CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Camocim, CE: saiba o que fazer na cidade!

A cidade de Camocim, CE, é um famosa por suas praias deslumbrantes e clima tropical que agrada a todos os tipos de viajantes! Saiba mais!

Você conhece Camocim, CE? Trata-se de um dos municípios paradisíacos do estado e recebe turistas do mundo todo. Suas praias estão entre as mais belas do país, as áreas verdes são bem preservadas e há uma boa oferta de hotéis e pousadas.

A paisagem de Camocim é incrível! Imagine o cenário de praias de areias brancas ou douradas, palmeiras, o mar azul profundo e falésias imponentes. Você vai adorar passar alguns dias na cidade.

Neste texto, vamos explorar as areias e manguezais de Camocim, CE, e mostrar vários motivos para você programar suas próximas férias no estado cearense. Acompanhe e boa leitura!

Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!

Onde fica Camocim?

Onde fica Camocim?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Camocim, CE, fica a cerca de 356 km a leste da capital, Fortaleza. Com sua localização privilegiada, Camocim se destaca como um destino turístico atraente para quem busca sol, mar, cultura e tranquilidade no estado do Ceará.

Situada na região norte do estado, Camocim é conhecida por suas praias paradisíacas e paisagens deslumbrantes.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Camocim, CE: mapa

    Confira o mapa da cidade de Camocim, CE, para não se perder na cidade. Com o mapa você consegue planejar as rotas entre os lugares que pretende conhecer e encontrar os estabelecimentos importantes como restaurantes, posto médico e o seu hotel.

    Como chegar a Camocim, CE?

    A forma mais comum de chegar a Camocim, CE, é de carro, já que a cidade está bem conectada a outras localidades do Ceará e possui boas estradas.

    Se você está partindo de Fortaleza, a viagem de carro leva aproximadamente 4h pela BR-222.

    Existem ônibus regulares que fazem o trajeto entre Fortaleza e Camocim, com várias empresas de transporte rodoviário oferecendo essa rota. A viagem de ônibus leva em torno de 5h a 6h, dependendo das paradas ao longo do caminho.

    Se você está embarcando de outras regiões do Brasil ou do exterior, a maneira mais conveniente de chegar a Camocim é desembarcar no Aeroporto Internacional de Fortaleza.

    Quando ir a Camocim?

    A melhor época para visitar Camocim, CE, é durante os meses de julho a dezembro. Nesse período, a cidade tem um clima ensolarado e quente, com temperaturas que variam entre 28°C e 32°C.

    Além disso, é uma época com poucas chuvas. Essa é a temporada ideal para aproveitar as praias de Camocim e explorar suas belezas naturais.

    Vale ressaltar que Camocim é um destino turístico popular, e durante os meses de férias escolares e feriados prolongados, a cidade fica bem mais movimentada.

    Seu seguro viagem para Camocim, CE está aqui!

    O seguro viagem é um item muito importante para todo turista, não importa o destino. Seja para uma viagem nacional ou internacional, o seguro viagem garante todo apoio nas horas mais necessárias.

    Afinal, acidentes e imprevistos acontecem, e é melhor ter a cobertura adequada para poder relaxar e aproveitar a viagem tranquilamente. O site Seguros Promo tem os melhores preços do mercado em seguro viagem.

    Você terá cobertura para resolver cancelamento e atraso de voos, extravio de bagagem e também assistência médica e hospitalar, por exemplo. Acesse o site Seguros Promo e confira!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que fazer em Camocim: praias, passeios e mais!

    O que fazer em Camocim: praias, passeios e mais!
    Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    Quer saber o que fazer em Camocim em 2 dias ou mais? A gente conta tudo para você montar o roteiro de viagem mais completo para explorar o litoral cearense.

    Você encontrará dunas incríveis de areia branquinha, ilhas paradisíacas repletas de coqueiros, recifes coloridos, águas límpidas e o cenário mais incrível que o nordeste brasileiro pode oferecer.

    Ilha do Amor

    A ilha, também conhecida como Ilha do Coco, oferece uma experiência única aos seus visitantes. Com seu acesso feito por meio de passeios de barco, ao chegar na ilha, você verá praias paradisíacas de areias brancas, dunas e mar azul turquesa.

    Os coqueiros que se espalham pela ilha criam um cenário cinematográfico. Os visitantes também podem praticar snorkeling ou mergulho, explorando a vida marinha abundante que cerca a ilha, o que inclui recifes e cardumes coloridos que são um espetáculo à parte.

    A ilha tem uma estrutura simples, mas suficiente: bares e quiosques com duchas e banheiros. Depois que conhecer a Ilha do Amor, vai ficar fácil responder “qual a praia mais bonita de Camocim”?

    Praia da Barrinha

    Com suas areias brancas e finas e rodeada por dunas e vegetação preservada, a Praia da Barrinha é sinônimo de paz e relaxamento. A tranquilidade do local é perfeita para caminhadas à beira-mar ou simplesmente para deitar e aproveitar o sol.

    A paisagem natural é um dos principais atrativos da Praia da Barrinha. As dunas que cercam a praia proporcionam um cenário paradisíaco, onde é possível praticar sandboard e deslizar pelas areias. A Praia da Barrinha fica bem próxima à Ilha do Amor.

    Além disso, a presença de lagoas nas proximidades oferece a oportunidade de um refrescante banho de água doce. A área é propícia para a prática de mergulho e snorkeling, permitindo que os visitantes explorem a riqueza da fauna marinha de Camocim, CE.

    Praia do Maceió

    As águas claras e tranquilas da Praia do Maceió, convidam a um mergulho refrescante. É um verdadeiro convite para se perder nas belezas naturais que Camocim, CE, tem a oferecer.

    A Praia do Maceió também é conhecida por seus recifes que abrigam uma vida marinha diversificada, tornando-a um local popular para a prática de mergulho e snorkeling. A faixa de areia é imensa, perfeita para uma caminhada preguiçosa.

    Para completar a experiência, a praia oferece uma infraestrutura aconchegante, com barracas que servem petiscos deliciosos e bebidas refrescantes. É possível saborear pratos típicos da região, como peixe frito, camarão e moqueca cearense.

    Duna do Funil

    A Duna do Funil, em Camocim, CE, é uma formação natural impressionante. Essa enorme duna de areia se destaca na paisagem e fica nas proximidades da cidade. Trata-se de uma enorme duna com um “buraco” no meio, preenchido por uma lagoa.

    A Duna do Funil é um destino popular para os amantes de aventura, mas subir até o topo pode exigir um pouco de esforço. Ao atingir o cume da Duna do Funil, os visitantes são presenteados com uma vista deslumbrante do mar, das praias e das dunas ao redor.

    Aproveite o momento para fazer as fotos mais incríveis da sua viagem ao Ceará e para descer a duna de sandboard, se tiver espírito aventureiro, é claro.

    Barra dos Remédios

    Trata-se de uma das praias mais bonitas do estado, situada na foz do Rio Coreaú, em Camocim, CE. A comunidade de Barra dos Remédios preserva tradições e costumes ligados à pesca artesanal, que é uma atividade fundamental na região.

    Os pescadores locais se dedicam à captura de peixes e mariscos, oferecendo aos visitantes a oportunidade de provar a gastronomia fresca e saborosa da região. Além da vida pesqueira, Barra dos Remédios encanta ainda mais por sua paisagem natural.

    Os manguezais que cercam a área, por exemplo, são um ponto de interesse turístico e um ecossistema rico. Uma das atrações mais populares de Barra dos Remédios é o passeio de barco pelo Rio Coreaú.

    Praia do Guriú

    A Praia do Guriú também é cercada de manguezais, e os passeios de jangada pelos mangues são uma atração imperdível. Os visitantes exploram a rica biodiversidade da região pelos canais estreitos para ver animais como caranguejos e aves.

    Outro destaque da Praia do Guriú é o encontro do Rio Guriú com o mar. Durante a maré baixa, é possível caminhar por entre os bancos de areia, e para os amantes de esportes aquáticos, a praia também oferece excelentes condições para o kitesurf e windsurf.

    Lago Seco

    O Lago Seco é um balneário de água doce bem limpa, muito procurado por turistas que desejam praticar esportes náuticos.

    O local é um convite à aventura. Caminhar pela vastidão do Lago Seco proporciona uma sensação de aventura e descoberta. As dunas ondulantes oferecem uma vista panorâmica impressionante.

    Além da paisagem deslumbrante, o Lago Seco também possui restaurantes, bares e aparelhos de lazer.

    Passeio Litoral Oeste

    Com praias paradisíacas, formações rochosas impressionantes e atrações naturais únicas, os passeios no Litoral Oeste de Camocim, CE, oferecem uma experiência inigualável.

    A Praia do Maceió, por exemplo, é conhecida por suas águas cristalinas, falésias e os passeios de buggy pelas dunas próximas.

    Outro passeio imperdível no Litoral Oeste é a visita à Praia de Jericoacoara, um verdadeiro paraíso conhecido internacionalmente e que fica a 95 km de Camocim, CE, via estrada CE-085 e BR-402.

    Além desses pontos turísticos famosos, o Litoral Oeste de Camocim oferece outras praias encantadoras, como a Praia da Tatajuba, com suas dunas e lagoas, e a Praia da Barra do Sucatinga, que é tranquila e preservada, mas se encontra a 455 km.

    Passeios Litoral Leste

    Um dos passeios imperdíveis do lado leste do litoral de Camocim, CE, é a visita à Ilha do Amor, com suas praias paradisíacas, águas cristalinas e recifes cheios de vida marinha.

    A Praia de Barra dos Remédios também é um destino popular nesta região. O Litoral Leste de Camocim também oferece diversas outras praias encantadoras, como a Praia do Maceió, a cerca de 25 minutos de carro, e a Praia da Barrinha, que fica a 31,4 km.

    Estuário do Rio Coreaú

    Esse ecossistema único é formado pela foz do Rio Coreaú, onde suas águas se encontram com o mar, criando um ambiente diversificado e rico em biodiversidade.

    As águas calmas oferecem um ambiente adequado para praticar caiaque, stand-up paddle e navegação. Como em outras praias da região, os manguezais também estão presentes.

    Os manguezais desempenham um papel fundamental na preservação, servindo de berçário e abrigo para diversas espécies marinhas e aves migratórias.

    Além da rica vida animal, o Estuário do Rio Coreaú também possui uma importância socioeconômica significativa para a região. A pesca é uma atividade realizada por comunidades locais, que dependem dos recursos pesqueiros provenientes dessas águas.

    É possível vivenciar um pouco dessa cultura visitando os vilarejos de pescadores ao redor do estuário e saboreando pratos frescos e deliciosos à base de frutos do mar.

    Onde comer em Camocim, CE?

    Onde comer em Camocim, CE?
    Pixabay

    Agora que já sabe os melhores lugares para aproveitar seu dia, que tal conhecer também o que fazer a noite em Camocim, CE? Vamos listar uma série de bares e restaurantes que servem o melhor da comida cearense, veja a seguir.

    Ponto Dez

    O Ponto Dez oferece uma atmosfera acolhedora e descontraída, com uma decoração moderna e ambiente aconchegante. O Ponto Dez possui um atendimento simpático e eficiente, garantindo uma experiência agradável a todos que o visitam.

    Seja para um café da manhã revigorante, um almoço saboroso ou um happy hour animado, o estabelecimento tem opções para todos os gostos. O Ponto Dez fica na Praia da Barreiras, em Camocim, CE.

    Bistrô Praia

    Localizado à beira-mar, esse estabelecimento se destaca como um destino gastronômico imperdível na região. Com uma atmosfera sofisticada, mas descontraída, o Bistrô Praia oferece uma experiência culinária excepcional.

    Seu cardápio é composto por pratos cuidadosamente elaborados, que mesclam sabores regionais e influências da cozinha internacional.

    Desde frutos do mar frescos até opções vegetarianas, cada prato é preparado com ingredientes de qualidade, resultando em uma explosão de sabores para os paladares mais exigentes.

    Com mesas ao ar livre e uma vista deslumbrante para o mar, os clientes têm a oportunidade de aproveitar as refeições enquanto contemplam a praia de Camocim, CE.

    Restaurante Casa Flor de Sal

    Os frutos do mar são destaque na Casa Flor de Sal, com opções que exploram os sabores únicos da região. Também há opções para vegetarianos, proporcionando uma experiência culinária diversificada e deliciosa.

    A equipe do Restaurante Casa Flor de Sal é conhecida por sua hospitalidade e atenção aos detalhes. São treinados para oferecer um serviço impecável, auxiliando os clientes na escolha dos pratos e proporcionando uma experiência gastronômica memorável.

    O Restaurante Casa Flor de Sal também oferece uma extensa carta de vinhos e coquetéis.

    Pizzaria O Euclides

    A Pizzaria O Euclides, em Camocim, CE, é um lugar onde os amantes de pizza podem se esbaldar.

    No menu da Pizzaria O Euclides, os clientes encontram uma variedade de opções de pizzas, desde as clássicas até as mais criativas e especiais. 

    A massa é preparada de maneira artesanal, e a pizzaria também oferece opções de entradas, como bruschettas e saladas.

    Buteco do Francisco

    O Buteco do Francisco, em Camocim, CE, é um lugar autêntico e animado. É um ponto de encontro perfeito para amigos e apreciadores da boemia.

    O cardápio apresenta uma seleção de petiscos e pratos tradicionais da culinária brasileira. Desde porções generosas de frutos do mar até deliciosos petiscos de boteco, como coxinhas, bolinhos e pastéis, e aquela cervejinha gelada.

    Onde se hospedar em Camocim?

    Onde se hospedar em Camocim?
    Pxhere / CC0

    Seja para uma estadia curta ou prolongada, há opções para todos que buscam conforto e comodidade nos hotéis e pousadas em Camocim, CE.

    Muitos estão localizados próximos às praias. Essas opções de hospedagem oferecem quartos bem equipados, áreas de lazer, restaurantes e serviços extras, garantindo uma estadia agradável.

    Para quem prefere uma experiência mais intimista e acolhedora, há casas de temporada ou apartamentos para alugar.

    Para encontrar o melhor tipo de hospedagem para seu estilo de viagem, acesse o El Quarto e pesquise gratuitamente. Além de reunir os preços dos hotéis em um só lugar, o El Quarto também tem cupons de desconto para você economizar ainda mais!

    Acesse o El Quarto e confira os valores promocionais de hospedagem no Brasil e em qualquer parte do mundo.

    História e lendas de Camocim, Ceará

    O Ceará é um estado pequeno, mas muito rico culturalmente. As lendas que se contam, por exemplo, são uma boa forma de ilustrar como as histórias antigas, passadas a cada geração, se tornam parte do imaginário e do cotidiano de um povo.

    A seguir, vamos falar sobre os mistérios que cercam lugares e pessoas em Camocim, CE.

    Lenda do Cacique Tremembés

    A Lenda do Cacique Tremembés é uma história que envolve a cultura e a tradição indígena da região de Camocim, CE.

    Segundo a lenda, o Cacique Tremembés era conhecido por sua sabedoria, liderança e habilidades excepcionais. Ele era respeitado por seu povo e considerado um guardião das tradições e da natureza.

    Atribui-se ao Cacique Tremembés uma ligação profunda com a terra e os espíritos da floresta. Ele possuía o conhecimento dos segredos ocultos da natureza e era capaz de curar doenças, prever o futuro e proteger seu povo de qualquer mal. 

    Durante uma batalha contra uma tribo rival, o Cacique Tremembés demonstrou sua força e coragem, liderando seu povo à vitória.

    Hoje, a lenda inspira festivais, representações teatrais e celebrações que destacam a importância da cultura indígena na região de Camocim, CE. É uma forma de homenagear o legado do Cacique Tremembés e manter viva a memória de suas façanhas.

    Lenda do Farol do Trapiá

    Essa lenda misteriosa fala sobre um farol misterioso nas proximidades da cidade. Diz a lenda que o Farol do Trapiá atrai suas vítimas com sua luz.

    Conta-se que o farol era protegido por uma entidade sobrenatural, um espírito poderoso que vagava pela área, conhecido como o Guardião do Farol. O farol ficava junto a uma árvore de trapiá, daí o seu nome.

    Os relatos dizem que aqueles que perturbavam o equilíbrio do farol eram assombrados pelo Guardião. Eles experimentam fenômenos inexplicáveis, como vozes sussurrantes, sombras misteriosas e até mesmo visões assustadoras.

    Lenda do Coró

    A Lenda do Coró diz sobre uma antiga paixão entre um jovem índio e uma donzela branca. Quando a moça volta para sua terra, o índio fica triste e o pajé da sua tribo faz um feitiço utilizando o peixe coró.

    Depois de um tempo, o barco voltou ao mesmo lugar e a moça desembarcou para ficar junto do seu amor para sempre. Por isso, a lenda do Coró diz que quem beber o preparo de Coró em Camocim, certamente retornará à cidade para uma grande surpresa.

    Cidades perto de Camocim, CE

    Cidades perto de Camocim, CE
    Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Jericoacoara, conhecida como Jeri, é um destino turístico popular e fica a cerca de 80 km de Camocim, CE. Essa vila de pescadores se destaca por suas praias paradisíacas, como a famosa Praia de Jericoacoara, onde as dunas douradas encontram o mar azul claro.

    Barroquinha, situada a aproximadamente 30 km de Camocim, é outra cidade próxima que merece destaque. Conhecida por sua tranquilidade e simplicidade, Barroquinha possui um imenso potencial turístico.

    O Rio Coreaú, que atravessa a cidade, oferece paisagens deslumbrantes e é um ótimo local para a prática de esportes náuticos, como o kitesurf. 

    Tatajuba é uma pequena comunidade localizada a cerca de 35 km de Camocim, CE. Famosa por suas dunas e lagoas, Tatajuba é um paraíso para os amantes da natureza.

    Camocim, CE, é um ponto turístico incrível do nordeste que nada perde para outras cidades litorâneas mais badaladas e caras. Os turistas têm à disposição diversos tipos de passeios, boa estrutura hoteleira e de estabelecimentos comerciais e muito contato com a natureza.

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Continue sua leitura!

    aaaa