CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Cracóvia, Polônia: 15 sugestões incríveis para montar o seu roteiro

Cracóvia, Polônia, foi capital do país por mais de 500 anos e surpreende viajantes com sua riqueza histórica. Conheça as melhores atrações e dicas!

Cracóvia, Polônia, é um destino que parece ter parado no tempo. Muralhas medievais, edifícios históricos, castelos e ruelas que serviram de cenário para grandes eventos convidam o visitante a explorar a antiga capital polonesa.

Os monumentos parecem não sentir o peso de mais de mil anos de história, contada em igrejas, basílicas, museus e cenários naturais que prometem conquistar mesmo o viajante mais exigente.

Reunimos os principais pontos turísticos de Cracóvia, com sugestões imperdíveis para montar o seu roteiro de viagem. Confira!

Cracóvia, Polônia: mapa, atrações e dicas essenciais

Cracóvia, na Polônia, é uma cidade que convida a longas e agradáveis caminhadas por seu centro histórico, deixando o turista com o prazer de explorar uma das cidades mais antigas da Europa.

Para facilitar ainda mais a vida do viajante, as principais atrações turísticas estão sempre a uma caminhada de distância em um compacto centro histórico, que foi tombado como Patrimônio Mundial da Unesco.

Dessa forma, fica fácil conhecer castelos medievais, muralhas e torres que já serviram para proteger a cidade, além dos museus que relembram o passado de guerra e ocupação estrangeira, e muito mais.

Onde fica Cracóvia, na Polônia?

Cracóvia Polônia onde fica
Fonte: Pixabay

Se você procura um destino fora do roteiro tradicional de turismo na Europa, deve considerar uma visita à cidade de Cracóvia, na Polônia.

No extremo sul do país, praticamente na fronteira com a vizinha República Tcheca, a cidade foi capital da Polônia por mais de 500 anos, é a sede da quinta universidade mais antiga do mundo. Cracóvia ainda foi lar de Karol Wojtyła, o papa João Paulo II.

Mapa da Cracóvia

A antiga capital polonesa fica pertinho da atual capital, Varsóvia, e das cidades de Zakopane e Wadowice, ideais para um bate e volta. Confira onde está a Cracóvia no mapa da Polônia!

Voos para Cracóvia, Polônia

Não há voos diretos saídos do Brasil com destino à Cracóvia, então você provavelmente precisará fazer escala em cidades como Londres, Frankfurt e Madri para chegar a seu destino final.

Se você estiver viajando pela Europa e fizer a compra das passagens com alguma antecedência, pode conseguir bons preços em companhias low cost, como a Ryanair e a Easyjet.

Você pode fazer a cotação de passagens aéreas para Cracóvia, Polônia, com quem mais entende do assunto: Vai de Promo permite que você compare as ofertas das principais companhias aéreas com muita rapidez e facilidade.

O viajante pode até fazer pesquisas multidestinos e criar alertas, para serem notificados quando o trecho desejado entrar em promoção!

O seguro viagem é obrigatório para a Polônia?

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Sim, a nação é um dos países que exigem seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares (DMH), sendo a contratação necessária para quem quer conhecer Cracóvia, Polônia.

O país aderiu ao Tratado de Schengen, que estipula regras e condições para o livre trânsito de viajantes entre as fronteiras que fazem parte do acordo.

Mais do que obrigatório, o seguro viagem é recomendado para qualquer viajante, pois oferece uma série de coberturas e serviços que podem te livrar de apuros quando estiver longe de casa.

Já imaginou precisar de atendimento médico em um país diferente ou ter toda a sua bagagem extraviada? O seguro viagem protege nesses e em outros cenários e imprevistos!

Você pode fazer a cotação de seguro viagem Europa barato no melhor comparador do Brasil, o Seguros Promo, que permite a análise simultânea de até quatro planos por vez!

O que ver em Cracóvia?

Quer conhecer um destino milenar, com centenas de atrações turísticas e monumentos históricos? Então, confira o que visitar em Cracóvia, Polônia!

1. Centro Histórico de Cracóvia

Cracóvia Polônia centro histórico
Fonte: Pixabay

O coração de Cracóvia é o centro histórico, também conhecido como Cidade Velha ou Stare Miasto, região que concentra o maior número de atrações turísticas, como o Castelo de Wawel e a rua Grodzka, a mais antiga da cidade.

Não deixe de caminhar pela rua Kanonicza, onde a maior parte dos edifícios é de propriedade da Igreja Católica. No prédio de número 19 viveu Karol Wojtyla, antes de se tornar o Papa João Paulo II. 

2. Praça do Mercado

Se o centro histórico é o coração da cidade, a Praça do Mercado é a peça-chave do coração da cidade. 

Uma das maiores praças europeias de origem medieval, este é o endereço de restaurantes e feirinhas de artesanato, bem como de construções históricas muito bem-preservadas.

Diariamente, partem da Praça do Mercado várias charretes para passeios pela cidade e tours guiados pela Cidade Velha.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    3. Castelo de Wawel

    Do alto do Monte Wawel e às margens do rio Vístula aponta, imponente, o belíssimo Castelo de Wawel, o maior de toda a Polônia.

    A construção tem mais de mil anos de história e foi a residência oficial de reis poloneses no período em que Cracóvia foi a capital do país.

    O complexo arquitetônico inclui, ainda, a Catedral de Wawel e a Gruta do Dragão.

    Se você quiser visitar um dos principais pontos turísticos da cidade, é melhor comprar os ingressos antecipadamente, para não passar horas na fila da bilheteria do local.

    4. Torre da prefeitura

    Cracóvia Polônia torre da prefeitura
    Fonte: Pixabay

    É impossível passar pela Praça do Mercado e não notar a imensa Torre da Prefeitura, em estilo gótico, com mais de 75 metros de altura.

    A torre é a única parte que restou do edifício da antiga prefeitura de Cracóvia e está aberta a visitação durante o verão: você precisará enfrentar 100 degraus até o topo e será recompensado com uma vista panorâmica da cidade.

    5. Gruta do Dragão

    Nas dependências do Castelo de Wawel fica a lendária Gruta do Dragão, que leva do alto da construção até as margens do rio Vístula.

    No fim da gruta existe o famoso Dragão de Cracóvia, uma estátua que cospe fogo e faz a alegria das crianças!

    6. Rota Real

    A rota retal leva os visitantes pela Ulica Grodzka, ou rua Grodzka, até o icônico Portão de St. Florian, uma torre do século XIV em estilo gótico, e o Barbacã, que protegia o portão.

    As construções são o que restou das antigas muralhas de Cracóvia, que serviam para proteger a cidade de ataques turcos há mais de mil anos.

    7. Planty Park

    Cracóvia Polônia planty park
    Fonte: Pixabay

    Todo o centro histórico de Cracóvia é rodeado pelo Planty Park, uma área verde com mais de 4 km de extensão, com muitas fontes, bancos e árvores.

    O parque foi projetado para “abraçar” a Cidade Velha e circula todo o centro histórico, passando exatamente por onde estavam as antigas muralhas de Cracóvia.

    8. Bairro Kazimierz

    O distrito judeu de Kazimierz foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco. Um dos cenários de Cracóvia mais atingidos pela Segunda Guerra Mundial, o bairro hoje é um centro vibrante, com lojas, restaurantes, galerias de arte e bares.

    Não deixe de visitar a Antiga Sinagoga e o Antigo Cemitério Judeu, que foram locações do filme ganhador do Oscar “A Lista de Schindler”, do diretor Steven Spielberg.

    9. Bairro Zabłocie

    Depois de atravessar o rio Vístula por meio da ponte Most Powstańców Śląskich, o visitante chega ao bairro Zabłocie.

    Na região ficam importantes pontos turísticos da cidade, como a Praça Heróis do Gueto, uma homenagem às vítimas do nazismo, e a Farmácia da Águia.

    Fica no bairro Zabłocie, ainda, a Fábrica de Schindler, onde trabalhavam os judeus ajudados por Oskar Schindler durante a ocupação nazista na Polônia. No local, hoje existe um museu.

    10. Museus

    Cracóvia Polônia museus
    Fonte: Pixabay

    Uma cidade com mais de mil anos de história deve fazer um extenuante trabalho de conservação de sua memória. Por isso, Cracóvia é uma cidade que se orgulha de seus muitos museus.

    O Museu da Catedral tem em seu acervo artigos que pertenceram a reis, bispos e até ao Papa João Paulo II. O Museu Nacional, por sua vez, tem um imenso arquivo com obras de arte da Polônia datadas do século XIX.

    Criado em um sítio arqueológico de mais de 22 mil anos, o Museu Histórico de Cracóvia é um passeio imperdível. Quer ver de pertinho obras de Leonardo da Vinci e muitos outros? Então, visite o Museu Czartoryski.

    11. Basílicas

    A antiga capital da Polônia tem belíssimas igrejas, muito bem-decoradas, com séculos de história. Uma das mais importantes é a Basílica de Santa Maria, do século XIII, que é até hoje um dos maiores símbolos religiosos do país.

    Erguida em Art Nouveau no século XIII, a Basílica de São Francisco tem um colorido todo especial com os exclusivos vitrais de Stanisław Wyspiański.

    12. Igrejas

    Cracóvia tem igrejas dos mais variados portes. Desde a pequenina Igreja de St. Adalberto, à ancestral igreja de pedra do país, até a imponente Igreja de São Pedro e São Paulo, o mais antigo edifício em estilo barroco da Polônia.

    Para conhecer a mais antiga igreja da cidade, visite a Igreja de Santo André, erguida no século XI, e a Igreja de São José, que mais parece saída de um conto de fadas!

    13. Auschwitz

    Cracóvia Polônia Auschwitz
    Fonte: Pixabay

    Por conta da proximidade geográfica, muitos turistas que visitam a Polônia combinam o roteiro Cracóvia e Auschwitz, o maior complexo de campos de concentração do Holocausto, onde morreram mais de 1,1 milhão de judeus.

    Todos os anos, mais de 2 milhões visitam as ruínas de Auschwitz, tombadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. 

    14. Minas de Sal de Wieliczka

    Nos arredores de Cracóvia ficam as Minas de Sal de Wieliczka, exploradas desde o século XIII e tombadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Muitas agências oferecem passeios até o local.

    Conhecidas como Catedral Subterrânea da Polônia, as minas têm mais de 300 km de comprimento, chegando à impressionante profundidade de 327 metros abaixo da terra!

    15. Montanhas Tatra

    A menos de duas horas de viagem de Cracóvia ficam as Montanhas Tatra, carinhosamente chamadas de Alpes Poloneses.

    Se você vai passar alguns dias na antiga capital polonesa, vale a pena alugar um carro para visitar Zakopane, uma cidade charmosa bem no sopé das montanhas.

    Dicas para Cracóvia, Polônia

    Cracóvia Polônia dicas
    Fonte: Pixabay

    Reunimos dicas imperdíveis para você aproveitar sua passagem por Cracóvia e por outras cidades da Polônia. Confira!

    Qual moeda é usada na Cracóvia?

    Apesar de fazer parte da União Europeia, a Polônia não adotou o euro como moeda oficial e usa o zloty polonês (PLN). No câmbio, 1 zloty polonês equivale a aproximadamente R$ 1,44. 

    Lembre-se: o valor pode sofrer alterações ao longo do tempo.

    Hospedagem em Cracóvia

    Como o centro histórico de Cracóvia é bastante compacto, qualquer hotel na região é uma boa opção de hospedagem.

    Se você quer se hospedar em um hotel cinco estrelas, na localização mais privilegiada da cidade, o Hotel Stary é uma boa pedida. O Hotel Wentzl e o Hotel Imperial são boas alternativas, com quatro estrelas e preços mais em conta.

    O Hotel Elektor é uma opção três estrelas localizado em pleno centro histórico. Se você prefere economizar um pouco mais e não se importa de não ficar hospedado na Cidade Velha, pode escolher entre os hotéis Amber, Fortuna e Nobilton.

    O que comer em Cracóvia, Polônia?

    Cracóvia Polônia o que comer
    Fonte: Pixabay

    A gastronomia da Polônia é bastante rica, com influências turca, alemã, húngara, francesa e muito mais.

    Um dos principais pratos do país é o goulash, um refogado de carne de porco, cebola e pimentão, que muitas vezes traz como acompanhamento salada de batata.

    O papieska kremowka era o doce preferido do papa João Paulo II, feito com massa folhada recheada de creme, enquanto o torcik piszyngier consiste em canudinhos de chocolate e um delicioso licor.

    Se você quiser experimentar o que há de mais tradicional na culinária local e pagar pouco, não deixe de visitar um dos famosos bares de leite, uma espécie de fast food polonês com preços mais baixos que restaurantes e bares convencionais.

    O que fazer em Cracóvia em 1, 2 e 3 dias?

    Quer saber o que fazer em Cracóvia em 1 dia? Se você só tem 24 horas na antiga capital polonesa, vale a pena dedicar todo o seu tempo ao centro histórico, que concentra boa parte das atrações turísticas da cidade. 

    E o que ver em Cracóvia em dois dias? Depois de explorar o centro histórico, comece o segundo dia com um passeio pela Barbacã e conheça a simpática praça Rynek Główny

    Continue sua visita pela Basílica de Santa Maria e, em seguida, visite o Sukiennice. Se sobrar tempo, aprecie o fim de tarde na Colina de Wawel

    No entanto, se você chegou a este artigo querendo saber o que fazer em Cracóvia em 3 dias, uma boa dica é dedicar o último dia de viagem para visitar algumas atrações nos arredores da cidade.

    Muitas agências oferecem passeios guiados de um dia pelas Minas de Sal de Wieliczka e pelo impressionante complexo Memorial de Auschwitz-Birkenau. Finalize o dia com uma caminhada pelo bairro judeu de Cracóvia, o Kazimierz.

    Planos de seguro viagem com descontos imperdíveis!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Agora que você já sabe tudo sobre Cracóvia, Polônia, está na hora de contratar o seguro viagem Europa obrigatório com os melhores preços!

    Utilize o comparador do Seguros Promo para analisar os preços de até quatro planos de uma só vez e encontre a melhor opção para a sua necessidade e o seu bolso!

    Conhecer a Polônia com economia? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa