CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Turismo na Turquia: quando ir, documentação e cidades turísticas

Vai fazer turismo na Turquia? Então, prepare-se para encontrar um destino incrível, cheio de curiosidades e belezas naturais. Venha conferir:

Vai fazer turismo na Turquia? Então prepare-se para encontrar um destino incrível, cheio de curiosidades, belezas naturais, paisagens exóticas e construções milenares.

Neste artigo você encontrará as cidades turísticas mais lindas do país, as melhores épocas para fazer um passeio por lá e toda a documentação necessária para desembarcar em terras turcas.

Turismo na Turquia: religião, moeda, cultura e tradições

Em uma viagem, a Turquia vai te surpreender nos mais diversos aspectos. 

Além das impressionantes paisagens, o destino conta com tradições culturais e religiões muito antigas, entre as mais significativas podemos citar o Islamismo.

Por ser a religião oficial no país, ela exerce forte influência no cotidiano do povo turco. As cidades contam com as maiores mesquitas do mundo, imponentes e carregadas de significados.

A lira turca é a moeda da Turquia, e a cultura do país foi influenciada por diferentes povos que passaram pela região. 

As danças orientais estão entre as mais antigas do planeta, como a dança do ventre, por exemplo. 

Por lá, a Cerimônia dos Dervixes, que simboliza a transição do plano atual para o terreno espiritual também é uma dança muito tradicional.

Claro que a música também faz parte das tradições e culturas mais antigas, tendo, inclusive, uma mistura de melodias ocidentais e tradicionais.

Encontre seu seguro viagem para Turquia aqui!

Quando ir à Turquia?

já que você vai viajar para Turquia, saiba que a melhor época para fazer um tour pelo país é nas atrações intermediárias, primavera (maio e junho) e outono (final de setembro).

Na primavera, por exemplo, o clima está mais agradável, principalmente para fazer atividades ao ar livre e também para conhecer muitos pontos turísticos.

Da mesma forma acontece com o outono. A diferença é que nesta época o clima é um pouco mais seco, sendo que a partir de novembro começa a esfriar um pouco.

Se vai viajar para o país no verão, prepare-se para dias bem quentes, com possibilidade de chuva. Este período é considerado a alta temporada, tornando os preços mais salgados.

O inverno por lá é bem rigoroso, com temperaturas que podem variar entre -3°C a 11°C, dependendo da região. 

Claro que é possível viajar nesta temporada, basta levar roupas bem quentes. Aliás, nas regiões montanhosas, é possível ver neve e esquiar.

Tudo sobre a Turquia

Turismo na Turquia: tudo sobre a Turquia
Fonte: Unsplash

A Turquia, sem dúvida, é um dos países mais lindos da Europa e também da Ásia. Isso porque, ela é considerada um país euro-asiático, por estar nos dois continentes. 

A Turquia conta com cerca de 80 milhões de habitantes, sendo um dos líderes quando o assunto é investimento em turismo. 

A história do país remonta do século XI, quando os turcos deram início à imigração para a região, onde hoje é a Turquia. 

Mas mesmo com tanta história antiga, o país se modernizou e hoje possui o 15º maior PIB de paridade do poder de compra do mundo e também o 17º maior PIB nominal.

Então, prepare-se para encontrar uma Turquia histórica e, ao mesmo tempo, muito moderna.

Quantos dias são necessários para fazer turismo na Turquia?

Para determinar o período ideal para conhecer o país, é preciso definir quais os principais pontos turísticos na Turquia, afinal, são cidades belíssimas e muitas atrações. 

Porém, para conhecer os principais destinos, recomendamos que você faça um tour de, pelo menos, 10 dias, para que possa fazer uma viagem tranquila e sem correria. 

Quantas horas de voo da Turquia para o Brasil?

Antes de definir o que visitar na Turquia, é importante saber que a viagem até o país é muito tranquila. 

Você pode optar por voos diretos, que costumam ser um pouco mais caros, com duração de 13 horas. Já os voos com escalas, por exemplo, podem ultrapassar 18 horas de duração. 

Quanto custa uma viagem para Turquia?

Turismo na Turquia: quanto custa
Fonte: Unsplash

A Turquia está entre os países considerados relativamente baratos para viajar. 

Mesmo assim, é complicado estabelecer os gastos, pois isso dependerá de vários fatores, como período e estilo de viagem, entre outros.

Mas para ter uma ideia, fizemos uma projeção para você. Em uma viagem para o destino durante a primavera, por exemplo, você irá desembolsar nas passagens aéreas cerca de R$ 3.600 na classe econômica.

Para se locomover por lá, os gastos não são tão significativos, sendo menos de 5 euros para usar o transporte público (metrô, trem e ônibus). 

As passagens entre as cidades, como Capadócia e Goreme, por exemplo, custam menos de 20 euros.

No caso da hospedagem, é possível encontrar acomodações mais baratas em hostels ou albergues por aproximadamente 15 euros na baixa temporada.

Na hora das refeições, para apreciar a deliciosa gastronomia turca, é possível encontrar bons restaurantes que servem pratos típicos por cerca de 30 euros

Dá para fazer boas refeições também em restaurantes mais modestos por menos de 20 euros.

Dependendo do estilo de viagem que pretende ter, é possível gastar menos de 60 euros por dia.

Turismo na Turquia é perigoso?

Mesmo tendo passado por atos terroristas em 2016, fazer turismo pelo país, hoje em dia, é seguro e tranquilo.

O Itamaraty garante que é possível fazer turismo com segurança em terras turcas, mas com certa cautela, que inclusive é uma orientação para qualquer destino do mundo.

Em viagens, seja em países de primeiro mundo ou não, é sempre bom tomar cuidado nas ruas, ficar atento com bolsas e os locais que vai frequentar, mas nada que mereça tanta preocupação.

Documentação necessária para viajar para Turquia

Turismo na Turquia: documentação necessária
Fonte: Unsplash

Quer conhecer as principais cidades da Turquia? Então, saiba que não há muita burocracia para fazer turismo por lá.

Ao desembarcar no país, basta apresentar passaporte com validade de, no mínimo, seis meses.

É importante ter em mãos passagem de volta, comprovantes de hospedagem ou carta-convite.

Outra dica é levar também um chip de viagem internacional para garantir a sua comunicação e conexão à internet durante seus passeios.

Precisa de visto para entrar na Turquia?

Com base em um acordo entre Brasil e Turquia no que se refere à isenção de visto para passaportes comuns, turistas brasileiros não precisam de visto, desde que sua estada seja inferior a 90 dias.

Seguro viagem para Turquia

Mesmo sendo um destino seguro e com ótima infraestrutura, é extremamente importante que você faça a contratação de um seguro viagem para Ásia.

Isso porque, em qualquer lugar do mundo, estamos sujeitos a passar por situações adversas, como problemas de saúde, acidentes, extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voos. 

Contar com uma assistência especializada é fundamental para nossa tranquilidade. 

Então, se quer encontrar o melhor plano por um valor que cabe no seu bolso, uma dica é fazer suas pesquisas no site de verificação, Seguros Promo, que traz ótimos preços, promoções e descontos.

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Passagens aéreas para Turquia

Além de um bom seguro, encontrar passagens aéreas baratas é tudo que precisamos em uma viagem, seja nacional ou internacional, não é mesmo?

Se quer viajar pagando pouco nas suas passagens, a nossa dica é fazer as suas buscas na plataforma de comparação, Vai de Promo

Ela reúne as passagens com os preços mais baixos das principais companhias aéreas do Brasil.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Vantagens em fazer turismo na Turquia

    Turismo na Turquia: vantagens em fazer turismo
    Fonte: Unsplash

    Uma das vantagens de viajar para o país é poder conhecer uma das gastronomias mais apreciadas em todo mundo.

    Outra vantagem é vivenciar uma cultura rica e milenar com muitas danças típicas, além das mesquitas mais incríveis e grandiosas do mundo. 

    Além disso, você poderá observar formações rochosas na cidade de Capadócia, que são únicas no mundo.

    Passear de balão pela cidade é uma das atrações mais inesquecíveis da sua vida. Sem contar que viajar para a Turquia é bem barato também. 

    Desvantagens em fazer turismo na Turquia

    Embora já tenhamos falado que viajar para a Turquia é seguro, uma das únicas desvantagens acaba sendo para os viajantes que têm muito receio em visitar os países do Oriente Médio.

    A Turquia faz fronteira com a Síria, um país que passa por constantes confrontos. Para viajar de forma segura para o local, basta evitar zonas que fazem fronteira com a Síria. 

    Cidades turísticas da Turquia

    Cidades turísticas
    Fonte: Unsplash

    Entre as principais cidades da Turquia está a belíssima Istambul. Por lá, você vai encontrar muita cultura e história, imponentes mesquitas, feiras e construções milenares.

    Além da grandiosa Istambul, a capital Ancara é muito famosa pela sua arquitetura, por ser um centro de artes cênicas, além da Mesquita de Kocatepe, uma das mais grandiosas do planeta. 

    A famosa Capadócia está entre os pontos turísticos da Turquia para visitar. O destino é conhecido por ter formações rochosas que existem em nenhum outro lugar do planeta.

    Nesses locais, foram construídos muitos estabelecimentos, como igrejas, hotéis e casas. 

    Entre os edifícios mais famosos está a Derinkuyu, que conta com oito andares de profundidade. Claro que um passeio de balão não pode faltar na sua jornada pelo país!

    Turismo na Turquia: 5 passeios imperdíveis

    Ao montar um roteiro na Turquia, é preciso que você não deixe as principais atrações de fora da sua lista. 

    Por isso, para você não esquecer nada, separamos aqui os 5 passeios mais incríveis de todo o país. 

    1. Passear de balão pela Capadócia

    Balão na Capadócia
    Fonte: Unsplash

    Na Turquia, o que fazer deve incluir um passeio de balão pela Capadócia, uma das atrações mais famosas do país.

    Dos céus da cidade você ficará encantado ao observar as chaminés de fada da Capadócia (ou pirâmides de terra), além das impressionantes formações rochosas que já foram moradia dos turcos. 

    Além disso, o céu colorido por dezenas de balões completa lindamente o cenário por lá.

    2. Conhecer a gastronomia turca

    Gastronomia turca
    Fonte: Unsplash

    Além das belezas naturais e atrações surpreendentes, a culinária turca também é o ponto alto do destino. Os pratos típicos são uma mistura de sabores do continente europeu e também da Ásia.

    As receitas são as mais exóticas do mundo, com deliciosos sabores. A gastronomia turca conta com ingredientes como carnes, massas e vegetais. Experimente pratos como Kebab, Simit, Pide e Baklava.

    3. Fazer um cruzeiro pelo Rio Bósforo

    Que tal um cruzeiro pelo Rio Bósforo, de onde é possível apreciar a cidade de Istambul por um outro ângulo? 

    É possível escolher passeios durante o dia ou à noite, pois a vista será sempre especular em qualquer ocasião.

    Você poderá observar os palácios da cidade, como o Ciragan y Dolmabahçe e o Beylerbeyi, além de outras construções históricas.

    4. Comprar no Mercado das Especiarias

    Mercado das Especiarias
    Fonte: Unsplash

    Ao viajar para Turquia, faça uma visita ao Mercado das Especiarias, em Istambul. 

    Por lá, você vai encontrar um centro comercial bem típico da Turquia com arquitetura tradicional, além das mais diversas especiarias e produtos da Ásia.

    Construído em 1663 em formato de L, o mercado fica bem perto da Mesquita Nova.

    Atualmente, o mercado possui mais de 100 lojas, que vendem iguarias como doces, carne seca, chouriço, flores, vestuário e muito mais.

    5. Visitar as mesquitas

    Não deixe de fazer um tour pelas mesquitas espalhadas pela cidade, que contabilizam mais de 300. Entre as mais importantes e imponentes está a Mesquita Azul que, inclusive, é um dos símbolos da cidade.

    Construído entre os anos de 1607 e 1616, o majestoso edifício tem seis minaretes e está posicionada de forma estratégica em frente à Aya Sofia.

    Conheça ainda a Mesquita Süleymaniye, que fica no alto da colina. Seus mais de 4.500 metros de área total fazem dela a segundo maior santuário da Turquia, atrás apenas da Mesquita Azul.

    Ah, visite ainda a Basílica de Santa Sofia, que foi um templo católico, mas se tornou uma mesquita em 1453.

    Turismo na Turquia: dicas de viagem

    Dicas de viagem para Turquia
    Fonte: Unsplash

    Ao viajar para Turquia, é importante que você tenha alguns cuidados. Quando você for visitar as mesquitas, por exemplo, é preciso que fique atento às vestimentas, principalmente as mulheres. 

    Nesse caso, escolha roupas que cubram os cabelos, pernas e ombros. Para se locomover entre as cidades, uma dica é alugar um carro, pois isso vai otimizar seus passeios.

    As estradas de todo país também são muito conservadas, mas para transitar por elas é preciso comprar um vale-pedágio, que você encontrará em postos de gasolina.

    Para quem quer economizar no seu roteiro de turismo na Turquia, é possível encontrar os mais diferentes tipos de acomodações, desde as mais simples, que não requerem grande investimento às mais luxuosas. 

    O país turco é lindíssimo, cheio de construções milenares, cenário ímpar de natureza e, claro, uma cultura totalmente diferente. 

    Então, ao viajar para o país, prepare-se para um dos destinos mais interessantes e surpreendentes do mundo. 

    Cotação seguro viagem para a Turquia

    Agora que você já sabe sobre o turismo na Turquia, chegou a hora de fazer sua cotação do seguro viagem para poder conhecer cada cantinho do país com tranquilidade! 

    Faça sua pesquisa em nosso site. No Seguros Promo você pode comparar até quatro tipos de planos em uma só busca, das melhores seguradoras do mercado. 

    Quer se aventurar pelos encantos da Turquia? De Promo você pode! 

    Seguro Viagem:
    Ásia
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Confira outros destinos no nosso blog:


    aaaa