CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7083

×

×

10 principais pontos turísticos do Chile: melhores atrações do país

Conheça os principais pontos turísticos do Chile. Saiba qual o mais visitado e o melhor lugar para ir. Saiba quando ir e quantos dias ficar.

Com sua geografia peculiar, cheio de paisagens deslumbrantes, o Chile está entre os melhores destinos da América do Sul e merece entrar em seus planos de viagem.

De norte a sul, o país mais comprido do mundo encanta com sua diversidade, oferecendo desde o fascinante Deserto do Atacama até a beleza selvagem da Patagônia. 

Neste artigo, você vai conhecer os 10 principais pontos turísticos do Chile para se inspirar e montar o seu próprio roteiro pelo país. Vamos lá!

Não visite o Chile sem um seguro viagem. Contrate o seu com 20% de desconto!

Qual é o lugar mais visitado no Chile?

Qual é o lugar mais visitado no Chile
Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.5

O Deserto do Atacama é o destino turístico mais popular do Chile, tendo atraído cerca de 1,8 milhão de visitantes internacionais em 2023. 

O deserto mais seco do planeta é um destino turístico diferente de tudo que você já viu, com desertos de sal, fontes termais e um dos céus noturnos mais estrelados do mundo.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Qual o melhor lugar para ir no Chile?

    O Parque Nacional Torres del Paine aparece constantemente entre os lugares mais desejados do Chile na lista de preferências dos viajantes.

    Localizado na região da Patagônia, o parque reúne montanhas de pico nevado, lagos de águas cristalinas, geleiras e uma diversidade incrível de vida selvagem, sendo um paraíso para entusiastas de caminhadas, trekking e contemplação de fauna e flora, além de uma experiência inesquecível.

    Qual a época mais barata para viajar para o Chile?

    A época mais barata para visitar o Chile é durante o outono (março a maio) e inverno (junho a agosto), quando o país se encontra em baixa temporada. 

    Nesse período, você encontrará voos, hospedagem e passeios com preços mais acessíveis, além de menos turistas nas principais atrações. 

    Contudo, o clima no Chile varia muito de acordo com a região, então é fundamental pesquisar sobre o destino que você pretende visitar antes de definir a data da sua viagem.

    Quantos dias é ideal para visitar o Chile?

    Para fazer um roteiro pelo Chile, o ideal seria reservar de 10 a 14 dias. Este período permite explorar não apenas as principais cidades como Santiago, Valparaíso e Viña del Mar, mas também incluir outras regiões emblemáticas do país, como a Patagônia ou o Deserto do Atacama. 

    É claro que é possível personalizar o seu itinerário conforme sua disponibilidade. Um roteiro mais curto pelo Chile pode se limitar a certas cidades, como Valparaíso e a vizinha Viña del Mar, em menos dias. 

    Da mesma forma, você pode passar um mês inteiro conhecendo destinos chilenos sem nunca repetir uma cidade e sempre se maravilhando com atrações incríveis.

    Faça o seguro viagem para aproveitar os pontos turísticos do Chile com tranquilidade 

    Alguns dos principais pontos turísticos do Chile ficam em regiões de altitudes elevadas, como o Atacama ou a Patagônia. Outros, por sua vez, oferecem oportunidades ímpares para praticar esportes, experimentar a gastronomia e fazer passeios fantásticos.

    Por isso, a melhor alternativa para qualquer viajante com destino ao Chile é garantir um bom seguro viagem.

    Dessa forma, você recebe amparo adequado para lidar com quaisquer imprevistos que possam surgir durante a sua viagem, de emergências médicas a problemas com bagagem.

    No Seguros Promo, você encontra seu seguro viagem para a América do Sul com o melhor custo-benefício e planos completos das seguradoras mais confiáveis.

    Aproveite nossa plataforma intuitiva para comparar coberturas e preços, tudo em um só lugar, com uma central de atendimento qualificada para tirar suas dúvidas.

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
    Assistência médica USD 15.000
    Bagagem extraviada USD 400 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    Affinity 35 LATAM +COVID-19 Affinity 35 LATAM +COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
    Assistência médica USD 20.000
    Bagagem extraviada USD 1.250
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quais são os principais pontos turísticos do Chile?

    Cortado pela Cordilheira dos Andes em meio à rica diversidade natural, bons vinhos e uma gastronomia cinco estrelas, o Chile é um destino tão formidável quanto acessível para os brasileiros.

    Você poderá conhecer das majestosas montanhas da Patagônia até os misteriosos Moais da Ilha de Páscoa, além das vinícolas do Vale Central, a efervescência urbana de Santiago e as praias de Viña del Mar.

    Conheça os principais pontos turísticos do Chile!

    Valle de la Luna

    Valle de la Luna
    Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Localizado no Deserto do Atacama, o Vale da Lua recebeu esse nome curioso devido à semelhança de sua paisagem com a da Lua, bastante árida, com muitas pedras e beleza fascinante.

    A região é famosa por suas formações geológicas impressionantes, como cordilheiras de sal, cânions, cavernas e dunas de areia imponentes, onde você poderá visitar lugares como as formações das Três Marias, a imponente Grande Duna e muito mais.

    O ideal é visitar o vale na companhia de um guia, que poderá explicar tudo sobre a geologia e a história do local. O passeio costuma incluir uma parada no Vale da Morte, uma área de cânions e dunas com vistas panorâmicas deslumbrantes, e no mirante da Pedra do Coyote.

    Parque Nacional Lauca

    O Parque Nacional Lauca tem status de Reserva Mundial da Biosfera e fica no extremo nordeste da região de Arica e Parinacota. 

    A reserva ocupa uma área gigantesca entre a pré-cordilheira e o planalto, onde vivem povos originários e há muitos sítios arqueológicos com vestígios de povoados pré-hispânicos. Ali, são preservadas tradições de quase 10 mil anos.

    Apesar da aridez do deserto, o parque tem paisagens adornadas por lagos, salares, vulcões e lagoas situados no altiplano a uma altitude de 4.500 metros acima do nível do mar. 

    Durante os passeios, você pode ter a chance de observar animais típicos da região, como alpacas, lhamas e muitas aves, como flamingos, além de praticar atividades como montanhismo, conhecer a arquitetura andina e adquirir artesanatos típicos. Imperdível!

    Parque Valle Nevado

    Situado no alto dos Andes, a 3.200 metros acima do nível do mar, o Parque Valle Nevado é um dos destinos de inverno mais deslumbrantes do Chile

    A estação de esqui chilena mais famosa do país fica em uma região com montanhas cobertas de neve e céu azul quase sempre ensolarado. 

    Entusiastas dos esportes de inverno podem usufruir de 39 pistas distribuídas na maior área esquiável da América do Sul, incluindo áreas (e aulas) para iniciantes.

    Se você não pretende praticar esqui e snowboard, não se preocupe. A estação oferece restaurantes, mirantes e muitas belezas para conhecer.

    Você pode visitar o Parque Valle Nevado em uma excursão de um dia a partir de Santiago ou optar por uma estadia prolongada por mais dias. De qualquer forma, prepare-se para se apaixonar pela beleza selvagem da Cordilheira dos Andes.

    Parque Nacional Torres del Paine

    Um dos destinos mais procurados do país é o Parque Nacional Torres del Paine, localizado no extremo sul das Américas.

    A reserva está entre as paisagens mais selvagens e intocadas do planeta, no coração da Patagônia chilena, onde os visitantes podem conhecer montanhas, geleiras, lagos glaciais e vastos campos verdejantes, com a presença de animais que não existem em nenhum outro lugar.

    A melhor base para explorar o parque é a cidade de Puerto Natales, que oferece bons hotéis, restaurantes e agências para atender os turistas. Entre as atrações possíveis estão escalada, trekking, caiaque, observação de pássaros, cavalgadas e visitas a geleiras. 

    Os passeios podem ser adaptados de acordo com o nível de experiência e conforto desejado, garantindo que todos tenham a oportunidade de criar memórias patagônicas inesquecíveis!

    Ilha de Páscoa

    Um dos principais pontos turísticos do Chile é a Ilha de Páscoa, um destino envolto em mistérios, histórias e belezas naturais.

    A ilha fica na Polinésia Francesa, a 3.700 km do continente, e tornou-se mundialmente conhecida por seus gigantes moais: estátuas de pedra esculpidas em homenagem aos antepassados. 

    Essas obras de arte impressionantes revelam toda a grandiosidade do povo que as construiu, utilizando pouca tecnologia, mas deixando um legado eterno.

    Além dos emblemáticos moais, os visitantes podem conhecer de vulcões e parques até praias deslumbrantes. Hanga Roa, a principal cidade, é o ponto de partida para explorar todos esses atrativos.

    Entre os passeios mais famosos estão o nascer do sol no Ahu Tongariki, a visita à fábrica de moai em Rano Raraku, o local sagrado de Orongo, o vulcão Rano Kau e o tradicional pôr do sol em Tahai

    Para relaxar, nada melhor do que uma tarde na bela praia de Anakena, onde também é possível admirar mais moais!

    Ilha de Chiloé

    Outro destino insular chileno é a Ilha de Chiloé, que fica na costa do Pacífico e abriga o Parque Nacional de Chiloé.

    São 430 km² de floresta sempre verde, com centenas de espécies de pássaros, raposas e o Pudú, o menor cervo do mundo. 

    Você também pode aproveitar sua visita à ilha para desfrutar da deliciosa gastronomia local, amplamente baseada em frutos do mar. Um dos pratos mais famosos é o curanto, preparado com frutos do mar, carne, batata, milcao, chapaleles e legumes.

    Parque Nacional Vicente Pérez Rosales

    Parque Nacional Vicente Pérez Rosales
    Flickr / CC BY 2.0

    O Parque Nacional Vicente Pérez Rosales fica a menos de 70 km de Puerto Varas e é o mais antigo parque nacional do país, com quase 100 anos de história. 

    O local é casa de vulcões, montanhas, florestas e lagos de água cristalina: cada paisagem é um cartão-postal por si só.

    Entre as atrações mais imperdíveis estão os vulcões Osorno, Puntiagudo e Tronador, já na fronteira com a Argentina. Os visitantes podem conhecer caminhos traçados pela lava vulcânica em direção aos rios, um espetáculo natural deslumbrante.

    Lago Cinzento

    O Lago Grey (ou “Cinzento”) é um dos atrativos do Parque Nacional Torres del Paine e um dos cartões-postais do país.

    Sua imensa extensão de água é pontuada por enormes placas de gelo, oferecendo paisagens de tirar o fôlego aos visitantes, com cenários compostos por formações de gelo de um azul intenso, sendo ainda mais impressionante em dias nublados, quando a cor se intensifica. 

    Os aventureiros podem até fazer escaladas pelas paredes azuladas do glaciar para viver uma experiência ainda mais inesquecível.

    Se você não faz parte do time que adora adrenalina, pode explorar o Lago Cinzento de barco. O passeio de 3 horas chega bem próximo das geleiras, possibilitando testemunhar o espetáculo natural das fendas se desprendendo.

    Em outras palavras, um destino imperdível para quem gosta de natureza e aventura.

    Deserto do Atacama

    A lista de principais pontos turísticos chilenos inclui o Deserto do Atacama, que se estende por mais de 100 mil km² ao norte do Chile. 

    O cenário está longe de ser o que as pessoas esperam de um deserto. Além das típicas dunas de areia, você vai encontrar lagos situados a 4.000 metros de altitude, formações rochosas esculpidas pelo vento e muitos outros encantos.

    O céu do Atacama é um espetáculo à parte, seja durante o dia, com seu azul intenso, seja à noite, quando milhares de estrelas dominam o horizonte. É uma experiência que atrai milhares de astrônomos amadores.

    Um dos atrativos mais famosos é o Salar de Atacama, onde um microclima peculiar permite a existência de lagos de águas cristalinas habitados por flamingos.

    Os passeios oferecidos pelas agências turísticas são a melhor maneira de explorar o Atacama, levando os visitantes a montanhas, lagunas, vulcões e gêiseres, alguns alcançando altitudes próximas a 5.000 metros. 

    Patagônia Chilena

    A Patagônia Chilena é o ponto mais austral das Américas, no extremo sul do país e do continente. 

    A região deslumbra com seus picos nevados, glaciares e lagos cristalinos, com oportunidades para escaladas, trekking e passeios de caiaque. É ali que ficam atrativos como o Parque Nacional Torres del Paine e o Lago Cinzento, além do famoso Circuito W.

    A diversidade de vida selvagem patagônica é fascinante, e você poderá observar guanacos, condores, pinguins e até baleias no Estreito de Magalhães.

    Para os que preferem explorar a cidade, há muitos museus, bons bares e uma gastronomia incrível. 

    Seguro viagem para o Chile é aqui no Seguros Promo!

    Por mais que você se planeje, imprevistos podem ocorrer durante a sua viagem, e essa é a principal razão para contar com um bom seguro viagem Chile.

    Esse serviço oferece proteção em casos de emergências na América do Sul, garantindo que você receba o amparo necessário, sem preocupações e gastos adicionais. 

    Com o Seguros Promo, uma referência no mercado, você encontra opções das melhores seguradoras, planos abrangentes e os melhores preços disponíveis. Faça uma cotação e garanta essa segurança em até 12 vezes sem juros!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
    Assistência médica USD 15.000
    Bagagem extraviada USD 400 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    Affinity 35 LATAM +COVID-19 Affinity 35 LATAM +COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
    Assistência médica USD 20.000
    Bagagem extraviada USD 1.250
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Perguntas frequentes sobre os principais pontos turísticos do Chile

    Antes de embarcar para conhecer os principais pontos turísticos do Chile, confira as respostas para alguns questionamentos comuns sobre o destino!

    Quanto se gasta no Chile por dia?

    Quanto se gasta no Chile por dia?
    Flickr / CC BY-SA 2.0

    Os gastos diários no Chile variam entre R$200 e R$500, em média. Um casal gasta de R$300 a R$800, e uma família de quatro pessoas, de R$600 a R$1.500. 

    Esses valores médios correspondem a gastos com alimentação, transporte, hospedagem e atividades turísticas.

    Quanto custa uma passagem do Brasil para o Chile?

    O custo médio de uma passagem aérea de ida e volta do Brasil para o Chile varia entre R$ 734 e R$ 1.030.

    Contudo, o preço pode variar ainda mais a depender da cidade de origem, companhia aérea escolhida, data de viagem e eventuais escalas.

    O que tem para fazer no Deserto do Atacama?

    No Deserto do Atacama, você pode observar as estrelas, visitar o Valle de la Luna, fazer um tour pelos gêiseres ou nadar em lagoas salgadas.

    Os visitantes também podem caminhar, pedalar, visitar sítios arqueológicos, relaxar em fontes termais e experimentar a culinária local.

    Qual a moeda que se usa no Chile?

    A moeda utilizada no país é o peso chileno (CLP)

    A cotação atual (maio de 2024) em relação ao real é de 1 Real Brasileiro (BRL) = 185,1851 Pesos Chilenos (CLP). Ou seja, para cada R$ 1 que você possui, você receberá aproximadamente CLP 185,18.

    Qual é o prato mais famoso do Chile?

    O prato mais famoso do Chile é a empanada de pino, uma massa recheada e assada com carne moída, azeitonas, uvas passas, ovo cozido e temperos.


    Continue sua leitura!

    aaaa