Ouro Branco, MG: saiba mais sobre o município mineiro!
A cidade de Ouro Branco, MG, é um dos destinos mais charmosos do estado mineiro e carrega importantes construções da arquitetura brasileira! Saiba mais!
Ouro Branco, MG é uma cidade repleta de atrativos e seu conjunto arquitetônico e paisagístico, deixam o destino ainda mais charmoso!
Além disso, a calmaria da região transforma a cidade em um destino ideal para viagens em família.
E se você também gosta de história e natureza, não vai se arrepender de visitar esse tesouro em Minas Gerais!
Neste artigo, você confere onde fica e como chegar em Ouro Branco, quando ir a cidade, os melhores passeios, dicas e muitos mais. Veja!
Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!
Ouro Branco, MG: melhores passeios e dicas de viagem!
Além das belezas naturais, Ouro Branco tem inúmeros monumentos históricos, principalmente religiosos, um dos traços marcantes da cidade.
A Igreja Matriz de Santo Antônio, a Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens e a Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia são os principais pontos turísticos.
Algumas das construções da região já foram até tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA)!
Em determinados meses costumam acontecer eventos típicos que movimentam a região, como as festas para celebrar o padroeiro Santo Antônio em junho e a Festa da Batata em outubro.
Onde fica a cidade de Ouro Branco?
Ouro Branco é um município do estado de Minas Gerais, localizado na Região Sudeste do Brasil. A cidade fica entre Congonhas e Ouro Preto, destinos próximos que você também poderá conhecer durante a viagem!
A cidade tem 258,726 km² de extensão territorial e possui cerca de 40 mil habitantes.
Mapa de Ouro Branco, MG
Um mapa é sempre indispensável para otimizar seu tempo na hora de decidir quais lugares visitar em uma cidade.
Além disso, como esse item, fica mais fácil planejar as locomoções até os passeios escolhidos e evitar erros de trajetos.
Veja agora o mapa que elaboramos para você com as principais atrações de Ouro Branco em destaque!
Como chegar a Ouro Branco?
Para quem sai de Belo Horizonte basta pegar a BR040 e seguir no sentido Rio de Janeiro. Após passar por Congonhas, em 3 km adiante, pegar o trevo (MG443) e seguir mais 13 km até Ouro Branco.
Já partindo de São Paulo, é preciso pegar a BR381 e seguir no sentido Belo Horizonte até o trevo para Lavras. Então, continuar pela BR265 até Barbacena, e a partir daqui pegar a BR040 (sentido BH) até Conselheiro Lafaiete.
Quando estiver na cidade é só entrar, acessar a Estrada Real e seguir até Ouro Branco.
No caso dos viajantes que saem do Rio de Janeiro, boa parte do percurso será pela BR040. Passa por Petrópolis, Juiz de Fora e Barbacena. Ao chegar em Conselheiro Lafaiete, também acessa a Estrada Real e segue até o destino.
Para quem parte de outras regiões do Brasil, o melhor é ir de avião, desembarcar no Aeroporto Belo Horizonte – Confins e depois seguir viagem por terra.
Quando ir a Ouro Branco, MG?
As chuvas na região de Minas Gerais são concentradas entre os meses de outubro e março, decidir viajar nesse período é arriscar ter alguns passeios cancelados.
Por isso, a melhor época para visitar Ouro Branco e realizar atividades ao ar livre é entre os meses de abril e setembro, quando os dias são mais secos e frescos.
A temperatura na cidade varia entre 11 °C a 28 °C, eventualmente é inferior a 8 °C ou superior a 31 °C.
Visite Ouro Branco, MG, com tranquilidade!
Saiba que adquirir um seguro viagem em destinos nacionais também é de grande importância.
Esse serviço irá garantir que sua estadia em Ouro Branco seja a melhor possível e você não vai precisar se preocupar com imprevistos.
Imagine só, ficar doente longe de casa? Ninguém merece passar por apuros assim e como a maioria dos planos de saúde oferecem apenas cobertura regional, nada melhor do que se precaver.
Além de assistência médica-hospitalar, um bom seguro resguarda o viajante de outros cenários, como extravio de bagagem e cancelamento ou atraso de voos, e muito mais benefícios.
Sendo assim, você pode buscar o plano ideal com as coberturas necessárias para sua viagem aqui no site do Seguros Promo.
Nossa plataforma disponibiliza opções das principais seguradoras do mercado e ainda uma ferramenta de comparação para te ajudar a encontrar o preço mais vantajoso.
O que fazer em Ouro Branco, MG
As variadas opções de passeios em Ouro Branco vão te proporcionar desde o contato com a natureza até aprendizados com os monumentos históricos.
Veja só alguns dos principais pontos turísticos da cidade que listamos para você incluir no seu roteiro!
Centro Histórico
Se você gosta de admirar obras arquitetônicas, quando for a Ouro Branco não deixe de conhecer o Centro Histórico da região. Lá estão muitos casarões do século XVIII com uma arquitetura colonial, de pau-a-pique e pedras.
Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens
Sendo uma pequena igreja construída por volta de 1865, a Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens é bem simples tanto por dentro quanto por fora, mas mesmo assim é encantadora.
Seu conjunto arquitetônico e paisagístico foi tombado pelo município em 1997.
Igreja Matriz de Santo Antônio
A Igreja Matriz de Santo Antônio é uma das mais antigas do estado de Minas Gerais. Ela começou a ser construída em 1717, mas só foi concluída em 1779.
Nos tempos coloniais era comum que obras em igrejas importantes demorassem tanto.
A matriz possui uma arquitetura de estilo barroco, com várias pinturas do Mestre Ataíde, representando o Santo Antônio, a Virgem e o Menino Jesus.
Fazenda Carreiras
A Fazenda Carreiras também é conhecida como Casa de Tiradentes, pois existem boatos de que o Mártir da Inconfidência tenha passado pelo lugar, porém não há comprovação.
Ela fica localizada no Distrito de Carreiras, às margens da Estrada Real e foi local de pagamento do Quinto (Imposto da Coroa Portuguesa) e alojamento de tropeiros.
Itatiaia
O vilarejo de Itatiaia é um distrito tranquilo e acolhedor de Ouro Branco, fica apenas a 10 minutos de distância indo de carro. Lá você encontra outra Igreja Matriz de Santo Antônio, construída no século XVIII.
E pode experimentar a comida local, pois há bares e restaurantes que servem pratos típicos mineiros, além de aproveitar para ver o lindo pôr do sol na serra de Ouro Branco.
Parque Estadual da Serra de Ouro Branco
Com cerca de 1.614 hectares e um paredão de em média 20 km de extensão, o Parque Estadual da Serra de Ouro Branco é um importante sítio histórico que possui inúmeras ruínas da época do Ciclo do Ouro.
Por ser uma das serras com maior diversidade em fauna e flora, serve de abrigo para várias espécies ameaçadas de extinção.
O acesso é gratuito e você pode usufruir de todas as belezas naturais do lugar, como as cachoeiras e piscinas naturais.
Fazenda Pé do Morro
A fazenda Pé do Morro junto da Capela de Santana também fica localizada ao longo da Estrada Real. A casa-sede que foi construída no século XVIII é um exemplar da arquitetura rural colonial brasileira.
Devido à sua importância cultural foi tombada pelo IEPHA em dezembro de 2009.
O que fazer à noite em Ouro Branco?
A noite é o turno perfeito para jantar em um restaurante ou ir a um barzinho tomar um drinque. E o melhor é quando encontramos tudo em um único lugar, tanto comida como bebida, concorda?
Então, você precisa conhecer a Fábrica Cervejeira, um local aconchegante e com música ambiente, que serve chopes artesanais e hambúrgueres deliciosos.
Ou ir no House of Beer, onde também oferecem uma boa carta de cervejas, aperitivos, sushis e sanduíches, ótimo para beber como os amigos.
Outra alternativa na região com o mesmo estilo é o Espetinho Gourmet. Lá existem opções para todos os gostos por um preço justo, com música ao vivo nos fins de semana.
Por que a cidade se chama Ouro Branco?
Porque no século XVII a atual região de Ouro Branco foi habitada por indivíduos atraídos pela ideia de existência de ouro em suas terras.
E nesse período o bandeirante Miguel Garcia encontrou um metal precioso de coloração esbranquiçada no lugar.
Por isso, a cidade ficou conhecida como “Ouro Branco”.
Quais as cidades próximas a Ouro Branco, MG?
O município de Ouro Branco fica perto de outros destinos incríveis, e dependendo da sua disponibilidade, você poderá aproveitar para visitá-los em um bate e volta.
O viajante pode conhecer as atrações de Congonhas, a cidade mais próxima de Ouro Branco, ou passar o dia em Conselheiro Lafaiete vendo seus monumentos históricos.
Também dá para ir à Itaverava desfrutar de suas belezas naturais, como as cachoeiras. E ainda vale a pena dar uma passada em Ouro Preto para apreciar um pouco da sua arquitetura barroca.
Seu seguro viagem nacional em promoção está aqui!
Agora que você já conferiu quais as melhores atrações de Ouro Branco para colocar em seu roteiro rumo a esse destino, lembre-se de contratar um seguro viagem nacional.
Acesse o site do Seguros Promo para fazer suas pesquisas e buscar o melhor custo-benefício do mercado. É possível comparar quatro planos diferentes até encontrar a opção mais viável para as suas necessidades.
Se você começar a procurar o seu seguro com antecedência, terá mais chances de aproveitar os melhores preços e ofertas para o seu destino.
Deseja conhecer Ouro Branco, MG com segurança e economia? De Promo você pode!
Continue sua leitura!
- As melhores dicas de mochilão Europa: como planejar, economizar e explorar ao máximo
- O que fazer na Polônia? Confira as melhores atrações!
- Turismo na Costa Rica: como funciona, custos e como planejar
- 25 lugares para conhecer antes de morrer ao redor do mundo!
- Como chegar em Machu Picchu? Confira a melhor forma!