CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Cataratas do Iguaçu: veja aqui onde fica, como encontrar hotéis e pontos turísticos

As Cataratas do Iguaçu configuram um dos destinos mais importantes de todo o Brasil. Descubra mais informações e dicas sobre elas no nosso artigo!

As Cataratas do Iguaçu são as maiores do mundo em volume de água, e atraem visitantes do planeta inteiro em busca de suas paisagens que, muitas vezes, parecem até bonitas demais para serem verdade.

Um dos principais cartões-postais brasileiros, as quedas se sucedem no rio Iguaçu, cercadas pela mata atlântica, bem na divisa com a Argentina, o que permite que o viajante explore as atrações dos dois lados da fronteira!

Se você já está se animando com a dobradinha no roteiro, este é o artigo certo para você! Reunimos todas as informações que você precisa para planejar a sua viagem, veja só!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link

Cataratas do Iguaçu: belezas naturais e diversão!

Não é preciso uma bola de cristal para garantir que um simples passeio nas Cataratas do Iguaçu é o suficiente para deslumbrar qualquer turista.

Por ali, passam mais de 1,3 milhão de litros de água por segundo, sucedendo-se em nada menos que 275 quedas d’água ao longo do rio Iguaçu.

Para visitar essa maravilha da natureza, você precisa conhecer o Parque Nacional do Iguaçu, onde está instalada uma passarela com mais de 1,2 km de extensão que leva o visitante até bem perto dos paredões de água.

Considerando-se os lados brasileiro e argentino do parque, estamos falando de uma área de mais de 250 mil hectares de floresta preservada: um espaço tão importante que foi tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Não é uma simples coincidência que toda essa beleza atraia mais de 2 milhões de visitantes todos os anos.

E não pense que as quedas d’água são as únicas atrações esperando por você na cidade! 

Foz do Iguaçu, no Paraná, se especializou em receber bem os seus visitantes e não economiza nas atrações turísticas.

Você pode conhecer o Parque das Aves, a histórica Usina de Itaipu, o marco que delimita a tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, mesquita, cassino e muito mais.

Antes de fazer suas malas, confira as dicas que reunimos para te ajudar a planejar o seu roteiro: assim, você não corre o risco de perder nada. Vamos lá!

Onde ficam as Cataratas do Iguaçu no Brasil?

Onde ficam as Cataratas do Iguaçu no Brasil?
Fonte: Pxhere / CC0

As Cataratas do Iguaçu estão localizadas na região Sul do Brasil, mais especificamente no estado do Paraná, bem na fronteira com a Argentina e o Paraguai.

Em outras palavras, você pode aproveitar a sua visita para conhecer atrações internacionais, como ruínas históricas, parques e o tradicional circuito de compras paraguaio!

As cascatas ficam na cidade de Foz do Iguaçu, lar de quase 260 mil pessoas, separada da Cidade do Leste, no Paraguai, por apenas uma rua.

Em relação à capital paranaense, Curitiba, a distância é de cerca de 630 km, enquanto a cidade de Cascavel fica a 138 km de distância. 

Cataratas do Iguaçu: como chegar?

A cidade de Foz do Iguaçu depende diretamente do turismo para sustentar sua economia, o que é uma ótima notícia para os viajantes, já que o município abriga seu próprio aeroporto, que recebe voos a partir das principais cidades brasileiras.

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu fica a cerca de 13 km do centro da cidade e, embora seu terminal seja relativamente pequeno, opera voos de diversos destinos nacionais e internacionais.

Também é possível desembarcar no Aeroporto de Puerto Iguazú, no lado argentino da fronteira, ou no Aeroporto Internacional Guaraní, no Paraguai.

A partir do aeroporto de Foz do Iguaçu, você pode pegar Uber, táxi, transfer ou até mesmo ônibus (linha 120) para chegar até o centro da cidade.

Se você estiver viajando de carro, o acesso é feito pela rodovia BR-277, que corta o Paraná.

O Parque das Cataratas do Iguaçu, por sua vez, está a aproximadamente 14 km do centro da cidade, bem perto do aeroporto da cidade.

Para chegar até a atração, você terá algumas opções de transporte para escolher, como ônibus (linha 120), carro, Uber ou agência turística.

Quando visitar as Cataratas do Iguaçu?

Uma das primeiras etapas do planejamento da viagem deve ser a data escolhida para a sua estadia. 

