CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

×

×

Cancún ou Punta Cana: diferenças e qual o melhor destino?

Saiba escolher entre Cancún ou Punta Cana. Descubra a melhor época para visitar e as principais atrações. Entenda as diferenças dos destinos.

Férias à vista, promoções tentadoras e uma pergunta inevitável surge: Punta Cana ou Cancún? A escolha pode parecer um dilema, mas com informações precisas e um pouco de clareza sobre o que você deseja para a sua viagem, a decisão fica mais fácil

Apesar de compartilharem a beleza paradisíaca do mar do Caribe, esses dois destinos badalados possuem características bem distintas. 

Cancún é uma cidade moderna, com atrações diversificadas para todas as idades e vida noturna agitada. Por outro lado, Punta Cana oferece um ambiente mais tranquilo e sereno, perfeito para quem busca relaxar à beira-mar e desfrutar do conforto de um resort. 

Vem descobrir qual é a melhor opção para você!

Aproveitar o Caribe sem um seguro viagem pode ser perigoso. Contrate o seu com 20% de desconto!

Qual é a melhor época para ir pra Punta Cana ou Cancún?

Qual é a melhor época para ir pra Punta Cana ou Cancún
Flickr / CC BY 2.0

Em Punta Cana, as temperaturas são constantes ao longo do ano inteiro, com máximas superando os 30 °C em qualquer mês. O regime de chuva também é bem distribuído, e não existe uma estação seca ou chuvosa: as precipitações podem ocorrer a qualquer momento e tendem a ser passageiras.

A alta temporada no destino dominicano ocorre de dezembro a abril, quando a cidade recebe um fluxo maior de visitantes atraídos pelo clima agradável e os preços relativos ao turismo podem subir ligeiramente.

Cancún, por sua vez, também é um destino que pode ser visitado durante todo o ano, mas a alta temporada acontece entre dezembro e fevereiro, quando as chuvas são menos frequentes e a cidade está repleta de turistas. 

O destino mexicano também vive uma temporada movimentada de março e abril, período marcado pelo spring break, que atrai muitos jovens americanos em busca de festas e diversão. 

Não importa se você escolher o destino mexicano ou o dominicano, fica aqui uma dica valiosa: evite a viagem entre junho e novembro, período que engloba a temporada de furacões no Caribe.

As chances de você testemunhar um furacão nesse período não é muito alta, mas, de qualquer forma, é indicado evitar essas datas para minimizar ao máximo as chances de perrengue durante sua visita.

O que fazer em Cancún e Punta Cana?

Punta Cana é um paraíso tropical com um litoral de 32 quilômetros de extensão, onde a comodidade e o conforto são levados a sério. É um deleite explorar as megaestruturas dos resorts à beira-mar, capazes de oferecer uma autêntica experiência de férias.

A cidade é um destino recomendado para quem gosta de esportes como tirolesa, caiaque, windsurf e vela, além de abrigar um mega complexo de resorts all-inclusive à beira-mar. Você também terá a chance de conhecer lugares como a Isla Saona, os cenotes Ojos Indígenas, a Isla Catalina e muito mais.

Cancún é o ponto de partida perfeito para explorar a cultura mexicana e a civilização maia, com fácil acesso a importantes sítios arqueológicos, festas, bares e baladas, sem abrir mão das suas magníficas praias. 

É um ponto de partida interessante para quem quer conhecer mais sobre a Riviera Maya  ou fazer passeios para lugares como Playa del Carmen, Isla Mujeres, Tulum e o complexo arqueológico de Chichén Itzá.

Para te ajudar a decidir qual o melhor destino para a sua viagem, vamos te mostrar o que fazer em cada uma dessas cidades, confira!

Quais são as principais atrações turísticas em Cancún e Punta Cana?

Cancún e Punta Cana são dois dos destinos de praia mais desejados do Caribe, mas cada um deles é capaz de oferecer experiências turísticas distintas, que podem agradar a alguns e desagradar a outros.

Confira abaixo o que esperar das principais atrações turísticas dessas cidades!

Cancún

Com quase 900 mil habitantes, Cancún é um dos destinos mais conhecidos e visitados por brasileiros no Caribe, que logo evoca as imagens de suas praias de areia branca e águas cristalinas. O que você talvez não saiba é que há muito mais a explorar além do litoral!

A cidade mexicana oferece atrativos que vão desde sítios arqueológicos maias até parques naturais, ilhas e uma animada vida noturna, com uma infinidade de bares, restaurantes e clubes que garantem diversão até o amanhecer. Veja só!

Zona Hotelera

O endereço mais importante da cidade mexicana é a Zona Hotelera, um corredor turístico que concentra os melhores hotéis, museus, parques, restaurantes e, acima de tudo, praias de Cancún.

Oficialmente chamada Boulevard Kukulcán, a Zona Hotelera fica “espremida” entre o Mar do Caribe e a Lagoa Nichupté, o que significa que você poderá contemplar vistas espetaculares em todas as direções. 

Na região, não deixe de visitar a Playa Delfines, uma das praias públicas mais bonitas da cidade, onde você encontrará o famoso letreiro de Cancún para fotos inesquecíveis, além das ruínas de El Rey, um sítio arqueológico com 47 estruturas maias.

Chichén Itzá

Chichén Itzá é a antiga capital maia e um sítio arqueológico simplesmente indispensável para quem está em Cancún

O destaque do complexo é, sem dúvida, El Castillo, também conhecido como a Pirâmide de Kukulcán, um templo famoso por um fenômeno que ocorre duas vezes por ano, quando sombras criam a imagem da serpente Kukulcán descendo as escadarias. 

Os visitantes também podem conhecer outras estruturas e até o campo onde acontecia um jogo de bola, cujas estruturas ainda estão bem-preservadas, entre outros espaços previamente explorados pelos maias.

Isla Mujeres

Localizada a pouco mais de 10 km da costa de Cancún, a Isla Mujeres é uma das ilhas mais famosas do Caribe mexicano, onde o cenário tropical é absolutamente deslubrante.

Um dos lugares mais famosos por lá é a Playa Norte, que se destaca por suas águas quentes, rasas, cristalinas e praticamente sem ondas, com ótimas oportunidades para snorkeling e mergulho nos recifes de coral circundantes. Há até um Museu Subaquático, onde você pode mergulhar em meio a intrigantes esculturas submersas.

Você também pode gostar da Punta Sur, que abriga um farol, as ruínas de um templo maia e um santuário de tartarugas marinhas, nadar com golfinhos no Parque Garrafón e explorar os restaurantes e as lojas do charmoso centrinho da ilha.

Punta Cana

Punta Cana
Flickr / CC0

A pacata Punta Cana é uma cidade da República Dominicana com pouco mais de 40 mil habitantes e uma vocação inegável para o turismo. O destino caribenho é mundialmente conhecido por suas praias paradisíacas e seus resorts luxuosos, atrações à parte por lá.

As praias de areia branca e águas cristalinas são apenas o começo. Você também terá a chance de desfrutar de atividades como snorkeling, mergulho, passeios de barco, cenotes espetaculares e trilhas em parques ecológicos. Confira!

Praia Bávaro

Uma das praias mais famosas da cidade é a Praia Bávaro, que oferece tudo aquilo que você pode esperar de um destino caribenho, como águas cristalinas em tons incríveis de azul, areia macia e muitos coqueiros.

O mar é calmo, com ondas suaves, com condições de visibilidade ideais para nadar e praticar snorkeling. Há também outras praias na região, como El Cortecito, Los Corales e Bibijagua, que podem ser visitadas a pé. 

E tem mais: Bávaro é uma praia conhecida por sua vasta oferta de resorts, capazes de atender a diferentes orçamentos e oferecer estruturas completas de lazer.

Ilha Saona

A Ilha Saona, com suas águas cristalinas e tranquilas, ficou mundialmente famosa depois de ser cenário para as gravações do filme “A Lagoa Azul”

É possível conhecer esse paraíso por meio de passeios organizados por agências turísticas. As empresas, em geral, buscam os visitantes nos resorts em que estão hospedados e os levam à região de Bayahibe, de onde partem as embarcações. 

Há opções de tours em lancha ou catamarã, que incluem paradas para mergulho nas piscinas naturais conhecidas como Blue Lagoon, na região de La Palmilla.

Hoyo Azul

Principal cenote da cidade, o Hoyo Azul fica no Scape Park, a pouco menos de 40 minutos de Punta Cana: trata-se de uma parada quase obrigatória para quem visita a região!

O cenote é acessado por uma trilha que atravessa uma área florestal até chegar aos pés de um penhasco de aproximadamente 75 metros, onde você vai encontrar um poço de água águas cristalinas em tons quase inacreditáveis de azul intenso.

Para tomar um banho refrescante no Hoyo Azul, você ainda pode contar com a comodidade de uma passarela e escada de madeira que leva até as águas, abastecidas por rios que fluem no subterrâneo. Imperdível!

Encontre o melhor seguro viagem para Cancún e Punta Cana no Seguros Promo!

Viajar para destinos paradisíacos como o Caribe pode ser, sem dúvidas, uma experiência inesquecível. No entanto, não se esqueça de que imprevistos podem ocorrer a qualquer momento, tornando o seguro viagem essencial para qualquer viajante. 

Encontrar o seguro ideal para o Caribe com o melhor preço pode parecer um desafio, mas é aqui que o Seguros Promo se destaca, oferecendo uma exclusiva ferramenta que possibilita comparar planos e preços de diversas seguradoras em um só lugar, de forma rápida e prática. 

Com apenas alguns cliques, você garante proteção contra imprevistos que vão de despesas médicas a repatriamento, passando por perda de bagagem e muito mais. Ou seja, você pode desfrutar da sua viagem sem preocupações, pois estará devidamente protegido.

Seguro Viagem:
America Central
Intermac I60 Am. Latina +Covid-19 Intermac I60 Am. Latina +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Qual a diferença entre Cancún e Punta Cana?

Além de estarem localizados em países diferentes, Cancún e Punta Cana são dois destinos que oferecem atrações distintas para os visitantes. Apesar de cada cidade apresentar características únicas, ambas são perfeitas para quem busca belas praias para relaxar. Confira as características de cada um desses lugares a seguir!

Preços

Punta Cana é um destino ligeiramente mais econômico em comparação a Cancún, pois a maioria dos hotéis oferece pacotes all-inclusive, o que facilita o controle dos gastos. 

Praticamente todas as despesas, como refeições e atividades, estão incluídas nas diárias. Isso significa que, ao escolher um hotel all-inclusive (a partir de R$4.000 por semana), os únicos gastos adicionais seriam com passeios opcionais. 

Em contrapartida, em Cancún, além de pagar pelo hotel (que frequentemente custa acima de R$5.000 por semana), você precisa considerar despesas adicionais com refeições, deslocamentos e passeios, o que pode aumentar o custo total da viagem. 

Compras

Compras
Wikimedia Commons / CC BY 3.0

Em termos de compras, Cancún oferece uma vantagem significativa sobre Punta Cana devido à sua variedade e competitividade de preços. Há diversos shopping centers, lojas de grife internacional, mercados de artesanato e outlets no destino mexicano, oferecendo um leque amplo para os turistas ávidos por boas compras.

Punta Cana, por outro lado, oferece opções mais limitadas para compras, com pequenas lojas nos resorts ou no Palma Real, o principal shopping da cidade, embora os preços não sejam tão competitivos quanto os de Cancún. 

Praias e belezas naturais

Um quesito em que praticamente não há distinção entre as duas cidades é o conjunto de belezas naturais. Tanto Punta Cana quanto Cancún oferecem cenários cinematográficos, com águas calmas e cristalinas, perfeitas para longos dias de sol e mar.

Ou seja, seja qual for sua escolha, você encontrará praias autenticamente caribenhas e natureza exuberante para desfrutar de dias no paraíso!

Lazer e vida noturna

Você vai encontrar experiências de lazer e vida noturna distintas, adaptadas para diferentes preferências de viagem, em cada um desses destinos.

Em Punta Cana, a diversão concentra-se principalmente nos resorts e hotéis, onde os hóspedes podem desfrutar de shows de dança, atividades aquáticas, música ao vivo e uma atmosfera animada que se estende até as noites. Contudo, fora dos resorts não há muito a fazer, especialmente à noite.

Isso não se repete em Cancún, conhecida por sua vida noturna badalada e ampla oferta de entretenimento fora dos resorts, como bares, restaurantes e danceterias, incluindo o famoso Coco Bongo. 

Como escolher entre Punta Cana ou Cancún?

Cancún é uma cidade conhecida por sua vida noturna badalada e ampla oferta de entretenimento fora dos resorts, como bares, restaurantes e danceterias. Enquanto isso, Punta Cana é o destino ideal para quem busca relaxar e viver noites e dias mais calmos.

Passagem aérea

Cancún geralmente apresenta uma competitividade maior em termos de preço médio das passagens em comparação com Punta Cana. 

A popularidade de Cancún como destino turístico gera competição entre as companhias aéreas, resultando em preços mais acessíveis para os viajantes, embora os custos possam variar bastante conforme a época do ano, demanda e antecedência da compra.

Hospedagem

Nas duas cidades, as principais alternativas de hospedagem são os resorts all-inclusive, com ligeira vantagem para Punta Cana. 

Contudo, se você não faz uso desses serviços, tem restrições alimentares ou prefere explorar mais a cidade e seus arredores durante o dia, pode ser mais vantajoso optar por Cancún, que reúne mais hotéis que oferecem apenas café da manhã ou nenhuma refeição inclusa. 

Passeios

Cancún leva vantagem no quesito passeios, com muitas belezas e atividades para desfrutar além dos muros dos hotéis, como ilhas, praias, museus e sítios arqueológicos.

Em contrapartida, as melhores atrações de Punta Cana ficam dentro dos próprios resorts, à exceção de alguns atrativos, como a Ilha Saona e o Scape Park. Ou seja, é um destino recomendado para quem deseja simplesmente descansar, sem precisar sair do hotel para nada.

Alimentação

Alimentação
Flickr / CC BY-SA 2.0

A gastronomia mexicana é o grande destaque em Cancún, seja nos resorts, nos restaurantes ou até mesmo nas barracas de rua. Você poderá saborear pratos que vão desde tacos tradicionais até hambúrgueres e pizzas. 

Já em Punta Cana, a gastronomia é mais centrada em frutos do mar e tem suas melhores opções nos próprios resorts, que, muitas vezes, contam com diferentes restaurantes para oferecer diversidade aos hóspedes do all-inclusive.

Vale lembrar que os valores geralmente são comparáveis entre os dois destinos, tornando a escolha entre eles uma questão mais de preferência pessoal.

Como são as opções de hospedagem em Cancún e Punta Cana?

Nas duas cidades, as principais opções de hospedagem são os resorts all-inclusive, que garantem comodidade e praticidade durante a estadia, muitas vezes com excelente custo-benefício, incluindo refeições, bebidas e atividades sem precisar sair do hotel. 

Em Cancún, há maior oferta de hotéis que oferecem apenas café da manhã ou opções sem refeições inclusas, indicados para quem planeja explorar mais a cidade durante o dia ou tem restrições alimentares específicas. 

Como é a gastronomia em Cancún e Punta Cana?

Em Cancún, a gastronomia reflete uma fusão entre a tradicional culinária mexicana e influências da cozinha americana, o que resulta em delícias como tacos e burritos típicos até hambúrgueres e pizzas nos principais restaurantes.

Por outro lado, em Punta Cana, a ênfase gastronômica está nos frutos do mar frescos, que podem ser encontrados em praticamente todos os restaurantes, como camarões, lagostas, peixes e mariscos preparados de diversas maneiras. Há também uma influência forte da cozinha crioula dominicana, com pratos como o mofongo, feito com banana verde frita e recheado com frutos do mar.

Os valores para refeições variam de acordo com o local e o tipo de estabelecimento, mas geralmente são similares entre os dois destinos, com opções de almoço ou jantar entre R$20 e R$60, em média.

Quer economizar no seguro viagem para o Caribe? Acesse o Seguros Promo!

Com as informações certas em mãos, vai ficar muito mais fácil escolher entre Cancún ou Punta Cana para a sua próxima viagem. Garanta agora no Seguros Promo seu seguro viagem barato e se proteja em caso de imprevistos durante sua aventura caribenha.

O Seguros Promo facilita a comparação de coberturas e preços de diversas empresas, por meio de uma interface moderna e segura. Desse modo, você encontra facilmente as melhores ofertas para garantir cobertura para despesas médicas, repatriamento, problemas com bagagem e muito mais. 

Viaje tranquilo para o Caribe sem pesar no bolso. De promo você pode!

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Continue sua leitura!

aaaa