CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Menorca: onde fica, quando ir, mapa, o que fazer e roteiro pela ilha

Menorca, no litoral da Espanha, é um destino ainda pouco conhecido pelos turistas brasileiros, mas que pode ser surpreendente. Vem saber porquê!

Há quem diga que em Menorca, os barcos voam. Estranho para você? Saiba que ao desembarcar nesta belíssima ilha espanhola, você entenderá o porquê dizem isso por lá.

As águas do mar que circundam o arquipélago são tão transparentes, que a sensação é que os barcos estão suspensos no ar em meio a um cenário deslumbrante. Dá para imaginar?

Então, vem com a gente conhecer as belezas naturais deste paraíso espanhol com praias belíssimas e muita história!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Menorca: conheça as belezas naturais deste paraíso espanhol!

Vai viajar para a Espanha? Então, que tal ir além da famosa ilha de Ibiza? Menorca, Espanha, possui um clima mais pacato do que Minorca, por exemplo. 

O arquipélago tem vilarejos charmosos, centros históricos interessantes e praias paradisíacas com areia branca e um mar em tom azul-esmeralda. 

Banhada pelo Mar Meditrrâneo, as praias são os grandes protagonistas dos roteiros turísticos não somente por suas belezas, mas também pela possibilidade de praticar esportes, como kitesurf, mergulho e passeio de caiaque.

Como se não bastasse, a região também tem uma rica história que datam desde o período pré-histórico até a ocupação de diferentes povos, como os romanos.

Por conta disso, seu legado histórico é riquíssimo e traços desses períodos podem ser vistos em sítios arqueológicos espalhados pelos quatro cantos do arquipélago.

Onde fica Maiorca e Menorca?

Onde fica Maiorca e Menorca?
Fonte: Pixabay

Muitos turistas que estão de malas prontas para curtir o litoral espanhol se perguntam onde fica Maiorca e Menorca, saiba que elas estão localizadas nas Ilhas Baleares, que ficam na perto da costa leste da Espanha, no Mar Mediterrâneo.

A distância entre elas é de 80 milhas, que corresponde a 130 quilómetros. Para quem se pergunta como ir de Palma de Mallorca a Menorca, saiba que o percurso é feito de ferry-boat em viagens que podem variar de 2 a 5 horas dependendo do trajeto escolhido. 

Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

Como chegar à ilha de Menorca?

A ilha está localizada a cerca de 250 quilômetros de distância do continente e muito bem integrada ao continente, facilitando o acesso dos seus visitantes, principalmente no verão europeu.

A forma mais comum e fácil de se chegar à Menorca, Espanha, é de avião, já que a ilha abriga um aeroporto, que é o principal ponto de conexão com o continente.

Porém, não há voos que partem direto do Brasil, sendo que você precisará fazer escala em cidades espanholas, como Barcelona, Madrid, Bilbao, Valência, entre outras.

É possível ainda chegar à ilha de barco, principalmente, para as pessoas que desejam conhecer o arquipélago de carro.  Os barcos partem dos portos de Barcelona, Valência e Mallorca.

Quais as ilhas que fazem parte das Baleares?

Quais as ilhas que fazem parte das Baleares?
Fonte: Pixabay

Para quem tem dúvida sobre quais as ilhas que fazem parte das Baleares, saiba que, além de Menorca, o arquipélago é formado por outras três ilhas: Maiorca, Ibiza e Formentera, além de pequenas ilhotas e diversos atóis e ilhotas.

Quando ir para Menorca?

A melhor época para curtir as atrações e o clima delicioso desse arquipélago acontece entre meados da primavera e o final do verão, que vai de maio até setembro, na alta temporada europeia.

Nesses dias, o clima por lá, embora mais calmo do que Maiorca, está mais animado com um alto fluxo de turistas, restaurantes e bares com programações especiais e sol praticamente todos os dias.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para a Espanha

    Agora que você já sabe onde fica o arquipélago e quando ir para Menorca, chegou a hora de dar atenção às questões burocráticas que envolvem a sua viagem para a Espanha.

    Além de documentos como passaporte, passagem de volta e reserva de hotel, o governo do país exige que seus turistas façam a contratação de seguro.

    Esse serviço, além de atender às exigências legais, é recomendado para proteger o viajante em diferentes cenários, como emergências médicas e odontológicas, extravio de bagagem, cancelamento e atraso de voo e até translado médico e funerário.

    Você pode contratar o plano ideal para te dar segurança em qualquer situação no nosso site de buscas, Seguros Promo, que permite que viajantes possam fazer a comparação de planos e ofertas de diferentes seguradoras.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Menorca: mapa

    Para desembarcar em Menorca, o mapa é um item muito importante para te ajudar a se deslocar por toda ilha.

    Com ele, será possível entender melhor onde o arquipélago está localizado no Mar Mediterrâneo. Dá uma olhadinha nesse guia que montamos para te ajudar a traçar melhor as suas rotas!

    O que fazer em Menorca, Espanha

    Com um mapa em mão e o seu seguro contratado, chegou a etapa de elaborar o roteiro de viagem dos seus sonhos. 

    Pensando nisso, listamos aqui as atrações que deixam os seus visitantes apaixonados e que você não pode deixar de conhecer.  Confira o que fazer em Menorca, Espanha na sua próxima viagem de férias!

    Mahón

    Mahón
    Fonte: Pxhere / CC0

    Capital do arquipélago, a cidade de Mahon é relativamente grande e sempre movimentada com um rico centro histórico, que é bem parecido com a sua vizinha Palma de Mallorca.

    Ao turistar pela cidade, você poderá percorrer ruas estreitas e observar casas típicas da ilha, além de conhecer vários pontos turísticos, como igrejas e casarões antigos, cheios de histórias para contar aos seus turistas.

    Não deixe de visitar a Catedral de Menorca, chamada de Santa María de Ciudadela, construída em estilo gótico entre os séculos XIII e XIV, logo após D. Alfonso III ter conquistado o arquipélago aos mouros.

    Binibeca

    Outro lugar charmoso que vale a pena visitar em Menorca, Espanha, é o povoado de pescadores Binibeca, que fica localizado na cidade de San Luis.

    O vilarejo, construído em 1972, tem casas caiadas branquinhas feitas de cal e ruas labirínticas que tornam os passeios ainda mais encantadores.

    Por ser um local bem turístico, a região tem construções completamente restauradas e uma boa infraestrutura turística.

    Localizadas bem na costa, o local também abriga muitos bares e restaurantes que oferecem uma deliciosa gastronomia, além de muitas lojinhas de souvenires.

    Ciutadella

    Ciutadella
    Fonte: Freebird / Flickr / CC BY-SA 2.0

    Na hora de escolher o que fazer em Menorca, inclua também um passeio pelo centro histórico de Ciutadella, a antiga capital do arquipélago. Prepare a câmera fotográfica, pois o cenário é digno de capas de revistas de turismo.

    Com edifícios antigos e barcos atracados em seu cais, as ruas e becos são cheias de charme, abrigados casarões com portas e janelas grandes, que dão ainda mais charme ao local.

    Conheça lugares como a bela Catedral de Santa Maria, construída a mando do rei Alfonso III de Aragão “o liberal”, em 1287 no local onde havia uma antiga mesquita.

    Nas suas andanças pelo centro histórico, faça também uma parada na Plaza de la Libertad para experimentar pratos típicos locais, além de entrar nas várias lojas de produtos tradicionais do local, como a sandália de avarca.

    Camí de Cavalls

    Ao viajar para Menorca, o que fazer deve incluir também o Camí de Cavalls que, em português, significa Caminho dos Cavalos.

    Essa atração é uma antiga rota que circunda a ilha que, no passado, tinha como objetivo defender e controlar o acesso ao arquipélago.

    O caminho deixou de ser utilizado em 1980 devido a um movimento popular, mas foi restaurado, transformando-se em uma verdadeira atração turística, para quem gosta de contar com a natureza e quer apreciar as mais bonitas paisagens do local.

    Sítios arqueológicos de Menorca

    Sítios arqueológicos de Menorca
    Fonte: Pxhere / CC0

    Além de belas paisagens, a ilha também é repleta de história e conta com vários sítios arqueológicos, que fazem parte de diferentes períodos da pré-história, como as ruínas de Torralba d’en Salord.

    Em vários pontos da ilha, é possível encontrar monumentos megalíticos chamados taula e talayot, que são um legado da cultura talayotica menorquina, que predominou na ilha por muitos anos.

    Por todo o arquipélago, é possível observar ruínas que datam de um período de mais de 2 mil anos de ocupação das Ilhas Baleares até a conquista romana em 123 a.C.

    Não deixe de visitar também o sítio arqueológico Caparrots de Forma, que abriga muitas ruínas desse período.

    Menorca: praias

    Em Menorca, as praias são uma atração à parte, proporcionando dias deliciosos em suas areias brancas e fofas e banhos de mar em um mar azul-turquesa com águas tão claras que dá para ver o fundo do oceano.

    Uma das praias mais bonitas é a Cala Escorxada, localizada na parte sul da ilha e pouco conhecida pelos seus visitantes. Por isso, ela é bem tranquila, perfeita para quem deseja momentos de paz e descanso.

    A Cala Mitjana é uma praia que também não fica lotada, fazendo com que os banhistas possam pegar um bronze em suas areias e relaxar no mar, já que as águas são bem calmas.

    Por quase não ter onda, é possível alugar caiaque para remar pelas águas do mediterrâneo. E de quebra, dá para conhecer as cavernas que existem na região.

    A Praia de Son Saura é uma das mais importantes da ilha e também um dos locais mais procurados para a prática de kitesurfe. Com apenas 300 metros, ela é cercada por vegetação e tem muitas algas e um mar limpinho de águas transparentes.

    A Macarella é uma das mais bonitas e populares de Menorca e você não pode deixar de incluí-la no seu roteiro, já que, além de ser paradisíaca, tem acesso bem facilitado.  

    Visite também as praias Cala Turqueta, Cala Galdana, Playa Binigaus e Cala Pregonda, que são igualmente deslumbrantes.

    Gastronomia em Menorca

    Gastronomia em Menorca
    Fonte: Pixabay

    A gastronomia local deixa seus visitantes com água na boca e você deve aproveitar ao máximo as melhores comidas espanholas da ilha.

    A cozinha desta região tem como base peixes, lulas, crustáceos, mariscos e muito azeite, que é um dos pilares dos principais pratos típicos.

    Entre os restaurantes mais famosos está o Es Molí d’en Racó, que serve comida típica caseira em um ambiente aconchegante e com vista para a cidade.

    O Café Balear é também clássico da cozinha local, sendo especialista em peixes e mariscos que, inclusive, são pescados pelo seu próprio barco e preparados na hora.

    As viagens para Menorca merecem uma parada no Restaurante Bar a Vins, famoso por servir deliciosas tapas e com uma carta de vinho muito completa com diferentes títulos nacionais e internacionais.

    Na hora de montar o seu menu na ilha, não deixe de experimentar pratos, como a Caldereta de Lagosta, que é o mais tradicional.

    O Frito Mallorquín é outro clássico da culinária do arquipélago. Trata-se de um prato com miúdos, que incluem fígado, pulmão e coração, além de ser muito bem temperado, levando ainda batatas, pimentões e alho.

    Experimente também o Tumbet, um prato bem parecido com a lasanha que comemos no Brasil. A comida é feita com abobrinhas, batatas, berinjelas, pimentões e tomates.

    O que fazer em Menorca com chuva?

    Se você pensa que Menorca é menos charmosa e interessante em dias fechados, está enganado. Por isso, você não precisa se preocupar, pois tem muito o que fazer em Menorca com chuva.

    Em dias que não dá para curtir as praias, monte um roteiro histórico por igrejas, casarões e centros históricos que, certamente, oferecem um passeio rico por construções antigas e que fazem parte das principais memórias da ilha.

    Não deixe de visitar cada cantinho da Ciutadella, o vilarejo Binibeca e a cidade de Mahon, que também conta com restaurantes e bares deliciosos e animados.

    Quantos dias para conhecer Menorca?

    Para quem se pergunta quantos dias para conhecer Menorca, saiba que é possível conhecer as principais atrações da ilha em uma estada de quatro dias.

    Nesse período, é possível montar um roteiro com as melhores praias, pontos turísticos e ainda curtir a vida noturna do arquipélago.

    Cotação de seguro viagem para a Europa

    Depois de todas essas dicas, certamente, você já está convencido de colocar Menorca no seu roteiro de férias pela Espanha, não é mesmo? 

    Lembre-se também de garantir seu seguro viagem, já que esse é item obrigatório para entrar no país.

    Além de atender às leis imigratórias, esse serviço vai dar a tranquilidade e a proteção que precisa para ter a viagem que sempre sonhou.

    Se você quer ter acesso às melhores coberturas e os planos ideais para o estilo da sua viagem, faça suas cotações no nosso site de buscas, Seguros Promo, que permite que os viajantes possam comparar preços e economizar na sua viagem. 

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quer viajar com segurança e os preços mais vantajosos do mercado? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa