Seguros Promo
Menu
Conteúdo criado por humano
Seguros Promo Blog América do Sul Bariloche no verão: veja o que fazer durante a estação!

Bariloche no verão: veja o que fazer durante a estação!

Veja o que fazer em Bariloche no verão. Confira o que levar para a cidade durante a estação, quais atrações são imperdíveis e muito mais!

Quando pensamos em Bariloche, logo vêm à mente as paisagens cobertas de neve e os dias frios que fazem a cidade brilhar no inverno. Mas poucos sabem que é durante o verão que o destino argentino revela seu lado mais encantador e cheio de possibilidades. 

Esqueça o cenário branco e gelado que muitos turistas brasileiros encontram nos meses mais gelados: o verão é perfeito para curtir o lado mais selvagem de Bariloche e das cidades próximas, como Villa La Angostura e San Martín de Los Andes, como lagos cristalinos, cavalgadas, trilhas em lindos cenários e até praias de água doce. 

Tudo muda. O clima fica mais ameno, os dias são mais longos e as condições são muito mais confortáveis para desfrutar da paisagem patagônica sob uma luz diferente e, melhor ainda, com preços mais acessíveis. 

Se você ainda está em dúvida, saiba que conhecer Bariloche no verão é descobrir um destino completamente novo, cheio de possibilidades. E, a partir de agora, vamos te mostrar tudo o que você pode conhecer na cidade nessa época incrível!

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Argentina. Aplique o cupom BLOG20 e contrate o seu com 20% de desconto!

Como é Bariloche no verão?

Bariloche no verão surpreende quem só a conhece pelo cenário de montanhas cobertas de neve. Nos meses mais quentes, as temperaturas ficam agradáveis, com médias em torno de 14°C, mas podendo passar dos 20°C em dias ensolarados. 

É a estação em que a cidade ganha dias longos, com o sol se pondo apenas por volta das 21h, o que permite aproveitar ao máximo todos os passeios, trilhas e atividades aquáticas, como caiaque e stand up paddle nos lagos da região. Mesmo que a água continue gelada e o vento seja constante, muita gente alterna entre o biquíni e o casaco para curtir tudo plenamente. 

Além disso, o verão é a época com menos chuva, o que facilita a prática de trekking e passeios como o Circuito Chico e a Rota dos Sete Lagos, e o céu azul se reflete com ainda mais esplendor nas águas do Nahuel Huapi. 

Apesar disso, é bom lembrar que Bariloche não é um destino de calor constante: dias nublados, frios ou até com chuviscos podem surgir de repente, por isso é importante levar roupas leves e também agasalhos. 

Quais os meses de verão em Bariloche?

O verão argentino ocorre oficialmente entre 21 de dezembro e 20 de março, período que corresponde ao auge do calor no Hemisfério Sul. Ou seja, na prática, os meses que concentram a estação são dezembro, janeiro, fevereiro e março. 

Nesse período, é comum que as temperaturas ultrapassem 20°C durante o dia, enquanto as noites costumam ser mais frescas e o sol se põe por volta das 21h.

Veja como planejar a sua viagem para a Argentina

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Qual a melhor época do ano para ir para Bariloche?

    A resposta para a pergunta “qual a melhor época para ir a Bariloche” varia conforme o que você busca. A cidade ganha caras completamente diferentes em cada estação, e o que se destaca no inverno, por exemplo, não está disponível nos meses mais quentes.

    Se você se interessa por aventura na neve, vá no inverno, de junho a setembro. Essa também é a alta temporada (especialmente em julho), o que resulta em preços mais elevados e cidade mais cheia. 

    Caso prefira trilhas, praias de lago e clima mais agradável, sem o frio extremo da Patagônia invernal, então o verão é a escolha certa. E há uma grande vantagem em conhecer a cidade argentina na estação mais quente do ano: você tem mais chances de economizar em passagens e hospedagem. 

    Caso sua preferência seja pelo equilíbrio entre clima ameno e menos movimento, a primavera e o outono são as melhores alternativas. 

    Nessas estações, você vai encontrar os preços mais acessíveis e menos turistas, embora as condições climáticas não estejam tão agradáveis quanto no verão ou sem a neve que aparece no inverno.

    Aproveite o melhor de Bariloche no verão com tranquilidade!

    A única coisa melhor que conhecer os destinos mais incríveis do mundo é viver as melhores experiências de viagem sem surpresas desagradáveis e com economia. Por isso, a escolha mais inteligente é investir em um seguro viagem antes de embarcar para Bariloche. 

    Esse serviço garante assistência em imprevistos e evita gastos inesperados que podem pesar no bolso, incluindo situações como acidentes em trekking, mal-estar de altitude ou outros imprevistos que podem ocorrer durante a sua visita ao destino patagônico. 

    E tem mais: desde 2025, o seguro viagem é obrigatório para todos que visitam a Argentina.

    No Seguros Promo, você encontra seguro viagem completo para o destino que quiser, com coberturas abrangentes — que incluem proteção a bagagem, seguro por morte ou invalidez, repatriamento médico e resgate de emergência — e as melhores condições de pagamento, como a possibilidade de parcelar tudo em até 12 vezes. 

    E o melhor é que você pode navegar entre os planos mais completos com facilidade por meio da inovadora ferramenta de comparação do Seguros Promo, que te ajuda a identificar sem dificuldades as melhores opções para a sua viagem.

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    Novo UA 80 Am. Latina (exceto EUA) Novo UA 80 Am. Latina (exceto EUA)
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada USD 1.500
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    Affinity 20 Essential Am. do Sul +Covid19 Affinity 20 Essential Am. do Sul +Covid19
    Assistência médica USD 20.000
    Bagagem extraviada USD 300 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    ITA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein ITA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.250 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que fazer em Bariloche no verão

    Há muito o que fazer em Bariloche quando não tem neve, justamente porque a cidade não nega sua vocação turística e sabe entreter seus visitantes com primor. 

    Nos meses mais quentes do ano, você vai encontrar paisagens cheias de vida, com montanhas verdes, lagos de águas cristalinas e dias longos para aproveitar cada momento ao ar livre. 

    Conheça um lado da Patagônia que pouca gente imagina: vem descobrir os encantos de Bariloche no verão!

    Confira como fazer turismo na Argentina com nossas dicas

    Circuito Chico 

    O verão oferece as condições perfeitas para percorrer o Circuito Chico, um roteiro cênico que combina natureza, cultura e paradas para apreciar a gastronomia patagônica. 

    São cerca de 60 km de trajeto entre a Avenida Exequiel Bustillo e a Ruta Provincial 77, levando os visitantes a mirantes de tirar o fôlego, praias de lago, trilhas tranquilas e pontos turísticos fotogênicos, como o Hotel Llao Llao e o Cerro Campanário

    A experiência pode ser feita de carro ou em excursão, e durante o trajeto é possível conhecer lugares como Playa Bonita e o Parque Municipal de Llao Llao, além de aproveitar cervejarias artesanais e pequenos cafés com vista para paisagens espetaculares.

    Lago Nahuel Huapi 

    A estação mais quente do ano transforma o Lago Nahuel Huapi em um paraíso quase tropical, com praias de água doce e glacial espalhadas por mais de 400 km de orla. 

    As águas cristalinas são rodeadas por montanhas, bosques, vilas e cidades cheias de charme, como a vizinha Villa la Angostura, que merecem a sua visita. 

    O calor torna o lago cenário de momentos de lazer entre moradores e turistas, especialmente em pontos como a Playa Bonita, onde a transparência da água impressiona, mesmo que a temperatura continue baixa. 

    É possível alugar caiaques, passear de barco ou simplesmente apreciar a vista de pontos como a Villa Tacul, uma praia mais reservada e tranquila, acessível após uma trilha pelo Circuito Chico. 

    Isla Victoria e Bosque de Arrayanes 

    Você também pode aproveitar as temperaturas mais agradáveis do verão para visitar a Isla Victoria e o Bosque de Arrayanes, que estão entre os cenários mais encantadores do Lago Nahuel Huapi

    O passeio começa em um catamarã que sai do Puerto Pañuelo, levando os visitantes por águas azul-turquesa até a Ilha Victoria, cortada por trilhas leves e mirantes que permitem observar aves que sobrevoam a ilha. 

    A segunda parada revela o mágico Bosque de Arrayanes, com suas árvores de troncos alaranjados que, reza a lenda, teriam inspirado a floresta do Bambi. 

    A aventura consiste em uma caminhada de 800 metros sobre passarelas de madeira em meio ao bosque, onde algumas árvores chegam a 20 metros de altura e mais de 500 anos de idade. 

    Cascata de Los Cântaros 

    Outro passeio imperdível no verão é a visita à Cascata de Los Cántaros. 

    Saindo do Puerto Pañuelo, o barco desliza pelo Lago Nahuel Huapi em um trajeto rodeado por montanhas e florestas que ganham tons ainda mais vivos nos dias ensolarados. 

    Os visitantes precisam encarar uma subida por uma escadaria com 734 degraus, que é suavizada pelas paradas em mirantes estrategicamente posicionados para admirar a força e a beleza da queda d’água. 

    No verão, o passeio fica muito mais fácil, já que não há gelo nos degraus para dificultar a caminhada. 

    Uma vez no topo, você terá uma vista privilegiada do Lago Los Cántaros e do Parque Nacional Alerce Andino, testemunha viva da história natural da região. Imperdível!

    Rota dos Sete Lagos 

    O verão é também a melhor época para percorrer a Rota dos Sete Lagos, um percurso de aproximadamente 110 km que atravessa a famosa Ruta Nacional 40 entre Villa La Angostura e San Martín de Los Andes.

    A viagem serpenteia montanhas, bosques e lagos que mudam de tom a cada curva, indo do azul turquesa a verdes profundos, em um caminho asfaltado, repleto de mirantes sinalizados. 

    No verão, o céu limpo e o clima mais estável tornam o trajeto ainda mais bonito e seguro para quem decide se aventurar de carro ou em excursão, com a possibilidade de fazer piqueniques às margens de lagos como o Correntoso e o Espejo.

    Cerro Tronador 

    Outra experiência típica de veraneio em Bariloche é a visita ao Cerro Tronador, a maior montanha da região, com mais de 3.500 metros de altura. 

    O vulcão extinto marca a fronteira natural entre Argentina e Chile, exibindo suas sete geleiras que, quando se rompem, produzem o som que originou o nome “monte trovão”. 

    Esse é um passeio que dura um dia inteiro, saindo de Bariloche e percorrendo a Ruta 40, passando pelas margens dos lagos Gutiérrez e Mascardi antes de entrar por estradas de terra que levam até a base do gigante. 

    E por que fazer esse passeio no verão? É quando as trilhas ficam mais acessíveis, sem a neve que pode dificultar o trajeto em outras estações, a vegetação se enche de vida e a vista dos lagos de águas azuladas e mirantes ficam ainda mais lindas.

    Praias em Bariloche 

    Uma das melhores coisas do verão em Bariloche é curtir as praias de água doce da região, uma atividade verdadeiramente diferente na Patagônia. 

    Embora a água seja gelada mesmo no auge do verão, os dias ensolarados convidam para banhos e momentos de descanso ao sol, mostrando que a cidade vai muito além do turismo de neve.

    Espalhadas pelas margens do Lago Nahuel Huapi e de outros lagos nos arredores, essas praias oferecem águas cristalinas e são margeadas por montanhas verdes.

    Existem várias praias lindas bem perto do centro como a Playa Bonita e a Bahia Serena, bem como lugares mais afastados, como a Playa del Toro na Isla Victoria. 

    Centro Cívico 

    Um passeio pelo Centro Cívico de Bariloche é uma boa pedida em qualquer época do ano, especialmente por ser um dos pontos mais charmosos e movimentados da cidade, onde a arquitetura lembra vilarejos alpinos.

    Essa é a principal praça da cidade, onde ficam edifícios públicos importantes, como a prefeitura, a secretaria de turismo e o Museu de La Patagonia, enquanto o entorno guarda ruas floridas e de comércio, como a Rua Mitre, onde é possível encontrar chocolates, artesanato e lembranças. 

    Aproveite a visita ao Centro Cívico para conhecer o Puerto San Carlos e o Mirador Lago Nahuel Huapi, que ficam nas redondezas. 

    A região abriga também o letreiro de Bariloche, perfeito para suas fotos de viagem.

    Cerro Campanário 

    O céu azul do verão torna a experiência de subir o Cerro Campanário ainda melhor, já que garante as melhores condições possíveis de visibilidade. 

    Do alto, a mais de 1.000 metros de altitude, você terá uma vista panorâmica de alguns dos cenários mais espetaculares da Patagônia Argentina

    Até o trajeto é divertido, por meio de um teleférico aberto que percorre o trajeto em poucos minutos. Os mais animados podem subir a pé, caminhando por uma trilha que leva cerca de meia hora. 

    O cenário abriga diversos mirantes que revelam lagos como Nahuel Huapi e Moreno, a lagoa El Trébol, penínsulas, montes e até a Cordilheira dos Andes se estendendo ao longe. 

    E você ainda pode combinar a visita ao Cerro Campanário com a feira da Colônia Suiza, que acontece às quartas, sábados e domingos.

    O que devo levar para Bariloche no verão?

    Pessoa sentada em montanha em Bariloche
    Unsplash

    Mesmo durante o verão, Bariloche exige algum planejamento na hora de montar a mala, pois você precisará encarar a variação de temperaturas que caracteriza a região nessa época do ano. 

    Durante o dia, as temperaturas costumam ser amenas a quentes, por isso vale apostar em roupas leves, como camisetas, blusas de manga curta e bermudas, para caminhar pelas trilhas, parques e mirantes. 

    Já ao entardecer e à noite, o clima pode mudar rapidamente, ficando mais frio, então é indispensável incluir calças, um casaco leve ou jaqueta corta-vento para se proteger do vento gelado que sopra do lago e das montanhas. 

    Além disso, um par de tênis ou botas de caminhada vai permitir explorar as belezas naturais sem desconforto, e itens como boné (ou chapéu), óculos escuros e filtro solar vão te proteger da radiação solar intensa na Patagônia nessa época do ano. 

    Qual o mês mais barato para ir a Bariloche?

    O verão e o inverno são considerados alta temporada em Bariloche, o que significa que a melhor oportunidade para economizar nessa viagem ocorre nas estações intermediárias, de março a junho e de setembro a novembro

    Nesses meses, o fluxo de turistas é consideravelmente menor, sem a movimentação intensa dos meses de férias escolares ou do auge da temporada de neve, o que faz com que passagens aéreas e diárias de hotéis fiquem mais em conta.

    Quanto se gasta em 7 dias em Bariloche?

    O gasto médio de uma viagem de uma semana a Bariloche costuma ficar entre R$ 7.000 e R$ 10.000 por pessoa, já incluindo as passagens aéreas a partir do Brasil. 

    Esse valor corresponde a uma viagem mais confortável, com estadia em hotéis de padrão médio, refeições em restaurantes simples e participação em alguns passeios pagos. 

    Contudo, o custo varia a depender de preferências pessoais, como tipo de hospedagem e passeios escolhidos. 

    Viajantes mais econômicos, que optam por hostels, cozinham parte das refeições e privilegiam passeios gratuitos, conseguem reduzir os custos para cerca de R$ 5.000. Por outro lado, uma experiência de luxo pode ultrapassar R$ 12.000. 

    E fica a dica: o câmbio entre real e peso argentino pode influenciar bastante nos gastos finais, assim como a forma de pagamento, já que algumas lojas e restaurantes aplicam taxas diferenciadas para cartões internacionais ou pagamentos em dólares. 

      Está gostando do conteúdo?
      Receba as melhores dicas de
      viagens no seu e-mail!
      Fique tranquilo, não enviamos spam!
      E-mail cadastrado com sucesso!
      A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

      Não se esqueça do seguro viagem obrigatório para a Argentina!

      Não importa se você vai visitar Bariloche no verão, no inverno ou em qualquer outra estação: o seguro viagem é obrigatório para quem vai visitar a Argentina! 

      Além de atender a uma exigência das autoridades do país vizinho, o serviço também ampara o viajante em caso de qualquer imprevisto de saúde ou emergência médica durante a estadia.

      Assim, nenhum obstáculo que você eventualmente enfrentar em Bariloche poderá se transformar em uma dor de cabeça ainda maior. 

      O seguro oferece assistência para situações como acidentes, doenças inesperadas ou necessidade de atendimento hospitalar, com custo-benefício bastante acessível, especialmente se você contratar o serviço no Seguros Promo, que é uma referência no assunto.

      Nosso site oferece opções das melhores seguradoras, planos que atendem diferentes perfis e coberturas amplas pelos melhores preços do mercado. 

      E você ainda pode comparar gratuitamente as opções com uma ferramenta exclusiva que facilita a escolha do seguro!

      Seguro Viagem:
      América do Sul
      Novo UA 80 Am. Latina (exceto EUA) Novo UA 80 Am. Latina (exceto EUA)
      Assistência médica USD 80.000
      Bagagem extraviada USD 1.500
      *Valor referente a 7 dias de viagem.
      Affinity 20 Essential Am. do Sul +Covid19 Affinity 20 Essential Am. do Sul +Covid19
      Assistência médica USD 20.000
      Bagagem extraviada USD 300 (COMPLEMENTAR)
      *Valor referente a 7 dias de viagem.
      ITA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein ITA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
      Assistência médica USD 60.000
      Bagagem extraviada USD 1.250 (COMPLEMENTAR)
      *Valor referente a 7 dias de viagem.

      Continue sua leitura!

      aaaa