CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

San Gimignano: confira esta incrível cidade na região da Toscana!

San Gimignano ainda é um destino pouco conhecido pelos brasileiros, mas nem por isso menos encantador! Confira o que fazer na cidade!

Uma das cidades mais antigas da Europa, San Gimignano parece uma guardiã perene da Toscana, na Itália, debruçada no topo de uma colina sobre o Vale de Elsa.

Fundada no século X e completamente restaurada, a cidade oferece uma infraestrutura moderna e hospitaleira.

O conjunto arquitetônico medieval do centro histórico é apenas o pano de fundo para um destino formidável, repleto de museus, praças, palácios, igrejas e, é claro, restaurantes que servem o melhor da gastronomia italiana.

Conhecer todas essas belezas em um único roteiro é possível, mas é preciso apostar no planejamento para otimizar o seu tempo na cidade.

Nesse sentido, reunimos tudo que você precisa saber sobre San Gimignano, Toscana, e as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem. Veja só!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

San Gimignano: uma das cidades mais incríveis da Toscana!

Durante um fim de tarde no meio da semana, na baixa temporada, quem se senta nas proximidades da Piazza della Cisterna pode até se confundir e acreditar que está olhando o passado da Europa.

As muralhas, as igrejas góticas, as ruelas de pedra e os edifícios renascentistas da pequenina cidade de San Gimignano, na Itália, formam, de fato, um cenário medieval, capaz de transportar qualquer viajante ao passado.

Pouco mais de 7.000 pessoas vivem neste apaixonante destino da região da Toscana, cuja história segue preservada há mais de 1.000 anos: não é coincidência que a cidade tenha sido tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Os motivos para incluir San Gimignano em seu roteiro são diversos, a começar pela Toscana, uma região pontilhada por cidades milenares, vinícolas e belas paisagens naturais.

Nos limites da cidade, você poderá ver as formas do Palazzo Podesta, conhecer arte medieval e moderna no Museo Civico, bem como encantar-se com a romântica igreja do Duomo, do século XII.

E como ignorar as amplas praças e os muitos monumentos espalhados pelos quatro cantos da cidade, como o Portão de San Giovanni, as Torres e a Igreja de Santo Agostinho?

A cereja no bolo é a proximidade em relação a outros destinos incríveis da Itália, como Florença e Siena, facilmente acessíveis via trem, carro ou ônibus.

Em outras palavras, estamos falando de uma cidade que não costuma decepcionar seus visitantes e merece estar em seu roteiro pela Toscana!

Onde fica San Gimignano?

Onde fica San Gimignano?
Fonte: Pexels

San Gimignano é uma das cidades da Toscana, na Itália, localizada no meio do caminho entre Florença e a costa do Tirreno.

Sua localização permite que a cidade seja adicionada em diferentes roteiros pela Itália sem dificuldades: Florença está a apenas 60 km, Siena fica a 50 km de distância e a capital, Roma, fica a pouco mais de 260 km.

Você também pode estender seu passeio para conhecer a renascentista Pisa (76 km), Gênova (235 km) e o principado de San Marino (280 km).

San Gimignano: mapa

Esse apaixonante destino italiano fica no alto de uma colina sobre o vale do rio Elsa, cercado por muralhas medievais cujas origens remontam ao século XIII.

Confira onde fica San Gimignano, Toscana, no mapa da Itália!

Como chegar em San Gimignano?

Está fazendo um roteiro de carro pela Toscana? É bastante simples adicionar San Gimignano ao seu planejamento!

Se você está saindo de Siena ou Florença, é só pegar a rodovia SS2 no sentido Poggibonsi e, depois, pegar a rodovia SS68: a viagem dura menos de 1h30 e é feita em um dos cenários mais românticos da Itália.

Também é possível fazer a viagem de trem a partir de Siena ou Florença: é só desembarcar na estação Poggibonsi e pegar um ônibus para finalizar o trajeto.

Caso você esteja fora da Itália ou da Europa e queira voar até o destino, pode ficar tranquilo! 

A cidade fica perto de vários aeroportos e você poderá escolher o melhor ponto para desembarque conforme a sua necessidade ou preferência.

O Aeroporto Internacional Galileo Galilei, em Pisa, está a 75 km de distância, enquanto o Aeroporto Américo Vespúcio, em Florença, está a 60 km. 

Você pode adquirir suas passagens aéreas mais baratas no buscador Vai de Promo, que te ajuda a identificar o momento mais oportuno para viajar e oferece várias condições de pagamento, incluindo até 10 vezes no cartão, sem juros!

Não deixe de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você deseja visitar!

Quando ir para San Gimignano?

Quando ir para San Gimignano?
Fonte: Pixabay

Assim como toda a região da Toscana, San Gimignano é uma cidade de clima definido, com verões quentes e invernos gelados. 

Tenha em mente, porém, que a cidade é relativamente chuvosa e, mesmo nos meses mais secos, é comum a ocorrência de pancadas de chuva.

A depender da data da sua visita, você pode encontrar uma cidade completamente diferente.

Entre novembro e fevereiro, os termômetros podem despencar abaixo de zero. De junho a agosto, por sua vez, é comum que as temperaturas ultrapassem os 33ºC.

Para encontrar temperaturas mais amenas, vale a pena se organizar para conhecer a cidade na meia estação, isto é, na primavera ou no outono.

Além de encontrar um clima mais amigável, quem viaja nessas épocas consegue fugir das multidões da alta temporada e economizar bastante em hospedagem!

Melhores ofertas de seguro viagem para a Itália!

Antes de embarcar para sua inesquecível aventura pela Toscana, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem, obrigatório para turistas que visitam a Itália.

Além de atender a uma exigência das autoridades, o seguro viagem oferece tranquilidade e proteção ao viajante, mesmo nos momentos mais delicados.

Com o serviço, você poderá contar com coberturas como assistência médica e hospitalar, seguro de bagagem, traslado médico e muito mais.

Você pode contratar seu seguro viagem mais barato em nosso buscador, Seguros Promo, que disponibiliza gratuitamente ferramentas de comparação de planos e coberturas.

Desse jeito vai ficar fácil encontrar o melhor seguro viagem para o seu perfil de viajante por um preço que cabe no seu bolso!

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O que fazer em San Gimignano, Toscana

A história é a grande protagonista nessa cidade milenar, cujos primeiros relatos remontam ao século I a.C. 

Seu passado segue preservado em suas construções históricas, monumentos, praças e palácios, bem como nos excelentes museus espalhados por todo o centro histórico, que pode ser percorrido facilmente a pé.

Como se isso não bastasse, as belezas da medieval Siena estão a apenas 1 hora de viagem e podem enriquecer ainda mais a sua experiência toscana!

Confira o que fazer em Siena e San Gimignano!

Portão de San Giovanni

Portão de San Giovanni
Fonte: Jeffwarder / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Assim como muitas cidades construídas durante a Idade Média, San Gimignano era margeada por uma extensa muralha, erguida para proteger a cidade de investidas estrangeiras.

Parte dessa antiga muralha, inaugurada em 1262, ainda está de pé e pode ser visitada durante seu passeio pelo centro histórico: o Portão de San Giovanni, um dos antigos portais que garantia acesso à cidade no passado.

O portão fica no ponto mais ao sul da cidade e, no passado, oferecia acesso a quem chegava a partir da Via Francigena.

Hoje, segue muito bem cuidado, com um arco rebaixado em estilo de Siena e uma guarita no topo, de onde os guardas podiam exercer sua função de sentinela.

Torres de San Gimignano 

Torres de San Gimignano
Fonte: Pixabay

Durante o período renascentista, as famílias mais abastadas da Toscana ergueram imensas torres por toda a cidade para demonstrar seu poderio financeiro e político.

Boa parte dessas torres segue de pé até hoje, rendendo à cidade o apelido de Manhattan da Toscana, em referência ao burgo mais famoso de Nova York (EUA).

De fato, percorrer as torres da cidade está entre os melhores passeios que você poderá fazer durante a sua visita, não apenas por seu valor histórico, mas também pelas vistas incríveis que você poderá contemplar do alto das construções.

Se você já está se perguntando quantas torres têm San Gimignano, a resposta pode te surpreender: 14 das mais de 70 torres estão de pé até hoje e ainda podem ser visitadas!

Piazza della Cisterna

A curiosa Piazza della Cisterna é o coração da cidade e um dos espaços mais interessantes que você pode incluir em seu roteiro de viagem.

A praça foi construída em formato triangular ao redor de uma antiga cisterna, no século XIII, e é o endereço da suposta melhor sorveteria do mundo, a Gelateria Dondoli.

Muitas pessoas aproveitam o passeio para jogar algumas moedas na cisterna da praça e fazer pedidos, respeitando uma tradição que remonta à Roma Antiga e à histórica Fontana di Trevi!

Gelateria Dondoli

Gelateria Dondoli
Fonte: Justin Ennis / Flickr / CC BY 2.0

Repetidamente campeã do concurso de “melhor sorvete do mundo”, a Gelateria Dondoli não pode ficar de fora de nenhum roteiro pela cidade.

A sorveteria fica “espremida” entre as praças della Cisterna e del Duomo, o que significa que pode ser facilmente incluída em qualquer passeio pelo centro histórico!

Seus “gelattos” são mundialmente reconhecidos pela qualidade e estão disponíveis em mais de 20 sabores a um preço bastante acessível.

Piazza del Duomo

Conectada à Piazza della Cisterna por um antigo corredor de pedra, a Piazza del Duomo é um dos lugares mais agradáveis da cidade e, sem dúvidas, merece um lugar na sua lista do que fazer em San Gimignano, Toscana.

A região concentra muitas atrações turísticas, como a Catedral, o Museu de Arte Sacra, o Palazzo Pubblico e a Torre Grossa, com 54 metros de altura, a maior das antigas torres da cidade ainda de pé.

Ou seja, uma região que, por si só, pode render horas de passeio inesquecíveis!

Duomo de San Gimignano

A grande estrela da Piazza del Duomo é justamente o Duomo, uma igreja em estilo romântico construída entre os séculos X e XII.

A catedral da cidade tem fachada relativamente simples e não é tão grande quanto a de Florença, por exemplo, mas não decepciona seus visitantes, especialmente quando se visita seu ornado interior.

Ali, você encontrará um riquíssimo acervo com obras de arte originais, como esculturas em madeira de Jacopo della Quercia e afrescos renascentistas de Gozzoli, além de um pequeno museu de arte sacra.

Museu Cívico

Museu Cívico
Fonte: Sailko / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O museu mais importante de San Gimignano fica na Piazza del Duomo: o Museu Cívico, localizado no belíssimo edifício do Palazzo Pubblico, onde também fica a prefeitura da cidade.

Seu acervo é formado por centenas de obras de arte originais, reunidas desde meados do século XIV, e que ajudam a contar a história da Toscana através dos séculos.

A partir do Museu Cívico você pode adquirir um ingresso para visitar a Torre Grossa, a mais alta da cidade, de onde é possível contemplar uma vista panorâmica do Vale do Elsa!

Igreja de Santo Agostinho

Pertinho da Porta San Matteo, outra dos antigos pórticos que davam acesso à cidade, fica a Igreja de Santo Agostinho, um dos atrativos mais imperdíveis de toda a Toscana!

Essa charmosa igreja em estilo gótico-romântico é o endereço da peça “A Coroação da Virgem, obra-prima” de Piero Pollaiolo, e de um conjunto de afrescos de Benozzo Gozzoli, que retratam a vida de Santo Agostinho.

Siena

A curta distância entre San Gimignano e Siena é perfeita para passeios de bate-volta entre as duas cidades!

Em Siena, você poderá conhecer a praça medieval Piazza del Campo, o espetacular edifício do Palazzo Pubblico, do século XIII, em estilo gótico romano, e a Torre del Mangia, uma das mais altas da Itália!

Além disso, aproveite a oportunidade para visitar os excelentes museus da cidade, como o Museo dell’Opera Metropolitana e o complexo de Santa Maria della Scala, que abrigam algumas das obras-primas do renascentismo italiano.

Se você gosta de atrações religiosas e históricas, você não pode deixar de conhecer a imponente Catedral de Siena, a Basílica de São Domingos e a Basílica de São Francisco.

Visite a Itália com tranquilidade e segurança!

Antes de fazer suas malas para conhecer San Gimignano e as belezas da Toscana, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem, obrigatório para quem quer visitar a Itália.

O seguro viagem garante diversos serviços e coberturas aos viajantes, como assistência médica e odontológica, traslado médico, seguro por morte ou invalidez, seguro bagagem e vários outros serviços.

Além disso, você poderá ficar tranquilo mesmo em caso de imprevisto, pois poderá receber atendimento 100% em português!

Você pode encontrar seu seguro viagem mais barato em nosso site de buscas, Seguros Promo, que oferece ferramentas gratuitas para turbinar sua pesquisa pelo menor preço! 

Quer conhecer a Itália com segurança e tranquilidade? De Promo você pode!

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

aaaa