icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
10 janeiro - 10 minutos de leitura.

Cidades da Turquia: veja os locais mais indicados pra se visitar! 

Chris standing up holding his daughter Elva Oriente Médio

Escolher quais das cidades da Turquia incluir em um roteiro pelo país pode ser uma tarefa desafiadora. 

O único país do mundo dividido em dois continentes, Ásia e Europa, abriga dezenas de cidades apaixonantes.

Desse modo, é indispensável planejar bem o seu roteiro de viagem para antecipar rotas de deslocamento, destinos viáveis e outras particularidades que podem influenciar o sucesso do seu passeio.

De qualquer forma, não se preocupe, pois você vai contar com a nossa ajuda para o seu planejamento. Neste artigo, você encontra tudo que precisa saber sobre os principais destinos da Turquia. Veja só!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Cidades da Turquia: quais não podem ficar de fora do seu roteiro?

A maior dificuldade que o viajante encontra ao montar um roteiro pelas cidades da Turquia é selecionar quais destinos incluir em seu planejamento.

Você pode, por exemplo, se ater apenas às cidades mais modernas e famosas, como Ancara e Istambul, ou se propor a visitar as mais antigas, como Éfeso ou Esmirna.

Ainda existem aqueles que preferem conhecer a cênica Capadócia, a medieval Bodrum ou as tropicais Antália, Fethiye e Oludeniz, consideradas joias da chamada Riviera Turca.

Como já deu para perceber, existem destinos para todos os gostos na Turquia, e um roteiro pode ser o seu melhor amigo, especialmente se você está viajando com tempo contado.

Por isso, não deixe de ver o mapa do país para avaliar quais cidades ficam próximas e definir as melhores rotas e formas de deslocamento.

Onde fica a Turquia?

Onde fica a Turquia?
Fonte: Pexels

A Turquia é um dos maiores países transcontinentais do mundo, isto é, fica localizado entre dois continentes, a Europa e a Ásia, com o Mar Negro ao norte e o Mediterrâneo ao sul.

A maior parte do país fica no continente asiático, fazendo fronteira com a Geórgia, o Azerbaijão, a Armênia, o Irã, o Iraque e a Síria. O lado europeu, por sua vez, faz divisa com a Bulgária e a Grécia.

Por isso, se tiver tempo, você pode aproveitar para conhecer vários destinos durante uma viagem de turismo pela Turquia!

Mapa da Turquia

Com um território equivalente aos estados de Minas Gerais e São Paulo juntos, esse destino da Eurásia tem milhares de anos de história, embora só tenha sido oficialmente fundado em 1923.

Para te ajudar a montar seu roteiro pelo país, destacamos o mapa das cidades da Turquia, veja só!

Como chegar à Turquia?

Os turistas do Brasil não devem ter dificuldades para conhecer as cidades da Turquia, pois as principais capitais brasileiras oferecem voos para o Aeroporto Internacional de Ataturk e para o Aeroporto Internacional Arnavutköy, ambos em Istambul.

Também é possível ir do Brasil a Europa e seguir viagem pelo continente: Madri, Lisboa, Londres, Paris e várias outras capitais europeias operam voos para a Turquia.

Você pode adquirir passagens aéreas mais baratas para a Turquia ou qualquer outro destino no buscador do Passagens Promo

Para isso, basta digitar as cidades de origem e destino, as datas de ida e volta, e pronto. O sistema do Passagens Promo te mostra as melhores ofertas!

Se você já estiver viajando pela Europa, também é possível chegar ao país de carro, ônibus ou trem: a linha Bosphorus Express, por exemplo, opera o trecho de Bucareste, na Romênia, a Istambul.

Também existem linhas ferroviárias a partir da Bulgária, Alemanha, Grécia e vários outros países.

Passagens aéreas promocionais para a Turquia!
Passagens aéreassaindo de

Quantas cidades tem a Turquia?

A Turquia está entre os 40 maiores países do mundo, com um território equivalente a três estados de São Paulo, além de estar dividida em dois continentes. 

Por isso, é importante planejar bem seus deslocamentos, ou você pode acabar gastando mais tempo e dinheiro entre um destino e outro.

O país tem 581 cidades: a maior entre todas elas é Istambul, onde vivem mais de 15 milhões de pessoas. 

Logo atrás vêm a capital, Ancara, com 5 milhões de habitantes, Esmirna, com 4 milhões, e Bursa, que abriga 2,7 milhões de pessoas.

Quantos Estados tem na Turquia?

Quantos Estados tem na Turquia?
Fonte: Pexels

As cidades da Turquia estão divididas em 81 províncias ou “iller”, em turco, que se tratam de unidades federativas aos estados brasileiros, por exemplo.

Essas províncias, em geral, têm o mesmo nome que as suas capitais, à exceção de Hatay, Kocaeli e Sakarya, cujas capitais são, respectivamente, Antakya, İzmit e Adapazarı.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Conheça as cidades da Turquia com segurança!

    Você não é obrigado a contratar um seguro viagem para conhecer as cidades da Turquia, pois o país não faz parte do Tratado de Schengen

    Mesmo assim, é extremamente recomendado que você não embarque para sua viagem sem esse item.

    O seguro viagem é a melhor maneira de proteger o seu bolso em caso de imprevistos durante a sua viagem, pois garante atendimento gratuito ou reembolso em diversos cenários.

    Isso inclui problemas de saúde, acidentes, atrasos ou cancelamento de voo, morte ou invalidez, retorno antecipado, extravio de bagagem e muitas outras situações.

    Além disso, o viajante também tem acesso ao atendimento 24 horas em português, o que pode ser bastante útil em um destino com um idioma tão diferente do nosso.

    Faça uma cotação gratuita em nosso site de buscas, Seguros Promo, para garantir o seu seguro viagem com economia! 

    Se surgir alguma dúvida durante a sua pesquisa, é só entrar em contato com nossa central de atendimento para encontrar o melhor plano para a sua viagem.

    Seguro Viagem: Oriente Médio
    ITA 60 SMART MUNDO (Exceto EUA) ITA 60 SMART MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (COMPLEMENTAR) R$ 20/dia*
    GTA 75 EUROMAX AFRICA, ÁSIA E OCEANIA GTA 75 EUROMAX AFRICA, ÁSIA E OCEANIA Assistência médica USD 75.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 25/dia*

    Quais as principais cidades turcas?

    Está planejando uma viagem para o país transcontinental e ainda não sabe quais destinos incluir no seu roteiro? 

    Não se preocupe, pois vamos te contar o que esperar das principais cidades da Turquia para te ajudar na sua escolha!

    Confira os destinos que merecem um espaço no seu planejamento!

    Ancara 

    Ancara
    Fonte: Pexels

    Capital da Turquia, Ancara é uma das maiores cidades do país e é famosa por sua arquitetura primorosa, cujas origens remontam à Antiguidade, como mostram o Templo de Augusto e os banhos romanos, com milênios de história.

    Mas não é só isso: algumas das maiores mesquitas do mundo ficam na capital turca, como a gigantesca Mesquita de Kocatepe, que abriga até um mercado em seu interior.

    Você também terá a oportunidade de conhecer o Mausoléu de Atatürk, o imponente Castelo de Ankara e a Torre Atakule, que oferece vista panorâmica da cidade.

    Para aprender ainda mais sobre a história da Turquia, recomendamos um roteiro pelos bons museus de Ancara, como o Museu das Civilizações da Anatólia e o Museu Etnográfico de Ankara.

    Istambul 

    Um dos principais destinos de toda a Europa, a cidade de Istambul é um destino que surpreende em todos os sentidos, até mesmo em sua localização: metade do seu território fica no continente europeu, enquanto o outro lado pertence à Ásia.

    Outrora chamada de Constantinopla, Istambul é também uma das cidades turcas mais antigas, onde o Oriente e o Ocidente se encontraram em um dos períodos de ouro do Império Romano.

    Por essas e outras, vale a pena reservar alguns dias para conhecer todas as riquezas da cidade mais apaixonante da Turquia!

    Durante seu passeio, não deixe de visitar o Grande Bazar, um dos maiores mercados do mundo, bem como a Mesquita Azul, a histórica Cisterna da Basílica, o Palácio Topkapi e a Hagia Sophia, ou Basílica de Santa Sofia, fundada no século VI.

    Konya 

    Konya
    Fonte: Abdullah Ünlü / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Se a sua intenção é conhecer mais a fundo a cultura da Turquia, a cidade de Konya não pode ficar fora do seu roteiro de viagem.

    Ali você verá os hábitos culturais dos dervixes, fiéis de uma religião derivada do islamismo conhecida como sufismo, que manifestam sua fé a partir da música e da dança.

    Em Konya você também poderá ver construções datadas do período da dinastia Seljuk, de origem turco-persa, que dominou a região por volta do século X, como mesquitas e palácios, além de muitos museus.

    Que tal incluir a Mesquita Aziziye, a Madraça de Karatay, o sítio arqueológico de Çatalhüyük, o Mausoléu de Mevlana e a Mesquita Alauddin Qayqubad em seu roteiro pela cidade?

    Esmirna

    Uma das mais antigas cidades da Turquia, Esmirna (ou Izmir) é um destino simplesmente imperdível por sua grande importância para diferentes religiões e povos ao longo da história.

    Ali supostamente nasceu o poeta Homero, autor da Ilíada, e estavam duas das chamadas sete igrejas do Apocalipse, citadas na Bíblia.

    A cidade é a principal porta de acesso às belas praias turcas do Mar Egeu e oferece uma vida noturna bastante agitada, com casas de shows, boates, bares e restaurantes, especialmente nos arredores da Konak Square.

    É nessa bela praça no centro da cidade que fica um dos cartões-postais de Esmirna, a Torre do Relógio, além da Mesquita Yali, datada do século XVIII.

    Se você gosta de ir às compras, faça uma visita ao Kemeralti Bazaar, onde é possível encontrar roupas, artesanato, pratos típicos, souvenires e muitos outros itens.

    Pertinho do mercado fica a Mesquita de Hisar, uma das maiores da cidade, e o Kültürpark, maior área verde urbana de Esmirna.

    Por fim, não deixe a cidade sem antes conhecer seu agradável calçadão, o Kordon Izmir, que oferece vista privilegiada do pôr do sol.

    Bodrum 

    Bodrum
    Fonte: Pixabay

    À primeira vista, Bodrum parece mais um destino grego do que turco, com a paisagem formada por casas brancas distribuídas pelos morros e o onipresente mar azul.

    No entanto, não se engane: nessa verdadeira joia turca você poderá conhecer o melhor do país!

    A cidade da Riviera Turca é um badalado destino de verão que tem suas praias visitadas por milhares de turistas estrangeiros entre junho e agosto. É de Bodrum, aliás, que saem os principais passeios de barco até as ilhas gregas

    Os visitantes podem contar com excelente infraestrutura e uma animada cena cultural, com várias atrações para a vida noturna.

    A cidade com milênios de história era, supostamente, o endereço do Mausoléu de Halicarnasso, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, o que a colocou no radar do turismo internacional há muitos séculos.

    Suas principais atrações hoje em dia, porém, são praias como Iztutu, Kabak e Lagoa Azul, onde o mar assume tons que parecem quase irreais.

    Capadócia 

    Localizada no coração da Anatólia, a Capadócia é não apenas uma das cidades da Turquia mais conhecidas pelos brasileiros, como também se orgulha de ser uma das cidades mais bonitas da Europa.

    A cidade é berço de São Jorge, um dos santos mais populares do catolicismo, o que acabou atraindo a atenção dos viajantes em busca de turismo religioso.

    O passeio de balão da Capadócia está entre as melhores experiências que um viajante pode viver na Turquia, mas certamente não é a única.

    As curiosas formações rochosas que estão por todo lado da cidade são consideradas únicas no mundo e deram origem a cidades subterrâneas, com hotéis, restaurantes, lojas e até igrejas.

    Não é à toa que lugares como Kaymakli, estão tombadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

    A Capadócia também é um dos principais destinos de turismo de aventura na Turquia, com mais de 20 atividades ao ar livre à disposição do viajante.

    Antália 

    Antália
    Fonte: Pixabay

    Um dos principais balneários da Riviera Turca, Antália é uma cidade pequena, mas apaixonante, onde você encontrará praias paradisíacas e um centro histórico milenar.

    O bairro Kaleici é o coração do centro histórico, construído entre muralhas com mais de mil anos. Ali também existe um pequeno porto datado do Império Romano e um dos melhores museus do país.

    Não deixe de conhecer o Portão de Adriano, as montanhas Bey Dağları e as ruínas antigas nos seus arredores. 

    Também recomendamos incluir a tradicional Torre do Relógio e a antiga torre romana Hidirlik em seu roteiro de viagem.

    Éfeso

    Se você gosta de atrações históricas, Éfeso, uma das principais cidades da Turquia Antiga, é uma parada obrigatória em sua visita ao país.

    A cidade de origem greco-romana foi fundada em meados do século XI e teve papel de protagonismo para diferentes civilizações.

    Atrações como a monumental Biblioteca de Celso, o importante Templo de Adriano e o imperdível Grande Teatro estão entre as belezas que você não pode deixar de conhecer na cidade.

    No centro histórico ficam, ainda, o Templo de Ártemis e a Casa de Maria, onde a mãe de Jesus teria vivido após a crucificação do filho.

    Bursa 

    Melhor destino para quem deseja aprender mais sobre o Império Otomano, Bursa mais parece um oásis verdejante em meio à paisagem árida da região de Mármara, no noroeste do país.

    Uma das maiores cidades da Turquia, Bursa foi fundada no século VI a.C. e já esteve sob o domínio de diferentes povos, como gregos, bitínios, romanos e otomanos. 

    Por essas e outras, é tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

    Durante a sua estadia, visite a Grande Mesquita e a Mesquita Verde, o Museu de Arqueologia e os banhos termais que existem desde a Antiguidade.

    Fethiye 

    Fethiye
    Fonte: Pixabay

    Procura um destino de praia na Turquia? Vale a pena considerar Fethiye para o seu roteiro de viagem!

    Mais um dos excelentes destinos de verão da Riviera Turca, a cidade é conhecida por sua vida noturna badalada, pelas praias dignas de cartão-postal e seus muitos sítios arqueológicos.

    A cidade fica em uma região de fortes ventos, que favorece a prática de esportes náuticos, como windsurf e kitesurf, além de paragliding

    Se você gosta de surfar, que tal estender seu roteiro até a vizinha Ölüdeniz?

    Adana

    Quem deseja conhecer um dos povoamentos mais antigos do mundo, com mais de 8.000 anos de história, não pode perder a cidade de Adana, no sul do país.

    Em meio aos cânions e montanhas de Kapikaya Kanyonu existem quilômetros de trilhas, além de grutas, cavernas e rios de beleza ímpar.

    O Castelo de Anavarz, a Torre do Relógio, o Castelo de Kozan e a gigantesca Mesquita Central de Sabanci também merecem um espaço no seu roteiro de viagem.

    Qual a cidade mais bonita da Turquia?

    Se você tem pouco tempo disponível para conhecer o país e quer se concentrar apenas na mais bela entre as cidades da Turquia, pode ser uma boa ideia focar suas atenções em Istambul.

    A cidade é uma das mais antigas do mundo, embora hoje disponha de excelente infraestrutura, combinando o melhor do passado e do presente.

    Além disso, você não vai se decepcionar com as atrações que remontam ao Império Romano, ao período Otomano e a muitos outros eventos importantes do passado.

    Economize na sua viagem pelas cidades da Turquia!

    Já imaginou conhecer as cidades da Turquia mais bonitas sem se preocupar com imprevistos? É só garantir seu seguro viagem mais barato em nosso site de buscas, Seguros Promo.

    Nossa plataforma disponibiliza filtros e ferramentas de comparação gratuitamente para turbinar a sua pesquisa de preços.

    Assim, se você passar por algum problema de saúde, sofrer algum acidente, ter suas bagagens extraviadas ou o voo cancelado, é só acionar a seguradora para receber assistência gratuita!

    Faça uma cotação agora mesmo e comece a planejar uma viagem inesquecível para a Turquia. 

    Conhecer alguns dos destinos mais incríveis do mundo com segurança e tranquilidade? De Promo você pode!

    Seguro Viagem: Oriente Médio
    ITA 60 SMART MUNDO (Exceto EUA) ITA 60 SMART MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (COMPLEMENTAR) R$ 20/dia*
    GTA 75 EUROMAX AFRICA, ÁSIA E OCEANIA GTA 75 EUROMAX AFRICA, ÁSIA E OCEANIA Assistência médica USD 75.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 25/dia*

    Continue sua leitura!
    Veja também


    Recomendado para você
    Melhor preço garantido
    faça uma cotação e confira.
    Conecte-se com a gente