Entenda como funciona o Toefl

Entenda como funciona o Toefl Dicas de Viagem
16 fevereiro - 3 minutos de leitura.

Quase todo mundo que sonha em estudar fora do país já deve ter ouvido falar sobre o TOEFL. O Test of English as a Foreign Language ou, em português, Teste de Inglês como Língua Estrangeira, é um exame universal de proficiência, aplicado pela organização estadunidense ETS.

A prova é reconhecida por ser capaz de avaliar as principais habilidades quando se trata de uma língua estrangeira: compreensão auditiva e escrita, produção textual e habilidade de comunicação verbal.

Caso esteja pensando em fazer o TOEFL, confira a seguir seus diferentes tipos e quais instituições aceitam esse exame!

O que é o TOEFL?

Como esse exame mede as principais habilidades necessárias para viver e estudar em um país de língua inglesa, ele é um pré-requisito para a maioria dos cursos de graduação e pós-graduação no exterior.

Existem 3 tipos de TOEFL e, antes de decidir qual é o melhor para você, é importante ter em mente o seu objetivo. Saiba mais sobre cada modelo a seguir:

TOEFL PBT

O TOEFL PBT (Paper Based Test) é a versão mais antiga da prova e, como o nome sugere, é feita em papel impresso. Atualmente, o PBT só é aplicado em lugares onde não é possível fazer o exame via internet — o que não é o caso do Brasil.

TOEFL ITP

Esse tipo de prova é bem mais simples e costuma ser válido apenas como um teste de inglês dentro do Brasil. Dificilmente ele será aceito por instituições internacionais. Portanto, se planeja estudar fora, deixe o ITP de lado!

TOEFL IBT

O TOEFL IBT (Internet Based Test) é o tipo mais reconhecido desse exame, sendo requisitado por quase todas as universidades estrangeiras. Como o nome indica, ele é feito via internet, em centros de aplicação autorizados.

Sua pontuação varia entre 0–120 pontos. No total, a prova dura cerca de 4 horas e é composta pelos seguintes elementos:

  • 6 tarefas para testar a capacidade falar em inglês (speaking) por meio da gravação da voz do aluno;34–51 exercícios de compreensão auditiva (listening);
  • 36–56 perguntas referentes à compreensão de texto (reading);
  • 2 tarefas de redação (writing), sendo uma sobre uma situação cotidiana e a outra, mais acadêmica.

Você pode ter até 30 pontos em cada categoria. As principais universidades do mundo pedem pontuações acima de 90, no total. No entanto, as mais concorridas podem chegar a pedir uma pontuação mínima de 100!

Quais instituições aceitam o TOEFL?

Quais instituições aceitam o TOEFL?

Segundo a ETS, mais de 9000 instituições de ensino superior, espalhadas por 130 países, aceitam o TOEFL como exame de proficiência. Como é organizado por uma instituição estadunidense, o exame é obrigatório para alunos internacionais que queiram ingressar em universidades nos Estados Unidos e Canadá.

Caso você esteja pensando em se inscrever para estudar na Europa ou até mesmo na Oceania, pode ficar tranquilo! O exame também é muito bem aceito em lugares como a Austrália e o Reino Unido. Países como a Alemanha, a França e a Holanda também oferecem cursos superiores em inglês e aceitam o TOEFL como exame de proficiência.

Mesmo no Brasil, universidades como USP, UFSC e UnB exigem essa certificação para o ingresso na pós-graduação. Isso ocorre porque, independentemente da área de estudo, muito da produção científica atualmente só está disponível em inglês.

Como posso me inscrever para fazer a prova?

Como posso me inscrever para fazer a prova?

Para se inscrever no TOEFL, basta acessar o site da instituição e agendar a prova. No Brasil, existem muitos centros de aplicação e opções de datas para fazer 16o teste. Você certamente encontrará um perto de onde você mora, caso procure com antecedência.

Vale lembrar que o valor do teste é bem salgado — atualmente, ele custa U$ 215,00 no Brasil. Portanto, estude muito antes da prova para fazer valer a pena! Uma vez feita, o resultado é válido por 2 anos.

Além disso, caso esteja planejando se inscrever em algum programa que tenha datas definidas, fique atento aos prazos: os resultados demoram cerca de 10 dias para serem disponibilizados on-line e até 6 semanas para serem enviados pelo correio.

Gostou de saber mais sobre um dos principais testes de proficiência em inglês? Está pensando em fazer o TOEFL para tentar um intercâmbio ou dar um up no currículo? Deixe um comentário nos contando!



Veja também
Faça sua cotação agora
Conecte-se com a gente
instagram