CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Precisa de visto para Portugal: informações, recomendações e dicas

Está de malas prontas para a Europa e quer saber se precisa de visto para Portugal? Não só do visto, é necessário diversos documentos para ir para Portugal.

Está de malas prontas para a Europa e quer saber se precisa de visto para Portugal?  

Você chegou no lugar certo, pois nesse artigo vamos te contar tudo o que precisa saber para desembarcar em terras lusitanas.

Vem com a gente e tire todas as suas dúvidas sobre esse destino incrível, que é um dos mais procurados tanto para viajar quanto para morar. Vamos lá! 

Precisa de visto para Portugal: o que devo saber?

Antes de mais nada, você precisa definir qual a categoria de visto que você se encaixa. Isso porque as permissões de permanência se diferem de acordo com a intenção da sua viagem.

Por exemplo: os turistas têm um trâmite diferente para entrar no país, que são mais simples. Já os vistos de moradia, estudos, para aposentados, empreendedores ou prestadores de serviços, são um pouco mais burocráticos.

Nesses casos, é preciso apresentar alguns documentos diferentes para a obtenção do direito de morar no país. Por isso, o primeiro passo é entender exatamente em qual se enquadra. 

Se tiver com dúvidas sobre qual o visto é ideal para você, continue lendo esse artigo, pois vamos explicar cada modalidade e como conseguí-lo. 

O que é obrigatório para viajar para Portugal?

Precisa de visto para portugal o que e preciso
Fonte: Pxhere

Muitas pessoas se perguntam: como faço para entrar em Portugal? Como já falamos, tudo dependerá do objetivo da sua viagem e da quantidade de dias que permanecerá por lá.

Depois disso, você precisará reunir uma série de documentos que deverão ser apresentados na imigração do país.

Quais documentos são exigidos para viajar para Portugal?

Para as pessoas que viajam a turismo no país, o governo português exige a apresentação do passaporte com validade de, no mínimo, 6 meses, passagem de retorno ao Brasil, reservas de hotel ou carta-convite da pessoa que te receberá no país.

É importante que você também tenha em mãos comprovantes que atestem que tem condições de se sustentar financeiramente durante a sua estada no país, além do seguro viagem.

No caso de outros tipos de visto, devem ser apresentados documentos mais específicos, de acordo com a categoria de permissão.

Precisa de vacina para entrar em Portugal?

Precisa de visto para Portugal precisa de vacina
Fonte: Pxhere

Pode ficar tranquilo, pois a vacina não está entre os documentos para entrar em Portugal como turista ou quaisquer outras condições.

Porém, é sempre bom manter a sua carteira de vacinação atualizada, independentemente se a viagem é nacional ou internacional.

Com quanto dinheiro posso entrar em Portugal?

Para entrar no país, o valor mínimo exigido pela imigração é de 75 euros e mais 40 euros por dia de permanência em território português.

Por exemplo: se a sua viagem ocorrer em um período de 10 dias, você precisará levar  no mínimo 475 euros.

Mas vale lembrar que, dependendo do tipo de visto, você precisará apresentar comprovantes que atestem que possui condições financeiras de se manter por lá.

No caso de quem fará turismo, há outros gastos como acomodação, hospedagens, atrações turísticas e deslocamento, entre outros. 

Passagens aéreas na promoção para Portugal

Para ir a Portugal — seja para morar, estudar ou turistar — você precisará de um planejamento bem antecipado, principalmente em termos financeiros.

Nesse sentido, o primeiro passo é iniciar as cotações das passagens aéreas o quanto antes, pois terá mais chances de encontrar descontos e os menores preços.

Para conseguir as opções com os melhores custo-benefícios, uma dica é evitar viajar em datas que coincidem com os finais de semana. Prefira viajar de segunda a sexta, pois os valores das passagens estão bem mais em conta. 

Faça também as suas pesquisas nas plataformas de buscas como o Vai de Promo, que traz sempre os preços mais baixos do mercado e as mais vantajosas ofertas e promoções.

Cadastre seu e-mail no nosso site e não perca nenhuma alteração no valor do trecho escolhido na hora de viajar para Portugal.

Seguro viagem obrigatório para Portugal

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Como já falamos, o seguro viagem é item obrigatório para entrar no país. A exigência está respaldada pelo Tratado de Schengen, que permite a circulação das pessoas entre os países signatários.

A finalidade é evitar que os estrangeiros não tenham respaldo em situações que envolvem problemas de saúde, acidentes e roubo de bagagens, entre outros.

A contratação é exigida para os turistas e também para quem pretende morar no país que, nesse caso, deve cobrir todo o período de permanência por lá. 

Na hora de escolher os planos ideais, conte com o nosso site, Seguros Promo, e garanta os preços mais baixos do mercado.

Quais são os principais vistos para entrar em Portugal?

Precisa de visto para Portugal principais tipos de visto
Fonte: Pixabay

Como acontece em qualquer país do mundo, existem vários tipos de visto, que variam com as mais diversas finalidades, como turismo, moradia, trabalho e aposentados.

Além dos documentos para viajar para Portugal, confira os tipos de visto que você pode escolher para fazer uma viagem ao destino.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Como tirar visto de turista para Portugal?

    Se o objetivo da sua viagem for turismo, saiba que a obtenção do visto não é necessária, desde que a sua permanência no país não ultrapasse 90 dias. Somente depois desse período, você precisará fazer a solicitação do visto. 

    Para quem pretende morar ou passar uma temporada de estudos por lá, é preciso solicitar o visto no site da VFS Global ou, no caso de residência, no site do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

    O que precisa para ter o visto de estudante para Portugal?

    Precisa de visto para Portugal visto de estudante
    Fonte: Pixabay

    O país é muito procurado por estudantes, em razão da quantidade de instituições de ensino superior de altíssima qualidade e que oferecem bolsas de estudos para os brasileiros.

    No caso de pessoas que querem morar em Portugal para estudar, é necessário apresentar uma gama de documentos no Consulado, sendo eles:

    • Carta de aceite fornecida pela instituição de ensino ou matrícula;
    • Declaração assinada pelo estudante com os objetivos da permanência no país;
    • Comprovante de meios de sustento para morar Portugal;
    • Atestado de antecedentes criminais;
    • Seguro médico internacional de viagem ou PB4;
    • Comprovante de alojamento, cara-convite ou contrato de aluguel;
    • Cópia do passaporte válido com prazo superior a um ano e três meses;
    • Cópia do documento de identidade;
    • Cópia do pagamento da matrícula e mensalidades;
    • Declaração de ciência que o aluno não pode viajar para o país sem visto de estudante;
    • Formulário do pedido de visto preenchido.
    • 2 fotos 3×4 atuais;
    • Autorização para a verificação do registro criminal pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

    Após a apresentação e análise dos documentos, será necessário passar por uma entrevista na sede do Consulado do seu estado.

    Como tirar visto de trabalho para Portugal?

    Para quem quer entender o que precisa para trabalhar em Portugal, saiba que, antes de tudo, é preciso saber qual modalidade de visto de trabalhador que você se encaixa, que são elas:

    Trabalho (D1): modalidade de visto para pessoas que tem contrato efetivo ou a promessa de um contrato de trabalho.

    Prestadores de serviços (D2): destinado a prestadores de serviços como médicos e advogados, além de profissionais liberais como cabeleireiros, esteticistas e empreendedores que querem construir seu próprio negócio no país.

    Atividade altamente qualificada (D3): para profissionais com qualificações superiores, como doutorandos ou pesquisadores.

    Para fazer agendamentos ou solicitar informações sobre os tipos de vistos de trabalho, você também pode acessar o site da VFS Global.

    No portal, é possível também enviar seus dados biométricos e acompanhar o seu pedido, além de obter informações sobre o seu processo.

    Como tirar visto para morar em Portugal?

    Precisa de visto para Portugal visto para morar
    Fonte: Pxhere

    Antes de solicitar o visto de moradia em Portugal para brasileiros, você também deve se encaixar nas categorias disponíveis como visto de trabalho, estudo, aposentado, empreendedor, startup ou compra de imóvel.

    No caso de visto de residência, a solicitação — chamada de AR — é feita diretamente no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, por meio de agendamento.

    Você tem 30 dias depois que chegar para entrar com o pedido. Na hora de fazer a solicitação, dá para escolher entre autorização temporária ou permanente.

    De uma forma geral, os brasileiros pedem a permissão temporária e, depois de um tempo, entram com o pedido de residência permanente.

    Os documentos necessários para morar Portugal não mudam muito dos demais vistos. 

    Como conseguir o visto para aposentados em Portugal?

    Se você é aposentado e quer morar no país, o visto que se encaixa no seu perfil é o chamado de D7

    Essa modalidade de autorização de moradia é destinada aos aposentados e titulares de rendimentos que queiram viver legalmente no país. O visto também deve ser solicitado diretamente no site VFS Global.  

    Você deverá enviar documentos como 2 fotos 3×4 coloridas, formulário de solicitação preenchido e assinado, original e xerox do passaporte e certificado de antecedentes criminais traduzido.

    Além disso, para morar em Portugal legalmente nessa condição, é necessário enviar ainda comprovante de condição regular no país de origem com validade de três meses após a data estimada para regresso, além do seguro de viagem com validade pelo período de 1 ano.

    O governo exige ainda a apresentação do requerimento para consulta do registo criminal português pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, comprovantes de rendimentos e que possui moradia no país.

    Será necessário ainda um documento que ateste o recebimento de aposentadoria e também a declaração de Imposto de Renda, além da cópia do comprovante de pagamento do benefício.

    Depois de obter a aprovação, você precisará ir até o Consulado indicado e depois é só viajar para Portugal.

    Precisa de visto para Portugal: o que é o ETIAS?

    Precisa de visto para Portugal o que e etias
    Fonte: Pxhere

    A sigla ETIAS é o nome dado ao Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, chamado também de permissão ETIAS, criado pela União Europeia.

    Trata-se de uma permissão eletrônica que autoriza o trânsito de estrangeiros no Espaço Schengen. 

    Aliás, a permissão para turistar ou morar no país é necessária para todos os turistas brasileiros que viajam para o continente europeu.

    A proposta do programa é aumentar a segurança em toda a Europa por meio de controles antecipados, ameaças terroristas e prevenção de imigração ilegal, entre outros.

    Precisa de visto para Portugal: como posso tirar o meu?

    Para viajar para Portugal, precisa de visto dependendo do objetivo da sua viagem e da categoria que você se enquadra.

    Em casos das pessoas que desejam morar ou estudar no país, você precisará seguir todas as etapas que já te explicamos aqui e depois se dirigir até o consulado português indicado no seu processo. 

    Consulado Geral de Portugal no Brasil

    precisa de visto para Portugal consulado
    Fonte: Freeimages

    Os consulados gerais de Portugal estão espalhados por todas as regiões do Brasil. Os atendimentos do órgão acontecem apenas com hora marcada, entre as 7h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

    Caso precise tirar dúvidas ou obter informações, você pode entrar em contato pela Central de Atendimento no telefone (11) 3084-1800 ou por e-mail.

    Embaixada de Portugal no Brasil

    A Embaixada Portuguesa no Brasil está localizada na Avenida das Nações, Lote 2, em  Brasília, Distrito Federal. 

    O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h00 às 13h00. Caso necessite de informações, entre em contato pelo telefone: (61) 3032-9600. 

    Mas vale lembrar que a solicitação dos vistos é feita nos consulados, já que as embaixadas são órgãos que fazem a intermediação entre dois Estados.

    O Consulado, na verdade, é responsável pela interação entre o Estado e os cidadãos.

    Cotação seguro viagem para Portugal

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Agora que você já sabe em quais condições precisa de visto para Portugal, chegou a hora de começar a fazer as cotações do seu seguro viagem.

    Não se esqueça que a contratação desse serviço, além de obrigatório, é extremamente importante para garantir a sua segurança durante o período de permanência no país. 

    Para encontrar as melhores opções, conte com o nosso buscador, Seguros Promo, e garanta os planos mais indicados para sua viagem e os preços mais baixos do mercado. 

    Se estiver com dúvida a hora de contratar o seguro ideal, você pode conversar com um dos nossos agentes especializados e entender as coberturas mais recomendadas para a sua viagem. 

    Entre em contato com a gente agora mesmo e faça a sua cotação. Quer viajar tranquilo e seguro por terras lusitanas? De Promo você pode!

    Leia também:

    aaaa