CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Guanajuato, México: Uma das regiões mais agitadas do país!

A cidade de Guanajuato, México, oferece diversas atrações imperdíveis para os seus visitantes. Confira tudo o que tem para fazer por lá!

Considerada a cidade mais vibrante do país, Guanajuato, México, é um lugar que deve fazer parte da sua lista de destinos de férias. 

Com um clima sempre animado em todas as épocas do ano, a cidade respira história e cultura por todos os lados.

Fundada em 1546, o município tem ruas estreitas com enormes sobrados em estilo colonial, que dão ainda mais charme para o local, além de abrigar importantes construções em arquitetura neoclássica e barroca.

Mesmo sendo pouco conhecido pelos turistas brasileiros, esse é, sem dúvida, um dos destinos mais surpreendentes do México, rico em história, gastronomia e cultura.

Cote os melhores seguros de viagem para a América do Norte com 15% de desconto neste link!

Guanajuato, México: quando ir, o que fazer, guia completo!

Faz questão de elaborar um roteiro histórico e cultural ao fazer uma viagem? Então, Guanajuato, México, é um “prato cheio”. 

Ao turistar pelo país, não deixe de incluir o destino em suas rotas, pois ele oferece um grande centro cultural com museus, casarões antigos e diferentes jardins, datados 1836.

O mais legal é que, além de fazer um tour histórico, a cidade também tem uma gastronomia única com pratos típicos criados há séculos. Não deixe de experimentá-los!

Guanajuato, México: Estado X Cidade

Guanajuato, México: Estado X Cidade
Fonte: Unsplash

Para começarmos a falar sobre esse destino, é importante que fique claro que Guanajuato é o estado do México e também é o nome da sua capital. 

Com cerca de 172 mil habitantes, o município tem origem pré-colombiana, com um forte legado deixado por colonizadores espanhóis e sendo considerada a quinta maior cidade do estado, atrás de lugares como Irapuato, Léon, Celaya e Salamanca.

Mapa da cidade de Guanajuato, México

Antes de desembarcar em Guanajuato, mapa é um item que vale ser analisado, pois ele vai te ajudar a entender melhor onde a cidade está localizada e definir as melhores rotas de acordo com as suas preferências e necessidades.

Com esse guia, que você confere logo abaixo, é possível ainda saber onde estão as atrações mais legais e as rotas mais fáceis para se locomover até elas. Confira!

Por que conhecer Guanajuato?

Simplesmente porque em Guanajuato, o que fazer nunca será um problema, já que a cidade é repleta de atrações, rica cultura e tradições que ainda estão presentes em suas ruas, mercados e também nos costumes do seu povo.

Além dos seus pontos turísticos, a vantagem de viajar para o destino é que ele está bem localizado no estado e você poderá conhecer outras cidades, como San Miguel de Allende e Léon, que ficam coladinhas.

Distância da Cidade do México para Guanajuato

Por que conhecer Guanajuato?
Fonte: Pxhere / CC0

Se for viajar para outros destinos mexicanos, como a Cidade do México, saiba que você não terá problemas para se locomover entre ambas as cidades, já que a distância entre Guanajuato e Ciudad de México é de pouco mais de 350 km.

Você pode optar por fazer o trajeto de avião, carro, táxi e também de ônibus em uma viagem que dura em torno de quatro horas. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem: suas férias mais tranquilas!

    Para fazer a viagem dos seus sonhos para o México não basta entender como chegar ao destino e elaborar um roteiro com as atrações mais bacanas, você precisa se preocupar com a sua segurança durante toda a estada no país.

    Isso porque, imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa e ninguém está isento de enfrentá-los em uma viagem de férias.

    Por isso, antes de embarcar para Guanajuato, México, recomenda-se a contratação de um seguro para te proteger nas mais diversas situações. 

    Um seguro, por exemplo, te auxilia em casos de acidentes, problemas de saúde ou até os mais comuns, como extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo.

    Se você quer viajar protegido e livre de preocupações, encontre os melhores planos e os preços mais baixos do mercado, na nossa plataforma comparadora, Seguros Promo.

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 2.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Aqui, você poderá simular os planos e coberturas das maiores seguradoras do mercado e encontrar as ofertas mais vantajosas!

    Guanajuato, México: o que fazer?

    Em Guanajuato, México, lugares turísticos existem aos montes e você ficará encantado com a variedade de atrações que dá para conhecer na cidade. 

    Selecionamos aqui aqueles locais que jamais podem ser ignorados no seu roteiro. Confira!

    Túneis subterrâneos

    Túneis subterrâneos
    Fonte: Carlos Zgz / Flickr / CC0

    A cidade é toda cortada por túneis subterrâneos que, ao longo do tempo, acabaram se tornando uma atração turística.

    No passado, essas passagens foram construídas para captar a água em dias de chuva e ajudar a amenizar as constantes inundações do Rio Guanajuato, que passa por baixo da cidade.

    Nas suas andanças por Guanajuato, México, não deixe de andar pelos túneis que são pavimentados com paralelepípedos e bem iluminados, inclusive, com calçadas, já que são importantes vias em atividade.

    O mais legal é que esses túneis também são cheios de lendas, uma delas diz que o espírito de La Chorona anda por lá, principalmente, depois que o sol se põe. Teria coragem de passar por lá à noite?

    Mercado Hidalgo

    Para quem quer “mergulhar” nas culturas e tradições mexicanas, o Mercado Hidalgo é uma ótima pedida. 

    O local é um centro comercial de comidas típicas e artesanatos com dezenas de barracas que vendem de tudo um pouco.

    Ande por seus corredores e não deixe de trazer um item para casa, como cerâmicas maiólicas, além de peças de artesanato, bolsas coloridas, souvenires e muito mais.

    Entre uma comprinha e outra, faça uma parada nas barraquinhas do local para fazer uma refeição típica. 

    Museu das Múmias

    Se você gosta de história, não deixe de visitar o Museu das Múmias, uma das atrações mais visitadas e inusitadas de Guanajuato, estado de México.

    Essa coleção foi encontrada na cidade de Guanajuato em solo árido, que mumificou de forma natural corpos. 

    No local, é possível encontrar mais de 100 corpos que foram enterrados em 1833 durante a epidemia de cólera na região.

    O passeio pode até parecer um pouco esquisito, mas é uma atração que vale a pena visitar, pois é uma experiência diferente, onde você conseguirá entender o que acontece com os corpos depois da morte.

    Casa de Diego Rivera

    Casa de Diego Rivera
    Fonte: Pablo Fossas / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Ao desembarcar em Guanajuato, o que fazer deve incluir uma visita na Casa de Diego Rivera, onde nasceu o muralista, marido de Frida Kahlo.

    O edifício, transformado em museu, guarda cerca de três mil peças do artista, além de uma coleção de artesanato mexicano e arte pré-colombiana, que pertenciam a Diego.

    Além das coleções, é possível conferir ambientes que ainda preservam artigos de decoração, móveis e objetos da época em que o casal vivia na residência. Sem dúvida, um passeio que vale a pena fazer!

    Museu do Don Quixote

    Guanajuato, México, possui muitas histórias, culturas e tradições por todos os lados, o que faz com que os roteiros turísticos sejam muito ricos. Um dos lugares mais clássicos para conhecer na cidade é o Museu do Don Quixote.

    O local foi inaugurado como parte das celebrações do Festival Internacional Cervantino, realizado todos os anos na capital

    No museu, é possível conferir uma coleção artístico-cultural sobre a iconografia do Quixote composto por mais de 1.200 peças, como pinturas, gravuras, esculturas de bronze, entre outros.

    As peças foram doadas pelo criador da Fundação Cervantes do México, Don Eulalio Ferrer Rodriguez.

    Teatro Juarez

    Em Guanajuato, Mexico, um lugar que não podem faltar no seu roteiro é o Teatro Juarez, construído entre os anos de 1872 e 1903, pelo arquiteto José Noriega, em homenagem ao intelectual mexicano Benito Juarez.

    O local possui uma bela arquitetura que exemplifica parte das tendências da época da sua construção. 

    Já no seu interior destaca-se o estilo oriental da sua decoração, incluindo uma cortina dobrável pelo cenógrafo da Ópera de Paris. 

    Hoje em dia, o espaço sedia diferentes eventos culturais ao longo do ano, como o famoso Festival Internacional Cervantino, criado em 1972.

    Jardín de la Unión

    Jardím de la Unión
    Fonte: Gildardo Sánchez / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    Em dias de sol, um dos locais mais visitados dos roteiros turísticos é o Jardín de la Unión, que fica ainda mais bonito durante a primavera e o verão.

    Situado no centro da antiga Plazuela de San Diego, esse jardim possui árvores, fonte de água, coreto, e áreas de passeio para que os visitantes possam apreciar toda a sua arquitetura do local, que faz referência ao período colonial.

    Datado de 1836, o Jardín de la Unión sedia também as celebrações do dia da Virgem das Dolores, que é comemorado com muita festa, comida, música ao vivo e arranjos de flores

    Gastronomia em Guanajuato

    As comidas típicas do México são carregadas de muitas cores, texturas, tradições e sabores bem marcantes, graças à mistura entre as culinárias espanhola e indígena, muito presentes no país.

    Em Guanajuato, México, entre as comidas típicas da região estão as Enchiladas de Mineração

    No passado, a cidade tinha muitas minas de ouro e, consequentemente, muitos trabalhadores vindos de diversas partes do país. 

    Reza a lenda que esse prato foi criado por uma trabalhadora das minas que pedia às cozinheiras do local para variar os ingredientes das comidas para que elas ficassem parecidas com os pratos que ela comia em sua terra, foi quando nasceu esse prato.

    Essa receita é feita com tortilhas de milho, alho pimentão guajillo, batatas cortadas em cubos e queijo ralado, além de levar temperos, como pimenta e orégano. O prato é servido com jalapeños marinados.

    Outro prato que é uma verdadeira tradição na cidade de Guanajuato, México são as Pacholas Guanaco, mas a sua origem não é muito precisa.

    O que se sabe que o nome do prato deriva da palavra nahuatl “pacholli” (tortilla), que pode definir tanto uma tortilla de milho quanto um bife moído.

    Esse prato é basicamente feito com carne moída, pimenta, pão, cravo leite, orégano e canela, formando um delicioso bolinho frito em óleo.

    Arredores de Guanajuato

    Depois de conhecer os melhores pontos turísticos de Guanajuato, México, turismo também se estende para outras cidades da região, como San Miguel de Allende e Léon. Confira tudo o que tem para fazer em ambos os destinos!

    San Miguel de Allende

    San Miguel de Allende
    Fonte: Pxhere / CC0

    Nos últimos anos, a cidade de San Miguel de Allende tem ganhado espaços nos roteiros turísticos, principalmente, por ter um legado cultural, histórico e arquitetônico muito importante, além de uma gastronomia de primeira.

    Fundada em 1542, ela é repleta de construções antigas que datam do período em que a cidade viveu seu apogeu, no século XVIII.

    Ao visitá-la, não deixe de andar por suas ruas floridas e que abrigam sobrados históricos, como a Igreja de San Miguel Arcángel, inspirada nas catedrais góticas da Europa.

    Com uma enorme fachada em tons rosados, ela é cheia de detalhes arquitetônicos belíssimos, além de fazer parte da história da cidade.

    Bem pertinho de lá, visite o Museu Casa de Allende, conhecido por ter sido residência do general Ignacio Allende, um dos heróis da independência do México. 

    No seu roteiro, inclua lugares como a Casa del Mayorazgo de la Canal, em arquitetura barroca, construída entre os séculos XVIII e XIX, e o Centro Cultural Ignacio Ramírez “El Nigromante”, ambos instalados em antigos casarões.

    Léon

    Em Guanajuato, México, lugar turístico também deve incluir a cidade de Léon, que fica a cerca de 75 km de distância, sendo considerada uma das mais importantes do estado, por ser um centro industrial.

    O destino também tem muito a oferecer, como seu centro histórico que, no passado, foi habitado por indígenas, como os Chichimecas e os Toltecas, antes mesmo da chegada dos espanhóis, que fundaram Léon em 1576.

    Faça uma visita aos jardins formais da Plaza de los Mártires e também ao Templo Expiatorio del Sagrado Corazón de Jesús, que é uma igreja neogótica de cores rosa e azul.

    Se possível, assista a um espetáculo de ópera ou de balé no Teatro del Bicentenario, instalado em um prédio do século XXI. 

    Conheça também o Museo de Arte e História, que abriga amplas galerias, que contam um pouco da história e cultura regional.

    Faça seu seguro viagem online!

    A cidade de Guanajuato, México, é um lugar que merece estar no seu roteiro por ter uma rica história e atrações bem interessantes, espalhadas por todos os lados.

    Se você quer visitar esse e outros destinos mexicanos, não fique parado e já comece a fazer as suas cotações para garantir aquele seguro que cabe no seu bolso e que atende às suas necessidades.

    No nosso site de buscas, Seguros Promo, você consegue comparar planos de diferentes seguradoras, além de ter acesso aos melhores descontos e promoções

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 2.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quer viajar com segurança e garantir economia? De Promo você pode!

    aaaa