icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
25 março - 12 minutos de leitura.

Intercâmbio: informações, onde ficar, dicas e melhores destinos 

Chris standing up holding his daughter Elva Dicas de Viagem

O intercâmbio segue sendo o sonho de muitas pessoas, principalmente estudantes de diferentes áreas. A prática de ensino em outro país não é só curricularmente enriquecedora, mas pessoalmente também.

Existem muitas modalidades e jeitos de viver essa experiência. Por isso, preparamos esse guia com as principais informações e tipos de intercâmbio. 

Também selecionamos os destinos mais procurados para a prática e separamos algumas dicas que vão te ajudar durante a sua estada em outro país. Vamos lá?

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Intercâmbio: o que é?

O intercâmbio nada mais é do que a troca de experiências entre pessoas de culturas diferentes. Na prática o intercambista escolhe o país que pretende visitar e lá viverá experiências relacionadas a sua formação educacional, profissional e pessoal.

Existem diferentes modalidades de intercâmbio e, nos dias atuais, a prática pode ser executada de diversas maneiras. Por isso é importante se organizar e acertar os detalhes antes da sua viagem.

Quanto custa um intercâmbio?

Quanto custa um intercâmbio?
Fonte: Pxhere

A resposta é: depende. São muitos fatores que interferem no custo de uma viagem. Quando falamos de um intercâmbio, avaliar os gastos deve estar entre as prioridades do interessado.

Isso porque alguns destinos podem ser mais caros do que outros. Alguns lugares da Europa ou até mesmo da América do Norte, que costumam ser mais visados, tendem a ter um custo de vida mais caro.

Mas isso não é motivo para desanimar. É possível encontrar destinos em ambos os lugares com valores considerados mais em conta, mas, para isso, organização e planejamento são fundamentais.

Como estamos falando de viagens internacionais, também precisamos considerar gastos essenciais como a contratação de um bom seguro viagem.

E também a hospedagem durante o período de intercâmbio, os valores relacionados ao estudo escolhido, a alimentação, entre outros fatores.

Também devemos considerar a duração da viagem, a cotação atual da moeda do país escolhido, o mercado internacional e, obviamente, a demanda de cada destino. Todas estas condições influenciam no valor final a ser pago.

Como conseguir uma bolsa de intercâmbio?

Isso vai depender do tipo de intercâmbio escolhido. Na maioria dos casos, estudantes se matriculam nos cursos oferecidos pelo país escolhido e são intermediados pela escola, universidade ou uma agência de intercâmbio no Brasil.

E se você está se perguntando se é possível fazer um intercâmbio barato ou até mesmo um intercâmbio gratuito, a resposta é sim! Para isso, muitos interessados procuram bolsas de estudo para economizar nos gastos.

Com esse objetivo definido, é fundamental que o estudante se dedique durante os estudos para garantir boas notas e avalie quais são os pré-requisitos exigidos pela bolsa escolhida.

Muitas delas irão solicitar uma carta de motivação, onde você irá explicar quais os seus objetivos com essa viagem e porque deveria ser escolhido, e uma entrevista para conhecer melhor o candidato.

É importante manter o foco e não desanimar. Conseguir uma bolsa pode ser difícil, mas não é impossível. Se inscreva para mais de uma opção, mantenha o foco e persista no seu objetivo!

Como fazer intercâmbio?

Como fazer intercâmbio?
Fonte: Pexels

Ficou interessado em saber como funciona o intercâmbio e não sabe por onde começar? Então confira algumas das nossas dicas para te ajudar a se organizar e planejar a sua viagem. Confira!

Decida o que quer fazer

O que você pretende com essa viagem? Quais experiências deseja viver? Quer aprender e ganhar fluência em um novo idioma? Ajudar em alguma causa? Crescer profissionalmente? 

Todas estas podem ser consideradas as motivações para a sua viagem e é a partir delas que você irá começar a se planejar

Defina qual será o seu destino

Agora que você já decidiu o que quer fazer, fica mais fácil escolher para onde ir. Procure por programas que atendam às suas demandas e avalie quais são os países que os oferecem

Com o destino devidamente escolhido, poderemos pensar nos gastos básicos que serão necessários durante a estada.

Como hospedagem, alimentação, deslocamento, lavanderia, etc. Que podem ter variações de preços, a depender da cotação da moeda do país em relação ao real.

Host family ou dormitório?

Host family ou dormitório?
Fonte: Pixabay

Ambas as alternativas oferecem vantagens, e optar por uma delas depende apenas do que é melhor para você. 

Apesar de haver diferenças entre os custos, não é isso que deve ser levado em conta na hora de decidir sua acomodação. Lembre-se de que é a sua experiência internacional em jogo.

Embora esse não deva ser o foco da sua análise, os custos de se ficar com uma host family geralmente são menores do que em outros tipos de acomodação

Isso porque a opção normalmente inclui pelo menos alguma refeição, lavanderia e gastos com água, luz etc.

Além disso, ao conviver com uma família do país, é possível entender melhor os hábitos e costumes locais. O convívio familiar oferece uma verdadeira imersão na cultura ambiente, o que certamente enriquecerá sua experiência.

Nesse contexto, torna-se mais fácil também praticar o idioma local, já que você estará rodeado por nativos o tempo todo. 

Isso deve ser levado em consideração principalmente se seu intercâmbio tiver como objetivo aprender ou aprimorar um novo idioma.

Além do seguro, há muitos outros serviços que são essenciais para que a sua viagem seja um sucesso. Para melhorar sua experiência, acesse o Vantagens Promo e fique atento às opções e benefícios!

Mas é importante ressaltar que os principais receios quanto à estadia em uma casa de família estão relacionados à falta de liberdade ou privacidade.

Não dá para negar que, nesse tipo de acomodação, existirão regras. Você provavelmente vai ter que avisar quando for sair, dizer que horas volta, o que vai fazer etc.

Não é por mal que te farão essas perguntas. Pelo tempo que o intercambista ficar com a família, ele será considerado um membro pelo qual eles têm responsabilidade. Esse tipo de preocupação é um sinal de cuidado.

Em relação à privacidade, as casas de família geralmente oferecem duas opções de quartos: compartilhados com outro estudante.

É possível até mesmo ter uma suíte, em alguns casos! Por isso, nem sempre a falta de privacidade será uma questão.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Por fim, é importante ter em mente que esse tipo de acomodação geralmente fica em bairros residenciais, mais afastados do centro. 

    Isso pode dificultar um pouco o acesso à escola ou a pontos turísticos, já que será necessário usar o transporte público.

    Ao contrário das casas de família, as residências estudantis geralmente garantem bastante liberdade para os estudantes.

    As acomodações ainda podem variar entre quartos compartilhados ou individuais, porém você certamente não precisará dar satisfações ao seu roommate. Sendo assim, é possível dizer que a liberdade de ir e vir é maior.

    Além disso, essas residências geralmente são construídas com o objetivo de abrigar estudantes. 

    Por isso, estão localizadas nos centros ou perto das escolas e universidades. Sendo assim, é possível economizar no transporte, por exemplo.

    Caso seja uma residência que receba muitos estudantes internacionais, é possível conhecer intercambistas de diferentes países e, consequentemente, muitas culturas.

    Entretanto, uma das principais desvantagens da residência estudantil é o preço. 

    Só o aluguel costuma ser mais caro do que um mês em uma casa de família, e ainda é preciso considerar as contas, as refeições, os produtos de limpeza, a lavanderia etc.

    Vale lembrar, por fim, que a convivência com outros intercambistas não está totalmente livre de regras

    Ao dividir alguns espaços, como a cozinha e o banheiro, vocês precisarão definir responsabilidades em relação às tarefas de limpeza e organização.

    Nessa hora, é importante ter responsabilidade para evitar conflitos de convivência.

    Escolha uma agência de intercâmbio

    Escolha uma agência de intercâmbio
    Fonte: Pexels

    Fazer um planejamento para intercâmbio pode ser exaustivo e bastante complicado. 

    Afinal, estamos falando de uma viagem de longa duração, então é esperado que existam muitos detalhes para resolver antes do embarque e durante todo o período no país escolhido.

    Contar com o auxílio de uma agência de intercâmbio facilitará muito a sua vida. Essas agências são especializadas nos mais diversos programas e modalidades e irão te ajudar com todas as suas dúvidas.

    Assim que você trouxer qual o seu principal objetivo, elas irão selecionar os melhores destinos e opções de instituições, cursos, bolsas de estudos e hospedagens que atendam às suas demandas.

    Prepare a documentação necessária

    Outro serviço que será muito mais fácil se você contar com a ajuda de uma agência especializada. 

    Talvez uma das partes mais complicadas, e importantes, do planejamento de qualquer intercambista seja separar os documentos necessários para viajar.

    Cada país tem as suas normas e exigirá um tipo de documentação. Além disso, é fundamental que você tenha cuidado redobrado na hora de separar, apresentar e, principalmente, cuidar desses documentos durante a sua viagem. 

    Faça um seguro viagem

    Você sabia que o seguro viagem é item obrigatório para entrar em alguns países?

    Não só por isso, mas esse também é um item essencial para qualquer viagem, de longa ou curta duração. Quando falamos de uma tão duradoura quanto um intercâmbio, os cuidados com a saúde devem ser redobrados.

    Pense bem, você está em um novo país, vivendo uma cultura completamente diferente da sua, com hábitos alimentares diferentes dos seus e vivenciando situações novas a todo instante.

    Justamente por isso, ficamos mais suscetíveis a imprevistos, indisposições ou até mesmo acidentes. Você encontra até seguros específicos para intercâmbio!

    Não tem como prever uma situação desse tipo, mas podemos nos precaver para evitar alguns transtornos e dores de cabeça. E é justamente para isso que o seguro serve.

    Na hora de fazer suas buscas, conte com o Seguros Promo! Aqui no nosso site, você poderá comparar coberturas especiais das maiores seguradoras do país.

    Seguro Viagem: Seguros Internacionais
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) AC 35 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 27/dia*

    Faça a sua cotação com a gente!

    Tipos de intercâmbio

    Quando falamos em intercâmbio a maioria das pessoas pensa que somente os jovens estudantes estarão aptos a viajar para outros países, mas isso não é verdade.

    Existem diversos programas que são voltados para diferentes públicos e idades. Além do tradicional intercâmbio para estudos, existem modalidades como Au Pair, voluntariado e, é claro, para trabalho.

    Confira agora quais são os principais tipos de intercâmbio e o que esperar de cada um:

    Intercâmbio High School / Universitário

    Intercâmbio High School / Universitário
    Fonte: Pixabay

    Provavelmente as modalidades mais conhecidas e procuradas da nossa lista são os programas voltados para o ensino em outros países.

    O intercâmbio High School é voltado para jovens, entre 15 e 18 anos, que estão cursando o ensino médio e querem ter a experiência de morar fora e aprender um novo idioma.

    O High School também pode ser uma ótima oportunidade para quem pretende cursar uma faculdade no exterior pois, para entrar você precisa manter um bom histórico escolar e ter um mínimo de fluência no idioma desejado.

    Já o programa universitário é voltado para jovens adultos que estão cursando a faculdade e tem interesse em estudar em outras instituições ao redor do mundo.  

    Seu processo de seleção também exige que o estudante tenha um bom histórico e em muitos casos será necessário fazer uma entrevista e redigir uma carta explicando qual é a sua intenção com essa viagem. 

    O tempo de duração para cada uma dessas modalidades pode variar em cada caso, mas é mais comum que sejam viagens de seis meses a um ano.

    A maior vantagem desses programas é que, geralmente, esses alunos moram em host families ou em residências estudantis e podem, realmente, viver o cotidiano do lugar, o que garante uma imersão cultural muito maior

    Intercâmbio de trabalho

    Também voltado para quem quer viver novas experiências, mas neste caso, profissionais. 

    O programa de intercâmbio para trabalho é voltado para adultos entre 18 e 28 anos que desejam trabalhar em outros países para assim ganhar mais bagagem profissional. 

    Essa modalidade é ótima para quem tem interesse em preencher o currículo com uma vivência diferenciada e, claro, para aprender um novo idioma.

    O tempo de permanência, nesse caso, vai depender do contrato feito entre a empresa responsável pela contratação e o interessado. Geralmente esse processo é mediado por uma agência especializada.

    Intercâmbio voluntário

    Intercâmbio voluntário
    Fonte: Unsplash

    Essa modalidade é voltada para qualquer um que tenha, no mínimo, 18 anos e queira fazer trabalho voluntário em algum projeto social ou ambiental fora do país.

    Você pode fazer esse programa por conta própria ou com o auxílio de uma agência. A nossa recomendação é que você opte pela mediação feita por um especialista.

    Você pode já ter algum projeto em mente, mas saiba que alguns países têm datas específicas para a chegada e estadia. Saber esses detalhes e encontrar boas oportunidades será mais fácil com a ajuda de profissionais da área. 

    Assim você fará o que deseja e não terá dores de cabeça na hora de se planejar. 

    Intercâmbio Au Pair

    Voltado para jovens entre 18 e 26 anos, o intercâmbio Au Pair garante estadia, pensão completa e uma bolsa para estudos fornecidos por uma família anfitriã, mas em troca, a pessoa interessada deverá cuidar das crianças da casa.

    Suas atribuições irão incluir ajudar com a lição, preparar refeições, levar e buscar as crianças na escola e auxiliar em outras tarefas domésticas.

    As vantagens desse programa estão na imersão cultural proporcionada por viver com uma família nativa e a economia já que uma boa parte dos custos da viagem são bancados pela família anfitriã.

    Para participar e encontrar boas famílias é importante que você busque por uma mediação confiável, geralmente feita por empresas especializadas. 

    Assim, o processo, a documentação e sua viagem podem ser feitos de maneira mais confiável.

    Melhores destinos para intercâmbio

    Existem muitos países disponíveis para fazer intercâmbio, mas alguns deles costumam ser os mais cotados pelos interessados. 

    Seja pelo seu custo de vida, idioma, segurança ou cultura, esses destinos são os queridinhos de muitos.

    Vamos te contar quais são os destinos mais cobiçados pelos intercambistas e quais as maiores vantagens de cada um deles. Dá uma olhada:

    Intercâmbio Canadá

    Intercâmbio Canadá
    Fonte: Unsplash

    O Canadá é um dos destinos mais procurados do mundo para a prática do intercâmbio e isso pode ser explicado pela excelente infraestrutura, segurança, receptividade e paisagens de tirar o fôlego que o país possui.

    Existem muitas cidades que são buscadas pelos intercambistas. Como a capital Ottawa, considerada um dos melhores destinos da América do Norte.

    Outros pontos bastante conhecidos do país como as belas Quebec, Vancouver e Toronto também não podem ficar de fora da sua lista. 

    Todas são cidades com boa qualidade de vida, segurança e uma vida cultural agitada, que atrai milhares de estrangeiros todos os anos.

    Intercâmbio EUA

    Não é nenhuma novidade que a terra do Tio Sam é um dos lugares mais visitados do planeta. Mas além do turismo, muitas pessoas escolhem os Estados Unidos para viver a experiência do intercâmbio.

    Um dos principais motivos é a busca pela fluência no inglês e as diversas oportunidades oferecidas para estudar e trabalhar em terras americanas

    Outra grande vantagem é que a oferta de lugares com os mais variados preços é bem grande. Estamos falando de um dos maiores países do mundo, então existem centenas de cidades para conhecer e se aprofundar culturalmente.

    Intercâmbio Irlanda

    A Irlanda é um dos destinos mais procurados da Europa para intercâmbio. Isso se deve principalmente aos custos do país serem menores, quando comparados a outros destinos no continente.

    Além disso, o país possui uma cultura jovial e é internacionalmente conhecido por sua receptividade. Traços que são muito percebidos na capital Dublin e em outras cidades, como a charmosa Galway.

    Intercâmbio Austrália

    Intercâmbio Austrália
    Fonte: Unsplash

    Provavelmente um dos lugares mais tradicionais da nossa seleção. A Austrália já está há anos na lista dos destinos mais procurados pelos intercambistas e algumas das principais razões estão associadas a sua boa qualidade de vida.

    Além dessa vantagem, o país possui paisagens naturais belíssimas, com muitas praias, florestas e uma vasta oferta de atrações interessantes para os seus visitantes.

    A segurança e os altos níveis de educação também são grandes motivos que levam milhares de estrangeiros para o país, principalmente para os estudantes que estão interessados em aprimorar o currículo profissional.

    Algumas das cidades mais procuradas são a  capital Sydney, Perth e Melbourne, considerada uma das melhores cidades para se viver no mundo.

    Intercâmbio Coreia do Sul

    A cultura coreana vem ganhando cada vez mais holofotes em todo o mundo e isso se reflete na crescente busca pelo país asiático para fazer intercâmbio.

    Viajar para a Coreia pode proporcionar uma grande experiência de vida e ajudar a aprimorar relações de respeito e convivência. Afinal, estamos falando de um país com uma cultura completamente diferente da nossa.

    E é justamente essa diferença que enriquecerá a sua viagem. A Coreia do Sul possui uma rica cultura, que se alinha de maneira primorosa à modernidade. A capital Seul é um grande exemplo disso.

    Outros destinos como Busan ou Daegu também devem entrar no seu radar. Uma das grandes vantagens é que, justamente pelo tamanho geográfico, é possível conhecer boa parte do país.

    Dicas de intercâmbio

    Viajar é sempre uma experiência enriquecedora, mas viver em outro país traz, através da convivência e do cotidiano, uma imersão cultural muito maior e, na maioria dos casos, muito mais proveitosa.

    Se tiver a oportunidade de morar em outro país, é importante se arriscar e fazer novas amizades. Converse com os nativos, procure entender como e porque eles pensam de tal forma.

    Se possível, viaje. Visite outras cidades e aproveite para conhecer mais sobre o destino. Se conseguir visitar outros países durante seu intercâmbio, melhor ainda!

    Independente da sua motivação, procure se envolver com as atividades propostas e se esforce para cumprir o seu objetivo da melhor maneira possível. 

    O intercâmbio é uma experiência de vida, então tente extrair o máximo de boas memórias que conseguir dela.

    Não se esqueça do seguro viagem!

    Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre intercâmbio, não se esqueça de fazer um bom seguro viagem!

    Com ele você poderá se resguardar diante de diversas situações ou problemas que podem ocorrer durante o programa como: extravio de bagagem, assistência hospitalar, traslados, etc.

    Então não perca tempo e faça a sua cotação aqui no Seguros Promo! Temos as mais diversas coberturas com as melhores ofertas do mercado. 

    Seguro Viagem:

    E você ainda vai poder comparar até quatro planos diferentes para encontrar aquele que é perfeito para a sua viagem.

    Conte com a nossa central de atendimento! Estaremos à disposição para te auxiliar e tirar qualquer dúvida que surgir. E não deixe de nos seguir nas nossas redes sociais. Lá você poderá conferir várias outras dicas e novidades!

    Quer viver o sonho do intercâmbio com segurança e tranquilidade? De Promo você pode!


    Leia também:

    Veja também


    Recomendado para você
    Melhor preço garantido
    faça uma cotação e confira.
    Conecte-se com a gente