CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Expresso do Oriente: história, rotas e curiosidades

Carregado de história, o lendário Expresso do Oriente ainda promove viagens fantásticas entre as mais lindas paisagens do continente europeu.

Carregado de história, o lendário Expresso do Oriente ainda promove viagens fantásticas entre as mais lindas paisagens do continente europeu. 

Cenário de filmes, a locomotiva a vapor — que viveu seu auge no século 18 — possui vagões belíssimos, bem-conservados com móveis e utensílios originais da época. 

Embarcar no comboio oriente é fazer uma viagem luxuosa ao passado. Vem conhecer a história, rotas e curiosidades de um dos trens mais antigos do mundo.

Não deixe de contratar seu seguro viagem no Seguros Promo aplicando nosso cupom de desconto de 15%. Aproveite!

Expresso do Oriente: a história do rei dos trens

Inaugurado em 1883 pelo empresário belga Georges Nagelmackers, a ideia era que os trens do Oriente fizessem trajetos confortáveis e sofisticados em cerca de 75 horas.

A primeira viagem foi feita entre as cidades de Paris, na França, e Istambul, na Turquia. A decoração dos vagões foi inspirada em apartamentos da capital parisiense, mas acabou ficando tão luxuoso que os preços das passagens ficaram altíssimos.

Com isso, apenas as classes mais ricas tinham condições de fazer o percurso. O luxo era tanto que, na época, as cabines dos trens eram compostas por lavabos que mudavam dependendo do período do dia. 

O trem Expresso do Oriente oferecia ainda espaços comuns cheios de requinte e ostentação. Sem contar que, além de prezar pelo conforto, a gastronomia também ganhava destaque. 

Grandes chefes da cozinha europeia eram os responsáveis pela elaboração dos cardápios dos passageiros. Durante as viagens, músicos renomados animavam as noites e tornavam os percursos ainda mais incríveis. 

Porém, com o passar dos anos, as rotas foram alteradas em decorrência das mudanças da malha ferroviária, e também por conta de inúmeros conflitos em todo o continente. 

Somado a isso, após a Segunda Guerra Mundial, muitos países se desligaram da companhia e criaram suas próprias empresas de trem. 

A última viagem do expresso original acontecem em maio de 1977. O comboio do Oriente voltou às atividades em 1982, depois que o empresário James Sherwood reformou alguns vagões e começou a operar em alguns trechos. 

Onde fica o trem Expresso do Oriente?

Expresso do Oriente onde fica
Fonte: Unsplash

Nos últimos anos, o Expresso do Oriente está firmando entre o eixo Paris e Istambul, de onde parte para outros destinos europeus.

Passagens aéreas para a Europa

Para conhecer o continente europeu a bordo de uma das locomotivas mais antigas do mundo, não deixe para a última hora a compra das suas passagens aéreas.

Quanto antes iniciar as suas cotações, mais chances você tem de encontrar as melhores opções, com os preços mais vantajosos.

Para garantir as passagens com os melhores custos-benefícios, concentre as suas pesquisas no nosso site comparador, Vai de Promo, que traz ainda promoções e ofertas.

Cadastre seu e-mail na nossa plataforma e seja avisado sempre que o trecho escolhido tiver alterações.

Seguro viagem obrigatório para a Europa

Você sabia que para fazer uma viagem pelo Expresso Oriente, você precisará contratar um seguro viagem?

Vários países do continente, como a França, Turquia, Inglaterra e Alemanha exigem que os turistas façam a contratação do serviço com base no Tratado de Schengen, que regulamenta a circulação de pessoas no continente europeu.

O objetivo do acordo é fazer com que os estrangeiros que viajam pela Europa tenham respaldo em situações que envolvem problemas de saúde, acidentes e extravio de bagagem, entre outros.

Cotação de seguro viagem com o melhor preço

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Na hora de encontrar os melhores preços de seguro viagem, faça as suas buscas no nosso site verificador, Seguros Promo, que apresenta as opções mais vantajosas do mercado, além de promoções e descontos.

Se tiver em dúvida sobre qual plano escolher para a sua viagem, você pode contar com ajuda da nossa central de atendimento, que está sempre pronta para te auxiliar.

Viagem no Expresso do Oriente

Luxo, sofisticação e história. A rota do Expresso do Oriente não tem mais o glamour do passado, mas ainda é possível percorrer os mais lindos cenários entre capitais e cidades interioranas de países como a Suíça, Áustria, Alemanha, França e Itália.

