Comida de rua da Tailândia: veja o que provar durante a sua visita!
Conheça a comida de rua da Tailândia. Veja dicas, curiosidades e pratos que não podem ficar de fora da sua lista do que provar no país.
Agora, aqui no Seguros Promo, você pode conferir em primeira mão as nossas dicas dos especialistas, onde vamos trazer informações, curiosidades e tirar dúvidas sobre diversos destinos visitados pelos maiores viajantes do Brasil!
Artigo escrito por: Luciana, do blog Lu por ai
Que a Tailândia é o país queridinho dos brasileiros na Ásia todo mundo já sabe.
Todo viajante também já sabe que o país oferece paisagens deslumbrantes e uma imersão cultural inimaginável.
Mas você também deve saber que, para a sua experiência na Tailândia ser completa e inesquecível, existe um ítem importantíssimo a ser considerado: a comida de rua!
Visitar a Ásia sem um seguro viagem pode ser arriscado. Contrate o seu com 20% de desconto!
A comida de rua da Tailândia
Vamos alinhar os conceitos antes de qualquer outra coisa.
Se você, quando pensa em comida de rua, imagina aquela barraca da madrugada, vendendo um hot dog duvidoso ou aquela comida rápida que irá servir apenas como uma solução para matar a fome, esqueça disso.
Na Tailândia o conceito de comida de rua mistura-se com a cultura, o dia a dia e a vida tailandesa. Esse país tem a comida de rua quase como um patrimônio cultural, no qual se orgulham muito e adoram apresentar isso ao mundo.
Faz parte da história
Explorar a gastronomia de um local vai muito além de provar novos sabores. A partir dela, conseguimos entender mais a história do seu povo, de onde vieram, quais foram suas dificuldades e quais são suas paixões.
E a maneira mais autêntica de fazer isso na Tailândia é com a comida de rua.
Não pense que você irá provar o verdadeiro sabor do tempero tailandês em um restaurante lindo e turístico. Provavelmente esses terão um tempero que agrade a todos os turistas, independente de seus paladares.
Por isso, explore a autêntica comida de rua e prepare-se para uma explosão de sabores.
O que esperar da comida de rua
Assim que chegar ao seu destino provavelmente você será recepcionado com o colorido das barracas e o cheiro do tempero tailandês. É um bombardeio de informações para nosso cérebro, que inicialmente nos deixa até perdidos.
Muito de tudo o que vemos é diferente de nossos hábitos alimentares.
No começo podemos até nos espantar com tailandeses comendo um delicioso macarrão ou um arroz frito bem temperado logo no café da manhã; ou tomando um café gelado de canudinho em um saquinho amarrado; e muitas vezes fazendo misturas malucas de doce com salgado; mas logo isso deixa de nos espantar.
Confesso que depois de uns meses de Ásia, o meu café da manhã preferido se transformou em salada com muito molho apimentado. Quem diria.
Espere muito tempero agridoce, muita pimenta (em molhos, em pó, e misturadas até com açúcar), e muito arroz papa sem tempero (que eu simplesmente amo).
E calma, conforme você vai se acostumando com tudo isso, começará a identificar alguns pratos. E se tiver um tempo maior no país, aposto que sairá expert em muitas dessas comidas de rua.
Os famosos mercados
Apesar de encontrarmos barracas de comida de rua em absolutamente todos os lugares, algo realmente imperdível em qualquer canto da Tailândia são os mercados noturnos. É lá que o show culinário acontece.
Os famosos Night Markets vão aguçar os seus sentidos numa explosão de cores, aromas de temperos e sabores únicos que você só irá encontrar aqui, além de uma gritaria divertida de vendedores.
Minha recomendação é: vá com tempo e com fome. Ah, e vá com o coração aberto para provar sabores que provavelmente não estariam no seu cardápio.
O que deve estar na sua lista
Vamos para a parte prática: o que provar? Ou melhor, o que não deixar de provar? Porque as opções são inúmeras. Vamos a algumas recomendações.
Pad Thai: o Pad Thai é o símbolo maior da culinária tailandesa e com certeza você o verá por todos os lugares. O prato nada mais é que um macarrão de arroz bem incrementado. A receita leva ovos, limão, broto de feijão, amendoim, tofu e temperos. E você pode pedir seu Pad Thai na versão com frango, camarão, porco ou apenas vegetais.
Mango Stick Rice: a sobremesa mais tradicional da Tailândia. A combinação inicialmente parece estranha, mas é muito harmoniosa. É um arroz cozido no vapor com leite de coco adocicado acompanhado de manga. Para nós é uma sobremesa, mas muitos o comem como refeição principal.
Papaya Salad: meu prato favorito tailandês. É uma salada de mamão verde ralado com muita pimenta, e muito sabor. Em um pilão mistura-se o mamão ralado com alho, tomate, broto de feijão, amendoim, suco de limão, açúcar de coco e ainda pode levar camarões.
Manga com pimenta: o snack para comer na rua, as barracas de fruta sempre vendem manga cortada (uma espécie mais azedinha) com uma mistura em pó que leva pimenta em flocos, sal e açúcar. Bem picante.
Fried Rice: arroz de jasmim frito com temperos, que pode ser misturado com carnes ou na versão vegetariana. Agrada a todos os paladares e geralmente não é uma opção apimentada.
Tom Yum: a sopa mais famosa do país. Ela leva capim limão, molho de peixe, gengibre, camarão, suco de limão e cogumelos. Geralmente é bem picante, ideal para quem gosta de pratos apimentados.
Sorvete no coco: uma sobremesa perfeita para o calor tailandês. Sorvete de coco servido no próprio coco, onde se mistura à polpa e ganha um sabor mais acentuado da fruta.
Agora que você já conhece os principais pratos, já sabe o que pedir quando visitar esse destino dos sonhos.
Não deixe de viajar sem seguro!
Sabemos que nem tudo são flores e que muitos turistas acabam passando mal na Tailândia por conta da alimentação.
A recomendação é não tomar água que não seja filtrada e tomar cuidado com gelos de procedência duvidosa.
Mesmo com toda a recomendação muitos viajantes acabam ficando muito mal, apresentando vômitos, diarréia e desidratação. Isso porque muitas vezes nosso organismo não está preparado e não apresenta todas as defesas para a alimentação diferente do país.
Calma, pode provar os sabores, não precisa se privar, mas cuidado com os lugares que irá frequentar e principalmente: viaje com seguro.
Estando com um bom seguro viagem internacional, qualquer imprevisto pode ser facilmente contornado e se você tiver qualquer problema estomacal ou de saúde, será prontamente atendido.
Não arrisque a sua viagem à Ásia e muito menos sua saúde. O seguro tem que te acompanhar em todos os destinos. E com o cupom LUPORAI você garante um desconto na sua contratação!
Então, bora fazer as malas e preparar o paladar para uma das melhores culinárias do mundo?
Continue sua leitura!