icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
17 agosto - 8 minutos de leitura.

Certificado de vacinação contra Covid-19: veja aqui o que é necessário para obtê-lo 

Chris standing up holding his daughter Elva Dicas de Viagem

O certificado de vacinação contra a Covid-19 é um documento indispensável para o viajante que pretende visitar outras cidades ou outros países tão logo esteja imunizado contra o coronavírus.

À medida que as campanhas de vacinação avançam mundo afora, os principais destinos do país e do mundo têm se organizado para garantir a volta do turismo com responsabilidade.

O tema, no entanto, ainda gera muitos questionamentos. São muitas vacinas em circulação no Brasil, há muita desinformação sobre os imunizantes e os próprios destinos ainda estão em processo de formulação de regras a respeito de turismo pós-pandemia.

Para tirar suas dúvidas sobre o assunto, reunimos as informações mais importantes sobre a certificação de vacinação contra Covid-19: como emitir o documento, quem tem direito e muito mais! Vamos lá!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link

Certificado de vacinação contra Covid-19: principais informações!

Se você já se vacinou contra o coronavírus, com uma ou duas doses, provavelmente está se preparando para retomar a sua rotina normal, incluindo as viagens pelo mundo.

Porém, antes de fazer as suas malas para matar as saudades de conhecer lugares novos, é importante ficar atento a um novo documento que deve ser exigido em praticamente qualquer destino: o certificado de vacinação Covid-19.

O documento pode ser emitido pela internet, gratuitamente, tão logo o seu ciclo vacinal esteja completo, por meio da plataforma Conecte SUS, do governo federal brasileiro.

Neste artigo, vamos te mostrar o passo a passo para adquirir o seu certificado, incluindo os requisitos obrigatórios e detalhes práticos! Veja só!

O que é o Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19?

O que é o Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19?
Fonte: Pixabay

Mesmo antes da pandemia de Covid-19, já se recomendava aos viajantes que portassem um Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia que atestasse que aquela pessoa já havia tomado as vacinas necessárias para viajar, como febre amarela, por exemplo.

Da mesma forma, o Certificado de Vacinação contra Covid-19, oferecido pelo recurso Conecte SUS, é uma espécie de carteira de vacinação que registra a imunização daquele viajante contra o coronavírus.

Desse modo, as autoridades de outras cidades brasileiras têm a prova documental de que seu turista já está imunizado contra a Covid-19 e não representa um risco para si mesmo ou para os outros.

Quem pode utilizar o serviço?

Qualquer cidadão que já tenha completado o seu esquema vacinal contra a Covid-19 pode usufruir do serviço. 

Isto é, quem já tomou as duas doses dos demais imunizantes, como Coronavac, Pfizer e Astrazeneca, ou a dose única da vacina da Janssen.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Viaje com segurança para qualquer destino do mundo!

    Mesmo quem já está imunizado contra o coronavírus deve tomar cuidados e precauções em qualquer viagem, não importa o destino. 

    Afinal, o viajante se expõe a diversos riscos que não escolhem lugar ou hora para acontecer.

    Você pode sofrer um acidente, passar mal, ter as bagagens extraviadas, lidar com um cancelamento de voo ou diversas outras situações que podem comprometer o sucesso da sua viagem.

    Por isso, recomenda-se que, além de tomar todas as vacinas indicadas, o viajante conte sempre com um bom seguro viagem, incluindo para viagens nacionais.

    Dessa forma, em caso de necessidade, você só precisa acionar o seguro para não voltar para casa antes da hora ou com prejuízo!

    Você pode fazer a cotação de seguro viagem barato em nosso site de buscas, Seguros Promo, que possibilita a comparação simultânea de até quatro planos: assim vai ficar fácil identificar a melhor oferta para o seu bolso!

    Além de garantir atendimento médico, seguro bagagem, retorno antecipado e outras comodidades, o viajante pode contar com o atendimento personalizado do Seguros Promo 100% em português.

    Faça agora mesmo uma cotação gratuita e garanta essa tranquilidade para a sua viagem em poucos minutos, sem abrir mão da economia!

    Seguro Viagem: América do Norte
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 47/dia*

    Como obter certificado de vacinação contra Covid-19?

    Obter o certificado de vacinação contra Covid-19 é mais fácil do que você imagina. O único pré-requisito é que o cidadão já tenha completado o seu esquema vacinal para solicitar o documento.

    Quando o seu ciclo de vacinas estiver completo, com dose única ou duas doses, a depender do imunizante, você só precisa baixar o aplicativo do Conecte SUS, se cadastrar e emitir o certificado de imunização.

    Como se cadastrar no site do Governo do Brasil?

    Para obter o certificado de vacinação via Conecte SUS, você precisará criar uma conta no Portal Único do Governo, mas não se preocupe, pois o processo é bastante simples.

    O cadastro pode ser feito na hora pelo site ou pelo app, via Play Store ou Apple Store.

    Basta clicar no ícone “Crie sua conta no gov.br” e seguir o passo a passo apresentado em tela. 

    Depois de incluir os dados solicitados, você receberá via e-mail ou SMS um código de confirmação, que deverá ser digitado no espaço indicado.

    Assim que essa confirmação for efetuada, basta criar uma senha com pelo menos oito caracteres, e pronto: seu cadastro está completo!

    O que é o Conecte SUS?

    O que é o Conecte SUS?
    Fonte: Unsplash

    Com o cadastro feito, você poderá usufruir dos serviços do Conecte SUS, que funciona não apenas como uma carteira de vacinação digital, mas também como um registro do histórico de exames e consultas feitos pela rede pública de saúde.

    A ferramenta digital foi elaborada pelo Ministério da Saúde para servir de “passaporte de vacina”, possibilitando que o cidadão tenha sempre no bolso uma comprovação de que está imunizado contra o Covid-19.

    Para facilitar o controle durante as viagens, o aplicativo gera um certificado com QR Code que possibilita a comprovação dos dados em português, espanhol ou inglês, incluindo a data da imunização, o nome e o laboratório da vacina e outras informações importantes.

    Além do seguro, há muitos outros serviços que são essenciais para que a sua viagem seja um sucesso. Para melhorar sua experiência, acesse o Vantagens Promo e fique atento às opções e benefícios!

    Como obter o certificado de vacinação pelo Conecte SUS?

    Você já se cadastrou no site do governo e baixou o app do Conecte SUS? Então só falta descobrir como obter certificado de vacinação Covid por meio do serviço.

    Para te ajudar nessa etapa, explicamos abaixo o passo a passo, confira!

    Fazer o registro após a aplicação da vacina

    O primeiro passo para obter o seu certificado de vacinação é efetuar o registro do seu ciclo vacinal na plataforma oficial do sistema de saúde.

    O profissional responsável inclui o nome do cidadão vacinado em um sistema de informação digital ou em papel (neste caso, o registro passa por um processo de digitação realizado pela Vigilância Epidemiológica da sua cidade).

    Acompanhar se o registro da aplicação foi enviado à RNDS

    Acompanhar se o registro da aplicação foi enviado à RNDS
    Fonte: Unsplash

    Em seguida, o cidadão deve confirmar se os registros de vacinação foram enviados à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), uma plataforma do governo federal que possibilita compilar informações e dados da saúde.

    Para isso, basta acompanhar pelo Conecte SUS se as vacinas contra Covid-19 já constam no seu registro.

    Quanto tempo até os dados da vacina aparecerem no Conecte SUS?

    As vacinas contra o coronavírus podem não aparecer imediatamente no seu certificado de vacinação: o prazo para registro dos dados é de até 10 dias úteis após a conclusão do esquema vacinal.

    Emitir o certificado de vacinação contra Covid-19

    Assim que o registro for confirmado na plataforma, você poderá emitir o seu certificado de vacinação em apenas 1 minuto!

    Abra o aplicativo Conecte SUS Cidadão e procure pelo ícone “Vacina”. Clique no ícone e, em seguida, selecione a opção “Ver as doses administradas”

    Nesse link, você conseguirá visualizar o detalhamento das vacinas que tomou e poderá clicar no ícone “emissão do certificado”.

    No campo superior da página, você terá a opção de emitir PDF para efetuar o download do certificado para a memória do seu smartphone ou do computador.

    O certificado estará disponível em quais idiomas?

    O certificado estará disponível em quais idiomas?
    Fonte: Unsplash

    Apesar de oficialmente só ser válido em território nacional, a aposta do Ministério da Saúde é de que o certificado de vacinação do Conecte SUS seja aceito internacionalmente como passaporte de vacina.

    Por isso, ao solicitar a emissão do seu documento, você poderá optar entre os idiomas português, inglês ou espanhol, o que deve facilitar o controle internacional de turistas imunizados.

    Para selecionar o idioma de preferência, basta clicar na bandeira correspondente no topo da página.

    Caso você tenha sido imunizado com a vacina de dose única da Janssen, só será possível emitir o documento em português.

    Quais dados estarão presentes no certificado?

    O certificado de vacinação compila informações pessoais do cidadão e dados que possibilitam a autenticação daquelas informações.

    O documento vai mostrar seu nome completo, data de nascimento, sexo, RG e CPF, além da data e do horário em que o certificado foi gerado.

    As informações das vacinas aplicadas também são bastante detalhadas: data da imunização, laboratório fabricante, nome da vacina, descrição das doses, lote da vacina e nome do estabelecimento de saúde vão constar no certificado.

    Além disso, o documento apresentará um código escaneável (QR Code) e um código numérico para validação das informações.

    O que fazer caso os dados registrados estiverem errados?

    Depois de concluir o cadastro e solicitar a emissão do certificado, confira com atenção se os dados que constam no documento conferem com os seus. 

    Se houver qualquer discrepância, clique no link “Fale com o Conecte SUS” para realizar a atualização do cadastro.

    Como autenticar o documento?

    Como autenticar o documento?
    Fonte: Katemangostar / Freepik

    Ao emitir o seu certificado de vacinação, você perceberá no campo inferior do documento um QR Code e um código de autenticação com 16 dígitos.

    Basta visitar o site validacertidao.saude.gov.br ou o aplicativo Conecte SUS e incluir o QR Code ou o código para validar oficialmente os dados que constam no certificado emitido.

    Qual é a validade do certificado de vacinação emitido pelo Conecte SUS?

    Apesar de o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia não ter data de validade definida, o mesmo não acontece com o documento emitido pelo Conecte SUS.

    Em outras palavras, o certificado de vacinação do aplicativo terá validade de 1 ano após a data de emissão. Depois desse prazo, será necessário solicitar a emissão de uma nova via do documento.

    O documento será válido como certificado de vacinação internacional?

    Ainda não existe uma regra definida em relação ao Certificado de Vacinação Internacional contra Covid-19, o que significa que cada país pode determinar seus próprios critérios para permitir a entrada de turistas.

    Embora cada nação possa definir se aceita ou não o certificado brasileiro, a expectativa é de que o Conecte SUS também seja adotado a médio prazo em outros países que exigem certificado de vacinação.

    França, Suíça e Egito são alguns dos destinos que já têm fronteiras reabertas para cidadãos brasileiros imunizados.

    De qualquer forma, como as regras para cada país podem variar, não deixe de confirmar as exigências do destino internacional escolhido antes de planejar a sua próxima viagem.

    Faça já a sua cotação de seguro viagem em promoção!

    O certificado de vacinação não é o único documento indispensável para a sua viagem: você também não pode se esquecer de contratar um bom seguro.

    O item garante uma série de coberturas e serviços essenciais para qualquer viajante, capazes de assegurar a sua tranquilidade em caso de emergência.

    O seguro viagem é recomendado até mesmo em viagens nacionais, uma vez que os planos de saúde tradicionais oferecem apenas cobertura regional e você pode acabar dependendo do SUS em caso de emergência fora do seu endereço de domicílio.

    O viajante segurado pode contar com cobertura médica e odontológica, seguro bagagem, auxílio por atraso ou cancelamento de voo, retorno antecipado, traslado médico e muitas outras comodidades. 

    Assim, em caso de necessidade, é só acionar a seguradora para receber o auxílio que precisa ou até mesmo reembolsos.

    Para encontrar o seguro viagem mais barato do mercado em poucos cliques, faça a sua cotação gratuita em nosso site de buscas, Seguros Promo

    Basta digitar o destino, selecionar a data da viagem e escolher a melhor oferta.

    Você pode comparar até quatro planos lado a lado para selecionar a melhor oferta para o seu perfil de viajante e contratar coberturas adicionais para personalizar o seu seguro!

    Em caso de dúvidas, é só entrar em contato com os especialistas do Seguros Promo, 100% em português, por e-mail, WhatsApp, telefone ou chat!

    Quer viajar com a proteção e a economia que você merece? De Promo você pode!

    Seguro Viagem: América do Norte
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 47/dia*

    Continue sua leitura!

    Veja também


    Recomendado para você
    Melhor preço garantido
    faça uma cotação e confira.
    Conecte-se com a gente