As locomotivas ainda preservam o estilo dos trens daquela época, com marcenaria, cristais e prataria muito bem conservadas, além de vagões-restaurantes com porcelanas belíssimas, que combinam com a decoração.

Em 1982, alguns vagões das décadas de 1920 e 1930 foram restaurados e colocados em funcionamento.

Atualmente, os comboios são administrado pelas operadoras OBB, da Áustria, e DB, da Alemanha.

Durante os percursos, você poderá admirar enormes montanhas, picos nevados e pequenos vilarejos com casinhas em madeira, que tornam os cenários ainda mais deslumbrantes.

Mapa do Expresso do Oriente

Para conhecer o Comboio do Oriente e fazer uma viagem incrível, dá uma olhadinha no mapa que preparamos para você com as principais rotas da locomotiva. Confira!

Quanto custa uma viagem no Expresso do Oriente?

Se você quer fazer uma viagem a bordo dos vagões antigos que, inclusive, já foram considerados os mais exuberantes e sofisticados do mundo, prepare o bolso, pois o ingresso é um pouco salgado. 

Você encontrará bilhetes que podem custar a partir de 3.500 libras esterlinas.

Rotas do Expresso do Oriente

Expresso do Oriente rotas do Expresso
Fonte: Pixabay

Se você quer percorrer as mais lindas paisagens a bordo de vagões cheios de história e que preservam a arquitetura da época, saiba que a locomotiva promove viagens incríveis para algumas das principais cidades europeias.

Separamos aqui as rotas mais famosas e encantadoras, para você escolher aquela que mais te agrada.

Londres a Veneza

O roteiro do trem Expresso do Oriente entre Londres e Veneza é um dos mais famosos — e claro, não é à toa. Durante o trajeto, os passageiros podem saborear um jantar requintado e delicioso, preparado por chefs franceses.

Além de uma deliciosa refeição, é possível se acomodar em poltronas e sofás luxuosos nos vagões ou nas cabines, que também são muito confortáveis.

Paris a Veneza

Expresso do Oriente Paris a Veneza
Fonte: Pixabay

Apreciar a paisagem e se sentir em um trem de décadas passadas. Essa é a sensação ao embarcar para uma viagem de trem entre Paris e Veneza, na Itália.

O percurso é bem semelhante ao que sai de Londres. Durante a viagem, você terá acesso à refeições, como jantar, café da manhã, almoço e café da tarde.

Istambul a Paris

O comboio Expresso do Oriente também faz o percurso entre Istambul, na Turquia, e Paris. Nesse caso, o trajeto faz uma homenagem à versão original da locomotiva, mas acontece somente uma vez por ano.

No entanto, a viagem dura seis dias, e os passageiros têm a oportunidade de conhecer cidades como Budapeste e Sinaia, na Romênia. Os serviços de bordo são cheios de luxo e ostentação.

Berlim a Paris

Expresso do Oriente Berlim a Londres
Fonte: Pixabay

Se estiver em Berlim, saiba que é possível fazer uma linda viagem a bordo dos trens do Oriente. 

Logo nas primeiras horas da viagem, você poderá desfrutar de um almoço gourmet delicioso, além de tomar chá da tarde e participar de um saboroso jantar.

Como todos os percursos, a viagem é noturna e você chegará na capital parisiense logo pela manhã do dia seguinte.

Expresso do Oriente: o que aproveitar em cada destino

Claro que o ponto alto não será apenas uma viagem pelo lendário Expresso Oriente. As cidades europeias, que estão no trajeto da locomotiva, são belíssimas e carregadas de história, cultura e entretenimento.

Antes de definir qual o trajeto que quer fazer a bordo da tradicional locomotiva, confira os destinos que valem a pena conhecer.  

Londres

Expresso do oriente Londres
Fonte: Pixabay

A terra da rainha Elizabeth II é, sem dúvida, uma das cidades mais cosmopolitas e espetaculares do mundo.

Londres, a capital da Inglaterra, possui uma riqueza história e cultural impressionante, que enchem os olhos dos seus turistas.

Por lá, você poderá conhecer palácios, igrejas, catedrais, basílicas, pontes antigas, pubs e muitos bares.

Sem contar que Londres é uma cidade moderna e multicultural, com bairros estilosos e cheios de charme, que encantam seus visitantes.

Ao desembarcar na cidade, um tour por atrações como o Palácio de Westminster e Big Ben não pode faltar.

Visite ainda a Westminster Abbey, uma abadia com mais de 700 anos de história, além da suntuosa St. Paul’s Cathedral, que promove muitas cerimônias religiosas e casamentos reais. 

Faça um passeio até a Tower Bridge e um tour pela famosa London Eye. Na sua viagem ao Expresso do Oriente, há ainda muitas outras atrações para conhecer na capital londrina.

Paris

Não é à toa que a Cidade Luz está entre as mais visitadas do mundo. Esbanjando charme e glamour, a capital parisiense é encantadora e deixa seus visitantes apaixonados.

Considerada a cidade do amor, Paris possui atrações culturais interessantes, como o Museu do Louvre e o Palácio de Versalhes, com obras de arte de artistas renomados.

Visite ainda as Catacumbas de Paris e o Panteão, além de lindas igrejas como a Catedral Notre-Dame e a Basílica de Sacré Cœur.

As grandes atrações ficam por conta da Torre Eiffel e da Avenida Champs-Élysées, que abriga o Arco do Triunfo no seu topo.

A cidade é repleta de espetáculos e bairros muito charmosos. Reserve, pelo menos, 5 dias para conhecer cada cantinho de Paris.

Istambul

Expresso do oriente instambul
Fonte: Pixabay

Se o seu trajeto Expresso do Oriente envolver a linda Istambul, prepare-se para conhecer uma das cidades mais impressionantes da Turquia.

Ela já foi a capital do Império Romano, Otomano e Bizantino, sendo considerada historicamente a mais rica do planeta.

Ao chegar à Istambul, inclua no seu roteiro uma visita à Mesquita Azul, repleta de azulejos na parte interna. Com 43 metros de altura, ela é uma das maiores construções do mundo islâmico.

Declarada Patrimônio Mundial pela a Unesco, a suntuosa Basílica de Santa Sofia, que carrega mais de 1.500 anos de história, também merece uma visita.

Conheça ainda o Palácio Topkapi, que já foi residência de vários sultões, além da Igreja São Salvador. Os museus também precisam estar na sua lista.

Berlim

Berlim é uma cidade cheia de história, e já foi cenário de muitos confrontos e guerras. Depois de tantos conflitos e separações, ela se reergueu e se estabeleceu como uma das cidades mais importantes da Europa.

Ao viajar no Expresso do Oriente rumo à Alemanha, não deixe de fazer um tour por toda a capital.

No seu roteiro, conheça o que restou do Muro de Berlim, que é um dos pontos turísticos mais visitadas da Alemanha. Visite ainda o Memorial aos Judeus e o Checkpoint Charlie, um antigo posto militar.

Não deixe de fazer uma parada no Portão de Brandemburgo, o portal mais antigo da cidade, além da Catedral da cidade e da East Side Gallery.

Veneza

Expresso do Oriente Veneza
Fonte: Pixabay

Um dos destinos preferidos dos apaixonados. Veneza, composta por cerca de 100 pequenas ilhas e famosa por seus diversos canais, faz parte da rota do Expresso do Oriente.

Por lá não há estradas, ou seja, para conhecer a cidade, você precisará usar barcos que percorrem o Grand Canal.

Além dos passeios de gôndolas, que são as principais atrações, não deixe de conhecer os palácios, construídos em estilo renascentista e gótico.

Visite a Piazza San Marco e aproveite para conhecer a Basílica de São Marcos, que é formada por mosaicos bizantinos. Suba até o campanário e aprecie a vista do alto dessa linda ilha.

Fatos curiosos sobre o Expresso do Oriente

Com tanta história, certamente o comboio Oriente teria muitas curiosidades. Uma delas é que, em 1929, uma das locomotivas encalhou durante uma tempestade de neve, ficando cinco dias paradas.

Durante esse período, os passageiros e tripulantes foram alimentos por moradores de aldeias vizinhas.

O comboio serviu de inspiração para vários livros e também foi cenário de filmes, como o Assassinato do Expresso do Oriente, que fez muito sucesso em 2017. Além de glamour, o trem também tem histórias tristes.

Em setembro de 1931, durante a explosão do viaduto de Biatorbágy, perto de Budapeste, a locomotiva caiu no precipício, levando 20 pessoas à óbito.

Cotação de seguro viagem para a Europa

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 2.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Fazer uma viagem no Expresso Oriente será uma experiência incrível. Além de escolher o trajeto e montar um roteiro com as principais cidades do continente, não se esqueça do seguro viagem.

Para encontrar os melhores planos e os preços que cabem no seu bolso, faça as cotações no nosso buscador, Seguros Promo. Quer viajar seguro e barato? De Promo você pode!

Leia também:

aaaa