icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
16 setembro - 12 minutos de leitura.

Tóquio: informação, curiosidades, dicas e pontos turísticos 

Chris standing up holding his daughter Elva Ásia

Tóquio é considerada uma das maiores metrópoles do mundo e encanta seus turistas pela preservação das suas características culturais, com seus templos e palácios, enquanto mantém um olhar para o futuro.

A capital do Japão, sem dúvida, é um dos destinos mais curiosos, ricos e interessantes do planeta. Venha se encantar pela fascinante região japonesa!

Tóquio: tecnologia, história e cultura

O país é sinônimo de hábitos saudáveis, tradições milenares, educação exemplar e modernidade.

Mesmo preservando sua história e cultura, a capital é um exemplo quando o assunto é desenvolvimento tecnológico.

Você verá a tecnologia em cada canto: nos metrôs, nos banheiros públicos e seus toilets inteligentes, nos restaurantes sem garçons, frotas com quase com 100% de carros automáticos e muito mais.  

Sempre à frente, os japoneses investem em inteligência artificial e Internet para facilitar o dia a dia de pessoas em todo mundo.

Além de manterem uma mentalidade visionária, os japoneses jamais deixam as tradições de lado. A cultura do país tem como base a religião, tendo maior predominância o budismo e o xintoísmo. 

Sem contar a sua gastronomia e práticas como a yoga, que norteiam o cotidiano da população e fazem dos japoneses o povo mais tranquilo do mundo.  

A história do Japão é milenar, passando por diferentes períodos, guerras, confrontos, desastres naturais e muita superação. 

O país tem uma alta capacidade para vencer seus traumas e permanecer entre as principais potências do mundo.

Encontre seu seguro viagem para Tóquio com desconto neste link!

Qual é o continente de Tóquio?

Continente de Tóquio
Fonte: Unsplash

A capital do Japão está localizada no continente asiático, em uma área de quase 400 quilômetros quadrados.

Considerada a área com o maior aglomerado de pessoas do mundo, ela conta com uma população de aproximadamente 35 milhões habitantes.

Está entre os melhores destinos para quem deseja fazer uma viagem à Ásia!

Onde fica Tóquio?

A capital fica na ilha de Honshu, que também é a maior ilha do arquipélago. 

Uma curiosidade é que o local não é definido como uma cidade do Japão, mas sim como uma metrópole, constituída por 23 bairros, 26 cidades primárias, 5 cidades secundárias e 8 vilas — cada parte com seus governos regionais.

A região metropolitana de Tóquio é definida pelos 23 distritos autônomos, entre os quais Shinjuku, Shibuya e Minato são alguns dos mais conhecidos.

Qual é o tipo de clima de Tóquio?

A temperatura média fica entre 2°C e 31°C durante todo o ano na região, sendo que dificilmente ela é menor do que -0°C ou maior que 34°C.

O clima da região é quente e temperado, com verões curtos. Janeiro é o mês mais seco, e junho, o mês com maior precipitação.

Qual a melhor época para viajar para Tóquio?

Tóquio: melhor época para viajar
Fonte: Unsplash

Se está preparando uma viagem para a terra do sol nascente, saiba que dá para conhecer o local o ano inteiro, pois cada época garante uma experiência diferente aos seus turistas.

Se quer fugir do frio rigoroso ou do verão quente, um ótimo período para viajar para a cidade é entre as estações consideradas intermediárias.

Na primavera, por exemplo, de março a junho, a cidade fica ainda mais alegre e colorida, com temperaturas que não passam dos 30°C.

Já o outono possui temperaturas mais amenas, que ficam em torno de 20°C — sendo, inclusive, um dos períodos mais recomendados para conhecer a capital em razão do clima favorável. 

Para quem adora sol e calor, a melhor época é o verão. Neste período, as chuvas são mais frequentes, aliviando as altas temperaturas características da estação.

No inverno, o volume de visitantes tende a diminuir devido ao clima mais frio, mas isso não impede o turismo pela cidade.

Câmbio: qual é a moeda oficial de Tóquio?

Essa informação é muito importante na hora de planejar a sua viagem. A moeda vigente no Japão é o iene. Para você entender a conversão, em setembro de 2020, 1 dólar americano equivale a aproximadamente 105,7 ienes.  

Mesmo sendo uma metrópole, uma dica essencial é levar dinheiro em espécie, pois cartões de crédito não são tão bem aceitos por lá.

Seguro viagem para a Ásia

Seguro Viagem: Ásia
GTA 75 EUROMAX GTA 75 EUROMAX Assistência médica USD 75.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 25/dia*
AC 60 MUNDO (Exceto EUA) AC 60 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 18/dia*

Em Tóquio, pontos turísticos não faltam. Mas além de montar um roteiro bem bacana, é importante que você se preocupe com a sua segurança durante a viagem.  

Isso porque, em caso de imprevistos, você terá todo o respaldo de um serviço especializado. 

Um seguro viagem para Ásia vai auxiliar em situações como problemas de saúde, extravio de bagagem, cancelamento ou atraso de voo ou até um acidente.

Se quer encontrar as melhores opções e os preços mais baixos do mercado, uma dica é concentrar suas pesquisas no site Seguros Promo

Ele reúne os planos com as coberturas mais recomendadas e, claro, com os menores preços.

Tóquio: turismo pela capital

Tóquio: turismo pela capital
Fonte: Unsplash

A capital japonesa é extremamente agitada, com gente transitando por ruas e avenidas. Você encontrará um lugar vibrante, com uma infinidade de locais turísticos para todos os gostos e perfis de viajantes.

Ao visitar o destino, não deixe de conhecer as atrações mais tradicionais, como os Templos Senso-Ji e Meiji, e o Palácio Imperial, residência da família imperial.

As atrações mais modernas, como a Torre de Tóquio e o bairro Harajuku, não podem faltar no seu roteiro. 

Coloque calçados confortáveis, pois você vai andar muito por toda a metrópole e ficará encantado com o estilo de vida dos japoneses, com seus edifícios históricos e modernos.

Principais pontos turísticos em Tóquio

Fazer uma viagem para o Japão pode ser incrível. Lá você encontrará uma capital muito eclética, com variadas atrações turísticas. Para te ajudar a se localizar por lá, separamos os lugares mais incríveis da capital.

Mapa de Tóquio

Como você pode ter percebido, entender a complexidade da metrópole japonesa é uma missão que pode demandar algum tempo.

Para facilitar o seu planejamento e indicar as melhores atrações na área, criamos um mapa turístico com todos os pontos de atenção que você deve incluir em seu roteiro!

Harajuku

Harajuku
Fonte: Unsplash

Em Tóquio, os pontos turísticos são muito interessantes — como bairro Harajuku, considerado o bairro mais fashion de toda a capital

Na região, há muitas lojas famosas e também os estabelecimentos excêntricos, que vendem roupas muito diferentes. 

Para conhecer toda a extravagância deste bairro, uma dica é visitá-lo aos finais de semana, pois o bairro fica cheio de jovens com looks exóticos e coloridos pelas ruas.

Akihabara

Se quer trazer eletrônicos para a casa, o bairro Akihabara precisa estar na sua lista. A região é um verdadeiro oásis para quem gosta de jogos eletrônicos, mangás e animes

Para você ter uma ideia do sucesso deste distrito, aos domingos o bairro fica fechado para o trânsito de veículos, sendo que apenas pedestres podem perambular pelo local.

Não deixe de conhecer cada cantinho desta atração, pois você pode encontrar produtos bem legais e com ótimos preços.

Hachikō Memorial Statue

Toquio Hachiko memorial statue
Fonte: Pixabay

A história do cachorro Hachi é retratada no filme “Sempre ao seu lado”. O leal companheiro esperou por seu dono em frente à estação de Shibuya mesmo depois da morte do dono. 

Esta narrativa é verdadeira e aconteceu no Japão. Para lembrar a lealdade do cachorro para com seu dono, foi criada uma estátua de bronze em 1934, bem em frente à estação. 

O local virou uma verdadeira atração turística por lá. Aproveite para fazer uma foto!

Shibuya Crossing

Tóquio: Shibuya Crossing
Fonte: Unsplash

A agitada Shibuya Crossing é um cruzamento na capital Tóquio, conhecido por ser o mais movimentado do planeta

Em horário de pico, é preciso ficar bem atento para não esbarrar em ninguém, pois o tráfego de pessoas no local é intenso. É um fluxo frenético, mas organizado.

À noite, a região fica ainda mais incrível com as luzes dos edifícios e dos telões dos prédios. Se puder, sente em uma cafeteria e observe o movimento de longe. É muito interessante!

Museu Nacional de Tóquio

A cidade respira modernidade e cultura. Por isso, no seu tour inclua o Museu Nacional, que abriga um enorme acervo de artefatos do exército e peças oriundas da cultura japonesa

Você poderá conferir espadas, armas, armaduras, obras de arte e até quimonos antigos. O museu é divido por galerias, sendo que em cada uma delas, você terá a oportunidade de observar diferentes exposições da cultura japonesa.

Na mesma região, no distrito de Ueno, também estão concentrados diversos outros museus, como o National Museum of Nature and Science, o Tokyo Metropolitan Art Museum, o Ueno Royal Museum e o Shitamachi Museum. Um prato cheio para os amantes de história e arte!

Templo Senso-Ji

Sensoji
Fonte: Unsplash

Claro que na sua passagem pelo destino japonês, os templos precisam estar na programação. Por isso, uma dica é conhecer o Templo Senso-Ji, o mais famoso de toda a cidade.

Chamado também de Asakusa Kannon Temple, o templo é milenar e teve sua construção finalizada em 645. No local, há uma imagem da deusa da misericórdia, chamada Kannon.

Ao visitar o local, logo na chegada você vai se surpreender com a entrada do templo: um enorme portão de cor vermelha, e com um formato bem característico da arquitetura japonesa.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Templo Meiji

    No seu roteiro em Tóquio, pontos turísticos devem incluir também o Templo Meiji, dedicado ao Imperador Meiji.

    O local foi bombardeado na Segunda Guerra Mundial, mas com doações de todo o país, ele foi reconstruído e tornou-se um dos templos mais visitados da cidade.

    Por lá, você ficará encantado com as estruturas feitas em cipreste, com teto em bronze. Ao seu redor, há um lindo bosque. Aproveite para conhecê-lo!

    Palácio Imperial de Tóquio

    Tóquio: Palácio Imperial
    Fonte: Unsplash

    A arquitetura japonesa impressiona pela sua delicadeza e imponência. Esse é o caso do Palácio Imperial, que é a residência oficial da família imperial do Japão.

    O palácio foi construído em 1457 e, mesmo depois de tantos anos, algumas muralhas existentes no local resistiram às ações do tempo e estão bem preservadas.

    Ele também foi destruído durante a guerra, mas foi reconstruído logo em seguida, preservando as características originais. 

    Ao entorno do edifício, há um enorme lago e um jardim chamado de Imperial Palace East Gardens, além da ponte Nijubashi.

    Parque Ueno

    Ele deve estar no topo da lista. O Parque Ueno é um verdadeiro encanto, além de ser um dos mais antigos e amados pelos moradores locais. 

    Se visitar a cidade durante as estações mais quentes, você verá um parque com lindas cerejeiras e flores rosadas, deixando o cenário ainda mais encantador.

    Por lá, é possível fazer um passeio de pedalinho pela lagoa, caminhar pelos jardins e conhecer alguns templos que estão em seu interior. 

    O zoológico é a atração mais famosa do parque e lá você encontrará o lar de pandas muito fofinhos.

    Shimokitazawa

    No seu tour por Tóquio, visite o bairro Shimokitazawa: uma região descolada com muitos ateliês de moda, casas de shows e lojas com roupas estilosas e bem baratas.

    A atmosfera do bairro é bem agradável, e você verá casinhas pequenas, ruazinhas estreitas e muitos restaurantes. Não deixe de passear pela região e conhecer os cantinhos mais escondidos de Shimokitazawa.

    Torre de Tóquio

    Torre de Tóquio
    Fonte: Unsplash

    Para terminar o seu tour pela capital japonesa, faça uma visita à Torre de Tóquio, que teve suas obras finalizadas em 1958.

    Com mais de 300 metros de altura, ela é a segunda torre mais alta da cidade, ficando atrás apenas da Tokyo Sky Tree.

    Uma dica é fazer uma visita à noite, pois ela fica toda iluminada com cores diferentes, de acordo com a estação do ano. 

    No alto da torre, há três observatórios, de onde é possível apreciar a metrópole de um outro ângulo.

    Mercado Tsukiji

    Apesar da nova localização, o antigo mercado Tsukiji — hoje, mercado Toyosu — continua servindo o mesmo propósito: ser um dos melhores locais para fornecimento de peixes e frutos do mar do Japão.

    As instalações atuais estão ainda mais modernas, e ao visitar o mercado, os fregueses poderão conferir leilões de enormes peças de atum (uma das atividades mais famosas do local) e outras iguarias exóticas sendo disponibilizadas por varejistas ainda de madrugada.

    Se você é amante da gastronomia japonesa, o mercado Toyosu é um dos melhores lugares para degustar sushis e sashimis!

    Disney de Tóquio

    Toquio oDisney de Toqui
    Fonte: Pixabay

    Nos arredores da capital, existem dois parques: Tokyo Disneyland e Tokyo DisneySea. O primeiro é tido como o 2º parque mais visitado no mundo, atraindo anualmente cerca de 32 milhões de visitantes.

    O complexo foi o primeiro a ser feito fora dos Estados Unidos, e na verdade, é operado por uma empresa japonesa. Mas não se engane: ao pisar lá, a magia Disney e a atenção à cada detalhe estará tão presente quanto nos clássicos parques americanos.

    No Tokyo Disneyland, a principal atração é o castelo da Cinderela. Ao lado, está o Tokyo Disneyland Hotel — o primeiro e exuberante hotel da Disney, que de tão majestoso, pode até ser visto da estrada, ao chegar na capital.

    O Tokyo DisneySea foi inaugurado em 2001 e possui uma abordagem mais madura para atender ao público adulto, com atrações mais radicais.

    Dicas de viagem para Tóquio

    Depois de anotar todos os lugares para conhecer na metrópole, não deixe de verificar quais são as melhores recomendações para a sua jornada turística pela terra do sol nascente.

    Fique de olho nas dicas gastronômicas, curiosidades interessantes e sugestões de hotéis e gastos que daremos a seguir!

    Gastronomia em Tóquio

    Tóquio: gastronomia
    Fonte: Unsplash

    A culinária japonesa é uma das mais apreciadas em todo mundo. Na capital, é possível desfrutar de tudo que a gastronomia do país tem para oferecer.

    Na mesa dos japoneses, ingredientes como arroz, peixes, frutos do mar, shoyu, wasabi e vegetais tem lugar cativo. 

    Ao fazer um tour pela capital, experimente os pratos mais tradicionais, como o ramen, que é uma sopa de macarrão com molho de peixe, legumes e ervas.

    Ah, o kare rice também não pode faltar. O prato leva arroz, batatas, molho de carne, curry, cenouras e cebola.

    Claro que os famosos sushis, um dos pratos mais apreciados em países de todo o mundo, precisam fazer parte do seu tour gastronômico.

    Curiosidades sobre Tóquio

    Tóquio: curiosidades
    Fonte: Unsplash

    O país é um verdadeiro mar de curiosidades e peculiaridades. Por isso, ao viajar para o destino, você vai se deparar com hábitos muito diferentes.

    Entre eles são os bares que tem como moradores gatos carinhosos. Isso mesmo que você leu! 

    Por ser um país com uma carga de trabalho muito pesada e casas com dimensões bem pequenas, muitas pessoas não têm animais domésticos.

    Então, para atender à demanda de pessoas apaixonadas por animais, muitos estabelecimentos deixam esses bichinhos soltos pelo bar, para que os clientes possam ter momentos de carinho com os felinos. 

    Por lá, também é possível alugar cachorros para compartilhar ternura e afeto com os animais. 

    Durante um trip pela cidade, não se assuste caso você encontre banheiros muito modernos, com telas, músicas, tampas que se mexem sozinhas e muito mais.

    O metrô local é bem movimentado, principalmente em horários de pico. Então, fique atento às regras, como não usar mochilas muito grandes e não falar muito alto ao celular.

    Por falar em agito, para quem se pergunta qual o bairro mais populoso de Tóquio, a resposta é Setagaya, que em 2003, registrou cerca de 829,624 habitantes.

    Hotéis em Tóquio

    O que não falta na capital japonesa são opções para todos os tipos de experiências, desde estabelecimentos requintados aos curiosos hotéis-cápsula. 

    Quem deseja sofisticação, encontra no Park Hyatt, em Shinjuku. O hotel é famoso por ter sido cenário de locação para o filme “Encontros e Desencontros”.

    Há ainda muitos outros hotéis de luxo na metrópole, como o Aman Tokyo, em Otemachi, e o Peninsula Tokyo, em Marunouchi.

    Para economizar, há opções pela rede Ibis e APA, além dos albergues. Uma dica para ajudar a escolher onde ficar é procurar hospedagens próximas à linha Yamanote, que percorre os principais bairros.

    Quanto custa ir para Tóquio?

    Toquio quanto custa
    Fonte: Pixabay

    Na hora de montar o planejamento de viagem ao Japão, não é de se surpreender que os custos sejam a primeira questão a ser levantada. Afinal, será possível poupar durante uma visita à um país tão distante?

    Para esclarecer essa questão, levantamos algumas informações de gastos no Japão. É importante notar que esses custos são referentes à setembro de 2020, e podem sofrer variações conforme a cotação do iene.

    Uma viagem mais low-cost, com duração de 14 dias, pode custar cerca de R$ 10.000. Com esse tempo, é possível não apenas explorar a metrópole, mas também os principais pontos turísticos do país.

    Para se ter uma média de gastos, a diária em hospedagens mais baratas ficam em torno de R$ 200 para duas pessoas. É possível encontrar estadias 3 estrelas, mais confortáveis, por R$ 400.

    Já para alimentação, refeições mais em conta podem ser encontradas por aproximadamente R$ 50 em lojas de conveniência, como a 7-eleven. Outra opção são os pratos de ramen, que em geral, podem custar cerca de R$ 80 para duas pessoas.

    Cotação seguro viagem para a Ásia

    Seguro Viagem: Ásia
    GTA 75 EUROMAX GTA 75 EUROMAX Assistência médica USD 75.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 25/dia*
    AC 60 MUNDO (Exceto EUA) AC 60 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 18/dia*
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) AC 35 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 17/dia*

    Já deu para perceber que a capital japonesa é um lugar impressionante. Mas além de conhecer um dos destinos mais incríveis e curiosos do planeta, nada melhor do que fazer uma viagem segura, não é mesmo?

    Por isso, a contratação de um seguro deve estar no topo da sua lista. Na hora de fazer cotações, conte com o site comparador, Seguros Promo, que apresenta sempre as melhores opções e os menores preços.

    Quer ter uma viagem tranquila e segura? De Promo você pode!


    Confira outras dicas de destinos incríveis na Ásia:

    Veja também


    Recomendado para você
    Melhor preço garantido
    faça uma cotação e confira.
    Conecte-se com a gente