CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Visto para o México: como fazer minha solicitação?

Tirar o visto para o México pode ser mais fácil do que você imagina! O documento agora é obrigatório aos brasileiros e você tira suas dúvidas neste artigo!

Desde agosto de 2022, o visto para o México passou a ser obrigatório para viajantes brasileiros. A novidade pegou muitos turistas de surpresa por acabar com a possibilidade de entrar no país norte-americano apenas com o visto eletrônico.

É relativamente fácil providenciar a emissão desse documento, especialmente se comparado ao árduo desafio de solicitar visto para os vizinhos Estados Unidos.

Para facilitar ainda mais a sua vida, montamos um guia prático com o passo a passo para tirar o visto mexicano! Vamos lá!

Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!

Visto para o México: como emitir o documento?

Visto para o México: como emitir o documento?
Fonte: Pxhere / CC0

Em meio a uma crise imigratória grave e abalos na relação diplomática com os Estados Unidos, o governo do México decretou a exigência do visto de turismo para brasileiros que visitam o país.

A medida busca desincentivar as pessoas que viajam para o país dos mariachis com a única intenção de cruzar a fronteira ilegalmente para os EUA.

Ou seja, se você quiser conhecer as praias de Cancún e Tulum, a Riviera Maia, a história de Guadalajara, a cultura da Cidade do México e outros destinos incríveis, você precisa portar documentos.

Isso significa que, além de se preocupar com passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem e outras providências, é necessário tirar visto para o México com antecedência, ou pode acabar impedido de viajar.

O processo não é muito complicado, mas tem algumas pegadinhas: o pedido de emissão é parcialmente online e você deve até passar por uma entrevista no Consulado do México mais perto da sua casa. Veja só!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Precisa de visto para entrar no México?

    Sim! Até meados de agosto de 2022, o turista só precisava solicitar um visto eletrônico para conhecer o país de Frida Kahlo, Guillermo del Toro e Salma Hayek.

    Mas desde a segunda quinzena de agosto, todo viajante brasileiro precisa de visto para o México: sem esse documento, o viajante não é autorizado a entrar no país.

    Quais são as exceções?

    Pessoas nascidas no Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Irlanda do Norte, Japão, Peru, Reino Unido e países do espaço Schengen e da União Europeia não precisam de visto para conhecer o México.

    Além disso, pessoas que já têm visto de turismo vigente válido para Canadá, Estados Unidos, Irlanda do Norte, Japão, Reino Unido ou qualquer país do Espaço Schengen também estão dispensadas dessa exigência.

    Os turistas que viajam em navios de cruzeiro não precisam de visto e podem ficar até 7 dias sem o documento no porto de chegada. 

    Como tirar visto para o México?

    Como tirar visto para o México?
    Fonte: Angel Lopez Estrada / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Prepare o papel e a caneta para anotar as dicas que reunimos para te ajudar nessa jornada. Vem descobrir como tirar o visto para o México! 

    Solicite o visto mexicano pela internet

    O viajante não tem mais como tirar visto para o México pela internet, mas pode acelerar o processo de emissão por meio de canal digital.

    O primeiro passo é encontrar o site do Consulado do México mais próximo da sua casa e agendar o pedido online. Os consulados estão instalados em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

    A cidade na qual você poderá fazer o pedido vai depender do lugar em que você vive.

    Quem vive no Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Roraima e Tocantins só consegue agendar o procedimento na Embaixada do México no Brasil, em Brasília (DF).

    Você mora em Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte ou Sergipe? Você deve procurar o Consulado Geral do México no Rio de Janeiro.

    Habitantes de Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina ou São Paulo, por sua vez, fazem entrevistas no Consulado Geral em São Paulo.

    Preencha o formulário para entrar no México

    Depois de solicitar a emissão do documento, você precisará preencher o formulário de visto para o México. 

    Nessa etapa, o viajante deve apontar o tipo de documento que precisa, seus dados pessoais, contatos próximos e, por fim, agendar a data da entrevista no consulado ou na embaixada.

    Marque uma data para a entrevista no consulado

    Agora que você incluiu todos os seus dados na plataforma oficial do governo mexicano, você precisa marcar uma data para a entrevista no consulado.

    Se o sistema não está te deixando finalizar o processo e escolher uma data, isso significa que não há agendamentos disponíveis no momento. 

    Novos horários de agendamento ficam disponíveis na terceira semana de cada mês.

    Leve os todos os documentos necessários

    Quando chegar o dia agendado, você deve comparecer ao consulado ou à embaixada com todos os documentos para tirar o visto para o México. 

    Se algum dos documentos obrigatórios faltar, a autoridade negará o seu visto e você só poderá solicitar o documento novamente depois de 90 dias

    Confira quais são os documentos necessários!

    • Formulário de solicitação de emissão do visto mexicano devidamente preenchido, assinado e acompanhado por uma foto 3×4 recente, colorida e em fundo branco.
    • Original e cópia do passaporte com validade mínima de seis meses a partir da data de embarque.
    • Original e cópia de documentos que comprovem vínculo empregatício e comprovante de renda dos últimos três meses; ou extratos bancários dos últimos três meses; ou documentos que comprovem a titularidade de um imóvel.
    • Viajantes estrangeiros devem apresentar original e cópia do documento que comprove o status de legalização no Brasil.
    • No caso de viajantes menores de 18 anos, ambos os pais devem comparecer à entrevista e apresentar comprovantes de filiação com original, bem como cópias dos documentos de identidades dos pais e da certidão de nascimento dos filhos.

    Quanto custa para tirar o visto para o México?

    Quanto custa para tirar o visto para o México?
    Fonte: Pxhere / CC0

    Como você deve ter imaginado, todo esse processo para autorizar a entrada de estrangeiros no país norte-americano não sai de graça. Mas, afinal, quanto custa o visto para o México? 

    A taxa de solicitação do documento custa US$ 48, o equivalente a cerca de R$ 248,00 reais em cotação feita em 23/10/2022.

    Essa modalidade de visto possibilita viagens a lazer ou turismo, atendimento médico, participação em feiras e conferências (desde que sem atividades lucrativas), entre outros cenários.

    O pagamento da taxa de solicitação de emissão do visto deve ser feito via PIX. A chave PIX só é apresentada ao viajante na embaixada ou no consulado, no dia agendado para a entrevista.

    É essencial que o pagamento seja feito no mesmo dia da entrevista. Do contrário, o prazo de entrega do documento pode atrasar.

    E fique atento, porque pagamentos feitos sem autorização ou por engano não são devolvidos pelas autoridades mexicanas, que também não se responsabilizam por eventuais tentativas de fraude.

    Em quanto tempo sai o visto para o México?

    Se você conseguiu executar todos os procedimentos necessários para solicitar o visto mexicano, incluindo entrevista e apresentação dos documentos obrigatórios, o trabalho ainda não acabou. 

    Agora, você precisa esperar pela análise do governo mexicano para saber se vai ter direito ao visto ou se a emissão desse documento foi negada.

    Na maioria das vezes, o documento é liberado (ou negado) em até 7 dias úteis, e você deve pegar o visto presencialmente, no mesmo lugar em que fez a entrevista, mediante apresentação do comprovante de pagamento.

    Como funciona o visto para o México?

    Em geral, o visto para o México de turismo possibilita o que se chama de “múltiplas entradas”, isto é, você poderá voltar a visitar o país sempre que puder, dentro do prazo de vigência do seu documento.

    Para isso, porém, vai depender da categoria e da duração do visto concedido.

    Quem vai ficar mais de 180 dias (seis meses) no México provavelmente não terá direito ao visto de múltiplas entradas, ou seja, só poderá entrar no país uma única vez. 

    Além disso, o viajante também precisa emitir e pagar a taxa de sua Carteira de Residência.

    Se a sua viagem é de emergência e você não terá tempo hábil para proceder com as etapas regulares do processo de solicitação de emissão do visto mexicano, é possível solicitar o chamado visto de emergência.

    Nessa hipótese, viagens por motivos médicos, educativos ou empresariais podem ter o processo de emissão do visto agilizado. Note-se, porém, que viagens a turismo não constam como de emergência.

    Você tem interesse em emitir um visto de emergência? Envie um e-mail consuladomexbra@sre.gob.mx com o assunto “Visa Urgente” e informações como motivo da urgência, data da viagem e suas informações pessoais.

    Qual é a validade do visto para o México?

    A validade de visto para o México varia a depender do caso: o período máximo de vigência é de 10 anos.

    A duração total muda conforme a categoria de visto, os documentos apresentados e o resultado da entrevista consular, podendo ser curta (até 180 dias) ou longa duração (até 10 anos).

    Para conferir qual a validade do seu documento, basta consultar as datas de emissão e validade que constam no próprio visto.

    Dicas para tirar o visto mexicano

    Dicas para tirar o visto mexicano.
    Fonte: Pxhere / CC0

    Algumas dicas de ordem prática podem facilitar o processo de emissão do visto mexicano, muitas vezes visto como exigente por turistas do mundo inteiro.

    Para começar, fique atento aos melhores dias para agendar a sua entrevista: o ideal é ficar de olho nos anúncios quinzenais de novas vagas, sempre na primeira e na terceira segunda-feira de cada mês.

    Você também deve ficar atento às tentativas de golpes e fraudes com agendamentos para a emissão do visto. Os solicitantes devem fazer agendamentos pelo site oficial da Secretaria de Relações Exteriores (SRE) do México.

    Na entrevista, o agente consular costuma fazer perguntas básicas, como os motivos da viagem, se é a sua primeira visita ao país, qual sua situação de trabalho, quem vai te acompanhar na viagem, e por aí vai.

    Procure ser o mais sincero possível, apresente todos os documentos exigidos e você deverá conseguir o documento sem complicações. 

    A finalidade da entrevista é justamente comprovar se o que você diz corresponde à realidade comprovada pelos documentos. Em caso de inconsistência, você pode ter o documento negado.

    Apresente os documentos e o formulário em versão impressa, em uma única folha, frente e verso.

    Se você está providenciando um visto para menor de 18 anos, os dois pais precisam comparecer à entrevista e apresentar documentos de comprovação de filiação.

    Caso um dos responsáveis não possa comparecer ao dia agendado, é necessário apresentar procuração oficial, documento de sentença de guarda total ou a certidão de óbito do progenitor que não compareceu.

    Não se esqueça do seguro viagem para o México!

    Depois de reunir os documentos, comparecer à entrevista e receber o visto em mãos, visite o Seguros Promo e contrate um bom seguro viagem para garantir a sua tranquilidade longe de casa.

    O seguro viagem é capaz de oferecer amparo prático e financeiro nos momentos de maior dificuldade e incerteza, como cancelamento e atraso de voo, extravio de bagagem e até mesmo situações mais graves, como acidente ou doença.

    O serviço é necessário, sobretudo, porque a saúde pública do país não é gratuita para estrangeiros e os custos do sistema privado podem ser exorbitantes!

    Assim vai ficar fácil conhecer destinos incríveis, como Cancún, Playa del Carmen, Cidade do México, Tulum, Guanajuato e outras cidades do país norte-americano sem pesar no bolso! De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 2.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Continue sua leitura!

    aaaa