CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Colmar: conheça os pontos turísticos mais charmosos da Alsácia

O charmoso vilarejo de Colmar, localizado na região de Alsácia, oferece muitas atrações especiais aos seus visitantes. Descubra aqui quais são elas.

O pequeno vilarejo de Colmar é um lugar de construções delicadas, em estilo enxaimel, cortado por canais que tornam a atmosfera ainda mais romântica.

Um turista desavisado poderia até mesmo pensar que está, na verdade, em uma cidade alpina ou alemã, mas estamos falando de um destino francês, localizado na charmosa região da Alsácia.

Além do cenário bucólico, ideal para quem quer relaxar e recarregar as energias, a cidade oferece uma arquitetura diferenciada, que reflete os anos de dominação sueca e alemã, bem como uma história rica, que remonta ao século IX.

Capital do vinho da Alsácia, a cidade pode ser o destino ideal para sua próxima viagem, e neste artigo vamos te contar por quê. 

Criamos um guia completo, com tudo que você precisa saber para montar um roteiro pela região: como chegar, quando visitar, o que fazer, onde ficar, quais os melhores restaurantes e outras dicas turísticas preciosas. Veja só!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Colmar: turismo em uma das belas regiões da França

Colmar: turismo em uma das belas regiões da França
Fonte: Pixabay

Você provavelmente já se deparou com a imagem típica das pequenas cidades da França, recortadas por rios e canais, com casinhas rústicas cercadas por ruelas de pedra e vinhedos, que se colorem com o branco da neve no inverno.

Esta é a definição da impecável Colmar, capital dos vinhos da Alsácia, onde cada pedra parece estar exatamente onde deveria para compor um cenário encantador.

A terceira maior cidade alsaciana tem pouco mais de 70 mil habitantes e parece uma grande mistura entre as culturas francesa e alemã: reflexo de sua localização, na fronteira entre os dois países.

Isso pode ser percebido não apenas na arquitetura, mas também na culinária, nas festas e nos costumes locais.

Praticamente intocada durante a Segunda Guerra Mundial e os demais conflitos bélicos que já assolaram a região, a cidade tem um centro histórico muito bem preservado, que guarda as heranças de mais de mil anos de história.

A lista de atrações é extensa, de vinhedos que produzem alguns dos melhores rótulos da Rota dos Vinhos a museus, edifícios medievais e igrejas com séculos de história.

Para incluir tantas atrações em um só roteiro, é essencial fazer um bom planejamento de viagem para antecipar rotas de deslocamento e gastos, além de otimizar o tempo que você pretende passar na cidade. 

Onde fica Colmar?

Colmar é uma das maiores cidades da Alsácia, na França, localizada próxima às fronteiras com a Alemanha e a Suíça, a 492 km de Paris, 442 km de Munique e a apenas 150 km de Zurique.

A cidade fica em uma região cortada pelo rio Reno, onde as condições climáticas são consideradas perfeitas para a produção de vinhos Riesling e Gewürztraminer.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Mapa turístico de Colmar

    É importante conhecer antecipadamente a cidade que você pretende visitar para montar um planejamento de viagem adequado. Confira o mapa da capital dos vinhos alsaciana!

    Como ir para Colmar?

    O viajante que deseja visitar a Alsácia pode optar entre vários meios de transporte para chegar à região: trem, ônibus, carro e avião.

    O Aeroporto de Strasbourg Entzheim recebe voos dos principais destinos europeus e do Brasil, pelas companhias aéreas Latam, Air France, KLM e Lufthansa, entre outras.

    Você pode encontrar passagens aéreas para a França mais baratas em nosso site de buscas, Vai de Promo: ative o alerta de preços para receber notificação quando o trecho desejado entrar em promoção!

    Está na dúvida sobre como ir de Paris para Colmar? Você pode optar pelo trem da linha Voyages SNCF: o trajeto passa por cenários charmosos e dura cerca de 2 horas.

    Contrate o melhor plano de seguro viagem para o seu passeio!

    Não se esqueça de contratar um bom seguro viagem antes de embarcar para esse lugar incrível. 

    O item é obrigatório para quem deseja visitar a França e a maioria dos países europeus, além de ser extremamente recomendado para qualquer viajante, não importa o destino.

    Afinal, estrangeiros não têm acesso ao sistema público de saúde francês e você deve se resguardar contra imprevistos: a melhor forma de fazer isso é com um seguro viagem que ofereça cobertura médica e odontológica.

    Em nosso site de buscas, Seguros Promo, você não precisa abrir mão da economia para encontrar um seguro viagem com cobertura abrangente, incluindo seguro bagagem, assistência 100% em português e auxílio por cancelamento de voo.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Basta digitar o local que deseja conhecer e selecionar a data da viagem para comparar as ofertas e escolher a melhor opção para o seu passeio.

    Quando ir para Colmar, França?

    O verão é, sem dúvidas, a melhor época para conhecer a região da Alsácia, pois as temperaturas agradáveis e os dias mais longos parecem um convite para passeios ao ar livre.

    No entanto, a estação mais quente do ano é também a alta temporada na Europa, quando o período de férias escolares e as altas temperaturas acabam inflacionando os preços de passagens e hospedagem.

    Ou seja, se você pretende visitar a cidade nesta época do ano, é melhor fazer um planejamento caprichado e garantir suas reservas de passagens e estadia com o máximo de antecedência possível.

    Para escapar dos preços altos do verão, pode ser uma boa ideia visitar Colmar no outono ou na primavera, quando a vegetação ganha colorações especiais e o ambiente fica ainda mais charmoso.

    O que fazer em Colmar no inverno?

    O que fazer em Colmar no inverno?
    Fonte: Pixabay

    Embora a Alsácia seja um destino gelado no inverno, a estação mais fria do ano pode ser uma boa oportunidade de conhecer o interior da França sob uma nova ótica.

    De dezembro a fevereiro, a paisagem é colorida pelo branco da neve, como um convite para sentar em frente à lareira e apreciar os bons vinhos alsacianos.

    No fim do ano, ocorre, ainda, uma das principais festas do calendário local: o Mercado de Natal em Colmar.

    A celebração oferece uma grande variedade de atrações, como patinação no gelo, apresentações artísticas e várias barraquinhas de artesanato e gastronomia.

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    O que fazer em Colmar?

    Uma etapa essencial de qualquer planejamento de viagem é selecionar as atrações que você deseja incluir em seu roteiro. Para te ajudar nessa tarefa, destacamos os principais pontos turísticos da cidade.

    Confira o que visitar em Colmar, França!

    1. Little Venice

    Little Venice
    Fonte: Unsplash

    A charmosa região de Little Venice, como o próprio nome indica, lembra a romântica cidade de Veneza, na Itália: as ruas charmosas seguem às margens de canais, criando um ambiente encantador e bastante fotogênico!

    O bairro é ocupado por casinhas em estilo enxaimel coloridas, além de lojinhas charmosas e cafés que servem delícias da confeitaria francesa.

    Não deixe de visitar as ruas Quai de la Poissonnerie, de la Poissonnerie e Turenne para tirar fotos incríveis!

    2. Museu Bartholdi

    Um dos museus mais importantes da cidade, o Museu Bartholdi fica na Rue des Marchands e celebra a vida e a obra do escultor Auguste Bartholdi, criador da Estátua da Liberdade, instalada em Nova York (EUA).

    Além de contar tudo sobre a construção de um dos principais monumentos dos Estados Unidos, o museu apresenta outras obras importantes do artista, como a estátua “Les grands soutiens du monde” e a fonte Lazare de Schwendi.

    3. Igreja Colegiado St. Martin

    Igreja Colegiado St. Martin
    Fonte: Krzysztof Golik / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    A mais importante igreja da cidade, a Igreja Colegiado St. Martin é uma catedral em estilo gótico construída entre os séculos XIII e XIV.

    A construção se destaca no horizonte da cidade com seus telhados coloridos e pelos ricos detalhes da fachada.

    Aproveite a visita à Igreja Colegiado St. Martin para conhecer a Maison Adolph, do século XIV, uma das casas mais antigas de toda a Alsácia.

    4. Maison des Tetes

    Construída no começo do século XVII, a Maison des Têtes (ou “Casa das Cabeças”) é considerada uma das obras-primas do renascentismo na cidade.

    O edifício, decorado com 106 esculturas de cabeças humanas (o que justifica o nome), já foi ocupado pela bolsa de valores da cidade, mas hoje abriga um hotel luxuoso e uma confeitaria.

    5. Maison Pfister

    Maison Pfister
    Fonte: Pixabay

    Mais uma das construções renascentistas de Colmar, a Maison Pfister é uma mansão do século XVI localizada no coração do centro histórico e tombada como patrimônio da cidade.

    O edifício chama a atenção pela fachada pitoresca, que parece uma ilustração de livros históricos, com várias esculturas que remetem a trechos da Bíblia.

    6. Casa Koïfhus

    Localizada na esquina da Grand Rue com a Rue des Marchands, a casa Koïfhus é uma construção medieval do século XV que já abrigou a alfândega local.

    O edifício se manteve praticamente intocado por séculos e quase foi demolido por suas condições precárias durante o século XIX, mas resistiu e foi restaurado, apresentando os 10 brasões da cidade em sua fachada histórica.

    7. Igreja Dominicana

    Igreja Dominicana
    Fonte: Krzysztof Golik / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Principal atração da Place des Dominicains, a Eglise des Dominicains, ou Igreja Dominicana, é uma das construções mais antigas da cidade, construída entre os séculos XIII e XIV.

    O interior do templo foi recentemente revitalizado e merece ser visitado: as janelas panorâmicas com formato de ogiva dividem espaço com vitrais produzidos entre os séculos XIV e XV.

    Na igreja funciona um pequeno museu que guarda em seu acervo importantes obras-primas, como a Virgem no Buisson de Roses.

    8. Museu Unterlinden

    Um dos museus mais interessantes da cidade, o Musée Unterlinden funciona em um edifício histórico que já abrigou um convento de monjas dominicanas no século XIII.

    No local, os visitantes encontram importantes obras medievais, como a tela Retábulo de Isenheim, de Matthias Grünewald, e peças de Martin Schongauer, um dos mais importantes artistas nascidos em Colmar.

    Restaurantes em Colmar

    Restaurantes em Colmar
    Fonte: Timolina / Freepik

    A gastronomia local é um dos maiores atrativos de Colmar, o que significa que o viajante pode optar entre diversos restaurantes para saborear refeições com os típicos sabores e aromas da França.

    Um dos destaques é o La Maison Des Têtes, especializado em gastronomia mediterrânea e instalado em um edifício histórico bastante charmoso. 

    O L’Epicurien também tem foco na culinária mediterrânea e oferece uma ampla carta de vinhos.

    Gosta de ambientes mais rústicos e aconchegantes? Você pode curtir o Palmyre, mas não se esqueça de fazer suas reservas com antecedência, pois o restaurante é um sucesso na cidade e está quase sempre lotado.

    Para experimentar o melhor da confeitaria francesa, recomendamos uma visita ao Pâtisserie Gilg, recomendado para os amantes de pães fresquinhos e chocolates artesanais,

    Hotéis em Colmar, França

    Embora seja uma cidade pequena, não é difícil encontrar onde ficar em Colmar. A cidade dispõe de uma boa rede hoteleira, com opções em diferentes faixas de preço e estilos.

    Se você quer economizar em hospedagem, vale a pena considerar o Ibis Budget Centre Ville, o Brit Hotel Primo Centre, ou o The Originals Access, Hôtel Colmar Gare (Ptit Dej-hotel).

    Quem não abre mão de conforto e requinte pode gostar das unidades da rede Mercure ou Novotel, do Best Western Grand Hotel Bristol ou do Hôtel Le Colombier.

    Você pode encontrar o melhor hotel para a sua estadia em nosso site de buscas, ElQuarto, que reúne milhares de acomodações nos principais destinos do mundo para levar até você o menor preço.

    O viajante pode comparar valores, reservar acomodações e até pagar as diárias online, em reais, sem incidência do IOF!

    O que fazer em Colmar em 1 dia?

    Vai passar pouco tempo na cidade, mas quer conhecer as principais atrações? Pode ser uma boa ideia concentrar seu roteiro de 1 dia em Colmar no centro histórico.

    A região reúne grande parte das atrações locais e pode ser visitada a pé: comece o passeio pelo Office de Tourisme, na Place des Unterlinden, para pegar mapas gratuitos e pegar dicas turísticas.

    Ali perto, visite a Maison des Têtes e o Hansi Village & Museum, onde você pode comprar itens típicos da Alsácia por preço justo. 

    Em seguida, visite a Place des Dominicains, endereço da Église des Dominicains, do século XIII, e a Place de la Cathédrale, onde ficam a Collégiale Saint-Martin e a Maison Adolph, construção mais antiga da cidade.

    Não deixe de caminhar pela Rue des Marchands para conhecer pontos turísticos importantes, como o pátio Cour du Weinhof, a Maison Pfister e um dos pontos mais fotografados da Alsácia, a Au Vieux Pignon.

    Pertinho da Rue des Marchands ficam o Musée Bartholdi e a Place de L’Ancienne Douane, principal polo gastronômico da cidade.

    Depois, caminhe pela Rue des Tanneurs para chegar à La Petite Venise, cortada em canais do rio Lauch e um dos lugares mais românticos da cidade: não perca a oportunidade de curtir um passeio de barco!

    Para finalizar o dia, volte à Place des Unterlinden para conhecer o Musée Unterlinden e o Musée du Jouet.

    Ofertas imperdíveis para a contratação do seu seguro viagem!

    Agora que você já sabe tudo que te espera em Colmar, está na hora de fazer a cotação de seguro viagem barato em nosso site de buscas, Seguros Promo, e começar a planejar uma viagem inesquecível!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Você só precisa selecionar o destino e as datas da viagem: nossa plataforma vai te apresentar as melhores opções e você terá a proteção que precisa pelo menor preço do mercado.

    Dessa forma, você garante coberturas médica e odontológica, seguro bagagem, assistência jurídica e diversos outros serviços que podem fazer a diferença em casos de imprevistos!

    Conhecer as belezas da Alsácia com segurança e tranquilidade? De Promo você pode!

    aaaa