CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Mapa da Bolívia: características, cidades e curiosidades

Confira o nosso mapa da Bolívia. Separamos as principais informações e dicas de viagem para você montar o roteiro perfeito!

Já pensou em incluir o mapa da Bolívia no seu próximo roteiro de viagem? Talvez o destino tenha passado despercebido por você, mas garantimos que o país é um lugar maravilhoso de se conhecer!

Repleto de cores, história, tradições e paisagens naturais de tirar o fôlego, a Bolívia tem ainda a fama de ser um destino bastante econômico

E para te ajudar a se preparar para essa aventura, montamos um guia turístico com as principais características do país, os destinos mais incríveis e muitas curiosidades. Confira!

Seguro viagem garante muitas tranquilidades. Veja aqui as vantagens!

Mapa da Bolívia: o que conhecer no país

Prepare um calçado bem confortável e a câmera do seu celular, pois o país tem lugares belíssimos e uma cultura riquíssima. 

Na sua passagem, você irá se deparar com prédios antigos do período colonial, um imenso deserto de sal, picos andinos, feiras tradicionais e centros históricos mundialmente renomados

Para montar um roteiro completo, não deixe de incluir cidades como La Paz e Santa Cruz de La Sierra com muitos museus, casas noturnas e parques. 

As cidades de Sucre, Cochabamba e Potosí também são destinos tradicionais e perfeitos para quem gosta de aprender um pouco sobre a cultura e os costumes locais. 

El Alto, Oruro e Tarija também possuem atrações bem interessantes, além de contar com belas paisagens. 

E claro, o Salar de Uyuni, considerado o maior deserto de sal do planeta, é parada obrigatória na sua passagem pela Bolívia

Características gerais da Bolívia

Para você fazer uma viagem bem bacana por esse país, é bom entender quais são as características gerais da Bolívia. Dessa forma, será possível planejar os passeios de acordo com os seus interesses. Confira!

Como é o clima da Bolívia?

Mapa da Bolívia: clima
Fonte: Pixabay

A Bolívia é um país localizado nos trópicos, tendo um clima que pode variar ao longo do ano

Nas áreas de baixa altitude, o clima é mais quente e possui uma temperatura média de 26°C. Já em regiões mais gélidas, como no Altiplano, por exemplo, a temperatura média é de 8 ° C

No verão, que acontece entre novembro e março, o clima é mais úmido e quente com temperaturas que ficam em torno de 30°C.

Já no inverno, entre os meses de abril e outubro, o clima é bem mais frio e seco, sendo que as temperaturas ficam em média em 10°C.

Qual é a moeda da Bolívia?

A moeda oficial do país é o boliviano, representada pela sigla (BOB). 

Já avisamos que para turistar pelo país, dificilmente você conseguirá fazer a troca da moeda no Brasil, mesmo em grandes capitais.

Sendo assim, recomendamos que faça o câmbio diretamente em estabelecimentos específicos para essa finalidade ou em bancos. 

É importante que sejam lugares credenciados, pois o país tem uma alta circulação de notas falsas. Por isso, jamais faça a troca na rua! 

Qual é a língua oficial da Bolívia?

Mapa da Bolívia: língua oficial
Fonte: Wirestock, via freepik

Para curtir tudo que a Bolívia tem de melhor, é importante entender os costumes, tradições e também o idioma do país.

No território bolivariano, é possível encontrar vários idiomas oficiais, como o espanhol, guarani, aymara, quechua e várias outras línguas indígenas, que são menos faladas pela população. 

Qual é a capital da Bolívia?

Na verdade a Bolívia possui duas capitais. São elas as cidades de Sucre e La Paz.

La Paz é onde fica a sede do governo, sendo assim a capital federal. Além disso, também é considerada a 3ª cidade mais populosa do país. 

Localizada a cerca de 3. 700 metros de altitude, no Altiplano dos Andes, a cidade também sustenta o título de capital mais alta do planeta. 

Com um pouco mais de 2 milhões de habitantes, ela também é uma das mais visitadas do país por proporcionar diferentes experiências aos seus turistas. 

Sucre é considerada a capital constitucional do país. É nela que se encontra a sede do poder judiciário da Bolívia. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para a Bolívia

    Embora não seja obrigatório, a contratação de um seguro para viajar para a Bolívia é mais do que uma necessidade, é imprescindível para garantir tranquilidade durante a sua estadia pelo país.

    Isso porque, o seguro garante assistência em diversas situações de emergências ou imprevistos como: acidentes, indisposição, atrasos ou cancelamentos de voos, entre outros. 

    Não basta apenas conhecer o mapa da Bolívia para fazer a viagem dos seus sonhos, é preciso assegurar que você terá ajuda especializada em momentos de necessidade.

    Se você quer garantir o seguro viagem mais barato do mercado, não deixe de fazer a sua cotação aqui na Seguros Promo

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Nossa plataforma pode simular até quatro planos por vez, o que te ajuda a encontrar os melhores preços e ofertas, da maneira mais rápida.

    Mapa da Bolívia com cidades

    Para te ajudar a elaborar um mapa da Bolívia com as cidades mais interessantes do país, confira essa seleção que preparamos para você. 

    Santa Cruz de La Sierra

    Às margens do Rio Piraí, a cidade de Santa Cruz de La Sierra precisa estar no topo da sua lista. 

    Fundada por espanhóis no século XVI, o destino fica na Cordilheiras dos Andes, o que deixa seus visitantes boquiabertos. 

    Essa é uma cidade da Bolívia perfeita para quem gosta de aprender sobre a história local e aproveitar noites animadas com boa gastronomia. A oferta de restaurantes, casas noturnas e museus é bem ampla.

    No seu roteiro, não deixe de percorrer o centro histórico, repleto de edifícios e casarões antigos. 

    Nas suas andanças pela região, entre na belíssima Catedral Metropolitana, na Plaza 24 de Septiembre, feita em tijolo rosa, que é puro charme.

    A cidade tem ainda muitos parques aquáticos, áreas naturais e jardins, que vale a pena conhecer.

    La Paz

    La Paz
    Fonte: Pixabay

    Conhecida como a capital mais alta do planeta, La Paz é a cidade que concentra os poderes do país, como o Palácio Legislativo e o Palácio Quemado, residência oficial do presidente da República.

    Rodeada pela Cordilheira do Andes, essa cidade da Bolívia é ponto de partida para visitar o famoso Lago Titicaca e o Sítio Arqueológico Tiahuanaco, com enormes esculturas antigas.

    Se quer conhecer o melhor de La Paz, inclua no seu roteiro lugares como a Praça Murillo, rodeada por edifícios importantes, como o Palácio Presidencial, o edifício do Congresso e a Catedral Metropolitana de La Paz.

    Visite ainda o Valle de la Luna, um sítio arqueológico com enormes formações rochosas que parecem o solo lunar. É um lugar incrível!

    Sucre

    Sucre também é considerada capital da Bolívia, ao lado de Laz Paz. A cidade abriga os prédios do poder judiciário, como o Supremo Tribunal.

    A cidade é um charme e preserva muito bem o seu lado histórico. Possui muitos prédios em estilo colonial e ruas estreitas cheias de charme. 

    Não é atoa que a Cidade Branca, como é carinhosamente apelidada, também recebe o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco

    Localizada a 2.710 metros de altitude e aos pés da Cordilheira dos Andes, a região é uma das mais bonitas do país.

    Comece o seu roteiro pela Plaza 25 de Mayo, rodeada por alguns dos principais pontos turísticos. Visite a Catedral Metropolitana e a La Casa de La Libertad, um dos edifícios mais importantes do país.

    Foi nele que ocorreu a proclamação da República do país, no século XVIII. Não deixe de conhecer a Flórida Mansion e o Treasure Museum, que abriga exposições de pedras preciosas. 

    Cochabamba

    Mapa da Bolívia: Cochabamba
    Fonte: Pxhere

    Localizada a 2 mil metros do nível do mar, Cochabamba precisa ter lugar garantido no seu roteiro de viagem.

    Conhecida também como a cidade da eterna primavera, o município conta com muitas áreas verdes, parques e canteiros sempre floridos, principalmente na primavera e no verão

    Ao visitar a cidade, conheça o Parque Toro-Toro com cavernas e enormes cânions. A Praça Colón e a Catedral Metropolitana de São Sebastião também estão entre os locais mais visitados, já que contam um pouco da história do país. 

    Potosí

    Potosí é uma cidade da Bolívia que está localizada a cerca de 4 mil metros de altura, é considerada uma das cidades mais altas do mundo, além de ter muita história para contar.

    Localizada na Cordilheira Oriental a mais de 4 mil metros de altitude, a cidade tem edifícios com arquitetura colonial que, inclusive, fazem parte do Patrimônio Histórico da Humanidade, pela Unesco.

    O Cerro Rico é uma das atrações mais visitadas, especialmente entre os turistas mais corajosos, já que o local possibilita uma visita pelos corredores subterrâneos. 

    Uyuni

    Mapa da Bolívia: Uyuni
    Fonte: Pixabay

    A cidade de Uyuni é uma graça e serve principalmente como base para que os turistas possam fazer os passeios mais famosos da região. Dentre eles o do famoso deserto, de mesmo nome. 

    O Salar de Uyuni é, sem dúvida, uma das atrações mais visitadas do país. Considerado o maior deserto de sal do planeta, o local tem cerca de 12 mil quilômetros quadrados de extensão e fica a 3.600 metros de altitude.

    O Uyuni possui uma paisagem desértica de sal branco, formações rochosas e ilhas com cactos. 

    Mas para visitar o local, é preciso ir com óculos escuros para conseguir enxergar a imensidão do salar.

    El Alto

    Segunda maior cidade do país, El Alto é mais um município que fica a mais de 4 mil metros de altitude, na Região Metropolitana de Laz.

    Entre as principais atrações da cidade estão seus edifícios coloridos, que abrigam salões de festa e possuem uma decoração extravagante e vibrante. 

    Inclusive, o famoso arquiteto Freddy Mamani já construiu muitos deles na região.

    A cidade também é famosa por conta da sua feira de domingo, que conta com muitas barracas que comercializam os mais diversos produtos típicos, tecidos, alimentos e muito mais.

    Tarija

    Mapa da Bolívia: Tarija
    Fonte: Pxhere

    A cerca de 1.900 metros acima do nível do mar e cortada pelo rio Guadalquivir, a cidade de Tarija é um dos assentamentos mais antigos do país, fundado em 1574.

    Tarija possui atrações muito interessantes, como o Museu Casa Dorada, um lindo edifício, que abriga exposições e também é palco de muitos eventos culturais. 

    Aposte também numa ida ao Mirador de los Suenos, um moderno observatório todo de vidro, que oferece uma bela vista da cidade.

    Não deixe de conhecer ainda o Museo Nacional Paleontológico Arqueológico e as vinícolas da região, já que a cidade é uma importante produtora de vinho. 

    Oruro

    No seu mapa da América do Sul, a cidade de Oruro jamais pode ficar de fora, principalmente, para os turistas que gostam de conhecer a cultura e tradições locais.

    A cerca de 3.700 metros de altitude, ela é conhecida como a capital folclórica do país, tendo, inclusive, um carnaval bem popular e que acontece no mesmo período do evento no Brasil.

    Além disso, Oruro possui os Museus Arqueológico e Mineralógico, que abrigam exposições de fósseis de animais e pedras preciosas.

    A Casa da Cultura e a Rua La Paz também são locais que merecem uma visita, já que são locais onde são confeccionadas as roupas originais dos dançarinos que participam do carnaval boliviano. 

    Curiosidades sobre a Bolívia

    Curiosidades sobre a bolívia
    Fonte: Pixabay

    Você sabia que no continente sul-americano, somente o Paraguai e a Bolívia não possuem mar? 

    No entanto, antes do século 19, o país tinha sim acesso para o mar, mas perdeu a região de Antofagasta para o Chile, durante a Guerra do Pacífico.

    Se você pretende conhecer a Estrada da Morte, também chamada de “Camino a los Yungas”, é bom se preparar, pois ela fica em uma montanha a 4.700 metros de altitude, rodeada por enormes precipícios e cachoeiras.

    Além disso, é bom ter cuidado, pois a estrada da morte tem apenas três metros de largura, exigindo muita concentração dos motoristas. 

    Se você é aquele tipo de turista aventureiro, vale muito a pena desbravar essa região.

    No Salar de Uyuni, as bússolas podem não funcionar devido à grande quantidade de lítio existente na região. Dessa forma, o equipamento pode ficar inutilizável.

    Outra curiosidade bem interessante é que há um presídio, localizado em San Pedro, que tem critérios de funcionamento bem diferentes dos modelos convencionais.

    No local, as famílias dos presos podem morar no espaço, mediante ao pagamento de uma taxa. Além disso, é possível fazer uma visita pelo local e dormir em uma das celas. Tem coragem?

    Cotação seguro viagem para a Bolívia

    Agora você já tem o que é necessário para preparar uma viagem, é só pegar o seu mapa da Bolívia e arrumar as malas. 

    Mas não se esqueça das dicas que trouxemos neste artigo para você. Além de informação, a sua segurança também precisa ser prioridade.

    Para encontrar as melhores opções de seguros, conte com o Seguros Promo

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Temos os melhores planos das principais seguradoras do Brasil! Sempre com os menores preços e as maiores vantagens.

    Quer explorar todos os cantos da Bolívia com segurança? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa