CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Salamanca, Espanha: principais pontos turísticos de uma tour!

Uma das cidades mais antigas, Salamanca, Espanha é para encantar todos os turistas. Vem conhecer uma das cidades mais lindas da Espanha!

Salamanca, Espanha, é um dos lugares que não podem faltar no roteiro dos turistas apaixonados por conhecer destinos históricos.

Seus principais pontos turísticos preservam elementos do passado e destacam a vocação da cidade para o turismo cultural, ao mesmo tempo em que a atmosfera jovem enche de vida suas ruas e monumentos.

Venha descobrir tudo o que você precisa saber sobre Salamanca, as melhores atrações e dicas de viagem imperdíveis para programar um tour por um dos principais centros universitários da Espanha.

Cote seu seguro viagem para a Espanha no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto com este cupom.

Salamanca, Espanha: o que visitar, quando ir, e dicas de roteiro!

Os estilos arquitetônicos vistos na fachada de casas, igrejas e edifícios da cidade de Salamanca, na Espanha, bastam para entender que esse passeio proporciona uma volta ao passado.

Caminhar pelo centro histórico, tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é a forma mais interessante de descobrir as belezas locais sem nenhuma pressa.

Mas os visitantes vão perceber que Salamanca também sabe ser contemporânea e jovem.

Com cerca de 40 mil estudantes universitários, o município tem intensa vida cultural, vista nos festivais ou nas apresentações dos artistas de rua. Quando a noite cai, os restaurantes e bares cheio revelam a face agitada deste lugar.

Não importa quando você vá para a Espanha, Salamanca tem todos os requisitos para se tornar um dos lugares mais marcantes da sua viagem. Continue lendo para descobrir os motivos!

História de Salamanca, Espanha

Como o turismo cultural é um dos maiores atrativos de Salamanca, entender um pouco das origens da cidade pode despertar ainda mais a curiosidade de conhecer este destino.

Indícios históricos apontam que a região é habitada desde a Idade do Bronze, cerca de mil anos antes de Cristo.

Na Idade do Ferro (século IV a.C), outro grupo populacional se estabeleceu no Teso das Catedrais e ali permaneceu até a chegada dos romanos.

Estes detiveram o controle da região até a queda do Império Romano, no ano 476. Alanos, visigodos e muçulmanos se sucederam até a Batalha de Simancas, em 939, quando teve início a repovoação de Salamanca.

No século XIII, em 1218, foi fundada a Universidade de Salamanca, a primeira universidade da Espanha e a quarta mais antiga da Europa.

O momento pode ser considerado um marco, já que a cidade se consolidou como centro intelectual. O auge se deu durante o século XVI, com o crescimento da cidade, que, posteriormente, enfrentou um declínio populacional.

Foi no século XVIII que Salamanca viveu novo renascimento econômico e cultural, com a construção de símbolos como a Catedral Nova e a Plaza Mayor, e consolidando as bases do que a cidade se tornou nos dias atuais.

Quando ir à Salamanca? 

Salamanca Espanha quando ir
Fonte: Pixabay

Antes de qualquer passeio, é comum que a gente se dedique à escolha da melhor época para viajar e aproveitar melhor o destino.

Nesse aspecto, fique sabendo que dá para curtir Salamanca e seus atrativos o ano todo.

De junho a setembro, durante o verão europeu, a cidade vive seu auge turístico. A alta temporada reserva dias mais longos, que costumam ser muito bem aproveitados pelos europeus, mas também traz temperaturas altas, próximas aos 30º graus.

A cidade durante o inverno também pode ser muito bem aproveitada. Os termômetros caem para os 5º graus, mas combinar o friozinho com a gastronomia espanhola pode ser fantástico.

Outra sugestão é aproveitar a meia temporada: tanto na primavera quanto no outono o clima é agradável, nem muito quente nem muito frio, e a cidade não está cheia de turistas.

Salamanca, Espanha: mapa

Localizada na província homônima, a cidade de Salamanca, Espanha, está distante cerca de 200 km da capital Madri.

O município fica na comunidade autônoma de Castilla y León, que faz divisa com Portugal. Sua população estimada é de 145 mil habitantes.

Para facilitar o planejamento do seu roteiro, nós preparamos um mapa mostrando onde fica a cidade e os pontos turísticos mais famosos para você não deixar de conhecer.  

Passagem para Salamanca, Espanha

Quem for procurar por voos para Salamanca, Espanha, vai descobrir que a cidade não está conectada por aeroporto. Portanto, o seu destino inicial será Madri.

Utilizando o Vai de Promo você pode encontrar descontos especiais nos voos com destino à capital espanhola saindo dos principais aeroportos brasileiros. Não deixe de conferir!

Mas como chegar em Salamanca após desembarcar em Madri? Não se preocupe, não faltarão opções para percorrer o trajeto.

A opção de alugar um carro e pegar a estrada é bem popular para quem deseja liberdade no próprio roteiro. Se você quiser evitar estradas desconhecidas, pode optar por trem ou ônibus para ir de Madri a Salamanca.

Evite imprevistos com seguro viagem

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Temos mais uma dica para quem gosta de aproveitar os passeios na maior tranquilidade: não deixe de contratar um seguro viagem.

Se você vai para algum destino espanhol, não se trata de uma escolha, uma vez que o seguro é necessário para entrar no país.

Mas, caso ele não fosse obrigatório, seria extremamente recomendado, pois o seguro é capaz de oferecer o auxílio necessário diante de imprevistos que podem acontecer em uma viagem (emergências médicas, perda de documentos, cancelamento de voo e outros).

Por isso, se você quer viajar com mais tranquilidade, acesse o Seguros Promo, compare os melhores planos do mercado e encontre a proteção ideal pelo menor preço.

Salamanca, Espanha: pontos turísticos

Seja em um bate-volta ou para aproveitar mais de um dia, Salamanca tem atrações para entreter e agradar todos os públicos.

O que é ainda melhor é que as principais estão todas próximas, na região do centro histórico. Venha saber quais lugares devem estar marcados como prioridade no seu roteiro. 

Universidade de Salamanca

Para ser justo, todo turista deveria começar sua lista com o que visitar em Salamanca, Espanha, pela Universidade de Salamanca.

Afinal, a história da cidade se mistura com a da instituição de ensino mais antiga do país.

Foi a partir de quando se estabeleceu como centro de conhecimento que Salamanca começou a prosperar. Talvez isso explique o curioso fato de o prédio das Escuelas Mayores ser mais novo do que a própria universidade.

A fachada do edifício, em arquitetura medieval, apresenta esculturas talhadas em pedra e fica deslumbrante sob a luz do sol.

Na visita, é possível conhecer salas de aula e outros espaços, pagando uma taxa. 

Logo em frente ao prédio, estão as Escuelas Menores, onde funciona a reitoria e outros departamentos da Universidade.

Neles, a visita é gratuita e os turistas poderão apreciar o afresco “Os Céus de Salamanca”, uma bela representação do zodíaco. Aproveite também o pátio das escolas para fazer algumas fotos.  

Ponte Romana

Salamanca Espanha Ponte Romana
Fonte: Pixabay

Se você acha que a Universidade “presenciou” muito da história de Salamanca, espere até descobrir mais sobre a Ponte Romana, que fica sobre o rio Tormes.

Construída no século I, ainda quando a região era dominada pelo Império Romano, ela é um dos marcos mais antigos da cidade espanhola.

Por sobre a ponte, é possível admirar Salamanca de uma perspectiva diferente. Outro atrativo para moradores e turistas é aproveitar os parques ao redor para descansar, se exercitar ou fazer um piquenique em família no fim de tarde.

O lugar também é utilizado pelos romeiros que fazem o Caminho da Prata rumo a Santiago de Compostela, na peregrinação conhecida como Caminhos de Santiago de Compostela.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Plaza Mayor

    A Plaza Mayor de Salamanca é de dividir opiniões, mas por um bom motivo: para alguns, ela é a mais bonita da Espanha, enquanto outros a consideram uma das mais bonitas.

    Portanto, nada melhor do que visitá-la para ter a própria opinião sobre a beleza do local.

    Ela é considerada como o centro da cidade e ao redor os visitantes encontram alguns dos lugares indispensáveis na lista com o que fazer em Salamanca. O Palácio Real, o Mercado Central e a prefeitura são algumas das atrações mais próximas.

    Construída no século XVIII, Plaza Mayor preserva sua impressionante estrutura barroca e foi tombada como Patrimônio Mundial em 1988.

    Se misture entre os jovens universitários e moradores mais experientes para conversas e um happy hour nos bares e restaurantes que ficam ali. No local também acontecem eventos culturais que poderão marcar sua visita à cidade.

    Igrejas

    Salamanca Espanha Igrejas
    Fonte: Pixabay

    Cidade histórica que se preze deve apresentar aos turistas belas igrejas, que geralmente contam o enredo da religião de determinado lugar.

    Salamanca não é diferente e mostra de cara duas catedrais que são consideradas “irmãs”.

    As catedrais Nova e Velha estão separadas, basicamente, por uma porta. Assim, basta adquirir um único ingresso (6 euros) para visitar os dois templos.

    A Catedral Velha começou a ser construída no século XII, mas foi finalizada dois séculos depois. Com traços românticos combinados ao gótico, ela evidencia a transição dos estilos arquitetônicos da época.