A escolha pode parecer simples, mas, acredite, faz toda a diferença na forma como você vai encontrar as quedas d’água.

Se você sempre sonhou em ver as cataratas com volume máximo de água, mostrando toda a sua força, a melhor época para conhecer o monumento natural é durante o verão, de dezembro a fevereiro.

Em contrapartida, quem viaja na estação mais quente do ano corre o risco de ser surpreendido por chuvas a qualquer momento, com temperaturas de até 26ºC.

Caso você queira conhecer as cataratas mais definidas, pode ser uma boa ideia viajar no inverno, de junho a agosto, com temperatura média de 18ºC.

Mas fique atento, pois mesmo que não chova no inverno, você provavelmente vai se molhar ao visitar as cataratas, então não se esqueça da capa de chuva.

De qualquer forma, Foz do Iguaçu é uma cidade agradável em qualquer época do ano e as cataratas seguem belíssimas, não importa a estação. 

Para evitar filas e cidade cheia, recomenda-se que o viajante evite viajar nos períodos de férias escolares e feriados prolongados.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Promoção de seguro viagem nacional

    Antes de conhecer um dos principais cartões-postais brasileiros, você não pode se esquecer de contratar um bom seguro viagem. Só assim é possível garantir a tranquilidade que você merece para a sua viagem!

    Durante sua visita a Foz do Iguaçu, você provavelmente vai querer “esticar” a viagem até os vizinhos Paraguai e Argentina, passeio que se torna ainda mais seguro quando você dispõe de um seguro para te resguardar em diferentes situações.

    Mesmo que você decida não deixar o lado brasileiro da fronteira, ainda recomenda-se o item, pois imprevistos não escolhem hora ou lugar para acontecer.

    O seguro viagem oferece ao viajante diversas coberturas importantes, como atendimento médico, hospitalar e odontológico, seguro bagagem, retorno antecipado, auxílio por cancelamento de voo e muito mais.

    Faça uma cotação em nosso site de buscas, Seguros Promo, para comparar ofertas e coberturas, contratar seu plano e contar com o atendimento qualificado de uma empresa que é referência no mercado!

    Desse modo, em caso de problemas é só acionar a seguradora para receber o auxílio contratado, 24 horas por dia, 100% em português!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Qual é a história das Cataratas do Iguaçu?

    A curiosa história das Cataratas do Iguaçu inclui não apenas um, mas três descobrimentos pelos europeus, com mais de três séculos de diferença.

    A primeira vez que os colonizadores chegaram às quedas d’água foi em 1528, mas poucos registros restaram do evento.

    Os europeus voltaram à região em 1542, quando o espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca redescobriu as cataratas pelo lado argentino por acidente, ao procurar uma rota alternativa para Assunção, no Paraguai.

    Por muito tempo, porém, nenhuma povoação se formou na região, que só voltou a ser redescoberta no final do século XIX, pouco antes da fundação de Foz do Iguaçu.

    Como é a visitação nas Cataratas do Iguaçu?

    Como é a visitação nas Cataratas do Iguaçu?
    Fonte: Unsplash

    Ao programar sua visita às cataratas, você precisará escolher entre o lado argentino e o brasileiro para começar a sua visita.

    O Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, ocupa uma área de 185 mil hectares de mata protegida.

    No trecho brasileiro existem palmeiras, araucárias, imbuias, erva-mate e outras espécies botânicas, além de trilhas ecológicas, passeios de barco e atividades de aventura à disposição dos visitantes.

    Não deixe de fazer o Macuco Safari, que leva os turistas até bem perto das cataratas, sobre as águas do rio Iguaçu.

    A infraestrutura do parque brasileiro é completa, com trilhas pavimentadas e sinalizadas que levam a vários mirantes sobre as cataratas. 

    Quem tiver mobilidade reduzida pode, ainda, embarcar em ônibus turísticos que levam a diversos pontos do local.

    Para garantir uma visita completa e conhecer cada cantinho dessa maravilha da natureza, a melhor opção é incluir em seu roteiro também uma visita ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina.

    O parque argentino dispõe de três trilhas ecológicas que totalizam 6 km de extensão, incluindo a que leva à fantástica Garganta do Diabo, que oferece vista panorâmica da queda d’água com maior volume de toda a reserva.

    O Parque Nacional Iguazú é mais selvagem em comparação ao lado brasileiro, onde os visitantes caminham pela mata e podem chegar bem perto de várias quedas.

    Para transporte interno, em vez de ônibus turístico você deverá embarcar num trem turístico, que faz menos viagens diárias e, por isso, podem ser menos convenientes.

    Quanto é a entrada nas Cataratas do Iguaçu?

    Quem deseja conhecer o Parque Cataratas do Iguaçu deve pagar ingresso, que varia conforme a nacionalidade e a idade do visitante.

    Brasileiros com mais de 12 anos de idade pagam R$ 50 pela entrada, sendo R$ 34 do ingresso propriamente dito, R$ 14 do transporte interno do parque e R$ 2 do Fundo Iguaçu, taxa turística da cidade.   

    No caso de visitantes de outros países do Mercosul, o ingresso sobe para R$ 66 (R$ 50 da entrada, R$ 14 do transporte e R$ 2 do Fundo Iguaçu). 

    Estrangeiros de outros países, por sua vez, pagam R$ 83 (R$ 67 do ingresso, R$ 14 do transporte e R$ 2 de taxa turística).

    Crianças de 2 a 11 anos, de qualquer nacionalidade, pagam apenas os R$ 14 referentes a transporte.

    Esses preços foram cotados em julho/2021 e podem sofrer alterações, então confira antecipadamente no site da atração para não se surpreender durante sua visita.

    Quanto é a entrada para as Cataratas do lado argentino?

    Quer conhecer as cataratas de Foz do Iguaçu no lado argentino? Estamos falando de outro parque e outra portaria, por isso, os ingressos têm preços distintos em comparação ao Brasil.

    As entradas custam 530 pesos para residentes da Argentina, 1.200 pesos para visitantes de países-membros do Mercosul (incluindo Brasil) e 2.000 pesos para viajantes de outros países.

    Crianças de 11 a 16 anos estrangeiras pagam 500 pesos, enquanto o ingresso para crianças do Mercosul sai a 470 pesos e crianças argentinas pagam 300 pesos.

    Se você quiser fazer o Passeio da Lua Cheia, uma visita guiada à luz da lua, prepare-se para pagar 3.600 pesos argentinos(1.800 pesos para crianças).

    Mais uma vez, vale lembrar que esses preços foram cotados em julho/2021 e podem sofrer alterações.

    Turismo em Foz do Iguaçu

    Turismo em Foz do Iguaçu
    Fonte: Pexels

    As Cataratas do Iguaçu não são as únicas atrações da encantadora Foz do Iguaçu, a cidade da tríplice fronteira.

    Confira o que fazer na região!

    Parque das Aves

    O Parque das Aves protege uma área de 17 hectares de florestas nativas, onde vivem diversas espécies botânicas e animais, como flamingos, tucanos, araras e mais de 1.500 aves.

    A estrutura ainda inclui borboletário, área de répteis, viveiro de beija-flores e outros animais típicos de florestas tropicais.

    Se você optar pelo Backstage Experience, será possível tirar fotos com aves brasileiras pousadas em seu braço, como araras coloridas!

    Os ingressos para o Parque das Aves custam R$ 60 (preço em julho/2021).

    Forest Experience

    Durante a sua visita ao Parque das Aves, você pode viver a Forest Experience, uma visita a uma tradicional comunidade indígena da etnia Mbyá-Guarani, que vive às margens do rio Iguaçu.

    O evento inclui um festejo tipicamente guarani, com comidas típicas, muita música e consumo de tabaco cerimonial, enquanto aprende mais sobre a cultura indígena e os hábitos dos primeiros americanos em volta da fogueira!

    Para desfrutar das 2h30 de duração do passeio, você deverá desembolsar R$ 250 (preço em julho/2021).

    Usina de Itaipu

    Que tal aproveitar a sua visita para conhecer uma das maiores obras da engenharia americana? 

    A Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional é a maior do mundo em produção e uma das maiores em tamanho!

    Mais de 1 milhão de visitantes por ano fazem a visita guiada à usina, incluindo passeios pelo Centro de Visitantes, Ecomuseu, Refúgio Ecológico e diversos mirantes com vista da barragem.

    O passeio mais básico, Itaipu Panorâmica, tem ingressos a R$ 42, enquanto o Itaipu Refúgio Ecológico sai a R$ 30, o Itaipu Ecomuseu tem entradas a R$ 18 e o roteiro Itaipu by Bike custa R$ 38 (preços em julho/2021).

    Marco das Três Fronteiras

    Marco das Três Fronteiras
    Fonte: Ricardo.Pretto / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    O Marco das Três Fronteiras, como o próprio nome indica, é o ponto em que as fronteiras de Brasil, Argentina e Paraguai se encontram. 

    Para celebrar a localização, foram instalados obeliscos com as respectivas cores de cada país, com vista privilegiada do encontro dos rios Iguaçu e Paraná.

    Icebar

    Já imaginou tomar uma “gelada” em um bar completamente feito de gelo? 

    Essa é a proposta do Icebar, cujo ingresso permite que o visitante passe 30 minutos em uma câmara com temperaturas abaixo de zero e bebidas liberadas

    O empréstimo de casaco térmico, luvas e gorros está incluso no valor do ingresso.

    Rafain Churrascaria Show

    Para matar a fome, recomendamos uma visita à Rafain Churrascaria Show, uma churrascaria que faz questão de transformar cada refeição em um verdadeiro espetáculo de sabor.

    Em sistema buffet self-service, o restaurante serve churrasco e pratos internacionais, incluindo comida japonesa e árabe, tanto no almoço quanto no jantar!

    Templo Budista

    O belíssimo Templo Budista Chen Tien, com vista do rio Paraná, é uma opção de passeio bastante diferente de Foz do Iguaçu.

    No local, decorado com temática budista, você pode relaxar, meditar e conhecer esculturas incríveis, incluindo um Buda com mais de 7 metros de altura!

    Mesquita Muçulmana

    Mesquita Muçulmana
    Fonte: Massimiliano W / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Foz do Iguaçu é uma cidade que se orgulha de sua diversidade religiosa. 

    Além do Templo Budista que mencionamos acima, você também poderá visitar a Mesquita Muçulmana Omar Ibn Al-Khattab, que oferece visitas guiadas em dois horários diários.

    De denominação sunita, a mesquita fica fechada para visita cinco vezes ao dia, quando ocorrem as tradicionais orações islâmicas.

    Antes de planejar a sua visita, confira se o seu vestuário está adequado para adentrar o templo! As mulheres deverão utilizar véu, que é emprestado pela própria mesquita.

    Casino Iguazú

    Os cassinos são proibidos no Brasil, mas não na Argentina. Por isso, você terá a oportunidade de conhecer uma tradicional casa de jogos durante a sua viagem, o Casino Iguazú!

    Se você estiver hospedado do lado brasileiro da fronteira, é só utilizar o transporte gratuito do cassino para apostar suas fichas e tentar a sorte no principal point da noite local.

    Compras no Paraguai

    Famoso pelos impostos mais baratos em comparação ao Brasil, o Paraguai está a um passeio de carro de distância. Que tal aproveitar para fazer algumas compras no país?

    A Cidade do Leste abriga vários centros comerciais populares que vendem de tudo a preços bem acessíveis, desde que você não se importe com a procedência dos produtos.

    Os pagamentos podem ser feitos em diversas moedas, incluindo dólar, real, pesos argentinos e guaranis, a depender do estabelecimento, o que garante uma comodidade a mais para o viajante.

    Hotéis perto das Cataratas do Iguaçu

    Hotéis perto das Cataratas do Iguaçu
    Fonte: Elquarto / Nadai Confort Hotel e SPA

    No quesito hotel, Cataratas do Iguaçu não decepcionam. Existem opções para todos os bolsos e todos os gostos!

    Você poderá optar entre resorts modernos, com boa estrutura de lazer, como o Wish Foz do Iguaçu, e hotéis em padrão executivo, mais próximos ao centro da cidade, como o Rafain Centro Hotel e o Nadai Confort Hotel e Spa.

    Para garantir sua acomodação pelo menor preço do mercado, recomendamos uma visita ao ElQuarto, que reúne preços exclusivos, com cancelamento gratuito, e permite o pagamento das diárias online, em poucos cliques!

    Cotação de seguro viagem para todo o Brasil

    Para conhecer as Cataratas do Iguaçu com toda a segurança que um viajante precisa, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem.

    Nossa plataforma de buscas, Seguros Promo, te ajuda a comparar ofertas e coberturas para encontrar a melhor alternativa para o seu estilo de viagem.

    Desse jeito vai ficar fácil garantir seguro bagagem, cobertura médica, retorno antecipado e outras comodidades, não importa o destino. 

    Conhecer as Cataratas do Iguaçu com segurança e economia? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa