CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Positano: saiba mais sobre o destino italiano!

Conhecer a província de Positano é se apaixonar por sua rica história e atrações únicas! Quer conhecer mais sobre o destino? Esse artigo é para você!

Afinal, onde fica Positano e como é esse lugar tão famoso? Esse vilarejo, ou comuna, está de pé desde a idade média e teve seu auge econômico e populacional nos séculos XVI e XVII.

Incrustada na montanha, todo o local parece ter vista para o mar. A parte ruim é que, não importa onde esteja indo em Positano, sempre haverá uma escada ou ladeira em seu caminho.

Destino de celebridades e casais apaixonados, é uma das praias mais visitadas da costa italiana ocidental. Prepare-se para perder o fôlego com o nascer do sol e se encantar com o artesanato em cerâmica e o limoncello!

Neste texto, vamos falar sobre o que fazer em Positano, passar informações turísticas importantes sobre o local e contar um pouco sobre a história da Costa Amalfitana. Acompanhe e boa leitura!

Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!

Positano: o que fazer na pequena cidade italiana?

Positano: o que fazer na pequena cidade italiana?
Pxhere / CC0

É importante ressaltar que Positano é um dos destinos mais procurados e caros da Costa Amalfitana, que fica em uma parte do Mediterrâneo chamada Mar Tirreno.

A vista da cidade é incrível, tanto olhando para o mar quanto para as casas antigas e charmosas, construídas morro acima.

Se puder ficar mais de um dia em Positano, Itália, ótimo! 

Dessa forma, você poderá observar a cidade a noite, momento em que as luzes se acendem criando outra harmonia para o local.

Vale muito a pena visitar os bares e restaurantes, principalmente à noite. Durante o dia dá para aproveitar a praia (dividida entre pública e paga) e conhecer um pouco do centro histórico desta “cidade vertical”.

Certamente, a caminhada entre vielas e becos tão charmosos vale muito a pena, mas também é recomendável um passeio pelo cais, com suas embarcações modernas, super luxuosas.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Em que parte da Itália fica Positano?

    A Costa Amalfitana é o lugar onde fica Positano. 

    Trata-se de uma parte do litoral italiano de mais ou menos 60 km de extensão de área montanhosa: ao todo, 13 comunas integram essa região, são elas:

    • Positano;
    • Praiano;
    • Ravello;
    • Tramonti;
    • Amalfitana;
    • Atrani;
    • Minore;
    • Maiori;
    • Scala;
    • Cetara;
    • Conca dei Marini;
    • Vietri Sul Mare;
    • Furore.

    Mais precisamente, Positano fica na província de Palermo, em uma região chamada Campânia, no sul da Itália.

    Positano: mapa

    Para se ter uma ideia melhor de onde fica Positano no mapa, basta procurar na costa oeste da Itália, perto de Nápoles, no litoral sul.

    É um lugar pequeno, sua extensão territorial se aproxima dos 8 km² e sua população é de cerca de 3.942 (2017) pessoas.

    Fica a uns 57 km ao sul de Nápoles, mas se estiver pensando em ir dirigindo até onde fica Positano, melhor já ir sabendo que encontrar uma vaga para estacionar pode ser um problema, principalmente na alta temporada.

    O centro foi feito para se locomover andando, e é mais prático pegar um táxi ou ônibus para se deslocar entre os pontos mais distantes, como as praias vizinhas.

    Como ir para Positano?

    A forma mais prática de como ir para Positano, é a partir de Nápoles, uma das maiores, mais populosas e conhecidas cidades da região da Campânia.

    Para chegar em Nápoles, você pode voar a partir de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte ou Fortaleza.

    Assim que descer em Nápoles, as opções mais viáveis para chegar aos destinos da Costa Amalfitana são os ônibus e transfers particulares.

    Os transfers são bem práticos, partem de Nápoles não só para Positano, mas para todas as praias da Costa Amalfitana.

    A balsa, ou “ferry”, é a forma mais prática e rápida de se chegar em Positano, mas funciona apenas no verão. Durante a temporada dá também para alugar um barco particular, dependendo do nível de exigência do turista.

    Pesquisando pelo Google Maps sobre como ir a Positano de Nápoles, você encontra a sugestão de embarcar em um trem na L1 a partir da Estação Napoli Porta Nolana.

    Trata-se da principal estação e terminal das ferrovias da Circumvesuviana, uma rede ferroviária do leste de Nápoles. 

    Depois disso, você deverá desembarcar em Sorrento e pegar o ônibus número 5070. Seu ponto final é em Chiesa Nuova, já em Positano.

    Quando ir para Positano, Itália?

    Quando ir para Positano, Itália?
    Pxhere / CC0

    Se já está pensando em quando visitar Positano, lembra que o clima do sul da Itália é mediterrânico: invernos amenos e com chuva, e verões quentes e secos.

    O mês de maior movimentação turística é em agosto, portanto, prepare-se para encontrar reserva com os preços nas alturas. Os outros meses de turismo intenso são: abril, maio, junho, julho, setembro e outubro.

    A baixa temporada é compreendida pelos meses mais frios: janeiro, fevereiro e março.

    Seu seguro viagem em promoção está aqui no nosso site!

    Se quiser, você pode fazer seguro viagem para destinos nacionais, mas caso opte por passar as férias em Positano, Itália, precisamos lembrar que o país faz parte do território ou espaço de Schengen.

    A legislação para os países assinantes desse tratado exige a apresentação de seguro viagem para o desembarque de turistas.

    Portanto, ao incluir o sul da Itália e a comuna de Positano em seu roteiro, lembra-se de pesquisar pelas melhores condições com o Seguros Promo. Além de encontrar e comparar os melhores preços das cotações, você ainda pode ganhar até 15% off!

    E dá para contratar e pagar online, tudo bem fácil e prático!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que fazer em Positano em um dia?

    Com uma tarde ou manhã já é possível dar uma boa olhada no centro de Positano. No entanto, para entrar no clima de Cittaslow, vai precisar ficar mais um tempo.

    Cittaslow é uma associação que busca desacelerar o ritmo de vida de algumas cidades, para aumentar a qualidade de vida dos moradores e ocupantes. O movimento foi inaugurado em 1999 inspirado no Slow Food.

    Visitar as praias, ficar de frente pro mar na varanda do hotel, observar a Costa Amalfitana enquanto faz uma refeição em um restaurante ou tomar algum drinque em um dos bares.

    Aproveitar a beleza da costa mediterrânea é realmente incrível! Se procura o que fazer em Positano, relaxar e aproveitar a vista certamente é a melhor das opções.

    Centro histórico

    As ruas do centrinho são estreitas, bem cuidadas e repletas de lojinhas de artesanato. Em Positano, o que visitar está sempre próximo, mas pode ter certeza que vai subir muitas ladeiras, pois a cidade é bem íngreme.

    Seguindo pela Via dei Mulini, o caminho leva do alto da costa até a praia lá embaixo, descendo por um sinuoso caminho em zigue-zague.

    Aproveite para comprar souvenires e peças da “moda positano”, inaugurada por artistas e intelectuais refugiados na cidade durante a segunda guerra.

    Basicamente, a moda ditada por essas personalidades propunha a leveza dos tecidos claros, chinelos de palha e laços. E também a presença sempre inusitada de tons amarelos, inspirados pelo limão siciliano e do verde da exuberante natureza local.

    Igreja de Santa Maria Assunta

    Igreja de Santa Maria Assunta
    Flickr / CC BY-SA 2.0

    Trata-se de um local sagrado e “obrigatório” para quem quer saber mais sobre Positano, o que visitar de interessante no local e um pouco da cultura dos antigos monges beneditinos.

    Famosa principalmente por sua cúpula em estilo bizantino, completamente coberta por azulejos coloridos, a Igreja de Santa Maria Assunta (Séc. XIII) é um verdadeiro patrimônio arquitetônico.

    Seu interior guarda a imagem de uma Nossa Senhora preta com um menino Jesus. 

    Segundo conta a tradição, marinheiros haviam doado a imagem à cidade após receberem um aviso para “posar”, ou “parar”, que atribuíram à santa. Por isso o local chama-se “Positano”!

    Após um período de abandono, a igreja passou por processos de restauração que revelaram as fundações de uma antiga vila romana.

    É possível caminhar em determinados trechos das escavações e ver de perto afrescos, colunas e outros resquícios do antigo império.

    Praias de Positano

    Marina Grande é a praia que oferece a melhor vista para as casinhas e construções coloridas do lugar onde fica Positano. Nas proximidades da praia o turista encontra bares, sorveteria e excelentes restaurantes como o Chez Black.

    Fornillo é outra excelente praia de Positano, apesar de menor do que Marina Grande. Tem tudo para seu conforto, mas vai precisar fazer uma boa caminhada. A vista faz valer a pena!

    Aproveite para conhecer também as praias de Arienzo e Laurito. São vizinhas, o trajeto tem menos de 1km e são igualmente bonitas. São menores e não tão bem equipadas quanto as duas maiores praias de Positano. 

    Fiordo di Furore

    Este lugar especial fica escondido na estrada entre Positano e Amalfi. A praia é pequena, mas o cenário é incrível. O braço de mar avança estreitamente por entre os paredões, e uma linda ponte de pedra une as duas extremidades.

    Mesmo sendo uma praia bem pequena, acaba sendo mais vazia do que as maiores. Assim como outras praias da região, não espere encontrar areia, mas pedrinhas minúsculas.

    Amalfi

    A antiquíssima Igreja Duomo di Sant’Andrea (Séc. IX), guarda resquícios das várias reformas feitas no prédio: góticas, renascentistas e também normando-árabe, segundo as tradições bizantinas.

    Amalfi foi a principal cidade da região, sendo considerada a capital de uma das 4 repúblicas marítimas da Itália: Gênova, Veneza e Pisa, além de Amalfi.

    Duoglio é uma de suas praias mais bonitas e encontra-se a 1 km mais ou menos de Amalfi. É repleta de curiosidades históricas e é ainda menor que o lugar onde fica Positano, tem aproximadamente 6 km².

    Sua história tem mais de mil anos! Foi em Amalfi que surgiu o primeiro tratado marítimo, portanto, a cidade já foi muito próspera e importante. 

    Atualmente, integra a rede Cittaslow. Como era de se esperar, os preços em Amalfi são altos. 

    Onde comer em Positano?

    Onde comer em Positano?
    Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    A gastronomia italiana está entre as mais sofisticadas do mundo. Por isso, vamos indicar onde comer em Positano para você ter uma ideia do que te aguarda na Costa Amalfitana.

    Confira os melhores restaurantes em Positano. 

    Começando com o já citado Chez Black: é obrigatório provar o espaguete com frutos do mar! Dá para ocupar as mesas da varanda, de frente para a praia.

    Covo dei Saraceni é um hotel 5 estrelas com uma varandinha super charmosa e uma vista incrível. Servem frutos do mar e pratos da culinária regional.

    O Ristorante La Cambusa também é especializado em culinária mediterrânea e tem uma vista cinematográfica para a praia da Marina Grande.

    O que comprar em Positano, Itália?

    Além dos itens artesanais da moda Positano, feitos de forma única no mundo, como as sandálias e chapéus de palha, a cerâmica da pequena comuna é também um tipo de artesanato muito apreciado.

    Com temas e padrões típicos do local, as estampas exibem a presença do amarelo e verde do limão siciliano, além de outros elementos da natureza. E por falar em limão siciliano, quem gosta de beber vai querer comprar o limoncello.

    Trata-se de um licor artesanal considerado digestivo, que deve ser tomado após as refeições. Mas, é claro que é usado para compor drinques bem refrescantes para beber a qualquer hora.

    Quanto tempo ficar em Positano?

    É um local pequeno, não há muito o que ver em Positano, além do que já ressaltamos.

    Por isso, muita gente visita a pequena comuna a partir de Nápoles, onde há mais opções de hospedagem, e retornam ainda no mesmo dia ou partem para outra cidade da Costa Amalfitana.

    Mas se quiser experimentar um pouquinho do estilo de vida local, fazendo tudo sem pressa, passe ao menos uma noite na cidade

    Dessa forma, vai poder aproveitar bem as praias de Positano durante o dia e apreciar a vista da cidade iluminada à noite.

    Qual a cidade mais bonita da Costa Amalfitana?

    Qual a cidade mais bonita da Costa Amalfitana?
    Pxhere / CC0

    Positano é simplesmente uma pérola do mediterrâneo. Seu passado próspero contribuiu para que os nobres locais construíssem casarões e palacetes amplos e coloridos, transformando seu conjunto arquitetônico em algo único.

    Além disso, suas belezas naturais misturam a altitude dos penhascos com a imensidão azul do Mar Tirreno, é simplesmente um lugar incrível.

    Ravolle é um páreo difícil para Positano. A Villa Cimbrone, por exemplo, é um local com jardins e terraços com vistas para o mar, e uma arquitetura incrível, construída inicialmente para ser uma fortaleza contra invasores.

    E ainda, Amalfi não poderia deixar de ser citada. Suas belezas naturais se fundem com a arquitetura antiga da cidade.

    Vale a pena ver de perto a imagem de Santo André, atribuída a Michelangelo e o museu ao ar livre Chiostro del Paradiso, construído em estilo árabe.

    Viaje pela Costa Amalfitana com segurança e economia!

    Agora que já está sabendo o que te aguarda em Positano, Costa Amalfitana e todo sul da Itália, é só emitir a sua apólice de seguro viagem com a ajuda do Seguros Promo.

    Nossa plataforma buscadora vai indicar os melhores preços e condições para você viajar com tranquilidade, e é claro, com muita segurança e economia. 

    É a garantia de encontrar o melhor preço! Pesquise, aplique o cupom de desconto e boa viagem!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Continue sua leitura!

    aaaa