    Já a Catedral Nova foi construída ao lado e une o gótico, o barroco e o estilo renascentista. Estátuas representando personagens do Velho e do Novo Testamento e o órgão que acompanha as celebrações merecem destaque.

    Depois de ver as catedrais, é possível conhecer outras igrejas da cidade, como a Igreja do Espírito Santo e a Igreja de San Esteban.

    Casa das Conchas

    Nossa última sugestão é ao mesmo tempo um ponto turístico curioso e gratuito para o seu roteiro por Salamanca.

    A Casa das Conchas é um casarão burguês onde funciona uma biblioteca. Até aí, nada fora do comum, não é mesmo?

    Mas o que chama a atenção é a sua fachada, ornamentada com várias conchas esculpidas no edifício. As conchas são consideradas símbolos de Santiago e marcam presença em uma das cidades que fica no caminho dos peregrinos até Santiago de Compostela.

    Arredores de Salamanca

    Se você resolver ficar mais alguns dias em Salamanca, pode aproveitar para conhecer outros destinos que ficam nas redondezas. Falamos de dois lugares que valem ser incluídos em um bate-volta no seu roteiro. 

    Ávila

    Salamanca Espanha Avila
    Fonte: Pixabay

    Saindo de Salamanca, é possível seguir com a ideia de turismo cultural e histórico ao visitar Ávila, pequena cidade a cerca de 100 km de distância.

    Você vai se impressionar com a muralha medieval, com aproximadamente 2,5 km de extensão, nove portões e 88 arcos. Caminhando por ela, você verá Ávila por outra perspectiva.

    Caso não esteja de carro, o ônibus saindo de Salamanca custa 17 euros (ida e volta).

    Segóvia

    Mais um destino cultural no caminho é Segóvia, que está um pouquinho mais longe — 150 km de Salamanca.

    A cidade possui construções onde é possível notar as influências romana, islâmicas e o estilo gótico. O Aqueduto Romano, com 18 km de extensão, é a grande atração da cidade.

    O que fazer em Salamanca

    Como Madri costuma ser o ponto de partida de quem faz turismo na Espanha, incluir Salamanca no roteiro é uma escolha inteligente para conhecer cidades nas proximidades.

    Vamos mostrar como o passeio pode ser feito, além de dicas de lugares para experimentar pratos da deliciosa gastronomia espanhola e opções de hospedagem na cidade.

    Roteiro

    Salamanca Espanha roteiro
    Fonte: Pixabay

    Muitos viajantes costumam ter Salamanca como destino para viagens de um dia. Mas se você separar uma ou duas noites para ficar por lá, pode fazer seu roteiro com mais tempo.

    Nossa sugestão para um único dia (ou o primeiro) é visitar as principais atrações da cidade — essas que nós mostramos aí em cima.

    Se resolver pernoitar, aproveite para conhecer a vida noturna do lugar. No dia seguinte, caminhe pelas ruas para descobrir novos pontos turísticos ou rever algum que tenha gostado mais. 

    Outra possibilidade é viajar por destinos próximos, o que também pode ser feito em caso de um terceiro dia de viagem. 

    Onde comer?

    Paella, tapas, parrilladas e tortillas são alguns dos deliciosos pratos da culinária espanhola que conquistam o paladar dos turistas.

    A cidade de Salamanca, Espanha, está muito bem servida de bares e restaurantes onde experimentar esses pratos. O Restaurante en La Parra e o Mencía são algumas das opções onde comer bem durante o passeio. 

    Onde ficar em Salamanca, Espanha

    Para quem for ficar mais de um dia em Salamanca, a melhor escolha é procurar por hospedagens próximas do centro histórico, que concentra as principais atrações. 

    A boa notícia é que a rede de hotéis de Salamanca, Espanha, oferece boa estrutura e atende a todos os gostos.

    Quer um lugar com bom custo-benefício? A Hosteria Sara, o Hotel Alda Plaza Mayor e o Hostal Conejo vão atender super bem sua proposta. 

    Agora, se quiser investir um pouco mais em conforto, procure por boas ofertas no Abba Fonseca Hotel ou no NH Salamanca Palacio de Castellanos. 

    Compre seguro viagem e viaje tranquilo

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Não temos dúvidas de que a cidade de Salamanca, na Espanha, vai conquistar um espaço no seu coração e na sua lista de viagens inesquecíveis.

    E para tudo correr ainda melhor, não esqueça do seguro viagem. Utilizando o Seguros Promo, você garante mais tranquilidade para viajar com mais economia.

    Conheça um dos tesouros da Espanha com proteção e pagando menos. De Promo você pode.


    Leia também:

    aaaa