CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Ilha de Elba: informações, mapa, melhores praias e dicas de viagem

A Ilha de Elba é mais um dos muitos destinos italianos que enchem os olhos e, definitivamente, merece a sua visita! Descubra o que fazer por lá!

A Ilha de Elba é um destino que jamais pode ficar de fora do seu roteiro se você estiver pensando em fazer um tour pela Toscana na sua próxima viagem de férias. 

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar sobre ela, saiba que esse cantinho da região italiana reserva boas histórias, praias de águas cristalinas, vilas medievais, construções centenárias e muitas atividades de lazer.

Vem com a gente descobrir tudo o que essa ilha, onde Napoleão Bonaparte ficou exilado, tem de melhor. Veja só!

Cote seguros de viagem ideais para a Europa com 15% de desconto neste link!

Ilha de Elba: belezas naturais e história!

Para quem busca dias de tranquilidade regados a conhecimento, a Ilha de Elba, Toscana, não vai te decepcionar.

Dona de belezas únicas e um mar azul-esmeralda, a ilha é famosa por ter sido a moradia de Napoleão Bonaparte entre os anos de 1814 e 1815.

Mas não pense que a região se resume apenas à passagem de Napoleão. Por todos os lados, é possível se deparar com construções centenárias à beira-mar, vilas pitorescas e vinhedos.

Claro que as praias precisam ter lugar garantido no seu roteiro, principalmente, se viajar no verão. 

As águas são cristalinas e o mar tem um azul hipnotizante, perfeito para um mergulho ou um delicioso passeio de barco.

Quando ir para a Ilha de Elba?

Quando ir para a Ilha de Elba?
Fonte: Pixabay

A ilha de Elba na Itália é um destino que dá para visitar ao ano inteiro, mas, sem dúvida, o verão é a melhor temporada.

Os dias ensolarados e quentes possibilitam que você aproveite ao máximo o seu roteiro por suas praias de águas cristalinas, parques naturais e passeios ao ar livre.

O verão na Europa acontece entre os meses de junho e setembro, quando a ilha recebe um maior fluxo de turistas, principalmente, os europeus, que lotam suas praias em busca de um lugar ao sol.

Mas se você quer escapar do alto movimento de turistas e também dos preços que, nesta época, costumam ser mais salgados, existe uma outra alternativa.

A primavera, que começa em março e se estende até junho, é uma boa escolha, pois dá para aproveitar suas praias pagando bem menos. 

O outono e inverno, entre setembro e março, são períodos a serem considerados, desde que a intenção não seja aproveitar suas praias.

Onde fica a Ilha de Elba?

Para turistar por essa região, nada melhor do que entender onde fica Ilha de Elba. Dessa forma, você conseguirá definir as rotas e as melhores formas de chegar ao destino.

A ilha está localizada na região da Toscana, a cerca de 20 km de distância da costa italiana, sendo considerada a maior da região e a terceira maior do país.

Situada no Mar Tirreno, ela conta com 30 mil habitantes e possui uma área territorial de 224 km².

Como ir para a Ilha de Elba?

Como ir para Ilha de Elba?
Fonte: Pixabay

Como ir para a Ilha de Elba?

Para quem se pergunta sobre como ir para ilha de Elba, saiba que é possível chegar ao destino de balsa, avião e carro.

Se optar pela balsa, é preciso viajar até a cidade de Piombino e pegar a embarcação, que te leva até a ilha em uma viagem de cerca de 1 hora. 

Você pode comprar o bilhete no site das companhias Toremar, Moby Lines, Blu Navy e Corsica-Sardinia Ferries.

Existe a opção de fazer a travessia de balsa com o veículo, mas o valor do bilhete é um pouco mais alto. 

Outra alternativa é fazer o percurso de avião saindo de cidades da Toscana, como Florença e Pisa.

Seguro viagem para a Ilha de Elba

Depois de entender a localização da região e como chegar até lá, o próximo passo para conhecer a ilha italiana e outras cidades do país, é contratar um seguro viagem.

Isso porque, a Itália pertence ao Tratado de Schengen, que exige que os estrangeiros contratem um seguro viagem com uma cobertura que garanta assistência em casos de emergência.

Um bom seguro oferece coberturas médicas, hospitalares e odontológicas, atendimento 24 horas em português, traslado médico, além de seguro de bagagem, assistência jurídica e até auxílio em caso de atrasos ou cancelamentos de voos.

A vantagem é que você viajará muito mais tranquilo e com a certeza de que, em caso de necessidade, você terá ajuda especializada.

Para garantir os planos ideais para a sua viagem à Ilha de Elba, utilize o nosso site de buscas, Seguros Promo, onde é possível comparar preços e serviços para encontrar aquelas opções que mais se encaixam no seu orçamento.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

E não precisa se preocupar, em caso de dúvidas, temos uma central de atendimento sempre online para te auxiliar no que for preciso.

Mapa da Ilha de Elba

Além do seguro, antes de desembarcar na Ilha de Elba, mapa precisa ser analisado com calma, assim, você consegue entender melhor a sua localização no Mar Tirreno.

Dá uma olhadinha nesse guia que preparamos para você entender onde fica, como se deslocar e quais são as melhores rotas para aproveitar os passeios. Confira!

O que fazer na Ilha de Elba

Mesmo sendo um lugar pouco conhecido entre os turistas brasileiros, saiba que o que fazer na Ilha de Elba nunca vai faltar. 

Afinal, ela é repleta de belas praias, vegetação preservada, construções antigas e oferece ótimos passeios aos visitantes.

Elaboramos uma lista dos lugares que não podem faltar no seu roteiro. Confira e comece a planejar a sua viagem o quanto antes!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Portoferraio

    A cidade de Portoferraio é considerada a porta de entrada para os turistas que chegam na ilha. 

    O centro histórico é uma das áreas mais visitadas, principalmente, por conta do charme dos tetos rosados e construções centenárias. 

    Para quem gosta de cultura, história, mar e belas paisagem, esse cantinho da ilha de Elba, Itália, é um “prato cheio”. 

    Seu passado está diretamente ligado a Napoleão Bonaparte, que viveu exilado em Elba durante alguns anos.

    Na cidade, é possível visitar fortes, bastiões e também sítios arqueológicos do período romano e etrusco. Sem contar as suas praias de belezas ímpares e termas deliciosas para relaxar.

    Palazzina dei Mulini

    Palazzina dei Mulini
    Fonte: Andrea D’Errico / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

    Ainda em Portoferraio, não deixe de visitar a Palazzina dei Mulini que, durante o exílio de Napoleão, foi usada como residência urbana. 

    Hoje, o local ainda guarda o mobiliário e a decoração com peças de antiguidade que fizeram parte do dia a dia de Napoleão na ilha de Elba.

    Não deixe de andar pelos corredores e explorar cada canto dessa antiga residência, que também tem um lindo jardim na parte externa.

    Porto Azzurro

    Depois de conhecer as melhores atrações de Portoferraio, siga viagem até o Porto Azzurro, uma charmosa e pitoresca vila de pescadores, cercada por belas praias de águas cristalinas e areia dourada.

    Além das suas belezas naturais, a região também preserva um importante legado histórico, artístico e cultural da ilha.

    Pelas ruas do antigo vilarejo, é possível se deparar com enormes edifícios, que são símbolos para a região, como o Fort San Giacomo, de 1602.

    No passado, ele era um centro de proteção e observação para combater ataques de piratas na ilha de Elba, Toscana. No século XX, o edifício foi transformado em uma prisão.

    Ainda pela região, outros prédios históricos também valem uma visita, como a Igreja da Madonna del Carmine e o Santuario della Madonna.

    Que tal pegar um bronze em suas praias? A região é dona de lugares fascinantes, como a praia de Terranera, Barbarossa e Reale, locais perfeitos para passeios de barco e mergulhos com snorkel.

    Capoliveri

    Cercada de montanhas e dona das mais belas praias da ilha, Capoliveri é um dos locais mais bonitos e charmosos, já que preserva características de uma vila medieval.

    Na hora de escolher o que fazer na ilha de Elba, esse é um destino que vale a pena conhecer e andar por suas avenidas estreitas e pitorescas, que abrigam lojas e restaurantes típicos. 

    Além de praias e áreas naturais com muito verde, os vinhedos fazem o maior sucesso entre os turistas, pois a região é produtora de vinho

    Não deixe de visitar também lugares como os restos da Igreja de San Michele, construída em estilo romano e onde o Papa Gregório XI celebrou uma missa.

    Ilha de Pianosa

    Ilha de Pianosa
    Fonte: Olivier Brunet / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Ao elaborar o seu mapa da ilha de Elba, inclua também Pianosa, famosa por ter abrigado uma prisão de segurança máxima. 

    Além de história, o lugar preserva seu patrimônio natural, levando seus turistas para roteiros de pura beleza em meio à natureza.

    A região é cheia de praias de águas cristalinas e um belíssimo mar azul-turquesa que encanta seus visitantes. 

    Lá também existe uma rica fauna com mais de 30 espécies de pássaros, como a gaivota da Córsega.

    E as belezas naturais também podem ser observadas no fundo do mar. São diversas espécies marinhas e, se der sorte, é possível avistar golfinhos nadando na região.

    Forte Teglia

    Na ilha de Pianosa, o Forte Teglia é uma das atrações históricas mais visitadas em razão da sua grandiosidade e estrutura preservada

    No passado, o local servia para proteger a ilha de Elba na Itália, contra ataques marítimos, principalmente, de piratas.

    Com um formato retangular e localizado à beira-mar, ele possui vários níveis e garante uma bela vista para o Mar Tirreno. Não deixe de percorrer os corredores antigos do forte.

    Marciana

    Localizada em uma colina a 375 metros de altura, Marciana é considerada uma das regiões mais ricas quando o assunto é história e arqueologia. O vilarejo remonta para o ano 35 a.C., no período de domínio dos Appiani.

    Com casinhas à beira-mar e áreas de muito verde, o local tem ainda uma fortaleza, que foi construída para proteger uma fundição e também uma casa de moeda da região. 

    Por toda a cidade, é possível encontrar uma atmosfera medieval e casarões muito antigos.

    Se você quiser aliar belas paisagens e histórias na sua viagem para a Ilha Elba, conheça o Museu Arqueológico, que guarda peças datadas do período da sua fundação. 

    Marina di Campo

    Marina di Campo
    Fonte: Carlo Pelagalli / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Cercada por praias belíssimas e um mar azul-esmeralda, a vila Marina di Campo demonstra que essa ilha tem muito a oferecer aos seus visitantes.

    A região possui um centro histórico pitoresco, com edifícios que preservam as memórias do passado, e são representados por igrejas e torres de vigia, além de um charmoso porto.

    Ao visitar a cidade, não deixe de aproveitar as suas praias e visitar um aquário com dezenas de espécies do Mar Mediterrâneo.

    Monte Capanne

    Considerada a montanha mais alta da Ilha Elba, Toscana, Itália, a região é cercada de muito verde, com uma rica flora que possui belas espécies, como orquídeas raras.

    Além de suas praias, não deixe de passear pelos bosques repletos de azinheiras e muitas espécies de cogumelos. 

    O local também é perfeito para observar pássaros de diferentes espécies. A fauna da região atrai a atenção dos visitantes, já que é possível avistar aves de rapina, muflões e muito mais.

    Entre os passeios mais procurados, o tour de teleférico é um dos mais interessantes, uma vez que você consegue ter um visual lindo de toda a região, repleta de montanhas rochosas.

    Parque Mineiro

    Boas histórias não faltam no seu roteiro por toda a ilha de Elba. Para quem gosta de belezas e curiosidades, o Parque Mineiro, considerado um dos lugares mais antigos da região, é um “prato cheio”. 

    O local pode ser visitado a bordo de um trem pitoresco, de bicicleta ou por meio de trilhas pela mata. 

    Durante o passeio, os turistas podem conhecer a vegetação local, visitar as construções antigas e observar a fauna e flora do lugar

    Quais são as melhores praias Ilha de Elba?

    Quais são as melhores praias Ilha de Elba?
    Fonte: Pixabay

    Existem excelentes lugares para se divertir e apreciar o mar italiano. Se você quer descobrir quais são as melhores praias Ilha de Elba, dá uma conferida nas nossas dicas.

    Entre as mais famosas está a Praia de Lacuna, com 1.200 metros de areia dourada e com um mar calmo, perfeito para mergulho.

    A Praia de Marina di Campo também é belíssima. Cercada por vegetação, o local abriga casas de veraneio e possui uma faixa de areia fina e dourada. Um convite para um delicioso banho de mar e passeios ao fim da tarde.

    Outra praia que vale a pena conhecer é a Guardiola. Com águas cristalinas, areia fininha e grandiosas falésias, que garantem cenários ainda mais bonitos, essa região é muito procurada para quem quer praticar mergulho e pesca.

    Cotação de seguro viagem para a Ilha de Elba

    A Ilha de Elba é um destino que merece estar no seu roteiro, afinal, suas belezas naturais e praias são impressionantes e oferecem momentos incríveis com dias ensolarados e animados.

    Ao viajar para a Toscana, considere incluir esse lugar na sua lista, você não vai se arrepender! 

    E não menos importantes, lembre-se que o seguro viagem é obrigatório para entrar no país.

    Na hora de garantir as melhores opções e os preços mais vantajosos do mercado, conte com a nossa plataforma de buscas, Seguros Promo

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Aqui, você pode comparar as opções de diferentes seguradoras e encontrar aquela mais econômica.

    Quer viajar pela Itália com segurança e tranquilidade, mas sem deixar de lado a economia? De Promo você pode!

    aaaa