O que fazer na Suíça: quando ir e dicas de passeios pelo país
Se você ainda não sabe o que fazer na Suíça, fique tranquilo. Neste post vamos te mostrar os melhores pontos turísticos da cidade
Ao decidir o que fazer na Suíça, prepare-se para encontrar um dos destinos mais lindos e sofisticados de toda a Europa.
O país, famoso pelos seus deliciosos chocolates, reúne paisagens de tirar o fôlego, que encantam turistas do mundo inteiro.
Se quer conhecer este destino, separamos algumas dicas de passeios e as épocas mais recomendadas para fazer um tour pelo país. Vamos lá?
O que fazer na Suíça: dicas para curtir o país em todas as estações
Se vai fazer turismo na Suíça, saiba que cada estação tem seu charme e encanto. Independentemente do período que escolher, é possível curtir as mais diferentes atrações.
Na primavera e no verão, por exemplo, passeie pelo Lago Lucerna e aprecie as mais lindas paisagens.
Faça ainda um tour pelas montanhas e por bairros muito interessantes, como o Bairro le Flon, em Lausanne.
Claro que um tour para conhecer igrejas, museus e castelos, como o Castelo de Chillon em Montreux, não pode faltar. Aliás, é possível conhecê-lo em qualquer estação.
Durante o outono, inclua uma visita à Catedral St Pierre em Genebra e também à Muralha Medieval de Lucerna.
Coloque uma roupa bem quentinha e conheça os belos vales, lagos e montanhas existentes por todo o país.
No inverno, a regra é viajar para os Alpes Suíços, para curtir a paisagem branquinha da região e praticar esportes desta estação.
Encontre o seu seguro viagem com desconto neste link!
O que fazer na Suíça no inverno?
Os pontos turísticos da Suíça são belíssimos o ano inteiro, no inverno não seria diferente.
Nesta época, o turismo também é muito procurado por quem quer temperaturas baixas e apreciar a gastronomia local.
O inverno europeu acontece bem no final do ano, quando há muitas atrações natalinas em todo país. Prepare-se para encontrar cidades encantadoras, iluminadas e com neve.
Falando nos floquinhos brancos, praticar esportes de inverno são as grandes atrações em toda Suíça.
Para curtir a Suíça no inverno não deixe de passar alguns dias nos Alpes Suíços e também nas charmosas cidades de Berna e Zermatt, consideradas as mais lindas do país. Então, aproveite!
O que fazer na Suíça no verão?
Se quer fugir do inverno suíço com temperaturas que podem chegar a -2°C, nada melhor do que conhecer este magnífico destino no verão, entre os meses de junho e setembro.
No verão o país fica mais feliz e vibrante. Aproveite para conhecer os parques, lagos e jardins, assim como os vales e montanhas, como a Matterhorn, na fronteira com a Itália.
Momentos de diversão e relaxamento nos bares e restaurantes também são uma regra por lá. Desfrute da culinária local!
O que visitar na Suíça na primavera?
Vai viajar entre os meses de março e junho? Então, saiba que o que visitar na Suíça na primavera não vai faltar.
Nesta temporada, o país vive momentos de pura beleza, alegria e paisagens mais exuberantes.
Os campos floridos ganham destaque nos cenários. Na primavera, não deixe de fazer passeios ao ar livre e conhecer cada cantinho do país, como vilarejos e centros históricos.
Na mala, coloque roupas mais leves, mas não esqueça de um casaco, viu!?
O que visitar na Suíça no outono?
Logo que as temporadas frias chegam ao continente europeu, as paisagens vão mudando de cor. As folhas ganham uma tonalidade avermelhada e amarronzada, cobrindo ruas e parques.
Nesta temporada é sempre bom levar roupas de frio, porque a estação dá espaço para temperaturas mais geladas, muitas vezes, abaixo de 10°C.
Mas saiba que passeios ao ar livre são sempre recomendados, desde que esteja bem agasalhado.
Se quiser fugir do frio, dê preferência para pontos turísticos em ambientes fechados, como museus e palácios.
Afinal, qual a melhor época para viajar para Suíça?
Na hora de viajar para Suíça é preciso que você saiba exatamente o que quer encontrar por lá.
Se quer desfrutar do frio e das paisagens branquinhas do país, nada melhor do que viajar no inverno, considerada a baixa temporada em todo continente.
Se gosta de frio, mas nem tanto, uma boa opção seria o outono, que oferece lindas paisagens e experiências únicas aos seus visitantes, além de ser também mais barato.
Mas se as estações mais frias estão descartadas, viaje na primavera e verão, épocas em que a Suíça recebe mais visitantes. São períodos considerados de alta temporada.
Prepare o bolso, pois os preços estarão mais altos. Mas mesmo nesta época, é possível economizar.
Na hora de viajar pelas cidades, opte por acomodações mais baratas, ande bastante a pé ou de transporte público ao invés de táxi, por exemplo. Os trens na Europa podem ser uma ótima forma de locomoção!
Na hora das refeições, há opções mais em conta, como fast-food ou restaurantes mais simples.
Documentação necessária para visitar a Suíça
Você sabe quais os documentos exigidos para viajar para Europa? Para entrar na Suíça, os turistas brasileiros não precisam de visto, em viagens com menos de três meses de duração.
Porém, é preciso apresentar na imigração, passaporte com validade de seis meses, além de comprovantes de hospedagem e passagem de volta.
Ah, você precisará confirmar que tem condições financeiras para viajar pelo país.
Outro ponto que merece destaque é sobre o seguro viagem. Saiba que este item não é opção para entrar no país, é uma exigência.
Além do seguro, é super importante que você tenha também um chip de viagem internacional para garantir a sua comunicação no exterior.
Seguro viagem obrigatório para Suíça
Para te explicar o porquê é preciso contratar este serviço, saiba que a Suíça faz parte do Tratado de Schengen, que determina que os turistas tenham o respaldo de um seguro viagem ao desembarcar no país.
Além da obrigatoriedade, a contratação deste serviço te ajudará em várias situações, como problemas de saúde, acidentes ou situações mais corriqueiras, como cancelamento ou atraso de voo.
Na hora de fazer as suas cotações, conte com a ajuda do site Seguros Promo, que garante os preços mais baixos do mercado.
O que fazer na Suíça: melhores atrações para conhecer
Já deu para perceber que as cidades na Suíça são belas e cheias de atrações.
Na hora de montar um roteiro, inclua uma visita ao Centro Histórico de Genebra, faça um passeio pelo Lago Lucerna e também pelos castelos St Pierre e Chillon.
Um passeio por regiões urbanizadas, como a Rua Bahnhofstrasse em Zurique e pelo Bairro de le Flon em Lausanne, é quase uma regra.
Não vá embora sem conhecer a Muralha Medieval de Lucerna e passar dias de puro encanto nos Alpes Suíços.
Mapa da Suíça com cidades
Com tantas atrações, que tal um mapa da Suíça com cidades incríveis para conhecer por lá? Preparamos um mapa bem legal para você!
1. Visitar o Centro Histórico de Genebra
Este é um tipo de passeio que é possível incluir no seu roteiro Suíça na primavera e também em outras atrações.
O Centro Histórico de Genebra conta com uma arquitetura belíssima e com muitas atrações históricos, como a lindíssima Place du Bourg-de-Four, uma praça bem antiga que, no passado, era frequentada pelos romanos.
Por lá, faça um tour por toda a região e conheça a Catedral de Saint Pierre, o Musée d’Art et d’Histoire, o Monument International de la Reformation, além da Promenade des Bastions, um praça que abriga um tabuleiro de xadrez gigante.
2. Fazer um passeio pelo Lago Lucerna, Lucerna
Ele é um dos cenários mais espetaculares da Suíça. O Lago Lucerna é belíssimo e é bem semelhante a um fiorde. Ao visitar a cidade, não deixe de fazer um passeio de barco pelas águas do Lucerna.
O mais legal é que você apreciará as paisagens das redondezas a bordo de barcos muito luxuosos.
Durante o trajeto, é possível avistar pequenos vilarejos aos pés de enormes montanhas e campos bem verdinhos.
3. Conhecer a Catedral St Pierre em Genebra
Na hora de definir o que fazer na Suíça, inclua a Catedral St Pierre em Genebra, que fica no alto do monte, ponto zero da cidade. A igreja é belíssima e imponente, tendo suas obras iniciadas em 1160 e que duraram quase 100 anos.
Hoje em dia, a igreja sedia muitas celebrações cívicas, patrióticas e ecumênicas, além de eventos e apresentações musicais.
4. Conhecer o Castelo de Chillon em Montreux
Se quer conhecer os pontos turísticos da Suíça mais famosos, inclua o Castelo Château de Chillon com uma arquitetura medieval extremamente conservada.
Mas não é somente as suas belezas arquitetônicas que chamam a atenção por lá.
A sua localização às margens do lago Genebra torna a atração ainda mais encantadora, quase um cenário de contos de fada.
Ao visitar o local, prepare-se para voltar ao século XI e conhecer cada cantinho deste castelo que é uma verdadeira relíquia do país.
5. Passear pela Rua Bahnhofstrasse em Zurique
Ao visitar Zurique, faça um passeio pela Rua Bahnhofstrasse, famosa por ser um centro empresarial com muitos escritórios, bancos e restaurantes.
Ela chama a atenção dos turistas na verdade pelas muitas lojas de grife. Mesmo se não fizer compras na região, vale muito a pena conhecer a região!
6. Visitar o Bairro le Flon em Lausanne
Bem pertinho de Genebra, fica a linda cidade de Lausanne. Entre as principais atrações está o Bairro de Flon, uma área bem interessante por lá.
O Quartier du Flon, como também é chamado, é uma região que, no passado foi um distrito cheio de containers.
Depois da sua reconstrução ele se tornou um lugar badalado e com edifícios modernos, baladas, restaurantes, além de muitas lojas.
Ao visitar a cidade, vale um passeio pela região, inclusive, durante a noite, pois agito e descontração não faltam.
7. Conhecer a Muralha Medieval de Lucerna
Já na histórica Lucerna, visite a Muralha Medieval construída entre os séculos XIV e XV. A estrutura conta com nove torres ao seu entorno.
Ao todo, a muralha possui quase 900 metros de comprimento, sendo nove metros de largura. Este é uma das construções mais importantes e bonitas da cidade.
8. Ir aos Alpes Suíços
Para fechar com chave de ouro o seu roteiro de cidades na Suíça, a região dos Alpes Suíços jamais pode ficar de fora do seu planejamento!
Para chegar até o local é preciso fazer uma das lindas viagens de trem do mundo pelas montanhas cheias de neve.
Se gosta de temperaturas bem geladas, paisagens branquinhas e uma bela gastronomia, você ficará encantado com a região.
Claro que o grande destaque são as estações de esportes de inverno, que oferecem ótima estrutura para seus visitantes.
Não deixe de esquiar e fazer heliski, uma modalidade esportiva que permite que você conheça as regiões mais recomendadas dos Alpes.
Mas o grande detalhe é que você só poderá acessar esses locais de helicóptero.
Uma boa dica é se hospedar nos hotéis e pousadas existentes em toda região. Dessa forma, você pode aproveitar tudo que os Alpes Suíços têm para te oferecer.
Qual a cidade dos Alpes Suíços?
Esse é o tipo de pergunta bem complicada de responder, pois os Alpes Suíços, localizados na Cordilheira fronteiriça com a Itália, estão entre as paisagens mais belas do planeta.
Mas entre os destinos mais belos dos Alpes, a cidade de Zermatt está no topo da lista. Por lá, casinhas charmosas em meio às montanhas enormes fazem do cenário quase uma pintura.
Durante a noite, toda iluminada, ela fica ainda mais encantadora. Por lá, visite os bares, restaurantes e se aventure nas pistas destinadas às práticas de esportes de inverno.
Bônus: qual a cidade mais bonita da Suíça?
Difícil escolher, mas Berna está entre as cidades na Suíça mais bonitas. Afinal, esse pequeno município conta com bairros muito charmosos.
Por lá, o cenário é repleto de edifícios, pontes e igrejas muito antigas. Inclusive, seu centro histórico é Patrimônio da Unesco.
Entre as atrações estão a Casa de Albert Einstein, o relógio Zytglogge, o rio Aare e o Bear Park, que abriga ursos muitos fofinhos, que são símbolos da cidade.
Dicas para curtir sua viagem à Suíça
Se estiver com tempo, não deixe de fazer as famosas rotas de trem panorâmicas. Você ficará encantado. O percurso entre as montanhas e túneis é surreal!
Entre as mais famosas estão a Glacier Express, que vai de Zermatt a St. Moritz e a Golden Pass – de Lucerne a Montreux.
Na hora de escolher como se locomover pelo país, uma ótima opção é alugar um carro ou viajar de trem.
Outra dica bem bacana é sobre hospedagem. Uma forma de curtir os locais turísticos é ter uma ou duas cidades como base para dormir e percorrer toda a região.
Cotação seguro viagem Suíça
Se já decidiu o que fazer na Suíça, que tal começar a fazer as cotações do seu seguro viagem?
Para facilitar as suas buscas, não esqueça de contar com o auxílio do site de comparação, Seguros Promo, que traz as melhores opções de planos, os preços mais baixos e promoções.
Quer conhecer a Suíça na sua próxima viagem? De Promo você pode!
Conheça outros destinos incríveis no nosso blog:
- Quanto custa comer no Japão: dicas para economizar!
- O que os americanos comem no almoço? Confira agora!
- Quanto custa comer na Itália? 4 dicas para economizar na viagem!
- Seguro viagem internacional: o que é, como funciona e quanto custa
- ETIAS: conheça a nova autorização de viagens à Europa!