CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Deserto do Atacama, Chile: um dos lugares mais incríveis para visitar!

O Deserto do Atacama, Chile, é tão singular que parece pertencer à outro planeta. Saiba como se preparar para desbravar o deserto mais árido do mundo!

O Deserto do Atacama, Chile, parece até uma paisagem de outro mundo, com várias opções de passeios, expedições e cenários incríveis esperando para serem explorados.

Região mais árida da Terra, com o forte sol do deserto durante o dia e temperaturas congelantes à noite, este destino turístico chileno reserva cores espetaculares, que não existem em nenhum outro lugar do planeta.

Cote seu seguro viagem para o Chile no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto.

Deserto do Atacama, Chile: o que ver no deserto mais árido do mundo?

Considerado o deserto mais árido do mundo, o Deserto do Atacama tem mais de 105 mil km² de área, com cenários que variam bastante de região para região.

É possível encontrar lagunas a mais de 4.000 metros de altitude, formações rochosas esculpidas ao longo de milhões de anos, sítios arqueológicos e até um deserto de sal.

Se você procura um destino turístico no Chile, este pode ser o destino ideal para suas próximas férias.

Reunimos tudo o que você precisa saber sobre o Deserto do Atacama: onde fica, quando visitar, curiosidades, documentação necessária e principais atrações. Confira!

Onde fica o Deserto do Atacama? 

Deserto do Atacama Chile onde fica
Fonte: Pixabay

Um dos principais pontos turísticos do Chile, o Deserto do Atacama fica a mais de 2.240 metros acima do nível do mar, chegando a 4.000 metros em alguns locais, o que lhe rende o título de deserto mais alto do mundo.

O Atacama fica no extremo norte do Chile, bem perto da fronteira com o Peru. O local é próximo à cidade de San Pedro do Atacama, principal base para os viajantes que desejam explorar o deserto.

San Pedro do Atacama

San Pedro do Atacama parece até uma cidadezinha cenográfica, com ruas de chão batido e casinhas bem simples, construídas lado a lado.

O vilarejo fica a mais de 2.250 metros de altitude, o que significa que o ar é mais rarefeito — mas nada que gere grande desconforto, a ponto de atrapalhar a viagem.

Curiosidades sobre o Deserto do Atacama, Chile

Deserto do Atacama Chile curiosidades
Fonte: Pixabay

O Deserto do Atacama está a mais de 2.400 metros acima do nível do mar, além de registrar níveis baixíssimos de umidade. Dessa forma, é possível que o viajante sinta algum desconforto ao chegar à região.

Para evitar mal-estar, a melhor ação é respeitar os limites do seu corpo, dando tempo para que se adapte às condições climáticas e de altitude do ambiente. Não se esqueça de se hidratar bastante!

Além disso, estamos falando do deserto mais árido do mundo: chove, no máximo, 1 mm de água por ano, apenas em algumas regiões. 

É tão seco, mas tão seco, que os cientistas apontam que seria necessário esperar por séculos até ser possível encher uma xícara de café pequena com água da chuva do Atacama.

Documentação para ir ao Chile

Se você está planejando uma visita ao Deserto do Atacama, Chile, é bom ficar de olho na documentação necessária para desembarcar sem problemas.

Como o Brasil e o Chile fazem parte do Mercosul e têm um acordo diplomático, os turistas brasileiros não são obrigados a apresentar passaporte: sua carteira de identidade brasileira (RG) será suficiente para sua identificação.

O acordo também isenta de visto visitantes que estejam a passeio pelo país por até 90 dias.

No momento do desembarque, você receberá das autoridades chilenas um formulário para ser preenchido com seus dados pessoais e de hospedagem

Este documento deverá ser devolvido na volta ao Brasil, então, fique atento e guarde-o com cuidado.

Tenha uma viagem tranquila: contrate um seguro

Seguro Viagem:
América do Sul
AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
Assistência médica USD 30.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O Deserto do Atacama fica em elevadas altitudes, o que pode gerar desconforto e mal-estar para alguns viajantes. Em casos extremos, é recomendado atendimento médico.

No entanto, o sistema público de saúde no Chile não é gratuito para estrangeiros, e isso quer dizer que, em caso de necessidade, o viajante precisa pagar de seu próprio bolso para receber atendimento médico.

Para evitar dores de cabeça e prejuízos, a melhor atitude é fazer a contratação do seguro viagem.

Dessa forma, o viajante garante cobertura médica e odontológica, seguro bagagem, auxílio por cancelamento de voo e outros serviços que podem facilitar a vida e salvar o orçamento da viagem em caso de imprevisto.

Você pode fazer a cotação de seguro viagem Chile barato em nosso site, Seguros Promo, que encontra os melhores planos das seguradoras mais confiáveis do mercado pelo menor preço!

Quando ir? 

Se você está planejando uma viagem ao Deserto do Atacama, quando ir não faz tanta diferença: estamos falando de um destino turístico que pode ser visitado em qualquer época do ano.

Praticamente não chove na região, e o máximo que pode acontecer é você encontrar baixas temperaturas em alguns períodos do ano, mas nada que coloque o sucesso da viagem em risco.

Mapa 

O deserto se estende por uma área de mais de 105 mil km² no extremo norte do Chile, quase na fronteira com o Peru. Confira o mapa do Deserto do Atacama, Chile!

Clima

O Atacama é um deserto bem seco, o que significa que as temperaturas ficam altas durante o dia e despencam à noite, não importa a época do ano. 

No entanto, se a sua viagem está marcada para o inverno chileno, é melhor levar vestuário adequado para se aquecer: embora os dias sejam amenos, as temperaturas ficam muito baixas à noite, e todo cuidado é pouco para evitar hipotermia.

Como ir de Santiago para Deserto do Atacama, Chile?

Deserto do Atacama Chile como ir
Fonte: Pixabay

O aeroporto mais próximo de San Pedro do Atacama fica na cidade de Calama, a cerca de 100 quilômetros de distância. Porém, não há ofertas de voos diretos do Brasil para este destino.

Isso quer dizer que, se você está montando um roteiro pelo Chile e Deserto do Atacama, o primeiro passo é encontrar um voo com destino à capital Santiago

As principais companhias aéreas que operam pelo trecho são Latam, GOL e Sky Airlines. A Latam também oferece passagem com um único localizador rumo a Calama, com escala em Santiago, partindo de várias capitais brasileiras.

Para fazer o percurso entre Calama e San Pedro do Atacama a opção com melhor custo-benefício é o serviço de transfer, com custo estimado de 12.000 pesos chilenos por pessoa — cerca de R$ 83, segundo cotações feitas em setembro de 2020.

Principais pontos turísticos do Deserto do Atacama, Chile

O Atacama tem várias opções de passeios e atrações turísticas que são bem diferentes entre si: lagunas altiplânicas, deserto de sal, gêiseres e muito mais.

Confira os principais pontos turísticos do Deserto do Atacama, Chile!

Piedras Rojas

Deserto do Atacama Chile piedras rojas
Fonte: Pixabay

Considerado o passeio mais imperdível do Atacama, Piedras Rojas reserva aos visitantes um cenário que parece de outro planeta!

As formações rochosas avermelhadas pela oxidação do ferro, a mais de 4.000 metros de altitude, contrastam com um lago de sal de águas cristalinas, com uma ampla cadeia de vulcões com picos nevados ao fundo.

Para completar o cenário, a fauna local é bastante viva, com grandes grupos de flamingos e vicunhas (“primas” das lhamas).

Lagunas Altiplânicas

Passeio mais tradicional do Atacama, as Lagunas Altiplânicas estão entre os mais belos cenários do deserto, a mais de 4.000 metros de altitude.

A vegetação se confunde com a areia do deserto, enquanto lagos de cor azul profunda refletem como um espelho o relevo da região, com imensos vulcões de pico nevado.

Para curtir este passeio, recomenda-se que o viajante acorde bem cedo: as vans partem, em geral, por volta das 6h30, e o trajeto até a reserva ambiental demora cerca de 1h30.

As principais lagunas do roteiro são a Miscanti e a Miniques: se a sua viagem estiver marcada para o inverno, capriche no agasalho para não sofrer com o frio da região!

Salar de Tara

Deserto do Atacama Chile salar de tara
Fonte: Pixabay

Fora dos principais roteiros turísticos pelo Deserto do Atacama, Chile, o Salar de Tara é o segredo mais bem guardado e o ponto mais alto da região, a mais de 4.800 metros acima do nível do mar.

Nesta região, imensas formações rochosas, com mais de 17 metros de altura, se destacam no horizonte, recortadas pelo vento no decorrer de milhões de anos.

Os grandes destaques ficam por conta da Laguna de Tara, que reflete a paisagem como um espelho, e as Catedrais de Tara, restos de uma erupção vulcânica que formam um cenário espetacular.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Lagunas Escondidas de Baltinache

    As Lagunas Escondidas de Baltinache surgem como um oásis em meio à aridez do deserto. As águas cor azul turquesa se destacam no horizonte, ideais para um banho gelado em meio ao Atacama.

    Como as águas são bem salgadas, com uma concentração salar imensa por litro de água, o banhista que se arrisca nas lagunas não afunda — um fenômeno parecido com o que acontece no Mar Morto

    A maior dificuldade fica por conta do frio, já que as lagunas ficam a milhares de metros acima do nível do mar.

    O passeio às Lagunas Escondidas de Baltinache costuma durar o dia inteiro, mas é possível combinar a expedição com uma visita ao Vallecito.

    A região é cercada por três cadeias de montanhas: a Cordilheira dos Andes, a Cordilheira Domeyko e Cordilheira de Sal, garantindo um cenário incrível.

    Valle de la Luna e Valle de la Muerte

    Deserto do Atacama Chile valle de la luna
    Fonte: Pixabay

    Sem variação de altitude, a expedição pelo Valle de la Luna e Valle de la Muerte é o passeio mais recomendado para o primeiro dia de viagem.

    A região tem diversas formações rochosas, nos mais diversos formatos, garantindo um cenário que parece ser de outro planeta, ideal para a prática de trekking e sandboard, para descer pelas dunas em pranchas especiais.

    No entanto, se você decidir se aventurar pelo Atacama, não se esqueça de contratar um seguro viagem com cobertura para esportes, para garantir atendimento em caso de acidente ou imprevisto.

    Geysers del Tatio

    Recomenda-se que o passeio até Geysers del Tatio seja feito após alguns dias de viagem, quando o viajante já está devidamente ambientado ao local.

    A região fica a mais de 4.300 metros de altitude, e o visitante pode acabar com mal-estar se não respeitar os limites de seu corpo.

    As agências buscam os turistas bem cedo, antes do nascer do sol, para chegar a tempo de contemplar as massivas colunas de vapor que saem de fissuras na crosta da Terra, chegando a mais de 85°C e subindo a até 10 metros de altura.

    Mas não se engane pelas altas temperaturas do vapor: mesmo no verão faz muito frio na região, com mínimas de -8°C e máximas de 10°C. No inverno, os termômetros chegam a -20°C!

    Se você não tem medo de frio, que tal se arriscar nas águas do pozón rústico? A piscina artificial fica bem em meio aos Geysers del Tatio, com águas termais terapêuticas.

    Laguna Cejar

    Deserto do Atacama Chile laguna cejar
    Fonte: Pixabay

    O passeio até a Laguna Cejar costuma ser um dos mais caros do Atacama, mas é tão impressionante que geralmente não fica fora de nenhum roteiro pelo deserto.

    Com águas mais salgadas que as do Mar Morto, é impossível afundar nas lagunas da região, como a Laguna Piedra, onde o banho é permitido.

    O passeio leva, ainda, aos Ojos del Salar: dois imensos poços de água doce que parecem olhos vistos de cima. No entanto, recomenda-se cautela: só banhistas que sabem nadar podem se refrescar no local.

    A expedição pela Laguna Cejar termina na Laguna Tebinquiche, onde as agências preparam um piquenique caprichado para que os visitantes contemplem o inesquecível pôr do sol do Atacama.

    Termas de Puritama

    Utilizadas desde a época dos incas, as Termas de Puritama são uma série de piscinas termais naturais, com águas que chegam a 31°C.

    Os visitantes podem usufruir de uma infraestrutura completa, com vestiários, decks de observação, banheiros e muito mais.

    Como as águas das termas têm grande concentração de sulfato de sódio, têm efeitos terapêuticos para pessoas com reumatismo, artrite e complicações do estresse.

    Encontre seu seguro viagem com o Seguros Promo

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Para curtir sua viagem intensamente pelo Deserto do Atacama, Chile, e sem se preocupar com imprevistos, a melhor recomendação é contratar um seguro viagem.

    Recomendamos o uso de nosso site de buscas, Seguros Promo, para encontrar várias opções de planos e preços das melhores seguradoras do mercado.

    Por apenas cerca de R$ 10 por dia, você garante cobertura médica e diversos outros serviços e benefícios, incluindo central de atendimento 100% em português.

    Não se arrisque e garanta agora já o seu seguro viagem Chile mais barato! De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa