CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

País de Gales: história, cultura e atrativos turísticos

O País de Gales possui uma história riquíssima e reserva curiosidades intrigantes no território europeu. Descubra por que você deve incluí-lo no roteiro!

O País de Gales é um destino repleto de cenários exuberantes, paisagens encantadoras e atrações turísticas históricas, permitindo que o visitante tenha contato próximo com a natureza enquanto descobre segredos de uma terra milenar.

Ao lado de Escócia, Irlanda e Inglaterra, o país faz parte do Reino Unido e é o endereço de castelos, pontes e fortes listados como Patrimônio Mundial pela Unesco, além de belos parques e cidades modernas.

Reunimos tudo o que você precisa saber sobre Gales para curtir uma viagem inesquecível! Vamos lá!

Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!

País de Gales: castelos, parques e curiosidades

Gales, ou Wales, é um país pequeno. Com pouco mais de 3 milhões de habitantes, ele geralmente é ignorado nos principais roteiros pela Europa, muitas vezes ofuscado pelos vizinhos mais famosos, Escócia, Irlanda e Inglaterra.

O país é famoso pelo idioma quase impronunciável, a relação com a Coroa britânica, uma quantidade impressionante de castelos medievais, boa gastronomia e paisagens naturais riquíssimas.

Que tal conhecer a celta Aberystwyth, o charmoso vilarejo praiano de New Quay ou a tradição de Cardigan? 

Onde fica o País de Gales?

Um dos países que fazem parte do Reino Unido, Gales faz fronteira com a Inglaterra e, apesar de ter um território pequeno, com apenas 20 mil km², é geologicamente bastante diverso.

Isso quer dizer que, em apenas um país, o viajante encontra belas praias, florestas, colinas, vales, penhascos e diversos outros cenários naturais exuberantes.

Qual é a capital do País de Gales?

País de Gales qual a capital
Fonte: Pixabay

A capital do País de Gales é a vibrante e cosmopolita Cardiff, considerada uma das cidades mais “verdes” da Europa, a pouco mais de 200 km de Londres, capital da Inglaterra.

Alçada ao título de capital do país em 1955, a cidade é a capital mais jovem do Velho Continente, e isso se reflete em sua animada vida noturna e intensa agenda cultural.

O porto de Cardiff é um dos mais movimentados da Europa, mas as atrações locais não se limitam à orla: são mais de 300 parques e jardins espalhados pela cidade.

Como chegar a Gales?

Quer descobrir como ir de Londres para País de Gales? Você terá algumas alternativas à disposição.

A principal porta de entrada no país é pelo Aeroporto Internacional de Cardiff, mas o viajante também pode optar por trem ou terra.

A partir de Londres, o turista pode viajar de trem nas linhas ferroviárias Virgin Trains, North Wales Coast Line e First Great Western, ou até mesmo fazer o trajeto de ônibus ou carro.

Se você decidir dirigir pelo Reino Unido, redobre a atenção! Os países da região adotam a chamada mão-inglesa, na qual os veículos circulam pelo lado esquerdo das vias.

País de Gales no mapa

Existem diversas cidades no país esperando pela sua visita, como Cardiff, Newport e Swansea, com os mais variados atrativos turísticos. Confira o País de Gales no mapa!

Ofertas de seguro viagem ideais para a Europa!

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Antes de continuar a planejar a sua trip, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem Europa para garantir a sua segurança no exterior.

Cidadãos estrangeiros não podem utilizar o sistema público de saúde no país, e você pode acabar com uma grande dor de cabeça ou um baita prejuízo se passar por algum imprevisto.

O seguro viagem resguarda o viajante, oferecendo coberturas e serviços bastante úteis para quem está longe de casa, como assistência médica e odontológica, auxílio por extravio de bagagem ou cancelamento de voo, entre outros!

Para encontrar o melhor seguro viagem pelo menor preço, recomendados o uso de sites comparadores, como o Seguros Promo, que te ajuda a analisar os planos e as ofertas mais imperdíveis do mercado!

História de Gales

A história de Gales se confunde com a trajetória da Grã-Bretanha, com direito a uma série de conflitos entre o país e a Inglaterra.

Por volta do século XV, o rei inglês Eduardo I (retratado no filme Coração Valente) invadiu os territórios celtas, destruindo cidades inteiras e construindo imponentes fortificações.

É por isso que, hoje, Gales é o país com maior número de castelos por metro quadrado no mundo!

Para solidificar seu poder na região, Eduardo I definiu que todo filho primogênito do rei ou rainha da Inglaterra (ou seja, o primeiro na linha de sucessão do trono) receberia o título de Príncipe de Gales.

Hoje, o detentor do título é o príncipe Charles, no futuro poderá ser o príncipe William, e daí por diante.

Apesar da influência anglo-saxônica no País de Gales, a cultura manteve heranças dos povos celtas que ocupavam a região, como o idioma e as lendas.

Por que o nome País de Gales

País de Gales por que o nome
Fonte: Pixabay

Você já deve ter visto por aí o nome Wales em algum mapa ou livro. Mas, afinal de contas, que país é Wales? 

O nome é derivado do termo welsh, uma palavra do inglês arcaico, herdada de línguas germânicas, para se referir a estrangeiros.

Em português, o país se tornou Gales, embora na língua galesa o nome seja bem diferente: Cymru.

Qual é a língua de Gales?

Os galeses têm dois idiomas oficiais: a língua galesa, ou língua dos celtas, e o inglês, herdado dos colonizadores bretões.

Não precisa se desesperar para aprender o complicado idioma pré-anglo-saxão, conhecido pelas palavras com muitas letras, sobretudo consoantes: apenas 18% dos galeses falam o idioma atualmente.

Ou seja, o viajante consegue se comunicar em inglês sem muitos problemas, mesmo que o sotaque seja mais carregado.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Como é o clima em Gales?

    A única certeza sobre o clima em Gales é a incerteza: as condições climáticas no país são bastante instáveis e o tempo pode virar de uma hora para outra, sem aviso.

    Em geral, as temperaturas são amenas, e nem mesmo no verão faz calor intenso. 

    Mesmo assim, a estação mais quente do ano é um dos melhores momentos para conhecer o país, sobretudo se você quer conhecer as belas praias galesas.

    Ou seja, se você quer desfrutar ao máximo das paisagens e dos passeios ao ar livre, é melhor agendar a sua viagem entre os meses de junho e meados de outubro, quando chove menos e as temperaturas estão mais agradáveis.

    País de Gales no inverno

    País de Gales inverno
    Fonte: Pixabay

    O País de Gales no inverno tem um charme todo especial, apesar das chuvas constantes e temperaturas abaixo de zero, com chaminés sempre fumegantes e clima aconchegante diante de lareiras e fogueiras.

    É o período mais barato para viajar pelo país, se você não se importar com a paisagem pintada pelo branco da neve. Separe suas roupas mais quentinhas e curta o clima de Natal nos mercados sazonais espalhados por Gales!

    O que fazer no País de Gales?

    Os lugares famosos de Gales estão espalhados por todos os cantos deste país compacto, mas cheio de história e cenários naturais belíssimos, com atrações turísticas para os mais variados perfis de viajantes.

    Confira os principais pontos turísticos do País de Gales e incremente seu roteiro de turismo na Europa!

    Millenium Stadium

    Um dos cartões-postais do país, o Millennium Stadium é o moderno estádio de Cardiff, que recebe partidas de futebol e rugby, além de shows e espetáculos artísticos, com capacidade para 74.500 pessoas.

    Obra-prima da engenharia, o estádio tem um futurista teto retrátil que pode cobrir 100% do gramado e é a “casa” do time de rugby local, Welsh Rugby Union, e da seleção de futebol do país.

    Também conhecido como Principality Stadium, o estádio fica a poucos minutos de caminhada da Estação de Cardiff Central, no coração da capital galesa.

    Castelos

    País de Gales castelos
    Fonte: Pixabay

    Estamos falando do país com a maior quantidade de castelos por metro quadrado no planeta, o que significa que a cada esquina você pode trombar com uma fortificação histórica.

    São mais de 600 castelos espalhados por todos os cantos do país, com os mais diferentes estilos arquitetônicos e datas de construção, desde o século XI até meados do século XIX.

    Muitos deles foram construídos a mando do rei Eduardo I, no século XV, e ainda estão de pé, como os castelos de Caernarfon, Conwy, Harlech e Beaumaris, cujas muralhas, paredes, torres e fossos hoje são considerados Patrimônio Mundial.

    Um dos principais símbolos do País de Gales, o Castelo de Cardiff é ainda mais antigo, construído no século XI, e continua em perfeito estado de conservação.

    O Castelo Coch, do século XVII, se destaca com sua arquitetura inspirada nos fortes da Normandia. O Castelo Penrhyn, do século XVIII, segue a mesma temática, na região norte do país.

    Parques nacionais

    Nem só de castelos vivem os galeses! O país tem centenas de parques e jardins que parecem convidar os visitantes a longas caminhadas ao ar livre.

    Na região de Swansea, o Parque Singleton é um dos maiores destaques, com amplas áreas verdes e um rio calmo, no qual é possível navegar. O local ainda concentra shopping, restaurantes e área para eventos culturais.

    O país tem dois parques na lista de Patrimônio da Humanidade da Unesco: o Snowdonia, onde estão os picos mais altos do Reino Unido fora do território escocês, e o Brecon Beacons, em uma cadeia de montanhas no Sul de Gales.

    Em Newport, o Parque Estadual de Fort Adams atrai milhares de visitantes interessados em tomar um banho de mar refrescante ou em ver de perto o histórico Fort Adams, que ficou em atividade entre os séculos XIX e XX. 

    A animada capital Cardiff tem mais de 300 parques, como o Bute Park, com área equivalente a 75 campos de futebol e milhares de espécies de árvores.

    Belezas naturais

    País de Gales belezas naturais
    Fonte: Pixabay

    O País de Gales reúne inúmeros atrativos naturais que podem deixar qualquer viajante de queixo caído, como a Península de Gower, o primeiro lugar do Reino Unido a ser declarado Área de Destacada Beleza Natural, na década de 1950.

    A Rhossili Bay, por sua vez, já foi considerada a praia mais bonita do Reino Unido, com uma paisagem idílica que inclui formações rochosas e as águas azuis do Mar Celta.

    Se você gosta de atividades ao ar livre, não deixe de fazer a trilha Wales Coastal Path, que passa pela costa galesa e tem trechos com nível de dificuldade fácil.

    Curiosidades do País de Gales

    Você sabia que o País de Gales é a terra natal de grandes personalidades do cinema, da música, da literatura e dos esportes?

    O celebrado poeta Dylan Thomas, o músico Tom Jones e atores como Anthony Hopkins, Catherine Zeta-Jones e Richard Burton são galeses!

    O país também tem uma grande tradição esportiva, tanto no futebol, que revelou o craque Gareth Bale, do Real Madrid, quanto no rugby: Gales é o segundo maior campeão do Campeonato das Seis Nações.

    Confira outras curiosidades sobre este destino turístico inesquecível!

    A cidade com o nome mais comprido do Reino Unido

    País de Gales cidade com o nome mais comprido
    Fonte: Pixabay

    Existe no país — mais especificamente no estreito de Menai, pertinho de Caernarfon —, uma cidade com o nome praticamente impronunciável, com nada menos que 58 letras

    A curiosa Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch é a cidade com o nome mais comprido do Reino Unido. Mesmo a abreviação, Llanfairpwllgwyngyll, é um verdadeiro desafio de trava-línguas.

    O alfabeto galês, aliás, é bastante diferente: não tem as letras K, Q, V e Z, mas inclui outras, como CH, DD, FF, NG, LL, PH, RH e TH.

    A primeira mensagem por rádio no mundo

    Em maio de 1897, a primeira mensagem de rádio da história foi enviada dentro do território de Gales. 

    O inventor Guglielmo Marconi enviou uma mensagem com os dizeres “Are you ready?” (“você está pronto”?, em tradução livre) da cidade de Larvernock para a ilha de Flat Holm, a 5 km de distância.

    Contrate o seu plano pelo menor preço!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Agora que você já sabe tudo sobre o País de Gales, está na hora de garantir o seu seguro viagem pelo menor preço para conhecer este país incrível com toda a segurança e tranquilidade que você merece.

    Obrigatório em quase toda a Europa e essencial para qualquer viajante, o seguro viagem pode te ajudar em caso de situações inesperadas, como emergências médicas, atraso de voo ou até extravio de bagagem.

    Você pode fazer a cotação de seguro viagem barato em nosso buscador, Seguros Promo, que te ajuda a comparar as melhores ofertas e os planos das principais seguradoras do mercado.

    Conhecer Gales com facilidade e praticidade? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa