Sabe quais são as vacinas aceitas na Europa? Tire suas dúvidas aqui!
Você sabe quais são as vacinas aceitas na Europa? Então não deixe de conferir o nosso artigo! Separamos as principais informações para a sua viagem!
Saber quais são as vacinas aceitas na Europa é fundamental para não correr o risco de ser impedido de desembarcar.
Uma viagem pelo continente europeu faz parte dos sonhos de muitos viajantes mundo afora, mas a pandemia do Covid-19 fez muitos países definirem novos protocolos de turismo à medida que as fronteiras são reabertas.
Afinal, o viajante é obrigado a se vacinar para visitar a Europa? Contra quais doenças você precisa estar imunizado? Quais vacinas contra Covid são aprovadas no continente?
Neste artigo, você vai descobrir as respostas para essas e muitas outras perguntas sobre o tema, vamos lá!
Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!
Vacinas aceitas na Europa: o que você precisa saber?
Por quase 2 anos, os turistas do Brasil lidaram com uma situação até então desconhecida ao viajar pela Europa: sua entrada foi vetada em muitos países em decorrência da alta incidência do coronavírus.
No entanto, os tempos de incerteza ficaram para trás e, aos poucos, os principais destinos turísticos do mundo vão reabrindo suas fronteiras para visitantes de todos os cantos.
Em maio de 2022, brasileiros imunizados com uma das vacinas aceitas para entrar na Europa já podem visitar 47 países do continente, e em muitos lugares você não precisa nem mostrar o comprovante de vacinação, fazer testes ou ficar em quarentena. Veja só!
Quais são as vacinas aceitas na Europa?
Antes de visitar outro país, o viajante precisa se atentar a uma série de detalhes para garantir a tranquilidade durante o passeio.
É necessário conferir se o passaporte está dentro da data de validade, se os cuidados com hospedagem foram tomados, se as passagens estão corretas, se os passeios foram contratados, e por aí vai.
O problema é que muitos viajantes acabam se esquecendo de um pequeno detalhe que pode fazer toda a diferença no sucesso da viagem: as vacinas para viajar.
Não basta ter se vacinado contra o coronavírus, é preciso descobrir se a vacina com a qual você foi imunizado está entre as vacinas aceitas na Europa, e quais outras precisa tomar antes de embarcar. Confira!
Vacina contra a Covid-19
O brasileiro imunizado com uma das vacinas aceitas na Europa pode entrar em qualquer país do continente sem nenhuma restrição.
Isso significa que, se você estiver devidamente vacinado, poderá viajar entre os países europeus assim como antes da pandemia, sem necessidade de quarentena ou testes RT-PCR e/ou de antígeno antes ou depois do desembarque.
Quais vacinas contra a Covid-19 são aceitas na Europa?
No começo da campanha de vacinação, muito se discutiu se as vacinas aplicadas no Brasil estariam entre as vacinas aprovadas na Europa, e a resposta não poderia ser melhor: todas as vacinas disponíveis no Brasil são aceitas no Velho Continente!
Ou seja, quem tomou o imunizante AstraZeneca, Pfizer/BioNTech ou Janssen poderá viajar para a Europa sem restrições.
Além disso, quem tomou Coronavac pode entrar na Europa, mas se a sua viagem tiver como destino a Alemanha, será necessário apresentar o teste negativo de Covid-19.
Caso o destino seja a França e você esteja imunizado com a Coronavac, você precisa ter tomado uma dose de reforço da Pfizer ou da Moderna.
Na Áustria, quem está vacinado com Coronavac só pode entrar se tiver tomado duas doses de reforço de uma vacina autorizada pela European Medicines Agency.
Se você tomou só uma dose de reforço, será necessário apresentar o teste negativo de Covid-19.
Outras vacinas aceitas na Europa
O viajante experiente já conhece há tempos a importância das vacinas para quem viaja pelo mundo: vários países exigem imunização contra determinadas doenças para autorizar a entrada de turistas em seus territórios.
Em alguns lugares, você precisa se proteger contra doenças tradicionalmente tropicais, como a febre amarela, ou doenças como sarampo, gripe, rubéola e caxumba.
Mas e o Velho Continente? Vem conhecer quais são as outras vacinas aceitas na Europa!
Vacina contra a gripe
A vacina contra a gripe é recomendada em qualquer lugar do mundo por um motivo simples: o vírus Influenza circula por todo o planeta e pode até mesmo te deixar de cama durante uma viagem!
E não se engane: pegar gripe enquanto passeia pela Europa pode ser mais fácil do que você imagina, sobretudo nos meses mais frios, quando ocorre maior incidência de doenças respiratórias e a permanência em lugares fechados favorece a transmissão do vírus.
A vacina não é obrigatória para quem vai visitar o continente europeu, mas, para evitar sintomas como febre, dores pelo corpo, fadiga e vermelhidão, a melhor saída é a vacinação, oferecida no Brasil gratuitamente pelo SUS para grupos prioritários.
Tríplice Viral
Embora o Brasil tenha erradicado o sarampo há mais de três décadas, dezenas de casos da doença foram diagnosticados em países europeus nos últimos anos.
Por isso, a Anvisa recomenda que os brasileiros com viagem marcada à Europa se imunizem contra a doença infecciosa que atinge o sistema respiratório e provoca febre, manchas vermelhas pelo corpo, mal-estar, conjuntivite e outros sintomas.
A vacina contra o sarampo é chamada de Tríplice Viral, porque também protege contra outras duas doenças infecciosas: a rubéola e a caxumba. E, melhor ainda, a imunização é aplicada gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde!
Vacina contra a Febre Amarela
Há quem pense que a exigência de vacinas para viajar só ocorreu após a pandemia de Covid-19, mas isso não é verdade.
Há anos a vacina contra a Febre Amarela tem sido exigida de viajantes do mundo inteiro, especialmente aqueles oriundos de países tropicais ou com destino a esses lugares.
Países como Costa Rica, Cuba, Equador, Nicarágua, Panamá e Venezuela, entre outros, simplesmente não permitem a entrada de viajantes brasileiros que não estejam protegidos contra a doença transmitida por mosquitos.
A maioria dos países europeus (com exceção de alguns destinos, como Malta) não faz essa exigência, mas a proteção contra Febre Amarela também está entre as vacinas aceitas na Europa.
Se você estiver viajando para um país que cobre essa vacina dos viajantes, não se esqueça de que é necessário se imunizar ao menos 10 dias antes da viagem para garantir a eficácia da vacina!
O que mais levar além das vacinas aceitas na Europa?
Agora que você já conhece as vacinas aceitas na Europa, chegou a hora de prosseguir para a próxima etapa do seu planejamento de viagem: o que mais você precisa para visitar o Velho Continente?
Prepare o bloquinho de notas, pois destacamos o que você não pode esquecer antes da sua viagem!
O seguro viagem é obrigatório na maioria dos países europeus!
Tão importante quanto garantir que você tomou uma das vacinas aceitas na Europa é contratar um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros, obrigatório na maioria dos países do continente.
Sem esse item você pode ser impedido de desembarcar nos principais destinos europeus, como França, Itália, Espanha e Portugal.
Além de atender a uma exigência das autoridades europeias, o seguro viagem é capaz de proteger o bolso do viajante nas mais diversas situações, incluindo em caso de emergência médica.
Por essas e outras, o item é recomendado até mesmo para quem está viajando para um destino que não exija o seguro viagem obrigatório.
Só assim você terá direito a cobertura médica, hospitalar e odontológica, seguro bagagem, assistência por atraso ou cancelamento de voo, seguro por morte ou invalidez, traslado médico, atendimento 100% em português e muitos outros serviços.
E você nem precisa se preocupar em estourar o orçamento das suas férias, pois é possível contratar um seguro viagem Europa com um investimento a partir de R$ 16,00 por dia!
Visite agora mesmo o Seguros Promo e faça uma cotação gratuita para encontrar os melhores planos e coberturas para a sua viagem à Europa!
O que é o Tratado de Schengen?
O seguro viagem é obrigatório para turistas que vão visitar qualquer um dos países que fazem parte do Tratado de Schengen, um acordo que estipula condições e regras para possibilitar o livre trânsito de turistas pelo continente.
Assim, você não precisa passar pela imigração toda vez que cruzar a fronteira de um país, pois as viagens entre os membros do bloco são tratadas como domésticas, e não como internacionais.
Ou seja, se você passou pela imigração e recebeu o visto ao desembarcar em Portugal, poderá cruzar a fronteira com a Espanha, depois seguir para a França, a Itália, e por aí vai, sem passar pelo processo novamente.
Confira os países que fazem parte do Tratado de Schengen:
- Alemanha;
- Áustria;
- Bélgica;
- Dinamarca;
- Eslováquia;
- Eslovênia;
- Espanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- França;
- Grécia;
- Hungria;
- Islândia;
- Itália;
- Letônia;
- Liechtenstein;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Noruega;
- Países Baixos;
- Polônia;
- Portugal;
- República Tcheca;
- Suécia;
- Suíça.
Documentos necessários para uma viagem a Europa
O seguro viagem não é o único requisito obrigatório aos turistas que pretendem fazer uma viagem com até três meses de duração pela Europa.
Você também precisará apresentar outros documentos para comprovar o seu status de turista, veja só!
Passagem de retorno
Logo ao desembarcar na Europa você precisará apresentar sua passagem de volta ou de saída do continente rumo a um país que não faça parte do Tratado de Schengen.
Desse modo, você estará provando que não está viajando para fins de imigração, mas apenas para turismo.
Para encontrar passagens aéreas mais baratas para a Europa, visite o buscador Vai de Promo: você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta.
Não deixe de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você vai visitar!
Comprovante de hospedagem ou carta-convite
O Tratado de Schengen também define que o turista precisa apresentar um comprovante de hospedagem ainda no aeroporto.
Você pode utilizar a reserva do seu hotel, o comprovante de aluguel de uma casa de temporada ou até a carta-convite de um residente europeu (caso você vá ficar na casa de um amigo, por exemplo).
Visite o El Quarto para encontrar as melhores acomodações na Europa ou qualquer outro destino a preços exclusivos. Você consegue até pagar suas diárias em reais, sem incidência de IOF!
Comprovante de capacidade financeira
Você já comprovou sua viagem de volta e hospedagem por tempo limitado no continente. Agora, falta provar que você tem condições financeiras de bancar a sua estadia.
Para isso, o viajante deve apresentar comprovantes de capacidade financeira suficiente para arcar com todos os seus gastos durante a viagem, como cartões de crédito, dinheiro em espécie e faturas do banco.
Certificado internacional de vacinação
Você tomou uma das vacinas aceitas na Europa, mas como comprovar isso durante uma viagem? Por meio do Certificado Internacional de Vacinação!
Esse documento funciona como um passaporte da sua saúde, capaz de atestar às autoridades do país que você vai visitar que você está devidamente vacinado conforme as regras locais.
Desse modo, é possível prevenir a entrada de determinadas doenças e proteger o próprio viajante de eventuais contaminações durante a sua estadia.
Como emitir o Certificado internacional de vacinação?
Emitir o Certificado Internacional de Vacinação é mais fácil do que você pensa e, melhor ainda, completamente de graça!
O primeiro passo é completar o esquema vacinal da imunização exigida pelo país que você vai visitar, o que pode ser feito em qualquer posto de saúde, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o comprovante da vacina em mãos, você pode solicitar a emissão do certificado pela internet de forma rápida e simples.
Em seguida, o documento será enviado por e-mail e você poderá imprimi-lo em casa antes da sua viagem!
Certificado de vacinação contra Covid-19
Você também pode comprovar que tomou uma das vacinas aceitas na Europa contra Covid de forma online.
Para isso, é só emitir o seu Certificado de Vacinação contra Covid-19 pela internet, em um processo que dura apenas alguns minutos, veja só!
Como emitir o Certificado de vacinação contra Covid-19?
Para comprovar a imunização com uma das vacinas aceitas na Europa, você precisará criar uma conta no site oficial do governo brasileiro, que será utilizada para acessar o aplicativo do Conecte SUS.
Depois de fazer login no app, você só precisa clicar em “Vacinas” e, na sequência, em “Carteira de Vacinação Digital”: ali vão constar as vacinas que você já tomou em uma unidade básica de saúde, incluindo as vacinas contra Covid-19.
O próprio aplicativo vai te dar a opção de emitir o seu certificado de vacinação, que também ficará disponível em inglês: é esse documento que você vai utilizar para comprovar sua imunização durante a viagem à Europa!
Não se esqueça de fazer a sua cotação de seguro viagem!
Já conhece a lista de vacinas aceitas na Europa? Então só falta garantir o seu seguro viagem para curtir uma experiência inesquecível no Velho Continente!
Você pode contratar seguro viagem mais barato no Seguros Promo, que te ajuda a comparar coberturas e ofertas das melhores seguradoras do mercado.
Assim vai ficar fácil atender às exigências das autoridades europeias e contar com várias coberturas imprescindíveis, como assistência médica e odontológica, auxílio farmacêutico, seguro bagagem e outros serviços.
Conhecer a Europa sem se preocupar com imprevistos e prejuízos? De Promo você pode!
- O que fazer em Praga? Confira roteiros e dicas de viagem!
- Como tirar o visto australiano em 2024? Confira os requisitos!
- Principais cidades dos Estados Unidos: conheça e saiba como ir!
- Onde comer em Pequim? Confira 4 dicas para gastar menos!
- Permissão Internacional para Dirigir (PID): como conseguir?