CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Roteiro Alpes Suíços: veja curiosidades, dicas de viagem e passeios neste post!

Destino bastante procurado no inverno europeu, os Alpes Suíços oferecem inúmeras atrações incríveis aos seus visitantes. Saiba mais no nosso artigo!

Os Alpes Suíços estão entre os cenários internacionais mais retratados em obras de arte, na literatura e no cinema, com paisagens dignas de cartões-postais onde quer que se olhe.

A região é perfeita para o viajante que quer ver neve, se divertir nas estações de esqui e conhecer algumas das cidades mais charmosas do mundo!

Embora tenha fama de destino caro, a Suíça oferece opções gastronômicas, de hospedagem e passeio para todos os bolsos, e se você se informar previamente sobre o que visitar, pode economizar ainda mais.

Nesse sentido, criamos um guia com tudo que você precisa saber para montar um roteiro pelos Alpes: onde ficam, como organizar sua viagem, quando visitar, o que conhecer e outras dicas preciosas. Vamos lá!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link

Alpes Suíços: dicas para aproveitar a região

Sinônimo de glamour e conforto, a Suíça está há décadas entre os principais destinos turísticos da Europa, com opções diversificadas, para os mais diferentes estilos de viajantes.

Formados pela Cordilheira dos Alpes Centrais, os Alpes localizados no país têm picos cobertos de neve em qualquer época do ano e abrigam diversas estâncias de inverno com excelente infraestrutura.

A cadeia de montanhas se estende por mais de 190.959 km² de superfície, cortando boa parte do país, de nordeste a sudoeste. 

A vantagem é que você poderá circular por toda a região a bordo de trens modernos, que passam por cenários simplesmente incríveis!

As ruas das cidades alpinas são tomadas por construções em estilo típico que tornam a paisagem ainda mais bucólica e fotogênica.

A luxuosa St. Moritz, procurada pelos ricos e famosos, fica acessível a todos que conseguem planejar bem sua viagem. 

Em Zermatt, você encontra algumas das montanhas mais famosas da Europa, incluindo a célebre Matterhorn.

O que dizer, então, da medieval Lucerna, da pequenina Adelboden ou da charmosa Montreux, espremida entre os Alpes e as águas puras do Lago Genebra?

Para curtir ao máximo a sua estadia, a melhor alternativa é montar um roteiro e se manter fiel ao planejamento: assim, você conseguirá conhecer mais destinos, mesmo em viagens de curta duração! 

Alpes Suíços: onde fica?

Alpes Suíços: onde fica?
Fonte: Pexels

Os Alpes são uma cordilheira que atravessa boa parte da Europa e, por isso, passa por diversos países, incluindo Itália, Áustria, Liechtenstein, Mônaco, França, Eslovênia e até um trecho da Alemanha. 

Em outras palavras, o nome Alpes Suíços refere-se exclusivamente ao trecho da cadeia de montanhas que está no território da Suíça.

A área também é conhecida como Alpes Centrais, chegando a 4.634 metros em seu ponto mais alto, o Pico Dufour, na fronteira com a Itália.

Isso também quer dizer que você poderá conhecer cidades alpinas em quase todas as regiões do país, embora algumas delas fiquem encravadas na montanha, como Interlaken, Kandersteg e Engelberg.

Como conhecer os Alpes Suíços?

O viajante que deseja conhecer uma das regiões mais encantadoras da Europa poderá optar entre vários aeroportos para chegar aos Alpes.

As alternativas mais práticas são os aeroportos de Genebra e Zurique: neste caso, basta embarcar em um dos tradicionais trens alpinos da Suíça até a cidade pela qual você deseja começar o seu roteiro.

Também é possível desembarcar no Aeroporto de Milão, na Itália, e cruzar a fronteira da Suíça por terra ou trilhos.

As passagens tendem a quase dobrar de preço na alta temporada, então escolha bem a data da sua viagem para garantir alguma economia.

Você pode encontrar passagens aéreas mais baratas no buscador Vai de Promo, que te ajuda a comparar ofertas imperdíveis para o destino que você procura.

Para circular entre os diferentes destinos alpinos, você poderá utilizar a extensa linha ferroviária da Suíça, que conecta praticamente todas as cidades com eficiência, sem falar nas belíssimas paisagens que você poderá contemplar no caminho.

Os mais animados também podem se deslocar entre algumas cidades a pé ou de bicicleta, já que algumas distâncias podem ser mais curtas do que muita gente imagina.

[ppromo_passagens tags=”plu,meio,roteiro-alpes-suicos” limit=”3″ show_logo=”true” destination=”RG_SUICA” header_text=”Passagens aéreas imperdíveis para a Suíça!” /]

Quando ir aos Alpes Suíços?

Apesar de a região ser internacionalmente conhecida como um destino de inverno, você pode desfrutar de uma viagem para os Alpes Suíços em qualquer época do ano, inclusive no verão.

O viajante só precisa ter em mente que a época escolhida para a viagem vai determinar que tipo de atividades vai poder curtir na região.

Se a sua intenção é esquiar, não tem jeito: a melhor estação para a sua estadia é o inverno, quando há acúmulo de neve nas montanhas mais baixas, onde estão as estações de esqui.

No verão acontece a alta temporada, quando as temperaturas amenas atraem multidões de turistas às beiras dos lagos alpinos em busca de refresco.

Se você estiver viajando de junho a agosto, prepare a paciência para encontrar filas em todo canto!

Na primavera, o clima fica bastante agradável, os dias são mais longos e os passeios ficam mais confortáveis. 

Como as cidades dos Alpes tendem a ficar menos cheias nessa época do ano, muitos viajantes optam por conhecer a região entre março e junho.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Promoção de seguro viagem para a Suíça

    Antes de fazer suas malas para conhecer as belíssimas paisagens alpinas, não deixe de contratar um bom seguro viagem, especialmente se você quiser esquiar durante a sua estada.

    A Suíça faz parte do Espaço Schengen e lista o seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros entre os requisitos obrigatórios para turistas estrangeiros que visitam o país.

    Além de ser obrigatório, o seguro viagem é importante e garante ao viajante serviços e coberturas capazes de salvar uma pessoa em caso de perrengue.

    Imagine se machucar durante a prática de esqui ou se sentir mal durante a sua viagem. 

    Sem um seguro viagem, você teria que arcar com todos os custos do seu próprio bolso, o que pode encarecer, e muito, uma viagem.

    Faça agora mesmo a cotação do seu seguro viagem Suíça barato em nosso site de buscas, Seguros Promo, para garantir a proteção que você precisa para conhecer um dos mais belos destinos europeus!

    Além de atender a uma exigência das autoridades suíças, você poderá contar com cobertura médica e odontológica, seguro bagagem, retorno antecipado e outros serviços, com atendimento 24 horas por dia e 100% em português.

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Alpes Suíços: mapa

    A cadeia de montanhas atravessa praticamente todo o país e pode ser visitada a partir de diversas cidades. 

    Confira Alpes Suíços: mapa com os principais destinos!

    Alpes Suíços: o que conhecer

    Entre cidades históricas e destinos tão perfeitos que parecem cenográficos, os Alpes oferecem ao viajante uma grande variedade de atrações turísticas.

    Você pode esquiar, percorrer centenas de quilômetros em trilhas, se divertir em lagos de água pura, pescar, passear de barco, conhecer pousadas charmosas, comer em restaurantes de luxo e muito mais.

    Para te ajudar a filtrar o que incluir em seu roteiro, confira nos Alpes Suíços: o que conhecer!

    St. Moritz 

    St. Moritz
    Fonte: Pxhere / CC0

    A chiquérrima St. Moritz carrega um título admirável: o de estância de inverno mais luxuosa dos Alpes Suíços, quiçá da Europa inteira!

    O vilarejo fica escondido entre as montanhas, às margens de um lago de águas azuis que reflete a imensidão dos picos nevados.

    Os visitantes podem curtir elegantes passeios de carruagem, percorrer trilhas em meio à natureza, brincar de trenó e, é claro, esquiar muito em uma das estações mais requintadas do Velho Continente.

    Antiga sede de duas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno, St. Moritz tem infraestrutura de ponta para a prática de esportes de neve, bem como lojas de luxo das principais grifes e marcas do mundo.

    Além disso, o viajante tem a oportunidade de ficar em alguns dos hotéis mais charmosos do mundo e de saborear refeições inesquecíveis em restaurantes de renome mundial.

    Adelboden 

    A pequenina Adelboden é o lar de menos de 5 mil habitantes, mas pode ser considerada uma verdadeira gigante no que diz respeito ao turismo: é um dos destinos mais visitados por suíços na própria Suíça!

    A cidade é cortada por teleféricos, que permitem que os visitantes contemplem suas belas paisagens de um ponto de vista privilegiado.

    Além disso, é cercada pelas montanhas e oferece cenários de tirar o fôlego a cada nova esquina: uma experiência inesquecível em qualquer época do ano.

    Interlaken 

    Interlaken
    Fonte: Pixabay

    Entre todas as cidades alpinas da Suíça, Interlaken provavelmente é a mais famosa. 

    Situada no trecho de Bernese Oberland dos Alpes, a cidade tem uma localização considerada privilegiada para quem deseja conhecer a cadeia montanhosa, o que atrai milhares de turistas o ano inteiro.

    O destino é pontilhado pelas tradicionais casinhas de madeira em estilo alpino, muitas delas construídas sobre desfiladeiros que oferecem vista panorâmica da cidade.

    A depender da época em que você visita Interlaken, você pode percorrer trilhas ecológicas, visitar pradarias, geleiras e se divertir em muita neve fresca!

    Zermatt 

    Zermatt é não apenas o endereço da montanha mais famosa da Europa, a Matterhorn, mas de outros 37 picos montanhosos que se erguem a mais de 4.000 metros acima do nível do mar!

    O centro histórico da cidade é muito preservado e tem o trânsito proibido para veículos, o que incentiva os visitantes a caminharem por todo canto para descobrir as belezas desse destino alpino.

    Quem se hospeda em Zermatt tem, ainda, a vantagem de estar no principal ponto de partida para passeios pelos Alpes: quase todos os roteiros pela região passam pela cidade!

    Lucerna 

    Lucerna Alpes Suíços
    Fonte: Pexels

    Uma das maiores cidades dos Alpes Suíços, com mais de 80 mil habitantes, a charmosa Lucerna tem uma história que remonta ao período medieval, ainda preservada em seus edifícios históricos, ruas de pedra e monumentos.

    A cidade faz parte da rota Glacier Express, um trem que passa por paisagens cênicas e leva os visitantes de Zermatt a St. Moritz, e é uma parada quase obrigatória em qualquer roteiro pela região.

    Ali, os viajantes encontram diversos lagos, trechos de mata nativa e, é claro, muitas belezas naturais!

    Montreux 

    No meio do caminho entre os Alpes e o Lago Genebra, a fotogênica Montreux é uma cidade que parece saída de uma pintura, emoldurada por montanhas com milhares de metros de altura.

    É possível avistar os picos a partir de praticamente todos os pontos da cidade: cenário que fica ainda mais encantador com calçadas tomadas por jardins e árvores com mais de 100 anos de história.

    Não deixe de visitar o Castelo de Chillon para conhecer uma genuína fortaleza medieval e uma capela datada do século XIV coberta por obras de arte sacra!

    Kandersteg 

    Se você gosta de passeios ao ar livre e contato intenso com a natureza, Kandersteg é o destino perfeito para a sua viagem!

    Esta pequenina cidade suíça oferece ao viajante uma rede de trilhas que levam a lagoas de águas azuis, montanhas e florestas densas.

    Em outras palavras, coloque um tênis confortável na mala para conhecer cada cantinho dessa cidade suíça com séculos de história!

    Engelberg 

    Engelberg
    Fonte: Stocksnap / CC0

    A pacata vila de Engelberg é conhecida por seu tradicional monastério, onde mais de 30 monges vivem e trabalham com a paisagem alpina como plano de fundo.

    A região é ocupada desde o século XI e abriga picos imponentes, incluindo o Monte Titlis, com mais de 3.020 metros de altura.

    Você pode visitar a montanha e suas geleiras a partir de um passeio rápido de teleférico, o Ice Flyer, que te levará por paisagens inesquecíveis!

    Quanto custa uma viagem para os Alpes Suíços?

    O quanto você vai gastar durante a sua visita à Suíça vai depender diretamente do estilo de viagem que você quer curtir

    O país é conhecido como um destino caro, mas fato é que o viajante que planeja bem a sua estada tem grandes chances de conhecer os cenários mais paradisíacos sem comprometer o bolso.

    Afinal, a região alpina oferece opções de hospedagem em diversas faixas de preço.

    É claro que se você optar por ficar em um hotel mais luxuoso da Suíça deve se preparar para pagar mais caro, mas com um pouco de pesquisa é possível encontrar acomodações mais baratas nos Alpes.

    As passagens aéreas podem variar de R$ 2.000 a R$ 9.000 a depender da data da viagem: de junho a agosto, os preços tendem a ser mais salgados.

    Para desfrutar de uma boa refeição, você deverá pagar algo entre 25 a 35 francos suíços, enquanto as passagens de trem devem sair a partir de 110 francos suíços, conforme preços cotados em julho/2021.

    Em relação a hospedagem, é possível encontrar acomodações mais modestas a partir de 110 euros e quartos de luxo com diárias acima de 600 euros. 

    Onde se hospedar nos Alpes Suíços?

    Onde se hospedar nos Alpes Suíços?
    Fonte: Hotel Beausite Adelboden

    Em meio ao fantástico cenário dos Alpes Suíços você encontrará diversos hotéis que parecem atrações turísticas por si só, em diferentes cidades.

    Na cidade de Adelboden, você pode gostar do Parkhotel Bellevue and Spa ou do Hotel Beau-site Adelboden

    Em Lucerna, considere os econômicos Barabas ou Ibis Styles, ou o luxuoso Grand Hotel National.

    Na glamourosa St. Moritz, o Petit Steffani e o Giardino Bed & Breakfast estão entre as melhores opções de hospedagem.

    Você poderá encontrar uma alternativa de hospedagem que cabe no seu bolso em qualquer cidade da região, especialmente se utilizar ferramentas de busca, como o ElQuarto.

    A plataforma inovadora do ElQuarto permite até o pagamento das diárias online, em reais e sem incidência de IOF, para que você garanta o máximo de economia possível para a sua viagem!

    Alpes Suíços: curiosidades

    A Suíça é um país encantador e bem diferente de tudo que conhecemos no Brasil, o que pode tornar a sua viagem ainda mais enriquecedora. 

    Terra do queijo e do chocolate, o país faz fronteira com cinco países (Alemanha, Áustria, França, Itália e Liechtenstein) e tem nada menos que quatro idiomas oficiais (alemão, francês, italiano e romanche).

    Os Alpes ocupam mais de 60% do território do país: nos arredores do maciço montanhoso existem mais de 7.000 lagos de águas puras, geralmente cercados por picos nevados.

    Aliás, se você quiser atravessar as montanhas e chegar à Itália com eficiência, é só encarar o túnel mais longo do mundo, que se estende por 57 km por baixo dos Alpes!

    Cotação de seguro para conhecer os Alpes Suíços

    Não se esqueça de contratar o seguro viagem obrigatório ao planejar a sua viagem pelos Alpes Suíços, principalmente se você quiser se aventurar pelas pistas de esqui do país!

    Em nosso site de buscas, Seguros Promo, você pode comparar planos, coberturas e ofertas das melhores seguradoras do mercado em poucos cliques.

    Faça agora mesmo uma cotação gratuita para garantir atendimento médico, odontológico e hospitalar, seguro bagagem, auxílio por cancelamento de voo e outros serviços pelo melhor preço. 

    Conhecer as belezas da Suíça com segurança e economia? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa