Guiana Francesa: conheça tudo que precisa saber antes de viajar!
Na Guiana Francesa, turismo ainda é pouco explorado, mas não se engane, tem muito o que fazer no destino. Saiba mais sobre ele no nosso artigo!
Já pensou em conhecer a Guiana Francesa? Turismo nessa região é pouco aproveitado pelos brasileiros, mas saiba que o destino é uma ótima oportunidade para ver um pedaço da França na América do Sul e ainda curtir paisagens belíssimas.
E o melhor é que o território fica bem perto do Brasil e a sua viagem pode ser mais encantadora do que imagina, já que os cenários misturam arquiteturas modernas e antigas, parques e belas praias.
Confira esse guia com tudo que você precisa saber para planejar uma viagem deliciosa!
Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!
Guiana Francesa, turismo: descubra o que fazer na região!
Viajar para Guiana Francesa pode ser mais surpreendente do que você imagina. O destino é uma verdadeira mistura entre história, natureza e belas paisagens.
Território da França, as cidades, especialmente, a capital Caiena, vivem um contraste entre o moderno e o antigo, com construções em estilo crioulo e arquitetura colonial, bem preservadas.
Que tal relaxar em praias paradisíacas? O litoral é belíssimo, com natureza preservada e parques naturais com uma rica biodiversidade, além de rara beleza.
História da Guiana Francesa
A história da Guiana Francesa está intimamente ligada à da França.
O local foi descoberto em 1.500, época em que a região era habitada por indígenas e, posteriormente, foi colonizada pelos europeus, no século XVII.
Antes da chegada dos colonos, a região era habitada pelos caribes e também pelas tribos emerillon, wayana e oyampi.
Ao longo da sua existência, a Guiana Francesa foi disputada por holandeses e franceses, estes últimos venceram e estabeleceram uma colônia naquela região, que dura até hoje.
Séculos depois, escravos foram trazidos para trabalhar nas plantações de cacau e café.
Em 1.794, a escravidão foi abolida no território, mas na década seguinte ela voltou, sendo extinta definitivamente somente em 1848.
A França conquistou a área oficialmente em 1946, quando a região foi anexada como departamento ultramarino.
Onde fica a Guiana Francesa?
Se você tem dúvidas sobre onde fica a Guiana Francesa, saiba que esse território francês fica na América do Sul, fazendo fronteira com o Brasil e o Suriname.
Vale lembrar que o destino não se trata de um país, mas sim de um departamento ultramarino da França.
Mapa da Guiana Francesa
Antes de embarcar para uma viagem para Guiana Francesa, o mapa é um item que precisa ser bem analisado para que possa planejar seu roteiro da melhor forma, definindo as áreas de embarque e desembarque e as rotas de deslocamento.
Por isso, elaboramos um mapa com todos os detalhes deste destino cheios de encanto. Confira!
Quando ir para a Guiana Francesa?
Conhecer esse território francês garante uma viagem repleta de descobertas, histórias e cenários paradisíacos.
E o melhor é que esse é um tipo de destino que dá para conhecer o ano inteiro, já que o clima é agradável em todas as estações.
No entanto, se você quer fugir das chuvas e desfrutar das praias da Guiana Francesa, a temporada entre agosto e novembro é a mais indicada, já que o tempo fica firme e o sol brilha forte praticamente todos os dias, facilitando as atividades ao ar livre.
O que precisa para entrar na Guiana Francesa?
Para quem se pergunta o que precisa para entrar na Guiana Francesa, saiba que ao desembarcar em seu território, os turistas brasileiros devem apresentar passaporte válido e também o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela.
Vale lembrar que a vacina deve ter sido aplicada com, no mínimo, 10 dias da data do desembarque para o destino.
Guiana Francesa precisa de visto?
Diferente de vários países da América do Sul, a Guiana Francesa precisa de visto, que pode ser solicitado nos consulados da França, localizados na cidade de São Paulo, no Rio de Janeiro ou na Embaixada da França, em Brasília.
Qual o idioma da Guiana Francesa?
Se você acredita que o francês é o idioma oficial da Guiana, acertou. No entanto, a língua mais falada pela população é o kréyòl, que consiste em um crioulo com base no francês.
Porém, não precisa se preocupar, pois nas áreas turísticas, o inglês também é uma língua que pode ser facilmente encontrada.
Qual a moeda da Guiana Francesa?
A moeda da Guiana Francesa é o euro, justamente porque o território pertence à França, que está inserida na União Europeia e adota a moeda nas suas transações financeiras.
É seguro viajar para Guiana Francesa?
Ao planejar uma viagem para o território francês, não precisa se preocupar quanto à segurança durante a sua estada: o destino é sim seguro, garantindo dias de pura diversão aos seus visitantes.
No entanto, é preciso ter cautela durante uma viagem, evitando andar por lugares ermos ou com itens valiosos à mostra.
Procure sempre usar táxis de empresas regulamentadas e manter seus itens sempre próximos de você durante seus passeios.
Seguro viagem em promoção para a Guiana Francesa!
Mesmo sendo um destino seguro, é sempre importante cuidar da sua proteção e tranquilidade para ter aquela viagem que sempre desejou.
Dessa forma, ao planejar um roteiro pela Guiana Francesa, o seguro viagem, embora não seja obrigatório, é um cuidado extremamente necessário, especialmente, em casos de imprevistos.
Em uma viagem, você pode precisar de atendimento médico ou de auxílio em casos de perda de documento, extravio de bagagem ou mesmo por conta de atraso ou cancelamento de voos.
Sendo assim, um bom seguro oferece serviços essenciais para te ajudar nesses momentos, como assistência médica, assistência jurídica, traslado e muito mais.
Para encontrar os melhores planos, concentre as suas pesquisas no nosso site de buscas, Seguros Promo, que possibilita que os viajantes possam fazer cotações de diferentes seguradoras.
Inclusive, o destino é muito procurado por pessoas que gostam de atividades ao ar livre. Se esse for o seu caso, não deixe de contratar um bom seguro para ecoturismo.
O que fazer na Guiana Francesa
Você terá muito o que fazer na Guiana Francesa, afinal, atrações e belas paisagens não faltam por todo o território.
Quer saber quais são os lugares que valem a pena conhecer? Dá uma olhadinha na lista que elaboramos para começar a montar o seu roteiro!
Fort Diamant
O destino é repleto de histórias que podem ser vistas por todos os lados, em construções antigas e monumentos, que estão preservadas e resistem ao tempo.
Exemplo disso é o Fort Diamant, na capital Caiena, datado do século XVIII, construído de forma estratégica nas proximidades do rio Mahury para proteger a cidade de invasões.
O local não é aberto ao público em geral, mas seu entorno é encantador e vale a pena visitá-lo para admirar o cenário.
Space Museum
No seu mapa da Guiana Francesa, o Space Museum, no Centro Espacial de Kourou, é uma atração imperdível, especialmente para quem gosta de histórias espaciais.
O espaço reúne um amplo acervo com peças de naves, maquetes e também simuladores espaciais, que garantem a diversão dos seus visitantes.
Você pode conhecer todo o local por meio de um tour guiado, onde é possível conferir réplicas de naves foguetes e muito mais.
O ponto alto da visita é observar o funcionamento de uma estação espacial.
St. Sauveur Cathedral
A St. Sauveur Cathedral é um local que todo turista deve conhecer na capital da Guiana Francesa.
Datado do século XIX, o templo foi construído em arquitetura crioula, um estilo predominante em várias construções locais.
Parte da sua estrutura é composta por elementos da antiga igreja na Ilha Ilet de lá Mère, como o altar central, o púlpito e os confessionários.
Ao longo dos anos, ela passou por várias obras, mas sem deixar de lado suas características originais.
Jardin Botanique
Que tal um pouco de beleza no seu roteiro? O Jardin Botanique é um encanto e um lugar perfeito para quem deseja relaxar e curtir a natureza.
O local é considerado a maior área verde de Caiena, com uma área de 3 hectares cheios de plantas de diferentes espécies.
Considerado um dos mais antigos da América do Sul, ele foi inaugurado em 1879 e abriga espécies botânicas endêmicas de várias partes do continente, além de sediar eventos culturais ao longo do ano.
Fort Cépérou
A cidade de Caiena é cheia de beleza por todos os lados, mas se você quer contemplar suas paisagens de um outro ângulo, vá até o Fort Cépérou, um dos pontos turísticos Guiana Francesa mais interessantes da região.
O local é uma antiga fortaleza, datada de 1643, que proporciona uma linda vista do rio e também de toda a área central da capital. Reserve algumas horas para curtir a paisagem e relaxar.
Museo Departamental Alexandre-Franconie
O Museo Departamental Alexandre-Franconie é um prato cheio para quem gosta de saber mais sobre história.
O espaço reúne um acervo que conta sobre a colonização e o desenvolvimento do território, além de apresentar um pouco da biodiversidade da região.
Os visitantes podem percorrer diferentes exposições com peças arqueológicas, além de ver um acervo sobre a exploração dos prisioneiros de guerra e os exilados políticos no século XVIII.
Ponte Binacional Franco-Brasileira
Na Guiana Francesa, pontos de interesse também incluem uma parada na Ponte Binacional Franco-Brasileira, que faz a ligação entre o território francês e o estado do Amapá, no Brasil.
A construção foi erguida sobre o Rio Oiapoque e é considerada a primeira ligação terrestre da fronteira entre os dois países.
Ilha do Diabo
Uma das atrações imperdíveis do destino fica por conta da Ilha do Diabo que, no passado, abrigou um presídio com mais de 80 mil homens.
A antiga prisão era a casa de condenados à prisão perpétua e inimigos políticos, sendo considerada uma das penitenciárias mais temidas da época.
Hoje, o local recebe muitos visitantes, especialmente, aqueles que gostam de praticar atividades de ecoturismo.
Parque Guiana Amazonian
E por falar em atividades ao ar livre, o Parque Guiana Amazonian é um dos locais que não podem ficar de fora do seu roteiro.
Para quem gosta de aventura, prepare-se para conhecer um pedacinho da Floresta Amazônica, que fica do outro lado da fronteira do Brasil.
Para chegar até lá, os visitantes precisam utilizar um barco indígena, que facilita a observação da fauna e da flora da região. Se preferir, dá para sobrevoar a área.
Guiana Francesa: turismo e praias
Ao desembarcar na Guiana Francesa, turismo, praias e belas paisagem garantem dias de pura diversão.
Além de visitar todos os pontos turísticos que citamos acima, saiba que as praias estão entre as atrações mais cobiçadas pelos turistas.
Em toda a costa, o mar tem diferentes tons de azul e as praias são donas de areias cintilantes.
Uma das mais famosas é a Remire-Montjoly, a apenas 10 km da capital Caiena, que é muito popular entre as pessoas que gostam de praticar esportes aquáticos, como o kitesurf.
A Les Hattes é uma das praias da Guiana Francesa que vale a pena conhecer, principalmente se você gosta de contato com a natureza.
Localizada na comuna de Awala-Yalimapo, ela é conhecida como maternidade das tartarugas-de-couro, já que os animais escolhem o local para botar seus ovos.
A Les Îles du Salut é considerada uma das praias mais bonitas da região por estar cercada por coqueiros, rochas e árvores.
Outra praia que você tem que visitar é a Plage des Roches, que tem um mar azul belíssimo, perfeito para quem não dispensa um banho refrescante.
Quanto custa ir para a Guiana Francesa?
Entender quanto custa para ir à Guiana Francesa é importante para planejar a sua viagem, não é mesmo?
A verdade é que os custos dependerão das suas escolhas, ou seja, você quer um roteiro mais modesto ou mais luxuoso? Ao definir o estilo de viagem, fica mais fácil prever as suas despesas.
É possível encontrar hospedagens mais em conta, a partir de R$ 360 por dia, ou aquelas mais completas, com diárias de cerca de R$ 1.100.
No caso das refeições, a regra é a mesma. Em um restaurante econômico, custam cerca de R$ 100, já em um restaurante mais refinado, você pode desembolsar em torno de R$ 250.
Uma passagem aérea para viajar para Guiana Francesa pode custar mais de R$ 3.000 (cotação feita em janeiro de 2022).
Guiana Francesa: turismo com a segurança que você merece!
Agora que você já sabe quais são as melhores atrações da Guiana Francesa, chegou a hora de planejar a sua viagem.
Além de elaborar o roteiro, lembre-se que a contratação de um seguro é essencial para garantir a sua proteção e tranquilidade.
Para evitar dor de cabeça, jamais embarque para uma viagem sem antes ter o respaldo de um serviço que garanta coberturas essenciais, como assistência médica, traslado, seguro bagagem e muito mais.
Visite o Seguros Promo, para cotar diferentes planos das principais seguradoras internacionais, além de garantir as ofertas mais vantajosas do mercado.
Quer viajar para a Guiana Francesa com segurança e economia? De Promo você pode!