CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Tudo sobre San Marino: turismo, informações, mapa e dicas de viagem

Quer saber mais sobre San Marino: turismo, história, curiosidades e dicas de viagem? Então, confira o nosso artigo para aproveitar o melhor do país!

Já ouviu falar de San Marino? Turismo pelo país mais antigo do mundo é cheio de surpresas e curiosidades, levando seus turistas para uma volta ao tempo.

Esse pequeno país incrustado no território italiano, na costa do Mar Adriático, tem um charme medieval fascinante: são ruas, pequenas vielas de paralelepípedo e castelos no alto de um penhasco com vista para o mar. Conseguiu imaginar?

Se você gosta dessa atmosfera medieval, vem com a gente conhecer essa verdadeira joia escondida pelo Monte Titano.

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

San Marino: turismo pelo país mais antigo do mundo!

Considerado o terceiro menor país da Europa, perdendo até para o Vaticano e Mônaco, que já são bem pequenos, o destino é um lugar perfeito para quem não dispensa um roteiro regado de boas histórias e paisagens encantadoras.

Mesmo sendo pouco conhecido dos turistas brasileiros, San Marino, capital, é considerado Patrimônio Mundial da Unesco em razão da sua riqueza histórica, datada do ano de 301, que é refletida em suas construções milenares. 

Coloque calçados confortáveis, roupas leves, pegue uma câmera fotográfica e se perca pelos becos estreitos, cercados por casarões com grandes janelas e lugares com uma bela vista para o mar.

Onde fica San Marino na Itália?

Onde fica San Marino na Itália?
Fonte: Unsplash

Entender onde fica San Marino, na Itália, é fundamental, afinal, esse é um destino pouco conhecido dos brasileiros. 

Saiba que esse pequeno país fica nos Apeninos, no território italiano, na divisa com as províncias de Marcas e Emília-Romanha

Por que San Marino não pertence à Itália?

Certamente, você deve estar se perguntando o porquê San Marino não pertence à Itália, não é mesmo?.

Realmente, é muito estranho, mas saiba que ele é considerado um dos estados nacionais mais antigos do mundo, independente da Itália, desde o ano de 301.

Essa região surgiu na Europa quando Marinus, um cristão refugiou-se no Monte Titano para fugir das perseguições. A partir disso, cresceu, reuniu novos moradores e elaborou seus próprios estatutos em 1600.

Como a Itália somente foi unificada no século XIX, San Marino não aderiu à unificação.

Como ir do Brasil para San Marino?

Como ir do Brasil para San Marino?
Fonte: Unsplash

Por estar localizado dentro do território italiano, os turistas que desejam incluir o destino em um roteiro de viagem não terão dificuldades de chegar até lá.

Lembrando que o país não tem aeroporto e, portanto, a partir do Brasil, você terá que pegar um voo para outras cidades europeias e, depois, pegar outro até a cidade de Bolonha, na Itália, a cerca de 130 km ou Rimini, a 24 km.

A partir do Aeroporto Guglielmo Marconi, em Bolonha, há um shuttle para a República de San Marino. Já do Aeroporto de Rimini, você precisará ir até a sua estação e fazer o restante do trajeto de ônibus.

Se preferir, de ambos os locais de desembarque, é possível também alugar um carro e aproveitar para conhecer as belas paisagens desse cantinho da Itália.

Mas além de entender onde desembarcar, se você quer garantir economia na sua viagem para a Europa, seu lugar é no nosso site de buscas, Vai de Promo, onde você encontra voos baratos e as melhores ofertas e descontos. 

Cadastre o seu e-mail no nosso site para ser avisado sempre que o trecho selecionado entrar em promoção.

Quando ir para San Marino?

A alta temporada na Europa acontece no verão, que vai de junho a setembro. Nesse período, os dias são quentes e o sol é sempre companhia.

Porém, essa é uma época em que os destinos turísticos europeus ficam lotados e os preços são um pouco mais salgados.

Sendo assim, se você quer aproveitar o turismo em San Marino com calma, sem aglomerações e com economia, a primavera, de março até junho, é uma boa escolha.

Nessa época, as pequenas ruas e vielas estão mais tranquilas e a cidade está florida e ainda mais encantadora, além das temperaturas estarem mais agradáveis. O outono, de setembro a dezembro, não deixa nada a desejar.

Os preços estão mais baixos, o clima já começa a esfriar, mas o tom alaranjado das suas paisagens torna o destino um cenário de conto de fadas. Vale a pena!

O que fazer para morar em San Marino?

Se além de saber quais são as melhores atrações do destino, você também quer entender o que fazer para morar em San Marino, é importante esclarecer que a regra é a mesma de outros países.

É preciso solicitar um visto, que pode ser de trabalho, por exemplo. Se você for cidadão italiano, não precisa de nenhuma autorização. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para fazer turismo em San Marino

    Diferente de alguns países europeus, como a Itália, o governo de San Marino não exige a contratação de seguro para entrar no país. 

    Mesmo assim, esse tipo de serviço é altamente recomendado, especialmente, para viagens internacionais.

    Sabemos que imprevistos são situações que podem acontecer com qualquer pessoa e causar muita dor de cabeça ou até mesmo comprometer todos os seus planos. 

    Já pensou ter algum problema de saúde e precisar ficar hospitalizado? Infelizmente, essa é uma das situações que todo turista está sujeito a passar. 

    Se você quer fazer a viagem dos seus sonhos pela Europa, jamais embarque sem antes contratar um seguro para conhecer San Marino, Itália ou qualquer outro destino.

    Um bom seguro oferece coberturas para diversas situações, como problemas de saúde, internações, acidentes, perda de documentos, extravio de bagagem e muito mais.

    Se você quer turistar protegido e sem preocupações, faça as cotações dos melhores planos e preços mais vantajosos do mercado, na nossa plataforma comparadora, Seguros Promo, que reúne as opções ideais das principais seguradoras internacionais.

    E se tiver alguma dúvida ou dificuldade na hora de contratar o seu plano, você pode contar com a ajuda da nossa central de atendimento, que está sempre disponível para te auxiliar.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Turismo em San Marino

    Uma coisa é certa: o turismo em San Marino é regado a belas paisagens, boas histórias e um cenário medieval, que dá um toque ainda mais especial aos roteiros.

    Viajar para o país é voltar ao tempo e percorrer ruelas de pedras, castelos e casarões. É incrível!

    Mas para que a sua viagem seja ainda melhor, é sempre bom entender um pouco das questões práticas para não ter surpresas ao chegar.

    Qual é o idioma oficial de San Marino?

    Qual é o idioma oficial de San Marino?
    Fonte: Stocksnap / CC0

    Para quem se pergunta qual é o idioma oficial de San Marino, saiba que é o italiano, uma herança herdada por conta da sua localização.

    Mas a população local também fala o dialeto samarinês, considerado uma variação do dialeto Emiliano-Romagnolo, que ainda é encontrado em algumas regiões italianas. 

    Em locais turísticos, você consegue se comunicar tranquilamente em inglês.

    Qual é a população de San Marino?

    Com pouco mais de 60 km², esse antigo país tem uma população bem pequena, com menos de 35 mil habitantes

    Inclusive, ele é considerado o estado membro do Conselho da Europa menos populoso. 

    Qual é a moeda de San Marino?

    Saber qual é a moeda de San Marino é importante ao incluir o destino no seu roteiro pela Europa. 

    Mas a verdade é que você não precisa se preocupar, pois a moeda oficial do país é o Euro e não precisa fazer câmbio de dinheiro.

    San Marino: mapa

    Mesmo sendo um destino pequeno que, inclusive, dá para fazer um bate-volta a partir de cidades mais próximas, ao viajar para San Marino, mapa é um item que, certamente, vai tornar o seu roteiro ainda mais facilitado.

    Por isso, elaboramos um guia turístico, onde você pode entender como chegar e, assim, definir suas rotas de deslocamento. Dá uma olhadinha!

    O que fazer em San Marino

    O destino é um daqueles lugares que nunca decepciona, independentemente do período que decidir viajar para a região.

    Cercado por montanhas, o país tem muito a oferecer aos seus turistas. Confira tudo o que fazer em San Marino na sua próxima viagem pela Europa!

    Monte Titano

    Monte Titano
    Fonte: Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    O monte Titano é o ponto mais alto da San Marino, capital, localizado a uma altitude de 749 metros, nos Apeninos, e onde estão localizadas cidadelas fortificadas, que ficam no alto dos três picos.

    Considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o local só pode ser acessado por meio de um teleférico, que te leva até o alto e de onde você terá uma belíssima vista da antiga cidade e das montanhas ao redor.

    Três Torres

    Ao chegar no alto do Monte Titano, a sensação é de desembarcar em um conto de fadas. 

    Na hora de decidir o que fazer em San Marino, as Três Torres são paradas obrigatórias para os turistas que viajam ao país mais antigo do mundo.

    A primeira torre é chamada de Castello Della Guaita, é a mais alta e também a mais antiga do país, erguida no século XI, usada como uma prisão.

    A segunda torre chama-se De Lafratta, e possui um castelo, que abriga o Museu de Armas, constituído em homenagem ao fundador da cidade, Marinus.

    Vale a pena percorrer os corredores e observar as coleções com itens muito antigos. A entrada custa 4,50 euros.

    Por último, está a Torre Del Montale, que, infelizmente, é fechada para visitação. Mas, mesmo assim, vale a pena fazer o caminho até ela, pois há um belíssimo bosque que oferece uma vista fascinante para as montanhas da região.

    Basilica di San Marino

    O turismo em San Marino, Itália, também te levará para a Basílica di San Marino, situada na Piazzale Domus Plebis, junto à Igreja de São Pedro

    O templo foi construído em homenagem ao São Marino, o fundador e patrono do antigo país.

    Com uma entrada suntuosa, a fachada tem grandiosas colunas, mas o grande destaque fica mesmo no seu interior, que tem um altar adornado com uma estátua de São Marino di Adamo Tadolini.

    Sob o altar, dá para observar relíquias religiosas encontradas na região em 1586. O templo atual, em estilo neoclássico, foi construído em 1836 para substituir a antiga igreja, datada do século VII.

    Palazzo Pubblico

    Palazzo Pubblico
    Fonte: Cezar Suceveanu / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    No seu roteiro pela República de San Marino, vá também ao Palazzo Pubblico, que é o atual prédio da prefeitura, onde acontecem cerimônias oficiais do estado e sede de órgãos administrativos e institucionais.

    Localizado no edifício antigo em estilo medieval, e chamado de Domus Magna Comunis, o local foi construído entre os anos de 1884 e 1894. 

    Não deixe de percorrer seus espaços abertos para visitação, que ainda guardam decorações e mobiliários muito antigos.

    Piazza della Libertà

    Bem em frente ao Palazzo Pubblico fica a Piazza della Libertà, uma linda praça que abriga a estátua da liberdade de mármore Carrara, que possui uma coroa onde estão as três torres, que simbolizam a cidade.

    Do local, é possível ainda admirar uma bela vista da cidade com suas construções cercadas pelas montanhas verdejantes.

    Centro de Informações Turísticas

    Ao viajar para San Marino, turismo como esse merece aquela carimbada no passaporte? 

    Como isso não é possível na entrada, você pode conseguir o carimbo no Centro de Informações Turísticas, que fica ao lado do teleférico.

    Mesmo sendo um carimbo extraoficial, vale a pena deixar registrado a sua passagem pelo país mais antigo do mundo, não é mesmo? Para carimbar o documento, você precisará pagar 5 euros.

    Compras em San Marino

    Além de conhecer lugares milenares dessa região da Itália, você sabia que dá para voltar com as malas cheias de comprinhas de San Marino?

    O país é considerado uma zona tax free, ou seja, livre de tarifas, o que torna os preços de diferentes produtos bem vantajosos. 

    Por isso, vá preparado para comprar os mais diferentes itens bem baratinhos, como couro, óculos, maquiagem, perfumes e muito mais.

    Essa é uma ótima oportunidade para comprar produtos de qualidade e com economia. Você vai adorar os preços baixos!

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    Cotação de seguro viagem para turismo em San Marino

    Depois de conhecer um pouco mais de San Marino, turismo no local é uma opção a ser considerada, não é mesmo? 

    Mas além de montar um roteiro pelos lugares mais incríveis da Europa, não esqueça de garantir a tranquilidade e a segurança da sua viagem.

    Mesmo não sendo um item obrigatório, o seguro é uma exigência para entrar em outros países, como a Itália. Por isso, ele não pode faltar no seu planejamento.

    No entanto, muito mais do que obrigatoriedade, esse serviço vai garantir a sua proteção em caso de imprevistos, como assistência médica, odontológica, jurídica, seguro bagagem, traslado, auxílio em caso de atraso e cancelamento de voo, etc.

    No nosso site de buscas, Seguros Promo, é possível comparar planos de diversas seguradoras internacionais, além de ter acesso aos melhores descontos e promoções.

    Quer viajar para a Europa com segurança e garantir economia? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa