CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Tijuana, México: o que explorar na fronteira com os EUA

Tijuana, México é uma cidade ainda pouco explorada no turismo mexicano, mas que tem muitos atrativos. Vem conhecer melhor!

Tijuana, México, é uma cidade vibrante, com atrativos turísticos para todos os gostos: atrações culturais, casas noturnas animadas, muitas lojas, praias, bons bares e restaurantes.

Conhecida como destino turístico preferido dos jovens norte-americanos, a cidade é uma boa alternativa para “esticar” o seu roteiro pela Califórnia e conhecer um pouco mais sobre a cultura mexicana.

Neste artigo você encontra o guia completo para curtir ao máximo a cidade fronteiriça entre o México e os Estados Unidos. Veja só!

Procurando ótimos descontos em seguro viagem? Clique aqui!

Tijuana, México: cultura, lazer e gastronomia

Nas últimas décadas, Tijuana, México tem experimentado um boom turístico que está levando multidões de turistas a explorar suas ruas e praias.

A fama internacional da cidade começou na década de 1920, quando os Estados Unidos instituíram a Lei Seca e os jovens norte-americanos visitavam Tijuana em busca de festa regada a álcool.

A Lei Seca acabou em 1933, mas a cidade mexicana não saiu do imaginário internacional: com o passar dos anos, mais e mais turistas passaram a visitar este simpático destino mexicano.

Nos últimos anos, a cidade passou por uma grande transformação, tornando-se um polo de cultura, lazer e boa gastronomia, com boa rede hoteleira e atrativos turísticos variados, como o Mercado Miguel Hidalgo e a colorida Avenida Revolución.

Onde fica Tijuana?

Nenhuma das cidades mexicanas fica tão perto dos Estados Unidos como Tijuana: o destino fica no extremo norte do país, a apenas 30 km da californiana San Diego.

A fronteira da cidade, que separa o México dos Estados Unidos, é a mais movimentada do mundo: cerca de 40 mil veículos e 20 mil transeuntes passam diariamente pela divisa.

Mapa de Tijuana, México

Vai visitar a cidade pela primeira vez? Então vale a pena conferir o mapa de Tijuana, México para deixar o seu planejamento turístico ainda mais completo!

Como chegar em Tijuana?

Chegar a Tijuana, México é mais fácil do que você imagina: várias companhias aéreas operam o trecho a partir do Brasil, como Gol, Aeromexico, Copa, Delta e United.

O viajante, porém, precisará enfrentar pelo menos uma escala, já que não existem voos diretos entre o Brasil e a cidade mexicana.

Se você estiver nos Estados Unidos é possível fazer o deslocamento entre San Diego e Tijuana de carro ou trolley, um sistema de trens de superfície que liga as duas cidades.

Viaje para o México com tranquilidade!

O seguro viagem não é obrigatório para uma viagem ao México, mas é extremamente recomendado para qualquer viajante, uma vez que estrangeiros não têm acesso ao sistema público de saúde local.

Imprevistos não escolhem hora nem lugar para acontecer, e podem acabar atrapalhando a sua viagem por um dos mais animados destinos turísticos mexicanos.

Com um bom seguro viagem você garante cobertura médica e hospitalar, seguro bagagem, auxílio por voo cancelado ou atrasado e muito mais, não importa quão longe de casa você esteja.

Você encontra o seguro viagem México mais barato e mais completo no nosso site de buscas, Seguros Promo, que te ajuda a comparar as melhores ofertas das empresas mais confiáveis do mercado.

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 2.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Como é o clima em Tijuana, México?

Tijuana, México é um daqueles lugares que tem clima bom o ano inteiro, ou seja, que você pode visitar sem se preocupar, não importa o mês da viagem.

O verão é bastante seco e acontece entre julho e setembro, com temperaturas entre 26ºC e 29ºC. 

O inverno, por sua vez, ocorre entre dezembro e fevereiro, o período mais chuvoso na cidade. As temperaturas, porém, não ficam tão baixas, com média entre 12ºC e 19ºC.

Se a sua intenção é curtir as praias da cidade, vale a pena agendar a sua viagem entre os meses de junho a novembro, quando as condições climáticas estão ideais para aproveitar o sol e o mar.

O que fazer em Tijuana, México?

O que fazer em Tijuana México
Fonte: Freepik

Um dos principais destinos turísticos da América do Norte, Tijuana, México atrai visitantes do mundo inteiro, possibilitando que os turistas conheçam um pouco mais da cultura mexicana.

Confira o que fazer na cidade da fronteira!

Playas de Tijuana

Se você é do tipo de turista que gosta de frequentar as praias preferidas dos moradores locais, você vai gostar das praias do bairro Playas de Tijuana, carinhosamente conhecido como “Playami”, uma mistura entre “playa” e “Miami”.

Enquanto a maior parte dos turistas se desloca para o sul, para curtir as praias do balneário de Rosarito, os nativos de Tijuana lotam as areias de Playas de Tijuana durante os fins de semana.

A praia, que começa justamente no muro que divide México e EUA, tem um calçadão animado, com vários bares e restaurantes que podem ser uma boa pedida para a vida noturna.

Mercado Miguel Hidalgo

O Mercado Miguel Hidalgo é o tradicional mercado de Tijuana, México, onde é possível encontrar frutas e vegetais frescos, carnes de qualidade, especiarias e peças de artesanato produzidas localmente.

Vale a pena visitar o mercado logo de manhã para provar quitutes típicos da gastronomia mexicana, como tacos, quesadillas e até mesmo doces feitos à base de cactos.

Tijuana Cultural Center

Tijuana Cultural Center
Fonte: Pexels

Centro cultural mais importante do norte do México, o Tijuana Cultural Center fica instalado em um edifício moderno, de arquitetura futurista, construído em uma área de 3,5 hectares.

O estabelecimento abriga importantes eventos culturais, incluindo festivais gratuitos, além de aquário, salas de exposições, cinema, jardim botânico, entre outros.

Tortas del Wash Mobile

Uma das maneiras mais agradáveis de mergulhar na cultura mexicana é pela gastronomia. Nesse quesito, o Tortas del Wash Mobile pode oferecer uma experiência única!

Trata-se de um dos pontos de comida de rua mais antigos de Tijuana, inaugurado na década de 1960 ao lado do primeiro lava-jato da cidade.

No Tortas del Wash o visitante encontra sanduíches suculentos e bem recheados por verdadeiras pechinchas, ideais para quem quer comer bem sem gastar muito.

Um dos carros-chefe da casa é a Carne Assada Torta, considerada uma das melhores comidas de rua da América Latina.

Avenida Revolución

A Avenida Revolución não é apenas uma das vias mais importantes da cidade: é um verdadeiro ponto turístico, considerado museu a céu aberto.

As opções na região são diversas, indo de strip clubs a lojas de lembrancinhas. Nas proximidades da Calle Sexta o visitante encontra bons bares, restaurantes e casas noturnas.

A maior parte dos hotéis de Tijuana, México ficam nos arredores da Avenida Revolución: pode ser uma boa ideia se hospedar na região caso você pretenda curtir intensamente a noite da cidade.

Se você gosta de arte de rua, não deixe de visitar o Beco Pasaje Rodriguez, coberto por grafites coloridos e endereço de várias lojinhas e brechós.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Caesar’s Hotel

    O Ceasar’s Hotel é um dos estabelecimentos de hospedagem que mais atrai curiosos na cidade. 

    Reza a lenda que a mundialmente conhecida Caesar Salad nasceu no restaurante do hotel, na década de 1920, pelas mãos do dono do hotel, César Cardini.

    Se a lenda é verdade ninguém sabe, mas fato é que o hotel sedia anualmente o Festival Caesar Salad, que reúne milhares de pessoas em todo mês de junho para provar a tradicional salada em barracas de rua.

    Localizado na famosa Avenida Revolución, o hotel é um verdadeiro ponto turístico na cidade, garantindo um charme a mais por estar a poucos passos da fronteira com os Estados Unidos.

    Plaza Rio Tijuana

    O Plaza Rio Tijuana é o principal centro comercial da cidade: um gigantesco shopping ao ar livre que ocupa mais de 70 mil m² e abriga algumas das lojas mais tradicionais da América do Norte.

    Entre os estabelecimentos que têm unidade no Rio Tijuana estão marcas famosas, como Sears, Urban Glam, Sunglass Hut e Men’s Fashion, entre outras.

    Há quem diga que o shopping tem o mesmo estilo e preços ainda melhores que os famosos outlets dos Estados Unidos! Ou seja, oportunidade ideal para garantir roupas, calçados, cosméticos e eletrônicos por um bom custo-benefício.

    Se você não pretende ir às compras, vale a pena visitar o Plaza Rio Tijuana para conhecer os bons restaurantes e lanchonetes da praça de alimentação.

    Catedral de Nuestra Señora de Guadalupe

    Principal templo religioso de Tijuana, México, a Catedral de Nuestra Señora de Guadalupe foi construída em 1902 com estrutura de madeira.

    Foi só na década de 1950 que começaram os trabalhos de modernização do edifício, que acabou se transformando em uma nova paróquia, concluída em 1964.

    Considerada ícone arquitetônico da cidade, a catedral é tombada como Patrimônio Histórico do México por seu valor cultural e pela grande importância histórica do edifício, batizado em homenagem à padroeira do país.

    Em meados de 2010 o governo local decidiu construir uma grande praça em homenagem aos 200 anos da independência mexicana.

    O local escolhido para construção da Plaza Bicentenario foi justamente onde está a catedral, elevada a status de “coração da cidade”.

    O que fazer em Tijuana à noite?

    O que fazer em Tijuana, México, à noite
    Fonte: Kireyonok_Yuliya, via freepik

    Tijuana, México é uma cidade que atrai milhares de jovens dos Estados Unidos por causa de sua animada vida noturna, repleta de bares, restaurantes e boates nos mais variados estilos, além de uma curiosidade jurídica.

    Em território mexicano o limite etário mínimo para consumir bebidas alcoólicas é de 18 anos, em contraste com os 21 anos exigidos pelas autoridades dos Estados Unidos.

    Confira o que fazer em Tijuana à noite!

    Teorema/Lúdica Co.

    O Teorema/Lúdica Co. é uma cervejaria artesanal com centenas de rótulos no cardápio, instalada em um edifício moderno, com ambiente aconchegante.

    Vale a pena experimentar a tábua de degustação da casa, que apresenta quatro sabores diferentes de cervejas produzidas localmente.

    Tacos El Frank

    Procurando uma boa opção para o jantar em Tijuana, México? Então pode ser uma boa ideia experimentar os deliciosos pratos do Tacos El Frank.

    O restaurante é especializado no mais tradicional prato da gastronomia mexicana e tem um ambiente despojado, sem muitos luxos, porém bastante agradável.

    A cozinha do restaurante tem formato aberto, possibilitando que os clientes assistam em primeira mão ao processo de preparo dos pratos.

    Dandy del Sur Cantina

    Indicado para quem gosta de bares no formato pub, o Dandy del Sur é a cantina mais antiga de Tijuana, com direito a máquina de jukebox para embalar a noite.

    Para completar, o estabelecimento ainda é famoso pelos preços baixos, o que significa que você pode comer e beber bem por um preço justo.

    Casino Caliente

    O famoso Casino Caliente, com mais de 100 anos de tradição, tem unidades em diversas cidades mexicanas, como Ensenada, Morelia, Tecate, Cidade do México e… Tijuana!

    No local os visitantes podem desfrutar de diversas atividades, como pôquer, roleta, blackjack, craps e muito mais.

    Se você não gosta de jogos, vale a pena conhecer o excelente restaurante do cassino, que serve pratos à la carte no almoço e no jantar.

    Avenida Revolución

    Avenida Revolución
    Fonte: Johntex, via wikimedia commons

    A principal avenida da cidade é também o endereço dos principais bares, casas noturnas e restaurantes de Tijuana. 

    No encontro com a Calle Sexta, a Avenida Revolución reúne estabelecimentos em diferentes estilos, como pubs, karaokês, restaurantes internacionais, food trucks e muito mais.

    Quem gosta de comer e beber bem não pode deixar de conhecer o La Mezcalera, o Porky’s Place e o Deck 22.

    Vale a pena escolher um dos bons hotéis da região para explorar a vida noturna na avenida com calma e sem se preocupar com o deslocamento na hora de ir embora.

    Planos de seguro viagem ideais para o México

    Para conhecer Tijuana, México com o máximo de tranquilidade e cobertura em diversas situações inesperadas, a melhor alternativa é contratar um bom seguro viagem para o México.

    Do contrário, um simples mal estar que você possa ter depois de experimentar a apimentada culinária mexicana pode se transformar em um grande prejuízo. 

    Afinal, o sistema público de saúde do país não é acessível a estrangeiros.

    Para garantir que você não vai ficar na mão em caso de imprevistos ou acidentes, basta um investimento a partir de R$ 20 por dia!

    Você encontra o seguro viagem mais barato do mercado em nosso site verificador, o Seguros Promo, que te ajuda a comparar as ofertas e os planos mais indicados para o seu perfil de viajante.

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 2.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Conhecer Tijuana sem se preocupar com imprevistos? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa