CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Capital de El Salvador: informações, história, mapa, dicas de viagem

Qual a capital de El Salvador e seus atrativos turísticos? Nós separamos as principais dicas para que você monte seu roteiro!

A capital de El Salvador, San Salvador, é um destino surpreendente com parques naturais belíssimos, edifícios que fazem parte das memórias mais importantes do país e mercados municipais que refletem toda a tradição e cultura dos salvadorenhos.

Já pensou em conhecer os melhores destinos da América Central? Vem conhecer um pouco mais sobre essa cidade e entender um pouco da sua história. Confira!

Confira já os seguros de viagem que mais encaixam com seu perfil de viajante neste link!

Capital de El Salvador: conheça San Salvador!

É bom preparar o coração e a câmera fotográfica do seu celular, pois a capital salvadorenha não deixa nada a desejar quando o assunto é turismo.

A vantagem de conhecer o destino é que ele é muito eclético com atrações, que vão desde o seu centro histórico, mercados de artesanato, parques naturais, vulcões até sítios arqueológicos bem preservados da civilização maia, que são um espetáculo à parte. 

Você vai se surpreender com San Salvador e com tudo que ela oferece aos seus turistas. 

Onde fica El Salvador?

Onde fica a Capital de El Salvador
Fonte: Pxhere

Para os turistas que ficam com dúvidas sobre onde fica El Salvador, saiba que esse é um país localizado na América Central, fazendo fronteira com Honduras e Guatemala, além de ser banhado pelo Oceano Pacífico.

Quando ir a capital de El Salvador?

A melhor época para conhecer a capital San Salvador, El Salvador, são os meses entre novembro e maio, já que é um período considerado de seca, o que permite passeios ao ar livre.

Já a temporada entre junho e outubro são meses com maior incidência de chuva, mas, mesmo assim, ainda é possível curtir suas atrações e perambular por toda a cidade com um bom guarda-chuva.

Qual é a língua oficial de El Salvador?

Língua oficial na Capital de El Salvador
Fonte: Freepik, foto de Nicolas Raymond

Por ter sido colonizado pelos espanhóis, o idioma oficial do país é a língua castelhana, mas algumas comunidades ainda falam dialetos nativos. Em áreas turísticas, é possível encontrar muitas pessoas falando inglês.

Qual a moeda de El Salvador?

A moeda de El Salvador curiosamente é o dólar americano, que substituiu em 2001 o Colón Salvadorenho, que até então era o dinheiro que circulava em todo o país. 

Em alguns locais de El Salvador, você pode encontrar estabelecimentos que ainda utilizam o símbolo da antiga moeda, que é (₡).

Quais documentos são necessários?

Os brasileiros que viajam para o país da América Central não precisam apresentar visto de turismo, desde que a estada não ultrapasse 90 dias.

No entanto, na imigração, você deverá ter em mãos passaporte com validade mínima de seis meses, passagens de volta, comprovantes de hospedagens ou carta-convite.

Além disso, o governo exige a apresentação do Certificado Internacional de Vacina contra Febre e também comprovantes que atestem que tem condições financeiras de permanecer na capital de El Salvador ou em qualquer outro destino do país.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem em promoção

    Além de se preocupar em reunir os documentos obrigatórios, você também deve garantir a sua proteção com um Seguro Viagem durante a estada no país, já que imprevistos não têm data e nem hora para acontecer.

    Já imaginou sofrer um acidente ou ter algum problema de saúde sem contar com o respaldo de um serviço especializado? 

    Infelizmente, esse tipo de situação pode acontecer em qualquer momento, tanto em viagens nacionais quanto internacionais, gerando transtornos e muita dor de cabeça.

    Se você quer garantir ajuda em eventuais situações de emergência, jamais saia do Brasil sem antes contratar um seguro, que te oferece coberturas para essas e muitas outras situações.

    Quer viajar com total segurança para El Salvador? Então, comece agora mesmo a fazer as suas pesquisas pelas melhores opções de seguros na nossa plataforma comparadora, Seguros Promo.

    Seguro Viagem:
    America Central
    Intermac I60 Am. Latina +Covid-19 Intermac I60 Am. Latina +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19 Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 800 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    No nosso site, é possível simular até quatro planos das principais seguradoras do Brasil, além de ter acesso aos melhores descontos e promoções.

    História de San Salvador

    A história de San Salvador é muito interessante e remonta para o ano 1.000. Nesta época, há registros de que índios do povo pipiles chegaram à região, onde hoje é território de El Salvador.

    Depois de 500 anos de habitação dos indígenas, os colonizadores espanhóis desembarcaram nessa região da América Central em 1524. Anos depois, os europeus derrotaram a população índigena que vivia no local.

    Com isso, a Espanha assumiu a região e dominou toda a área até o século 18. Em 1823, El Salvador passou a pertencer às Províncias Unidas da América Central, que era a junção de cinco estados que, antes, eram dominados pelos espanhóis.

    Em 1840, essa união foi rompida e o país conquistou a sua independência. Mais de um século depois, o país voltou a ser palco de confrontos. 

    Dessa vez, o motivo era político e o confronto durou décadas, culminando em uma guerra civil, que se estendeu por 10 anos com a morte de milhares de salvadorenhos.

    Em 1992, o governo e os líderes rebeldes desistiram dos conflitos e firmaram um tratado de paz.

    Mapa da capital de El Salvador

    Quer aproveitar tudo que o destino tem melhor? Então, não deixe de aproveitar esse mapa da capital de El Salvador que preparamos para os nossos viajantes.

    Ao observá-lo, você também entenderá melhor onde fica a capital do país e as melhores rotas para chegar até o destino. Confira!

    O que fazer em San Salvador

    Na hora de montar o roteiro pela cidade de San Salvador não queremos deixar nenhum ponto turístico para trás, não é mesmo? 

    Se você quer visitar as atrações mais bacanas da capital do país, confira aqueles lugares que todo turista deve incluir na sua lista. 

    Centro Histórico

    Centro Histórico Capital de El Salvador
    Fonte: Pxhere

    O centro histórico de San Salvador é uma região repleta de praças e com mais de 400 prédios históricos, que foram construídos entre os séculos 19 e 20. 

    Infelizmente, os edifícios originais do período de colonização espanhola foram destruídos ao longo dos anos por terremotos.

    Coloque calçados e roupas confortáveis e não deixe de perambular pelas ruas do centro histórico e visitar alguns prédios históricos, como a Catedral Metropolitana, a Igreja do Rosário, o Palácio Nacional e o Teatro Nacional, em edifício de estilo renascentista francês, declarado monumento nacional.

    Mercado de Artesanías

    Quer conhecer um pouco dos costumes e tradições do salvadorenho? Então, não deixe de visitar o Mercado de Artesanías, na capital de El Salvador.

    O local é repleto de cores e pequenos comércios que vendem de tudo um pouco, desde pinturas, cerâmicas, têxteis, artesanato, bolsas, redes, artigos de decoração, tapetes, instrumentos musicais e muito mais.

    Os produtos vendidos no mercado são produzidos por artesãos locais. Vale muito a pena visitar o espaço e voltar com a sacola cheia de comprinhas, já que os preços são bem convidativos.

    Mercado Municipal de Antiguo Cuscatlán

    Mercado Capital de El Salvador
    Fonte: Pxhere

    Com mais de 20 anos de existência, o Mercado Municipal de Antiguo Cuscatlántem respira cultura e as tradições salvadorenhas. 

    No local, você encontra, além de barracas de verduras e frutas, lojinhas que comercializam os mais diversos produtos, salões de beleza e muito mais.

    Ao visitar o local, não deixe de fazer uma refeição em uma das barraquinhas que servem petiscos e quitutes típicos do país.

    Parque Cuscatlán

    O Parque Cuscatlán é um espaço arborizado, repleto de bancos, gramados e áreas para passeio, sendo, inclusive, um dos locais mais frequentados por turistas e pelos próprios moradores de San Salvador.

    Ao redor do parque, há muitos edifícios importantes, como o Monumento a La Memoria y La Verdad, que está localizado dentro do espaço, além do Museu Tin Martins e a Sala Nacional de Exposições, que abriga mostras de arte contemporânea.

    Mirador del Águila

    Mirador del Aguila
    Fonte: Wikimedia Commons, foto de Mariano Melgar

    Em dias de sol, não deixe de subir até o Mirador del Águila, que fica localizado no ponto mais alto da capital do país. Lá de cima, é possível avistar as montanhas que cercam a cidade e uma parte do imponente vulcão San Salvador.

    Parque Nacional El Boquerón

    Não deixe de reservar algumas horas para conhecer o Parque Nacional El Boqueron, que abriga a cratera do vulcão San Salvador, com cerca de 1,5 km de diâmetro e 1890 metros de altura.

    Repleto de muito verde, árvores nativas e espécies da flora e fauna local, a grande atração do parque é justamente o vulcão, que surgiu após uma forte erupção, que ocorreu em 1917 e devastou muitos municípios da região.

    O enorme vulcão tem ainda uma cratera menor chamada de Boqueron Cito, que fica dentro da sua estrutura. Para chegar até lá, você precisará percorrer uma trilha de 1,2 quilômetros. 

    Puerta del Diablo

    Puerta del Diablo
    Fonte: Wikimedia Commons, foto de feinteriano

    Para quem gosta de contato com a natureza, o passeio até a Puerta del Diablo, um dos pontos mais altos de El Salvador, não pode faltar. 

    Localizado bem pertinho da capital, a porta do diabo é uma fenda composta por dois penhascos, que ficam na montanha El Chulo.

    Além de visitar a formação rochosa, você pode também fazer trilhas pela área de mata até os mirantes, de onde você verá toda a região, que incluem a capital, o Vulcão de San Vicente e o Lago de Ilopango. 

    Aos finais de semana e feriados, é possível praticar esportes de aventura como tirolesa e rapel.

    Rota Maia

    No seu mapa de El Salvador, inclua a rota maia no seu roteiro turístico. Essa atração reúne três importantes sítios arqueológicos maias, que são eles, o Joya de Cerén, San Andrés e Tazumal, que guardam ruínas de antigas cidades da civilização maia.

    O Joya de Cerén é chamado de “Pompéia da América”, uma antiga cidade que foi soterrada por cinzas vulcânicas, o que possibilitou a preservação de estruturas e equipamentos, que retratam o estilo de vida do povo que habitava a região, no passado.

    Depois de conhecer a Pompeia da América, o sítio arqueológico San Andres, que fica a apenas três quilômetros de distância, não pode passar despercebido. No local, é possível conferir as partes escovas de antigas pirâmides maias.

    Os historiadores acreditam que San Andres servia como um centro cerimonial e administrativo para o povo entre os anos 600 e 900 d.C. Boa parte desse sítio arqueológico ainda permanece debaixo da terra.

    O Tazumal é um sítio arqueológico, que fica um pouco mais afastado, a cerca de uma hora da capital salvadorenha, mas que vale a pena visitar.

    O local foi um sofisticado assentamento da civilização maia com ótima estrutura, sistema de drenagem, uma enorme pirâmide e tumbas.  Essas ruínas são consideradas as mais importantes de El Salvador.

    El Salvador: curiosidades

    Sabe aquela florzinha do clássico O Pequeno Príncipe? Ela é uma espécie originária de El Salvador, e que o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry teria se inspirado na relação com sua esposa salvadorenha para criar essa flor do seu livro.

    Para quem gosta de pegar onda, El Salvador é o lugar perfeito. Isso porque, a Praia El Tunco, a menos de 40 quilômetros da capital, é considerada uma das melhores praias para a prática de surfe em todo o mundo.

    Outra curiosidade bem legal do país é que um dos seus cidadãos teve um papel importante durante a Segunda Guerra. Isso porque, o cônsul salvadorenho em Genebra, José Arturo Castellanos ajudou a salvar mais de 40 mil judeus durante o holocausto.

    Segundo relatos históricos, o salvadorenho se aproveitou do fato de os nazistas desconheciam a existência de El Salvador e forneceu documentos falsos de seu país para milhares de vítimas do regime de Hitler.

    O país é considerado pequeno e possui uma população de 6,3 milhões de pessoas, que é a mesma quantidade de habitantes da cidade do Rio de Janeiro.

    Cotação de seguro viagem em promoção

    Deu para perceber que a capital de El Salvador é cheia de surpresas, boas histórias e belas paisagens, não é mesmo? Então, não deixe para a última hora a compra do seu seguro viagem.

    Se você quer encontrar as melhores promoções e descontos, comece agora mesmo a pesquisar os planos ideais para curtir aquela viagem dos seus sonhos.

    Para garantir os preços mais vantajosos do mercado, faça as suas buscas na nossa plataforma verificadora, Seguros Promo, que apresenta os planos mais vantajosos de diferentes seguradoras do Brasil, além de muitos descontos e promoções.  

    Seguro Viagem:
    America Central
    Intermac I60 Am. Latina +Covid-19 Intermac I60 Am. Latina +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19 Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 800 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quer viajar para os destinos da América Central com proteção e economia? De Promo você pode!  


    Leia também:

    aaaa