CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Tulum México: quando ir, como chegar nas ruínas e dicas de passeios

Quer conhecer Tulum no México? Você vai se apaixonar pelas mais lindas paisagens da costa caribenha e pelas incríveis ruínas históricas da civilização maia

A cidade de Tulum, México, é palco das mais lindas paisagens da costa caribenha e das ruínas históricas da civilização maia, uma das mais interessantes do mundo. 

Ao desembarcar neste destino, tenha certeza que será paixão à primeira vista. Ele é puro encanto, beleza e história. Venha se encantar com este paraíso na Riviera Maya!

Tulum México: ruínas, praias e belezas naturais

Belezas naturais
Fonte: Unsplash

Decidir o que fazer em Tulum vai ser uma tarefa e tanto. Esta cidade é repleta de atrações e paisagens naturais

Além de um povo extremamente simpático e hospitaleiro, o destino é famoso pelas ruínas datadas do século 6. 

Entre as mais populares estão as ruínas maias e as ruínas de Chichén Itzá, onde está uma enorme pirâmide, considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. 

Você ficará impressionado com as estruturas das cidades antigas, feitas com enormes pedras. 

Além disso, os cenotes, piscinas naturais em espécies de cavernas, também são as atrações, assim como as lindas praias, parecem um paraíso.

Em toda a costa de Tulum, o cenário é sempre de mar azul, águas cristalinas, enormes coqueiros plantados em extensas faixas de areia branca e fofa. Conseguiu imaginar?

Faça a cotação do seu seguro viagem com desconto neste link!

A história das ruínas de Tulum no México

História de Tulum
Fonte: Unsplash

Sem dúvida, as ruínas de Tulum estão entre os sítios arqueológicos mais interessantes de todo o mundo. Com base em algumas inscrições, a criação da cidade é datada do ano de 564.

Na época, segundo estudos, Tulum era utilizada pela cidade de Cobá como um centro de pesca e porto de comércio para troca de mercadorias, como cerâmica e artefatos de sílex. 

A cidade viveu seu ápice entre os séculos XIII e XV e manteve suas atividades por mais de 70 anos, até que os espanhóis iniciaram as ocupações do México. 

Ela foi abandonada no século XVI devido à morte de milhares pessoas por doenças trazidas pelos europeus.

No passado, a Tulum tinha o nome de Zamá, ou seja, que significa cidade da aurora, por ela estar situada em direção ao nascer do sol. Tulum significa parede, por isso, a cidade era rodeada por muralha.

Onde fica a cidade de Tulum?

Tulum, no México, é um sítio arqueológico com ruínas que datam do Império Maia do ano de 564 d.C.

Para você entender onde ela fica, saiba que o município está localizado na costa do Caribe, no sudeste do país, mais especificamente no estado de Quintana Roo, em uma área conhecida como Riviera Maya.

O centro histórico está situado dentro da cidade de Tulum a cerca de cinco quilômetros de distância da área urbana.

Tulum, México: quando ir?

Se está preparando uma viagem para Tulum, dicas são fundamentais para a aventura mexicana. Na hora de programar o período da sua viagem, a melhor temporada acontece entre dezembro e junho.

Isso porque, neste período, embora com um pouco de chuvas, a possibilidade de furação é quase que descartada. Além disso, nesta época, com o passar dos meses, a temperatura varia entre 17° e 33°.

Os meses de junho e julho são os mais quentes, embora a incidência de chuva seja maior. De qualquer forma, nada que comprometa os passeios para conhecer as ruínas e as praias mexicanas.

Já entre os meses de agosto e setembro, existe uma possibilidade maior de ocorrer furacões. Mesmo assim, o dia a dia por lá não muda e os turistas também viajam neste período para Tulum.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Como chegar a Tulum?

    Se está pensando em como ir para Tulum, México, saiba que a viagem é muito tranquila até lá. O aeroporto mais perto da cidade fica em Cancún, que está a cerca de 120 quilômetros de distância.

    Ao desembarcar em Cancún, é possível pegar ônibus em direção à Tulum. O trajeto tem duração de cerca de duas horas e custa em torno de 8 dólares.

    Documentação necessária para viajar para Tulum no México

    Tulum México: documentação
    Fonte: Unsplash

    Para viajar para Tulum, no México, os brasileiros não necessitam da obtenção do visto de turismo, desde que permaneça no país por, no máximo, 90 dias.

    Ah, na imigração, é preciso apresentar passaporte com validade de, no mínimo, seis meses. Por isso, não esqueça de dar uma olhada para ver se ele não vai vencer.

    Seguro viagem para Tulum, México

    Viajar é maravilhoso, mas viajar em segurança é ainda melhor, não é mesmo? 

    Por isso, além de viajar na época ideal e saber quais são os principais pontos turísticos, é preciso se preocupar em ter dias de diversão, mas de forma tranquila.

    Ao viajar para Tulum, não esqueça de contratar um bom seguro viagem, para te dar respaldo em casos de perda ou atraso de voo, extravio de bagagem, problemas de saúde ou até mesmo um acidente.

    Para encontrar as melhores opções, uma dica é fazer as suas pesquisas no site comparador, Seguros Promo, que reúne planos das principais seguradoras do Brasil.

    Concentrar as suas buscas no nosso site é a certeza de encontrar os preços mais baixos do mercado, as promoções e descontos mais vantajosos.

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 2.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Passagens aéreas para Tulum

    As passagens aéreas estão no topo da lista quando o assunto é planejamento. Se quer encontrar os melhores preços, existem algumas boas práticas que você não pode esquecer.

    Uma delas é iniciar as suas pesquisas com bastante antecedência, porque as chances de conseguir os preços mais baixos são bem altas.

    Além disso, busque por voos durante a semana, uma vez que os valores das passagens aos finais de semana costumam ser bem mais salgados.

    Outra dica importantíssima é fazer as suas pesquisas no melhor site comparador, Vai de Promo, que faz buscas dos menores preços nas principais companhias aéreas do Brasil e do mundo.

    Por último, no site Vai de Promo, faça seu cadastro no alerta de preços, pois, assim que eles baixarem, você será avisado imediatamente.

    O que fazer em Tulum e arreadores?

    As atrações em Tulum são as mais impressionantes. Além de conhecer as praias mais lindas e badaladas do México, nos arredores da cidade, é possível conhecer as ruínas maias e a Chichén Itzá

    Além disso, na região, não deixe de visitar os lindos cenotes, que ficam em espécies de caverna, locais perfeitos para mergulho. 

    Quando o assunto são as praias, conheça as Playa Paraiso e a Playa dos Pescadores. As paisagens são belíssimas!

    Mapa de Tulum, México

    Em Tulum, México, não vai faltar o que fazer! Mas para organizar um bom roteiro, é sempre bom ter um mapa para se localizar por lá. Para te ajudar nesta tarefa, preparamos um mapa completo para você.

    1. Conhecer as ruínas maias

    Tulum México: ruínas maias
    Fonte: Unsplash

    Na hora de decidir o que fazer em Tulum, as ruínas maias precisam estar no topo da lista. Localizado no alto de um penhasco, o sítio arqueológico é datado do século 6.

    Você ficará impressionado com as estruturas feitas de rochas. Mas diferente de Chichén Itzá, suas construções não são tão significativas.

    O que chama mais atenção por lá é a sua localização e o belo mar azul ao seu redor. Prepare-se para fazer as mais lindas fotos! 

    2. Visitar o Chichén Itzá

    No passado, Chichén Itzá foi um importante centro urbano da comunidade maia. 

    Ao fazer um tour pelo local, a grandiosa e imponente pirâmide vai te impressionar, pois ela fica em um descampado bem na parte central. Um espetáculo!

    A estrutura está entre as 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Por lá, você poderá observar ainda outras estruturas feitas de pedras pela antiga civilização. 

    Reserve um dia inteiro para conhecer o local e não se esqueça do protetor solar e do chapéu.

    3. Mergulhar no Gran Cenote

    Em Tulum, México existem os cenotes, que são incríveis piscinas naturais com águas transparente

    Ao visitar a Gran Cenote, você vai se deparar com um lindo lago de águas azuis escondidas em cavidades, que mais se parecem com uma caverna.

    Esse espetáculo da natureza acontece em razão de processos geomorfológicos e também pela concentração de água da chuva nesses locais.

    O Gran Cenote é um dos mais famosos em razão de uma combinação perfeita de águas cristalinas, formações rochosas e vegetação belíssima. Um delicioso mergulho não pode faltar ao conhecer o local.

    4. Conhecer o Cenote Ik-kil

    Cenote Ik-kil
    Fonte: Unsplash

    Assim como o Gran Cenote, ele também deve estar no seu roteiro. O Cenote Ik-kil tem águas de tonalidade azul, sendo perfeitamente ornamentado por raízes de plantas que ficam penduradas sobre o lago.

    Antes e descer até a piscina natural para um mergulho, aprecie a vista do alto do mirante, de onde você verá todo o cenote.

    5. Visitar o Cenote Dos Ojos

    O Cenote Dos Ojos é tão impressionante quanto o Gran Cenote e o Cenote Ik-kil. Ele é considerado o mais recomendado para quem quer praticar mergulho ou snorkeling.

    Faça mergulhos em águas transparentes e observe conchas, corais marinhos, formações rochosas, restos de fósseis de peixes, entre outros. Certamente, ele é um dos lugares mais lindos que verá em Tulum.

    6. Passear pela Playa Paraiso

    Tulum México: Playa Paraíso
    Fonte: Unsplash

    O nome da praia caiu como uma luva. Afinal, o local é um verdadeiro paraíso. Com areias bem branquinhas e fofas, um mar azul e coqueiros são os grandes personagens da Playa Paraiso.

    Além de curtir tudo que o lugar tem para te oferecer, por lá, é possível praticar esportes, como kitesurf e surf ou apenas deitar nas esteiras para pegar um bronzeado. Você vai amar a Playa Paraiso!

    7. Nadar na Playa Pescadores

    Playa Pescadores

    Durante a sua viagem, não deixe de incluir a bela Playa Pescadores no seu tour pela região, já que ela é um verdadeiro paraíso em terras caribenhas. 

    No local, aproveite para fazer um delicioso mergulho no mar azul e relaxar debaixo dos coqueiros plantados em toda a extensão da praia de areia branquinha e fofa. 

    Por lá, dá para fazer um passeio de barco, além de apreciar bons drinks e pratos típicos nos estabelecimentos existentes na praia.

    8. Conhecer a Reserva de Sian Ka’na

    Você ficará encantado com o cenário repleto de grandes lagoas, praias desertas e muitas espécies da fauna e da flora.

    Na Reserva de Sian Ka’na, não deixe de fazer um belo passeio de barco para admirar a paisagem, além de mergulhar em manguezais e lagoas de águas cristalinas.

    O ápice do seu tour, sem dúvida, será um mergulho para conhecer recifes de corais e observar tartarugas, crocodilos e golfinhos.

    Arquitetura de Tulum México

    Tulum México: arquitetura
    Fonte: Unsplash

    Ao viajar para Tulum, no México, prepare-se para se encantar com a arquitetura local, que tem como características as construções da civilização maia da região costeira oriental de Iucatão.

    De uma forma geral, os edifícios foram construídos de pedras e rochedos, tendo portas estreitas e colunas de sustentação bem grandes para suportar toda a estrutura.

    Os prédios costumam ter duas pequenas janelas, além de um altar na parede que fica na parte traseira, sendo usado como parte do teto, abobado ou vigas.

    Dicas Tulum: tudo que você precisa saber antes de viajar

    Depois de escolher o que fazer em Tulum, é sempre importante atentar-se às dicas abaixo para que a sua viagem seja ainda mais proveitosa.

    A moeda oficial de Tulum é o peso mexicano, mas muitos lugares aceitam o dólar americano. 

    Independentemente da moeda que escolher, é bom andar com dinheiro em espécie, porque muitos lugares aceitam apenas essa forma de pagamento.

    No caso da hospedagem, uma dica é reservar hotéis, pousadas ou hostels na região de Tulum Pueblo, que é a mais central da cidade. Por lá, há muitas opções de acomodações.

    Nesse sentido, é sempre importante lembrar que Tulum é um destino bem rústico e a rede hoteleira também segue esse mesmo estilo, embora seja possível encontrar hotéis mais sofisticados.

    Para se locomover pela região, a melhor opção são os ônibus urbanos, que possuem frota de modelos novos e veículos um pouco mais velhos, mas dá para percorrer os pontos turísticos tranquilamente.

    Se preferir, você pode se locomover de táxi pela cidade, mas essa opção é um pouco mais salgada. Ah, dá para alugar carro por lá também.

    Cotação seguro viagem para o Tulum, México

    Com o roteiro Tulum, México definido, agora é preciso fazer a contratação do seu seguro viagem. Bom, já falamos aqui sobre a importância deste item para a sua jornada em terras mexicanas.

    Então, depois que terminar de ler esse artigo, corre lá para o site comparador, Seguros Promo e encontre agora mesmo os planos mais recomendados para a sua viagem com os preços mais baixos do mercado.

    Se além de uma bela viagem, você quer gastar pouco, saiba que de Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 2.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.


    Confira outros destinos incríveis para viajar:

    aaaa