Turismo em Berlim: informações, dicas, quando ir e principais atrações
Se você busca por dicas de turismo em Berlim, veio ao lugar certo. Saiba que ela é considerada como um dos principais centros de arte e cultura da Europa.
Se você está buscando por dicas de turismo em Berlim, veio ao lugar certo. Considerada como um dos principais centros de arte e cultura da Europa, a cidade tem atrações para agradar aos mais variados tipos de público.
Para facilitar sua viagem à capital alemã, nós reunimos aqui as melhores dicas e sugestões de passeio pela cidade.
Viaje para Berlim assegurado. Cote seu seguro viagem na Seguros Promo e garanta 15% de desconto.
Turismo em Berlim: história, cultura e arte
O passado de Berlim, e da Alemanha no geral, é apenas um dos motivos pelo qual os turistas adoram visitar a capital.
O lugar que já foi palco de um dos períodos mais tristes da história, atualmente usa dessas memórias para educar os turistas.
Turismo em Berlim também é sinônimo de cultura e arte. E a melhor parte é que a cidade também é conhecida por ser uma das capitais mais baratas da Europa.
Resumindo, dá pra fazer de tudo um pouco por ali e sem gastar muito.
Qual a melhor época para visitar a cidade?
As estações do ano são muito bem definidas em Berlim. E acontecem em meses opostos às nossas estações, o que significa que quando é inverno aqui pra gente, é verão pra eles.
A temperatura média anual da cidade fica em torno de 12ºC. A capital enfrenta o seu período de frio mais severo entre os meses de dezembro e fevereiro, portanto, se estiver planejando uma viagem para essa época, vá preparado!
A época mais quente do ano acontece entre os meses de junho e agosto, quando os termômetros podem alcançar os 30ºC. Também é durante esse período que cidade ganha mais vida, com diversos festivais e mais gente nas ruas.
O turismo em Berlim está preparado para te receber durante todo o ano. Mas se não quiser encarar o frio e nem o calor, uma boa opção é viajar entre março e maio ou entre setembro e novembro.
Documentação necessária, visto e vacinas
Curioso para saber quais são os documentos necessários para entrar na Alemanha? A gente conta pra você!
Primeiramente, é importante que você saiba que a documentação é praticamente a mesma para a maior parte dos países da Europa.
Viajantes brasileiros que tem como objetivo praticar turismo em Berlim, ou em qualquer outra cidade alemã, por um período máximo de 90 dias, não precisam de visto.
Você vai precisar:
- De um passaporte com validade mínima de 6 meses e que tenha sido emitido nos últimos 10 anos;
- Comprovar que você possui dinheiro o suficiente para se manter no país durante a viagem (você pode apresentar um cartão de crédito internacional, ou levar dinheiro com você);
- Seguro viagem com cobertura mínima de € 30.000, que seja aceito em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen;
- Comprovar o motivo da viagem (você pode apresentar a reserva da hospedagem ou uma carta-convite caso esteja indo visitar algum amigo ou familiar).
Passagens aéreas para Berlim
Já começou a se empolgar com as opções de turismo em Berlim? Não esqueça de conferir os preços das Vai de Promo!
No Vai de Promo você encontra as melhores ofertas para a conhecer a capital alemã.
Cadastre seu e-mail para receber promoções exclusivas e alertas de preço!
Seguro viagem para Berlim
Para entrar na Alemanha, turistas brasileiros precisam de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros e que atendam ao Tratado de Schengen.
Mas para garantir maior tranquilidade durante a viagem, recomendamos um seguro com cobertura mínima de € 60 mil.
Para mais informações, leia nosso texto sobre Seguro Viagem para a Alemanha!
E se ainda restar alguma dúvida, entre em contato com a gente!
O que ver e fazer em Berlim?
O turismo em Berlim vem super carregado de história, cultura e arte. São diversos os museus, as galerias e monumentos espalhados pela capital.
Mas além dos pontos turísticos, o que ver e fazer em Berlim?
Obviamente todos esses pontos merecem e devem ser visitados, mas Berlim também é um ótimo lugar para fazer compras, por exemplo.
Em áreas como o Alexanderplatz e Friedrichstraße, você vai conseguir achar diversas opções de souvenirs pra família.
Também não dá pra esquecer de experimentar a famosa cerveja alemã, não é verdade? E pode ter certeza que não vai faltar oportunidade pra isso. A vida noturna em Berlim é bem agitada!
Pra quem quiser um passeio menos convencional também vale a pena dar uma voltinha de barco pelo canal de Landwehr.
Ir de canoa também é uma ótima opção, principalmente se você faz o tipo mais aventureiro.
Atrações turísticas em Berlim
Difícil encontrar alguém que reclame da falta de atrações turísticas em Berlim. A cidade tem tanto a oferecer que você precisaria de no mínimo 4 dias para conhecer o básico.
Em uma viagem mais corrida, vale a pena criar um roteiro para não perder as atrações mais famosas. E pra ajudar você a se decidir, vamos conferir alguns dos principais pontos turísticos da cidade.
Unter den Linden
Unter den Linden é uma das mais famosas e também uma das mais bonitas avenidas da capital alemã. É ali que está localizada o Portão de Brandemburgo e diversos outros pontos turísticos de Berlim.
Entre eles a famosa Universidade Humboldt, que teve como aluno Albert Einstein e recebeu frequentadores como Karl Marx e Friedrich Engels, fundadores da teoria marxista.
Mitte
O bairro de Mitte é a região onde estão concentradas a maior parte das atrações. Praticamente todos os roteiros de turismo em Berlim incluem essa área.
É uma boa pedida se hospedar por ali, se quiser ficar bem localizado.
Não por acaso, a tradução literal de Mitte seria meio, uma vez que você estaria bem no meio de tudo, monumentos, lojas e museus, todos ao seu alcance.
Por ser uma região bastante voltada para o turismo, fazer compras por lá pode não compensar muito. Já que Berlim é uma das capitais mais baratas da Europa, você poderá poupar mais se optar por comprar em outros bairros.
Muro de Berlim
Sem dúvida, a atração principal dos roteiros de turismo em Berlim.
O muro que por 28 anos dividiu a cidade em duas e separou várias famílias, isolando metade da cidade, foi derrubado no ano de 1989.
Por ter sido causa de tanto sofrimento para muitos, o muro foi derrubado a marretadas pelos próprios habitantes na época.
É claro que, depois de ter entrado para a história, a cidade atualmente recebe diversos turistas interessados em ver o que sobrou do muro.
E se você faz parte desse grupo, não deixe de visitar atrações como o Memorial do Muro de Berlim e Topografia do Terror, alguns dos locais mais impactantes relacionados ao muro.
Memorial do Holocausto
Construído no ano de 2005 para homenagear as vítimas do holocausto, o memorial é parada obrigatória entre as opções de turismo em Berlim.
Composto por 2.711 blocos de concreto de diferentes tamanhos, o lugar é famoso por causar diferentes sensações nas pessoas.
Tem que ame e tem quem odeie. Mas o importante é que, independente do sentimento que ele cause, exista respeito por parte dos visitantes.
Afinal, o lugar é um memorial para homenagear os milhões de judeus que foram exterminados pelo movimento nazista.
Não deixe de visitar também o Centro de Informação, que fica localizado embaixo do monumento. A acesso é feito pela área sudeste do memorial.
Catedral de Berlim
A Catedral de Berlim passou por um longo processo até chegar no formato atual.
Localizada na Ilha dos Museus, a imponente construção teve dois projetos anteriores construídos e demolidos ao longo dos anos.
Em seu mais recente formato, a catedral teve uma de suas cápsulas atingidas durante um ataque aéreo na Segunda Guerra Mundial, e levou anos para se reerguer.
A atração só voltou a receber turistas no ano de 1993 e atualmente é um dos principais e mais fotografados pontos turísticos da capital alemã.
Portão de Brandemburgo
Não dá pra montar um roteiro de turismo em Berlim sem incluir o Portão de Brandemburgo.
Esse é um dos principais exemplos de como a Alemanha conseguiu dar um novo significado para monumentos que trazem memórias dolorosas para a humanidade.
O portão, que já foi palco para desfile nazista, hoje é o mais famoso e mais visitado ponto turístico da capital e representa a unificação e a mudança de ares na Alemanha.
Museu Pergamon
Considerado por muitos como o melhor museu de Berlim, o Pergamon está localizado na Ilha dos Museus, no centro da capital.
O lugar está dividido em 3 áreas: o Museu de Arte Islâmica, a Coleção de Antiguidades Clássicas e o Museu do Antigo Oriente Médio.
Entre as atrações principais estão o Altar de Pérgamo, o Portão do Mercado de Mileto, a Porta de Ishtar, uma maquete da Torre de Babel e a Fachada de Mshatta.
Se você estiver planejando visitar mais de um museu, vale a pena comprar o “Museum Pass Berlin”, que te dá acesso a diversos museus da cidade durante 3 dias.
Como se locomover em Berlim?
Assim como toda cidade grande, a capital alemã também não escapa do trânsito e dos congestionamentos.
Felizmente, para sorte de quem decide praticar turismo em Berlim, o transporte público é super eficiente e pode agilizar muito a vida do viajante.
A cidade está dividida em 3 zonas, e o transporte público chega em todas elas. É importante ficar atento na hora de comprar os tickets, pois eles são diferentes em cada região da cidade.
Uma dica que pode te ajudar a economizar dinheiro e tempo é comprar o Berlin Welcome Card, que dá acesso a todos os tipos de transporte urbano sem limite de uso.
O mesmo cartão também vai te ajudar a conseguir descontos em restaurantes, lojas e até mesmo em pontos turísticos de Berlim.
Turismo em Berlim: onde comer na cidade?
Você vai encontrar restaurantes e lanchonetes com as famosas “comidas de rua” em praticamente todos os cantos da cidade.
Se estiver a fim de experimentar alguns dos pratos típicos da Alemanha, não deixe de provar o Currywurst, composto pela famosa salsicha alemã, molho curry, ketchup e batata frita.
A culinária árabe também é bem famosa por ali, pratos como o kebabs e falafel podem ser facilmente encontrados em qualquer canto da capital.
Mas afinal, onde comer em Berlim? Uma boa opção para quem estiver buscando comidas típicas é o bairro de Nikolaiviertel.
Já o Alexanderplatz é a pedida perfeita para quem quer mais opções para escolher. E pra quem estiver querendo economizar, a Simon Dach Strasse é uma região famosa entre os locais por ter restaurantes com ótimos preços.
O que fazer em Berlim à noite?
A vida noturna em Berlim não é apenas agitada, mas uma das mais badaladas do mundo. As atrações são democráticas e famosas em todos os cantos pela qualidade.
Para quem curte dançar e beber, é importante citar que Berlim já teve várias de suas casas noturnas eleitas como as melhores do mundo.
A cidade sempre recebe DJ’s famosos, e o estilo de música preferido nas boates é a música eletrônica. Entre algumas das boates mais famosas estão a Berghain e o Club der Visionäre.
Mas se você não curte balada, não se preocupe, no distrito do Mitte você vai encontrar uma variedade enorme de bares e pubs para experimentar as famosas cervejas alemãs.
Se você estiver buscando por algo mais tranquilo e gostar de música clássica, vale a pena conferir a Philharmonie Berlin e a Konzerthaus.
Dicas de Berlim: como aproveitar ao máximo a cidade
E agora que você já sabe um pouco mais sobre a cidade e suas atrações, vamos dar algumas dicas de Berlim para que você possa otimizar melhor o tempo da sua viagem.
A primeira dica é usufruir das facilidades que a cidade oferece ao viajante, como por exemplo o Museum Card Berlin, que dá acesso a vários museus da cidade, e o Berlin Welcome Card, que dá acesso ao transporte público.
Outra dica é sempre viajar com roupas de frio na mala, mesmo que essa não seja a previsão, pois a capital é um lugar extremamente frio.
Compre um seguro viagem com cobertura acima do valor exigido, assim, caso você precise terá melhor auxílio financeiro relacionado a imprevistos diversos.
Evite alugar um carro, pois além de gastar dinheiro com o aluguel, você ainda vai perder tempo nos congestionamentos, enquanto poderia estar usando o trem.
Turismo em Berlim e arredores
E se depois de cortar todos os itens do seu roteiro de turismo em Berlim ainda sobrar um tempinho, que tal visitar as cidades vizinhas?
A melhor parte é que dá pra conhecer vários outros lugares de trem!
Potsdam está no topo da lista de cidades mais visitadas pelos turistas que vão à Berlim. São apenas 45 minutos de viagem para conhecer uma cidade cheia de palácios e paisagens incríveis.
Para quem gosta de contato com a natureza, Spreewald é uma ótima opção. Dá pra praticar trekking e fazer passeios de barco pelos canais do Rio Spree.
Quedlinburg fica a 2 horas e meia de trem, mas vale a pena a visita. Com construções medievais que vão realmente te fazer sentir na Europa, a cidade é uma das mais antigas da Alemanha.
Sugestão de roteiro: o que fazer em 4 dias em Berlim?
Está com o tempo contado e quer saber o que fazer em 4 dias em Berlim? Não se preocupe tanto com a quantidade de pontos turísticos. Selecione os lugares que você realmente quer conhecer e aproveite a sua viagem! Vamos montar uma sugestão de roteiro com os principais pontos.
- Dia 1
Você pode começar a sua viagem no Portão de Brandemburgo, principal ponto turístico da cidade. Dali é possível caminhar até o impressionante edifício do parlamento alemão.
Em dias de verão, é possível aproveitar o gramado para fazer um piquenique ou só pegar um sol com a família. O Memorial do Holocausto estará a poucos quarteirões de distância.
Perto do memorial, você encontra uma placa de metal que indica onde ficava o muro. Depois, aproveite para conhecer a Postdamer Platz, famosa praça da capital alemã.
Você pode optar por finalizar o dia no Alexanderplatz, um dos mais movimentados centros de Berlim. Ali perto também está a Torre de TV, de onde vc tem uma vista 360° da cidade.
- Dia 2
Que tal usar o segundo dia para explorar a Ilha dos Museus? Dá pra reservar um dia só pra conhecer os museus e a Catedral de Berlim.
Se sobrar tempo, você também pode visitar por perto o Museu da DDR, que conta um pouco da história do que na época era considerada a Alemanha Oriental.
E se tiver em busca de opções de turismo em Berlim que incluam a natureza, é essencial dar uma paradinha no Tiergarten para curtir a paisagem e os monumentos.
Aproveite para conhecer os famosos biergartens (jardim de cerveja), onde você pode almoçar cercado pela natureza local.
Termine o dia curtindo a noite em um dos inúmeros bares e pubs no Mitte.
- Dia 3
No dia 3, aproveite para conhecer o Check Point Charlie, que era a principal passagem entre a Berlim Ocidental e Oriental.
A cabine é uma réplica, já que a original se encontra no Museu dos Aliados. Atores vestidos de soldados interagem com os visitantes e oferecem carimbos da época da Guerra Fria.
Na mesma região, vale a pena conhecer o Mauermuseum, o Topografia do Terror e o Judisched Museum.
Escolha um das opções na região do Kreuzberg para fechar a sua noite com chave de ouro.
- Dia 4
Que tal usar o último dia para conhecer a metrópole com mais liberdade? Seja usando o transporte público ou uma bicicleta, aproveite o último dia para explorar a cidade.
Se já estiver satisfeito com todas as opções de turismo em Berlim, escolha uma das cidades vizinhas para passar o dia.
Cotação seguro viagem para Berlim
Ainda não comprou o seu seguro viagem para Alemanha? Aqui, no Seguros Promo, você encontra os melhores planos para fazer turismo em Berlim com tranquilidade.
Faça sua cotação, compare os preços e coberturas e escolha o plano perfeito para a sua viagem! De Promo você pode!
Leia Também:
- As melhores dicas de mochilão Europa: como planejar, economizar e explorar ao máximo
- O que fazer na Polônia? Confira as melhores atrações!
- Turismo na Costa Rica: como funciona, custos e como planejar
- 25 lugares para conhecer antes de morrer ao redor do mundo!
- Como chegar em Machu Picchu? Confira a melhor forma!