viagem para a Irlanda! 

Para encontrar sua apólice ideal, uma dica é usar o site comparador Seguros Promo, que oferece muitas vantagens na hora de encontrar os melhores preços e voos.

Pesquise até quatro planos simultaneamente pela plataforma do nosso site! Quer conhecer as mais lindas cidades da Irlanda gastando pouco? De Promo você pode!


Veja também outras dicas fantásticas para suas viagens:

aaaa