icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
12 fevereiro - 9 minutos de leitura.

Ilha de Chipre: 11 atrações encantadoras no Mediterrâneo 

Chris standing up holding his daughter Elva Europa

A Ilha de Chipre faz parte do badalado roteiro pelo Mar Maditerrâneo, que atrai turistas do mundo todo com belas praias e paisagens incríveis.

Logo, é de se imaginar que a combinação de areia e mar seja a grande atração do lugar. Também! Porque é impossível conhecer o Chipre sem mergulhar de cabeça na riqueza cultural e histórica do país.

Venha descobrir 11 atrações fascinantes que vão provar porque a ilha merece ser o destino das suas próximas férias.

Cote seu seguro viagem para Ilha de Chipre no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto com este cupom. Não perca!

Ilha de Chipre: sítios arqueológicos, belezas naturais e curiosidades

Dividido entre as culturas grega e turca, o Chipre fala a mesma língua quando o assunto são as belezas encontradas em seu território.

Praias cinematográficas banhadas pela imensidão azul do Mediterrâneo, cidades históricas cheias de vestígios de um passado turbulento e sítios arqueológicos que contam as origens da ilha são responsáveis por atrair cerca de 2 milhões de visitantes ao país.

Viaje com tempo de sobra para as opções de passeios para quem visita o Chipre. 

Descubra Famagusta e Larnaca, cidades essencialmente turísticas, visite o Santuário de Afrodite, descanse na Praia de Cirênia e termine o dia provando os sabores da culinária local.

Nós já alertamos: um país tão rico como este tem requisitos suficientes para ficar marcado entre as melhores viagens da sua vida!

Onde fica a Ilha de Chipre?

Ilha de Chipre onde fica
Fonte: Pixabay

Quer saber onde fica o Chipre no Mar Mediterrâneo? Calma que nós vamos te ajudar a entender melhor a localização do país.

A ilha fica na Bacia do Levante, região mais ao leste do Mediterrâneo. 

É interessante perceber que embora o país esteja ligado política e culturalmente à Europa, geograficamente ele faz parte da Ásia. O Chipre ocupa uma posição ao sul da Anatólia, a parte asiática da Turquia, e está bem próximo ao Líbano e a Síria, países do Oriente Médio.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para passagem aérea, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

Qual é a capital do Chipre?

Nicósia é a capital do Chipre e cidade mais populosa do país, ultrapassando 300 mil habitantes. É também a única capital do mundo dividida em dois territórios. 

A parte sul tem influência grega e pertence à Repúblico do Chipre. Mas depois de cruzar as barreiras militares rumo ao norte, você estará na Nicósia de influência turca.

Essa divisão se estende pelo país. A barreira militar que separa a capital divide também a República do Chipre da autoproclamada República Turca de Chipre do Norte, reconhecida apenas pela Turquia, responsável por controlar a parte norte do país.

Mapa da Ilha de Chipre

Preparamos um mapa que vai te ajudar a entender melhor onde se localiza Chipre. Com ele ficará mais fácil planejar o itinerário para as suas férias.

Veja também onde ficam as melhores atrações da ilha e programe-se para não perder os pontos turísticos mais interessantes durante a sua viagem.

Preciso de seguro viagem para ir ao Chipre?

Seguro Viagem: Oriente Médio
ITA 60 SMART ITA 60 SMART Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (COMPLEMENTAR) R$ 27/dia*
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) AC 35 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 18/dia*

Uma dúvida muito comum entre as pessoas que pretendem viajar para o Chipre é quanto a necessidade de contratar o seguro viagem.

O item não é exigido dos turistas estrangeiros, brasileiros precisam apenas apresentar passaporte com validade.

Porém, nem precisamos falar de quanto o seguro é recomendado, não é mesmo? Afinal, você não deseja que as suas férias sejam frustradas ou agravadas por algum imprevisto.

Além disso, o Chipre está em processo de adesão ao Tratado de Schengen, o que tornará obrigatório o seguro.

Quer mais um motivo para contratar o serviço? Você pode aproveitar a proximidade para conhecer algum país asiático, e o seguro viagem Oriente Médio é totalmente indicado em destinos com uma cultura tão diferente da nossa.

Mas a maior vantagem de todas é viajar mais protegido. Por isso, não perca tempo: acesse o Seguros Promo, compare os planos e contrate o seguro certo com o menor preço.

História da Ilha de Chipre

O que não deve faltar em um país dividido em dois é história para contar. E a do Chipre, como se pode imaginar, é turbulenta e marcada por invasões.

Há pelo menos 7 mil anos a ilha é habitada. A primeira civilização a marcar presença e difundir sua influência foi a grega.

Mas a localização privilegiada no Mar Mediterrâneo sempre deixou o Chipre em evidência. Egípcios, assírios, persas, romanos e venezianos ocuparam a região ao longo dos séculos, até que o domínio otomano se estendeu por três séculos a partir de 1571.

Os ingleses, em 1878, colocaram fim ao controle dos turcos otomanos, anexando a ilha como colônia em 1914. A independência cipriota foi conquistada em 1960.

Mas nos anos seguintes os conflitos entre gregos e turcos cresceram até a invasão militar turca em 1974, que culminou na divisão da ilha. Apesar de todo esse contexto, hoje o país prospera sem maiores tensões políticas.

O que fazer na Ilha de Chipre?

A diversidade de atrativos do Chipre é tão grande que os turistas encontram atividades para todos os gostos e vários dias.

Pensando em facilitar o seu planejamento, separamos uma lista com 11 lugares turísticos de Chipre que vão deixar o seu passeio completo e especial. Descubra o país com a gente!

1. Choirokoitia

Ilha de Chipre choirokotia
Fonte: Pixabay

Nada melhor do que começar a entender e conhecer a história do Chipre do que o mais antigo sítio arqueológico da ilha, Choirokoitia.

Descoberto em 1934, o assentamento traz vestígios da presença humana entre 7 mil e 4 mil anos antes de Cristo.

A partir da exploração de Choirokoitia, descobriu-se que os primeiros habitantes viviam da agricultura e criação de ovelhas, cabras, além de produzirem ferramentas de pedras. O material também é a base das casas circulares ainda intactas na região.

O sítio fica no topo de uma colina, na região sul do país, próximo a Larnaca e é considerado Patrimônio da Humanidade.

2. Lefkara

Entre as ruas de pedra e casas com paredes feitas em tijolo branco, Lefkara é famosa por um motivo especial: o artesanato.

A pequena vila é conhecida pelos bordados e rendas “lefkaritikos”, símbolo da cultura local por seus artesãos. Passando por lá, não deixe de garantir uma genuína lembrança cipriota.

Cenários espalhados pela cidade também são fonte para belas fotos. Lefkara está próxima dos Montes Troodos, cadeia montanhosa com mais de 1.900 metros de altitude por onde se espalham dezenas de vilas cheias de história.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    3. Famagusta

    De badalado balneário da década de 1970 à “cidade-fantasma”, Famagusta retrata bem como um país consegue ser belo ao mesmo tempo que convive com marcas do passado.

    Até a invasão turca em 1974, a antiga cidade da Ilha de Chipre era um dos pontos mais atrativos do Mediterrâneo.

    Mas as marcas dos conflitos destruíram parte da cidade e vão muito além da influência turca na cultura local.

    Ainda assim, Famagusta deve estar em qualquer roteiro pelo país. A mesquita Lala Mustafa Pasha, maior edifício medieval da cidade, pode ser vista de todos os cantos. A cidade murada, obra dos venezianos no século XV, é um dos resquícios da imponência que o local já teve.

    4. Larnaca

    Ilha de Chipre Larnaca
    Fonte: Pixabay

    Terceira maior cidade do Chipre, Larnaca é um dos balneários que fazem mais sucesso no país entre os turistas em busca das praias do Mediterrâneo.

    Finikoudes é a praia mais famosa, oferecendo o contraste entre a areia escura e águas cristalinas. Os turistas encontram cadeiras e guarda-sóis para aluguel e a orla é uma atração à parte com coqueiros, calçadão e barracas de bebidas.

    Aproveitado o clima ensolarado, hora de descobrir o que fazer em Larnaca, Chipre, fora as praias.

    Agios Lazaros é uma igreja em estilo ortodoxo do século IX, que teria sido construída sobre o túmulo de São Lázaro. 

    Visite também o Castelo Medieval, que funcionou como prisão britânica, e separe um tempo para o lago de sal e a área de preservação ao seu redor.    

    5. Vilarejos de Omodos e Laneia

    As vilas de Omodos e Laneia são passeios para quem procura fugir da aglomeração de turistas nas maiores cidades.

    Ruas de pedras e construções simples em um cenário rodeado por montanhas representa o charme dessa região — os vilarejos estão distantes cerca de 20 km.

    Vinícolas e artesanato também estão entre os atrativos das vilas. Aproveite para degustar os vinhos caseiros e levar para casa bordados ou produtos de prata feitos pelos artesãos locais.

    6. Santuário de Afrodite

    Ilha de Chipre santuário de afrodite
    Fonte: Pixabay

    Sabe por que o país é conhecido como ilha de Afrodite? Chipre é apontado como berço de nascimento da deusa do amor e da beleza na mitologia grega.

    O local exato seria o distrito de Pafos, que fica na região sudoeste da ilha e onde é possível conhecer lugares dedicados à Afrodite.

    Santuário de Afrodite é um sítio arqueológico onde objetos e templos dedicados à deusa foram encontrados. Outro cenário de íntima ligação é a Pedra de Afrodite, que divide as praias de onde a personagem mitológica teria saído do mar.

    7. Monastério de Kykkos

    Conhecer um mosteiro cercado por montanhas e florestas é mais uma das atrações turísticas do Chipre.

    Fundado no século XI, o Monastério de Kykkos fica a uma altitude de 1.300 metros. Embora sua estrutura original tenha sido devastada por um incêndio, a reconstrução presenteou a região com uma linda obra arquitetônica adornada por pinturas coloridas.

    A entrada é gratuita, apenas um museu localizado em seu interior é pago. Outra atração gratuita próxima é o túmulo do primeiro presidente cipriota, Makarios III, que começou seu serviço religioso no mosteiro. 

    8. Ponte do Amor

    Na Ilha de Chipre, turismo na região de Ayia Napa é fomentado, principalmente, por jovens em busca das belas praias.

    Lá, está uma das principais atrações do país para os casais apaixonados: a Love Bridge. E a responsável pela construção da Ponte do Amor foi a natureza, não o homem.

    O cartão-postal é uma rocha em formato de arco que se estende sobre o mar. Reza a lenda que os casais que se beijam no meio da ponte terão amor garantido para sempre.

    9. Praia de Cirênia

    Ilha de Chipre praia do Cirenia
    Fonte: Pixabay

    Não é por acaso que o Chipre está entre os mais cobiçados destinos de verão na Europa. Fora toda a riqueza cultural, a ilha foi abençoada com praias paradisíacas em seu território.

    E os turistas que quiserem fugir um pouco da agitação das praias do sul também encontram boas opções ao norte.

    A cor turquesa das águas da Praia de Cirênia são um genuíno convite para um mergulho. O visual também contribui para que ela esteja entre as melhores praias de Chipre: visitantes relaxam à beira do mar tendo um castelo como plano de fundo.

    10. Aphrodite’s Rock Brewery

    Outra marca do nascimento de Afrodite na ilha foi a criação de uma cervejaria inspirada na deusa do amor.

    A Aphrodite’s Rock Brewery está localizada a apenas 25 quilômetros do santuário e pode ser uma parada em qualquer roteiro. No menu, além das cervejas artesanais, experimente as cidras da casa e pizzas para matar a fome.

    11. Tala Monastery Cats

    Uma peculiaridade que você vai perceber no Chipre é como os gatos são amados pelos cipriotas.

    Os bichanos são tão populares que existe um parque para eles. O Tala Monastery Cats abriga mais de 700 gatos na região das montanhas de Tala e o cuidado é feito por voluntários.

    Para quem está viajando com crianças ou quer matar a saudade do bichinho de estimação, passar algumas horas no parque pode ser revigorante.

    O que fazer em Chipre à noite?

    Ilha de Chipre o que fazer a noite
    Fonte: Pixabay

    Como o Chipre está na rota de verão do Mar Mediterrâneo, é comum que os turistas queiram saber como aproveitar a vida noturna do país, principalmente no verão.

    Da mesma forma que a estação quente atrai turistas e muitos jovens, faz aparecerem festas para satisfazer o público.

    Ayia Napa, um dos destinos mais badalados nessa época, é o cenário perfeito para os festeiros. As baladas começam nas praias durante a tarde e se estendem pela noite, sem hora para acabar.

    Agora, se você prefere algo mais calmo, nossa dica é que aproveite os restaurantes e bares saboreando as delícias da culinária mediterrânea.

    Restaurantes na Ilha de Chipre

    E o que provar nos restaurantes cipriotas? A gastronomia local é daquelas para agradar todos os paladares, com influências europeias, asiáticas e do Oriente Médio.

    Muitos pratos no país têm como base vegetais, carnes e molhos a base de iogurte.

    Os restaurantes Viklari Peyia e Oniro By The Sea, ambos com incrível vista para o mar, são opções imperdíveis ao sudeste da ilha. Para acompanhar o almoço e jantar, experimente o famoso vinho da Ilha de Chipre, que dificilmente não cai no gosto dos turistas.

    Descontos imperdíveis no seguro viagem!

    Seguro Viagem: Oriente Médio
    ITA 60 SMART ITA 60 SMART Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (COMPLEMENTAR) R$ 27/dia*
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) AC 35 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 18/dia*

    Para viajar mais tranquilo e aproveitar sem se preocupar as maravilhas da Ilha de Chipre, você já sabe, tenha como aliado o seguro viagem.

    Os melhores descontos em planos para os países da Europa e outros cantos do mundo estão no Seguros Promo. Acesse, compare e adquira a melhor proteção para as suas férias.

    Curta as praias e atrações culturais do Chipre com segurança e economia. De Promo você pode!


    Leia também:

    Veja também


    Recomendado para você
    Melhor preço garantido
    faça uma cotação e confira.
    Conecte-se com a gente