icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
04 outubro - 9 minutos de leitura.

Tradições de Halloween: veja quais são as principais em vários países diferentes! 

Chris standing up holding his daughter Elva Dicas de Viagem

As tradições de Halloween são muito diferentes de um país para outro. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, trata-se de um feriado nacional, enquanto no Brasil estamos acostumados com o “Dia do Saci”.

Sem problemas, a nossa cultura celebra outras datas de forma mais efusiva, por isso, você que é fã do dia das bruxas, vai adorar o assunto deste artigo.

Neste artigo, vamos mostrar quais as tradições de Halloween de nove países em que a data é comemorada de maneira bem especial. Acompanhe no texto para ficar sabendo quais são eles.

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link

Tradições de Halloween: quais países comemoram a data?

Você conhece os países que participam do Halloween? Não é tudo a mesma coisa, não se engane. 

No México, por exemplo, é celebrado o “Dia de los muertos” (dia dos mortos), e o feriado vai de 31 de outubro até 2 de novembro.

Na China, o sentido, ou o significado da data é semelhante a outros lugares, no sentido de festejar as almas, mas os ritos são muito diferentes da maioria dos outros países que comemoram o Halloween. 

Portugal, com seus rituais próprios, celebra em uma data semelhante, mas de forma muito peculiar. Vamos falar detalhadamente sobre isso mais adiante no texto.

Resumindo, muitos lugares comemoram esse evento, e as festividades atraem turistas do mundo inteiro

Por isso, saber o que é o Halloween é fundamental para aproveitar as celebrações e aprender mais sobre os costumes de países diferentes.

Quem trouxe a tradição do Halloween?

Os irlandeses levaram a tradição do Halloween para os Estados Unidos, certamente o lugar do mundo em que o 31 de outubro é mais aguardado.

No entanto, as origens do feriado têm raízes mais antigas que a imigração irlandesa para a América. 

Os povos celtas tinham o costume de, justamente nessa época, promover uma festividade que marcava o início do inverno e também a passagem do ano.

Esse festival chamava-se “Samhain” e tinha por objetivo espantar os maus espíritos que poderiam chegar com o inverno. Para isso, você pode imaginar o que as pessoas faziam?

A tradição do Halloween utiliza os mesmo elementos até hoje: máscaras, fantasias, fogo, lanternas, fantasmas, esqueletos e as cores laranja e preto.

Resumindo: o dia das bruxas é uma festividade com profundas raízes no paganismo europeu e que, hoje, representa uma homenagem aos antepassados e a celebração da vida

As tradições do Halloween no Brasil não são tão expressivas, mas as festas com essa temática têm ficado cada vez mais comuns ao redor do mundo. 

De qualquer forma, viajar para outro país para curtir o Halloween parece uma boa ideia, não é?

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem em promoção para qualquer destino!

    Na hora de organizar o roteiro e as finanças para sua viagem de Halloween, lembre-se de incluir o seguro viagem, ok?

    Ninguém está livre de imprevistos, e contar com ajuda especializada, e em seu idioma, evita uma série de outros contratempos. 

    Muitos países, como a Itália e a Alemanha exigem a contratação de uma cobertura mínima para os estrangeiros que pretendem ingressar em seu território.

    E convenhamos, lidar com extravio de bagagens, voos cancelados e emergências médicas é algo complicado.

    Fácil mesmo é acessar a plataforma do Seguros Promo e encontrar o melhor seguro viagem para você e sua família não ficarem sem cobertura.

    Entre no site e confira os descontos, cupons e ofertas para economizar de verdade!

    Seguro Viagem: Seguros Internacionais
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) AC 35 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 27/dia*

    Quais são os costumes e tradições do Halloween?   

    Você deve estar se perguntando: afinal, como é comemorado o halloween nos Estados Unidos? 

    Sabe aquelas cenas clássicas de filmes americanos, em que as crianças saem pela vizinhança em busca de doces?

    É exatamente isso, mas não somente. A época do dia das bruxas nos Estados Unidos é cheia de atividades legais, como fazer lanternas de abóbora, fantasiar-se e reunir toda a família.

    Agora, vamos explicar o que é celebrado no Halloween, e os países com grande tradição em comemorar a data.

    1. Irlanda

    Tradições de Halloween Irlanda
    Fonte: Stocksnap / CC0

    Ao que tudo indica, foi na Irlanda, ou naquela região, onde tudo começou. Inclusive, a tradição de se fazer lanternas com verduras nasceu na Europa, com os celtas. 

    O objetivo era espantar os espíritos dos mortos com o fogo e com a luz. A diferença é que nos primórdios, eles usavam o nabo para tal. 

    Nos Estados Unidos, a abóbora, que crescia mais abundantemente, serviu bem na substituição e tornou-se o maior símbolo do Halloween americano.

    Quais são as tradições do Halloween na Irlanda?

    Cada lugar tem suas tradições e na Irlanda não poderia ser diferente. Antes de “doces ou travessuras” (trick or treat), a tradição irlandesa era outra. 

    O costume chamava-se “souling”. As pessoas batiam de porta em porta e pediam um pedaço de “bolo de alma”, um tipo de pão com groselha

    Depois da doação, o beneficiado fazia uma reza para espantar os espíritos.

    Claro, essa “brincadeira” foi adaptada, e hoje as crianças se fantasiam para pedir doces aos vizinhos. Na Irlanda, uma outra tradição é também um tipo de desafio.

    O candidato precisa comer uma maçã, que fica suspensa, sem tocá-la com as mãos. É muito divertido e os pequenos, principalmente, aproveitam bastante.

    2. Estados Unidos

    Tradições de Halloween nos Estados Unidos
    Fonte: Rawpixel.Com / Freepik

    Definitivamente, o maior Halloween do mundo é o dos Estados Unidos. Os americanos adotaram o dia das bruxas como feriado e todos os anos as ruas ficam repletas de crianças e adultos fantasiados.

    Sem contar que as festas e baladas temáticas exploram cada vez mais esse assunto, ajudando a popularizar a data. 

    Por isso, é importante entender como surgiu o Halloween nos Estados Unidos e quais as principais tradições do feriado.

    Qual é a tradição de Halloween nos Estados Unidos?

    Os jardins e fachadas das casas recebem a tradicional decoração de lanternas de abóbora (Jack-o’-lantern) de todos os tamanhos, espantalhos, caveiras, fantasmas, bruxas e monstros. Os americanos levam isso bem a sério.

    A tradição de Halloween nos Estados Unidos mais famosa é a icônica brincadeira de “doces ou travessuras”. 

    O objetivo é ganhar doces dos vizinhos e aprontar alguma traquinagem, caso a guloseima seja negada.

    A hora das histórias de terror também é muito aguardada. Os adultos compartilham contos assustadores com as crianças, a fim de perpetuar a tradição.

    Os mais espiritualistas ainda se dirigem aos supostos locais mal-assombrados para tentar experimentar qualquer presença sobrenatural, já que, em teoria, nessa época do ano o mundo espiritual e o humano ficam mais próximos.

    3. Inglaterra

    Tradições de Halloween na Inglaterra
    Fonte: Stocksnap / CC0

    Os ingleses não são tão empolgados quanto os americanos com o dia das bruxas, mas é possível encontrar muitas cidades do país que celebram a data. 

    Em geral, o Halloween é tradicional na maioria dos países anglo-saxões, ou seja, de língua inglesa.

    Portanto, as tradições de Halloween na Inglaterra seguem o mesmo padrão “sombrio” do feriado americano.

    Quais são as tradições do Halloween na Inglaterra?

    No lugar dos nabos irlandeses, ou das abóboras americanas, os ingleses esculpem beterrabas para colocar a vela dentro e fazer as lanternas icônicas, o que provoca um arrepiante brilho avermelhado.

    Eles ainda mantêm o costume de jogar objetos em fogueiras para espantar os espíritos ruins, fazem o “doces ou travessuras” e colocam suas máscaras de monstros.

    4. Alemanha

    Tradições de Halloween na Alemanha
    Fonte: Gpointstudio / Freepik

    Assim como o Brasil, a Alemanha também “importou” o Halloween dos Estados Unidos. 

    Incorporaram diversos símbolos do tema em sua celebração e, hoje em dia, o 31 de outubro pode ser visto sendo celebrado em diversos locais do país.

    Qual é a tradição de Halloween na Alemanha?

    Os alemães adoraram a ideia de decorar as casas e prédios com abóboras e capricham nessa hora. Além disso, as ruas recebem suas Jack-o’-lantern, e as vendas de doces disparam.

    5. México

    Dia de los Muertos
    Fonte: Wayhomestudio / Freepik

    O México celebra o halloween e o dia dos mortos de forma distinta dos países apresentados até agora. Neste país latino e norte-americano, a tradição é outra.

    Qual é a tradição de Halloween no México?

    Lá, acredita-se que os portões do mundo dos mortos se abrem em 31 de outubro, para que as almas dos entes que se foram retornem para celebrar com os familiares.

    Em 2 de novembro, no dia de Finados, as almas voltam ao seu lugar, para descansar, encerrando assim os dias de celebrações. 

    O Dia dos Mortos é um dos feriados mais tradicionais do país e é muito peculiar. Trata-se de uma festa enorme, celebrada em todos os cantos.

    As caveiras mexicanas são o maior símbolo do Halloween no país, e as pessoas se pintam e fantasiam com temas mórbidos, embora a festa seja muito animada.

    Portanto, no México, “El Día de los Muertos” é uma data que tem um significado ainda mais especial. É um rito religioso e íntimo, comemorado por todo um país.

    6. Brasil

    Tradições de Halloween no Brasil
    Fonte: Pexels

    O que acontece no Halloween brasileiro é bem semelhante ao americano, ao menos, no quesito festas. 

    Claro, por aqui as crianças não percorrem as ruas dos subúrbios pedindo doces aos vizinhos.

    Mas, as festas temáticas, com muita maquiagem, fantasias, lanternas de abóbora e decoração típica, têm se tornado habituais por aqui.

    O que as pessoas fazem no dia do Halloween no Brasil?

    Basta chegar o mês de outubro para os clubes e boates anunciarem os seus eventos e noites de Halloween, cheios de agito. 

    As pessoas se fantasiam e dançam animadamente, como em um baile ou bloco de carnaval.

    Muitas escolas de inglês, e até mesmo do ensino regular, também ajudam a promover a data, mas sob a justificativa do aprendizado.

    No Brasil, o dia 31 de outubro é o dia da figura folclórica do Saci Pererê. Afinal, ele é um moleque travesso, cheio de artimanhas e disposto a passar susto nas pessoas. A cara do Halloween, concorda?

    7. China

    Tradições de Halloween na China
    Fonte: Jonathan Kos-Read / Flickr / CC BY-ND 2.0

    Na China também existe uma forma de “comemorar” o dia das bruxas, mas a história contada é diferente. 

    Trata-se de um ritual budista e taoísta, no Halloween chinês (Teng Chieh), que acontece durante o 15º dia do sétimo mês do calendário lunar.

    Quais são as tradições do Dia das Bruxas na China?

    Os chineses celebram a ocasião em grande estilo. A ideia é recepcionar com fartura os fantasmas que vêm do mundo sobrenatural. 

    Eles fazem oferendas de frutas e água em altares com fotos dos familiares que se foram.

    Eles ainda acendem fogueiras e lanternas em um lindo espetáculo de cores, para não só guiar as almas de volta, mas também libertar os espíritos dos mortos que não puderam ser sepultados.

    8. Filipinas

    Tradições de Halloween nas Filipinas
    Fonte: Stocksnap / CC0

    As Filipinas comemoram a ocasião de uma forma muito singela, e que, até certo ponto lembra as características do Halloween dos Estados Unidos.

    Quais são as tradições do Halloween nas Filipinas?   

    O princípio de fantasiar as crianças e de seguir de porta em porta é o mesmo, mas com uma diferença muito interessante. 

    Ao invés de pedirem doces e guloseimas, eles fazem preces pelas almas dos mortos, e cantam canções tradicionais do país.

    9. Portugal

    As tradições de Halloween em Portugal seguem a mesma lógica de outros países da nossa lista, mas com suas peculiaridades, é claro. 

    Quem mais se diverte são as crianças que saem pelas ruas para fazer travessuras, mas a comemoração não para por aí.

    Quais são as tradições de Halloween em Portugal?

    Mesmo com a introdução e popularização da festa americana, muitas festas com influências celtas acontecem pelo país. 

    Na noite dos fachos, por exemplo, as pessoas vão para as colinas gritar para espantar os maus espíritos

    Em Bragança, a raiz pagã fica evidente com o costume de acender uma grande fogueira, para referenciar o ritual celta, na Festa da Cabra e do Canhoto.

    Faça já a sua cotação de seguro viagem

    Para conhecer festividades diferentes ao redor do mundo, você vai precisar de um bom Seguro Viagem. O item é obrigatório em muitos países da Europa, então fica a dica. 

    Utilizando a plataforma do Seguros Promo, você consegue achar as melhores coberturas dentro do seu orçamento, para ter muito mais segurança e tranquilidade na hora de viajar. 

    Com a cobertura adequada, você não vai precisar se preocupar em resolver problemas como extravio de bagagens e cancelamento de voos.

    Para ter a viagem dos seus sonhos, o seguro tem que ser parte essencial do seu planejamento. Então, contrate uma empresa confiável para cuidar desse momento tão importante.

    Conhecer as tradições de Halloween ao redor do mundo com segurança e economia? De Promo você Pode!

    Seguro Viagem: Brasil
    GTA BRASIL 18 GTA BRASIL 18 Assistência médica R$ 18.000 Bagagem extraviada R$ 600 (COMPLEMENTAR) R$ 5/dia*
    AC 15 BRASIL AC 15 BRASIL Assistência médica R$ 15.000 Bagagem extraviada R$ 500 (COMPLEMENTAR) R$ 5/dia*
    AC 15 BRASIL +COVID19 AC 15 BRASIL +COVID19 Assistência médica R$ 15.000 Bagagem extraviada R$ 500 (COMPLEMENTAR) R$ 7/dia*

    Continue sua leitura!

    Veja também


    Recomendado para você
    Melhor preço garantido
    faça uma cotação e confira.
    Conecte-se com a gente