CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Maribor, Eslovênia: atrações que você precisa conhecer

Maribor, Eslovênia, reúne a essência da cultura e história local em cenários encantadores. Descubra tudo o que o destino do Leste Europeu reserva!

Já ouviu falar sobre Maribor, Eslovênia? Se a resposta for negativa, tudo bem, afinal a cidade ainda é desconhecida por muitos turistas brasileiros.

Fato é que a cidade conserva a essência dos simpáticos destinos turísticos ainda pouco explorados do país. Por suas ruas, a tranquilidade reina em um cenário formado por muitos parques e prédios históricos, algo que caracteriza os locais dessa parte do mapa.

Que tal descobrir um pouco mais sobre o que o lugar tenha a oferecer? Continue a leitura para saber onde fica a cidade, o que fazer em Maribor e outras dicas turísticas para a cidade!

Cote seu seguro viagem com 15% no Seguros Promo e garanta os melhores planos e atendimento.

Maribor, Eslovênia: uma cidade charmosa no leste europeu

Muitas vezes a Eslovênia passa despercebida no mapa para as pessoas que planejam uma viagem pela Europa. 

O fato de ser um país mais barato de se visitar, fora do principal eixo turístico do continente, já deveria convencer os viajantes a descobrirem novos destinos, em um roteiro que pode combinar cultura, história e muita natureza, tudo em um só lugar.

Uma das cidades que oferece tudo isso ao mesmo tempo é Maribor. Cidade que é a segunda maior do país, à primeira vista, a grandeza do local pode passar despercebida.

Às margens do rio Drava, entre os pontos turísticos, as ruas, bares e restaurantes, o que seus visitantes vão perceber é uma cidade pacata, jovial e bastante acolhedora.

Por ser uma cidade menor, em apenas um ou dois dias dá para aproveitar o melhor do local. Então, venha saber quais são as melhores atrações para visitar em Maribor e descubra porque a cidade pode ser uma ótima parada no seu roteiro pelo Leste Europeu!

História da cidade de Maribor, Eslovênia

Maribor Eslovênia história
Fonte: Pixabay

As primeiras menções à Maribor no curso histórico surgem no século XII, sendo a fortaleza de defesa do Império Franco que sofria com os ataques do Império Húngaro.

Em 1254, surge o primeiro reconhecimento como cidade, mas com o nome alemão Marburg an der Drau (em tradução, Marburg no Drava).

Durante a Idade Média, o seu desenvolvimento se deu a partir do controle da Dinastia Habsburgo. A cidade tinha fortes laços com a comunidade judaica, que povoava a região ao sudeste da cidade.

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, Maribor passou a fazer parte do novo estado da Iugoslávia (Eslovenos, Sérvios e Croatas), passando por um momento próspero.

Entretanto, durante a Segunda Guerra Mundial, caiu sob domínio alemão, sofrendo com a política de desnacionalização e o bombardeio das tropas aliadas.

Após a derrota nazista, Maribor voltou a fazer parte da República Socialista da Eslovênia, estado que integrava a Iugoslávia, e foi importante centro industrial.

Qual o idioma de Maribor, Eslovênia?

Em Maribor, a língua mais falada é o esloveno, idioma oficial do país e língua nativa de aproximadamente 90% da população.

Mas como os brasileiros vão fazer para se comunicar por lá, já que não temos tanta familiaridade com a língua eslovena?

Fique tranquilo, porque é possível quebrar a barreira linguística. Em Maribor, o entendimento da língua inglesa e alemã é grande e vai ajudar no momento de pedir informações ou se comunicar com a população local.

Como chegar à Maribor?

Viajar de avião sempre será a forma mais rápida e segura para visitar outros países. Para Maribor não será diferente, mas envolverá também um trecho por terra.

O aeroporto de Ljubljana é a principal porta de entrada para as cidades eslovenas. A capital do país fica a 127 km de Maribor, e o restante do percurso pode ser feito de carro alugado, ônibus ou trem.

Como a Eslovênia não é um país tão popular quando o assunto é turismo, muitos brasileiros acabam conhecendo a cidade vindos de outros destinos europeus. 

Maribor está muito próxima às fronteiras da Croácia e da Áustria. Quem está em algum desses países acaba optando por conhecê-la viajando de trem ou ônibus.

Os dois meios de transporte oferecem ótima estrutura e uma variedade de linhas que atende muito bem os turistas, além do preço ser muito mais em conta para estas viagens.

Mapa de Maribor

Dar uma olhada no mapa da cidade pode ajudar na hora de decidir o que fazer em Maribor, Eslovênia, e como planejar o seu roteiro.

Perceba que o rio Drava corta a cidade, e as principais atrações estão na parte norte. Uma boa dica, portanto, é se hospedar nesta região, o que vai facilitar o passeio pelo município esloveno.

Seguro viagem é obrigatório para Maribor, Eslovênia?

Nem todos os países da Europa exigem a obrigatoriedade do seguro viagem na entrada em seu território. Será que a Eslovênia é um deles?

Se você tem essa dúvida, fique atento: para conhecer as cidades eslovenas, incluindo Maribor, ter o seguro viagem é obrigatório.

A exigência faz parte das diretrizes estabelecidas pelo Tratado de Schengen, um acordo de livre circulação assinado por 26 países europeus.

Por este tratado, turistas brasileiros estão isentos de visto para circular nas fronteiras de Schengen por até 90 dias. Também é exigida a contratação do seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas.

Vantagens de ter um seguro viagem

Ter o seguro significa, então, que se você tiver algum problema médico (uma torção leve ou a necessidade de uma cirurgia de emergência), os custos serão indenizados, e você terá total assistência durante a viagem.

Quer dizer que só posso acionar o seguro por emergências médicas? Não necessariamente! Tudo vai depender de quais são as coberturas contratadas em seu plano.

Os modelos de seguro viagem mais comuns também protegem os turistas na ocorrência de outros imprevistos, como perda de documentos, atraso ou cancelamento de voo e extravio de bagagem, entre muitas outras situações.

Contrate seguro viagem para Maribor

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Agora você sabe que o seguro viagem é mais do que obrigatório, mas também recomendado em qualquer viagem internacional.

Quer descobrir as belezas de Maribor, Eslovênia? Então não vá se esquecer do seguro.

Pesquise com o Seguros Promo, a nossa plataforma de seguros viagem. Você encontrará as melhores ofertas e poderá comparar os planos para encontrar o mais indicado para as suas férias.

O que fazer em Maribor, Eslovênia?

Maribor Eslovênia o que fazer
Fonte: Pixabay

Em apenas um dia, e somente caminhando, é possível conhecer as melhores atrações de Maribor. 

As melhores passeios pela cidade incluem circular por suas ruas e parques, admirar as construções em estilo medieval e curtir a oferta de atividades ao ar livre em um lindo cenário.

Old Vine House 

Sabia que Maribor está no Guinness Book, o livro dos recordes? A cidade possui a videira mais antiga do mundo a ainda produzir vinhos, e ela pode ser visitada pelos turistas.

Às margens do rio Drava, a Old Vine House é um casarão antigo que conserva não somente a história da árvore, mas da cultura de vinhos que é muito forte na Eslovênia.

Bem na entrada, a videira está protegida por uma grade, e se exibe com seus galhos circulando a casa. 

Estima-se que ela esteja ali há mais de 450 anos, sobrevivendo às guerras e à praga. Por ser tão antiga, a produção se torna bastante especial — tanto que o vinho feito com suas uvas é repassado ao prefeito, que presenteia personalidades em ocasiões especiais.

Dentro do casarão, funciona o museu. Além de conhecer sobre toda a tradição vinícola, que envolve até festa na época das colheitas, você pode terminar o tour degustando alguns sabores do país. 

Ponte Velha – Stari Most

Maribor Eslovênia ponte velha
Fonte: Pixabay

A Ponte Velha, também conhecida como Stari Most, é a principal ponte que une os dois lados de Maribor separados pela passagem do rio Drava.

Construída em 1913, ela está marcada na história pelos registros de Adolf Hitler no local, durante a passagem do líder nazista pela cidade.

Falando em nazismo, a Segunda Guerra Mundial deixou marcas na Stari Most. Em função dos ataques sofridos, ela foi parcialmente danificada e precisou ser reconstruída anos depois.

Aqui, a pedida é caminhar pela ponte e apreciar o lindo visual que se tem lá de cima. 

Especialmente em dias de sol, a Ponte Velha oferece uma bonita vista tanto do rio quanto de Lent, região que conserva o acervo judaico de Maribor. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Adega  Vinag

    Mais uma vez, a tradição vinícola tem espaço na lista de o que fazer em Maribor. A cidade eslovena abriga uma das mais antigas adegas urbanas da Europa, a Adega Vinag.

    Construída entre 1847 e 1858, ela possui enormes túneis subterrâneos que se espalham por cerca de 20.000 m².

    A visita guiada apresenta a história da adega, detalhes únicos do lugar e a variedade de uvas utilizadas nos vinhos eslovenos. Entre barris de vinhos e outras estruturas, é possível armazenar um volume total de 3 milhões de litros de vinhos.

    No final, o “prêmio” é participar de uma degustação de vinhos da casa — também há venda dos rótulos apresentados, por excelentes preços.

    Os ingressos para o tour custam 8 euros.

    Praça do Castelo

    Maribor Eslovênia praça do castelo
    Fonte: Pixabay

    Nas praças de Maribor, os turistas podem descansar debaixo do tímido sol esloveno, curtir as lojas e listar os pontos históricos que irão conhecer.

    Neste último ponto, a Praça do Castelo (Grajski Square) está muito bem servida.

    Por ali, os turistas estão próximos do Castelo de Maribor, Museu Regional de Maribor e da Catedral Franciscana.

    O Castelo de Maribor, principal influência ao nome da praça, foi uma das principais fortalezas da cidade entre os séculos XVII e XIX, e está aberto a visitação.

    Ainda na praça, você verá o Spomenik NOB, um monumento em homenagem à prisioneiros nazistas que resistiram à ocupação do Eixo na época da Segunda Guerra. 

    Mariborsko Pohorje 

    Quem é fã de esportes radicais terá seu lugar no Mariborsko Pohorje, o monte mais alto da cidade, em qualquer época do ano.

    A 1.543 m acima do nível do mar, floresta, cachoeiras e lagos se espalham em um dos cenários naturais mais perfeitos de Maribor.

    Durante o inverno, um resort em Pohorje vira atração por conta das pistas de esqui que atraem visitantes de toda a Europa. A fama da pista é tão grande que o lugar recebe corridas do Campeonato Mundial de Esqui Alpino.

    Nas outras estações, a mesma região é utilizada por outras modalidades, como mountain bike e downhill

    Qual melhor época para ir à Maribor?

    Maribor Eslovênia melhor época
    Fonte: Pixabay

    Saber como fica o tempo em cada estação do ano é importante antes de conhecer Maribor, Eslovênia. O clima mais propício para ir à cidade, com certeza, será no verão.

    Durante os meses de julho e setembro, quando ocorre o verão europeu, as temperaturas são mais quentes, o que também leva o índice de chuvas a ser maior. As médias de temperatura nessa época do ano ficam próximas dos 20º graus.

    Já os invernos em Maribor são frios, e os termômetros ficam próximas dos 0º graus. O período é mais seco, mas pode haver ocorrência de neve.

    Dicas para aproveitar a viagem à Maribor, Eslovênia

    Está mais familiarizado com a cidade e por dentro de quais as melhores atrações para visitar em Maribor?

    Conhecer os principais pontos turísticos é muito útil no momento de planejar o roteiro de qualquer viagem, assim como algumas dicas sobre o destino.

    Como pôde ver, Maribor não é um município muito grande. Portanto, se o seu roteiro pela Eslovênia passar por mais cidades, saiba que em um ou dois dias é possível percorrer os grandes atrativos da cidade.

    Outra dica para facilitar os seus passeios é se hospedar perto do centro. Dessa forma, vai estar perto do que há de mais legal na cidade.

    Lembre-se de viajar para Maribor com o dinheiro já trocado (a moeda oficial na Eslovênia é o euro). E, mesmo indo no verão, tenha roupas mais quentes na bagagem, pois trata-se de um país mais frio.

    Viaje com tranquilidade com seguro viagem

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Nós já falamos que o seguro viagem é item obrigatório na sua viagem para Maribor, Eslovênia. Mesmo se não fosse exigido, ele vai proporcionar maior tranquilidade na estadia em outro país.

    Conte com o Seguros Promo para encontrar o melhor plano de seguro para a sua viagem e os preços mais baratos do mercado.

    Quer descobrir os encantos da Eslovênia com mais segurança? De Promo você pode! 


    Leia também:

    aaaa