CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Costa Amalfitana: quando ir, como chegar e pontos turísticos

Um dos locais mais famosos da Itália, a Costa Amalfitana tem belíssimas praias, vilarejos históricos e riquezas arquitetônicas. Saiba tudo sobre a região!

A romântica Costa Amalfitana é repleta de paisagens exuberantes e, não surpreendentemente, está entre os roteiros mais procurados do litoral italiano.

A região possui um charme singular, praias lindíssimas, penhascos, terraços em colinas e vinhedos, além de vilarejos cheios de encanto. 

Venha conhecer esse paraíso no Mar Tirreno, e entenda por que a costa italiana é uma das áreas turísticas mais famosas do país!

Costa Amalfitana: natureza, cultura e história

Bem perto de Nápoles, ao sul da Itália, a região Amalfitana é o reduto perfeito para quem gosta de unir cultura à beleza natural.

Suas cidades estão lotadas de construções distintas, igrejas, catedrais, praças e terraços que narram os acontecimentos marcados ao longo da história. 

O percurso entre as cidades é um charme à parte. As estradas sinuosas estão localizadas em toda a costa, proporcionando uma bela paisagem dos vilarejos situados no alto dos penhascos, com vista para o mar azul. 

As praias também possuem ótima infraestrutura, e muitas delas são bem luxuosas. O belo mar de águas claras e muita badalação te esperam por lá!

Onde fica a Costa Amalfitana?

Com enormes mansões à beira de penhascos, centros históricos e lindas praias, as cidades da costa estão localizadas na região da Campania.

Elas ficam em um trecho de 50 quilômetros no sul da Península Sorrentina, bem de frente para o Golfo de Salerno, no Mar Tirreno — parte do Mar Mediterrâneo que banha a Costa Amalfitana.

seguro de viagemProcurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20 ! Pesquise agora clicando aqui!

Quais as cidades que fazem parte da Costa Amalfitana?

Cidades da Costa Amalfitana
Fonte: Pexels

Toda a região de Amalfitana é repleta de comunas espetaculares e cheias de atrações para os mais diversos perfis de viagens.

A região abrange o trecho de 60 km entre as cidades de Sorrento e Salerno, e inclui 13 comunas: Ravello, Amalfitana, Scala, Minore, Maiori, Atrani, Positano, Vietri Sul Mare, Cetara, Praiano, Tramonti, Furore e Conca dei Marini.

Entre elas, as mais visitadas são Amalfi, Ravello, Positano e Sorrento.

Quando ir à Costa Amalfitana?

Se você quer curtir as praias da região e aproveitar a atmosfera tropical da costa da Itália, a primavera e verão são as melhores opções.

Embora não seja alta temporada, na primavera as temperaturas estão mais amenas e são um convite para a estação mais esperada.

Com a chegada do verão, em dezembro, o litoral italiano vive seu auge com sol, calor e muitos turistas. 

Nesta época, os bares e restaurantes ficam abertos até tarde e oferecem uma programação especial aos visitantes. As praias estão sempre lotadas e o clima é muito animado, regado de boa música e ótimos drinks.

Já para quem quer apreciar outras atrações na região, como centros históricos e vilarejos antigos, as temporadas de outono e inverno proporcionam um turismo bem agradável pela Amalfitana.

Além disso, por ser baixa temporada, os preços são bem convidativos tanto na rede hoteleira quanto nos bares e restaurantes. Vale muito a pena também viajar nessas épocas!

Quantos dias ficar na Costa Amalfitana?

Quantos dias ficar na Costa Amalfitana
Fonte: Pexels

O mapa da costa conta com diversas cidades que oferecem muitas opções de lazer e entretenimento. 

Por isso, para definir a quantidade de dias para viajar pela região, você precisará saber quais são os lugares que pretende visitar. 

Se vai conhecer duas ou três cidades, reserve pelo menos 10 dias para curtir as regiões sem pressa. 

Para quem quer fazer um tour bem mais completo e conhecer várias cidades da costa, o ideal é que você separe no mínimo 30 dias para visitar cada cantinho da Amalfitana de forma bem tranquila.

Como chegar à Costa Amalfitana?

Para turistas que partem do Brasil, não há voos diretos para a região. A melhor forma de chegar até a costa é indo até o aeroporto de Capodichino, em Nápoles. A partir daí, você poderá viajar de trem ou alugar um carro até o destino.

Se já estiver na Europa, ainda é possível encontrar voos operados por companhias low-cost, que saem de outras cidades europeias para Nápoles. 

Como ir para Costa Amalfitana de Roma?

Como ir para a Costa Amalfitana
Fonte: Pexels

Como viajar de Roma à Costa Amalfitana? Há duas maneiras: trem ou carro. Se optar por viajar de trem, o percurso pode levar entre 1h15 em trens de alta velocidade, ou cerca de 3h30 em vagões regionais. 

Os valores dos bilhetes podem custar a partir de 19 euros. Se preferir, uma boa opção é alugar um carro para conhecer toda a região de forma bem mais prática.

Como ir de Capri para a Costa Amalfitana?

Capri é outro destino muito visado e próximo à região, e geralmente está incluído em um roteiro Itália com Costa Amalfitana, embora não esteja precisamente localizado na área.

De lá, é possível chegar até Sorrento, Positano ou Amalfi de barco. A rota mais prática, rápida e barata é para Sorrento: a travessia é realizada em qualquer época do ano e dura apenas 20 minutos. 

Se preferir ir diretamente para Amalfi ou Positano, o percurso pode ser efeito entre o fim de abril e o início de outubro.

Seguro viagem para a Itália

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Para desembarcar em terras italianas, a contratação de um seguro viagem é item obrigatório com base no Tratado Schengen, que permite a livre-circulação de turistas entre os países signatários.

Para isso, são feitas algumas exigências, que incluem o passaporte, comprovação de renda suficiente e o seguro viagem para a Itália.

Por isso, nem pense em deixar esse item de fora! Para encontrar as melhores opções, seu lugar é no nosso site, Seguros Promo, que garante os preços mais baixos e as coberturas mais recomendadas.

O que fazer na Costa Amalfitana?

Prepare o coração para conhecer uma das regiões turísticas mais lindas da Itália, recheada de vilarejos com arquitetura em estilo medieval, que ficam à beira-mar, e lindas praias.

O mar azul-turquesa torna as paisagens da costa italiana uma verdadeira pintura. Como se não bastasse, a região conta ainda com construções históricas, vinhedos, estradas sinuosas, campos e vales cheios de flores e ciprestes. 

Mapa da Costa Amalfitana

Com tantas cidades exuberantes, nada melhor do que poder contar com um mapa das comunas da região da Amalfitana

Para te ajudar a se locomover por lá, preparamos um com os destinos mais procurados. Confira!

Apreciar a arquitetura de Amalfi

Conhecer a Amalfitana e não fazer um tour pelos pequenos vilarejos e centros históricos é um verdadeiro pecado. 

Rodeada por penhascos, a arquitetura da cidade de Amalfi, datada dos séculos IX e XI, é belíssima e muito interessante.

Muitas construções seguem um estilo medieval, como o Museu Arsenale Amalfi. Outras, no entanto, contam com influência árabe, como a Catedral e o Cloister del Paradiso, um mosteiro belíssimo. 

Para não perder, coloque calçados confortáveis e ande bastante pela cidade para apreciar toda a exuberância da sua arquitetura.

Visitar a Catedral de Sant’Andrea em Amalfi

Costa Amalfitana: Catedral de Sant'Andrea
Fonte: Pixabay

No seu roteiro da Itália pela Costa Amalfitana, não deixe de visitar a Catedral de Sant’Andrea. Localizada na Piazza del Duomo, ela é dedicada ao apóstolo Santo André e, inclusive, ainda guarda as relíquias do santo.

Construída entre os séculos IX e X, sua arquitetura se mistura entre diversos estilos, como renascentista, gótico, barroco e árabe-normando.

Há alguns anos, a arquitetura da igreja ganhou uma nova fachada, em estilo normanda-árabe-bizantina do século XIX. 

Ao visitar a catedral, conheça a Basílica do Crucifixo, que remonta ao século IX, e a Cripta de Santo André.

Conhecer a Grotta dello Smeraldo em Amalfi

Ainda em Amalfi, a Grotta dello Smeraldo é uma atração à parte e chama a atenção de muitos turistas. Localizada debaixo da famosa rodovia que corta toda a região, a gruta foi descoberta em 1932 por pescadores locais.

Belíssima e com águas azuis-turquesa, ela fica ainda mais deslumbrante quando os raios de sol entram pelas fissuras que ficam debaixo da superfície.

O acesso até a gruta é feito apenas de barcos a remo. Uma dica é fazer a reserva do passeio com antecedência, pois a procura é sempre muito alta.

Conhecer a Villa Rufolo em Ravello

Villa Rufolo
Fonte: Needpix

Na hora de escolher o que conhecer na Costa Amalfitana, a Villa Rufolo deve ter lugar garantido. Inclusive, o charmoso vilarejo é considerado patrimônio histórico e arquitetônico da cidade de Ravello.

No passado, ela era referência do poder político e econômico da cidade. Localizada bem no alto da costa, a pequena vila possui lindos jardins em estilo romântico, terraços, capela e arcos ogivais.

A grande atração fica por conta de uma torre de 30 metros de altura, que proporciona uma das vistas mais espetaculares para o Golfo de Salerno e para a região Amalfitana.

Durante seu passeio, você vai observar ainda fragmentos e peças que contam a história do vilarejo.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Passear pela Piazza del Vescovado em Ravello

    Os turistas que procuram por tours religiosos pela costa podem passear pela Piazza del Vescovado, em Ravello — sede da antiga Catedral de Assis, a Santa Maria Maggiore, e também residência dos bispos.

    Foi justamente nessa área em que São Francisco renunciou publicamente aos bens materiais e à riqueza. Não deixe de passear pela região e observar as construções antigas e monumentos.

    Visitar o Centro Histórico de Salerno

    Centro histórico da Costa Amalfitana
    Fonte: Pixabay

    O centro histórico de Salerno será uma das atrações mais interessantes da sua viagem para Costa Amalfitana. 

    Todo construído em estilo medieval, você encontrará ruas bem pequenas e estreitas, que sobreviveram aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

    O charme da região fica por conta dos seus casarões, com portas enormes e sacadas com vasos de flores pendurados. 

    Ande pela Via dei Mercanti e entre na Duomo de Salerno para apreciar a arquitetura e, se desejar, fazer uma prece. 

    Não deixe de fazer uma deliciosa refeição nos pequenos restaurantes espalhados por todo centro histórico.

    Caminhar pela Corso Vittorio Emanuele em Salerno

    A Corso Vittorio Emanuele está no coração da cidade e faz a ligação entre o centro histórico e a Piazza Vittorio Veneto.

    A rua com mais de 800 metros de comprimento é destinada apenas aos pedestres, sendo um dos locais mais representativos da vida social de Salerno.

    Em toda a região, você encontrará muitas lojas requintadas e de departamento, prédios públicos, bares e restaurantes.

    Fazer compras em Positano

    Durante o seu passeio pela Costa Amalfitana, na Itália, certamente as compras também tem lugar garantido, não é mesmo?

    A cidade de Positano é um ótimo destino para comprar diferentes produtos como roupas de linho, perfumes e chapéus, entre outros. 

    Na cidade, é possível encontrar ainda ótimas opções de cerâmicas e obras de arte.

    Conhecer Fiordo di Furore

    Fiordo di Furore
    Fonte: Piqsels

    A Fiordo di Furore não é famosa apenas pelo mar de tons verdes e azuis. Sua localização entre rochedos, debaixo de uma ponte no alto de uma fenda, torna a paisagem um espetáculo. 

    Ao invés de areia branquinha, a praia é composta por pequenos pedregulhos que deixam o local ainda mais gracioso. Vale a pena conhecê-lo em um dia de verão ensolarado.

    Ir à Grotta Sulfurea em Maiori

    Além de abrigar uma das mais longas praias da costa, em Maiori está localizada a Grotta Sulfurea, cujo esplendor pode até mesmo ser comparado ao da Grotta Azzurra, de Capri. 

    As águas da gruta são enriquecidas com enxofre e magnésio, o que proporciona uma deliciosa sensação de relaxamento aos banhistas. Reserve algum tempo para revigorar suas energias por lá! 

    Explorar a Villa Marittima Romana em Minori

    Em Minori, a Villa Marittima Romana — um sítio arqueológico datado do século I d.C. — é a principal atração.

    No passado, o local foi uma casa de praia que provavelmente pertenceu à um nobre. Levantada em uma área segura, a casa ainda impressiona os visitantes com os afrescos, mosaicos e estuques que enfeitam a construção.

    O ponto turístico está aberto para visitas todos os dias, das 9h até o pôr do sol.

    Ver o pôr do sol em Praiano

    Para fechar com chave de ouro o seu roteiro para Costa Amalfitana, não deixe de apreciar o pôr do sol em Praiano, considerado um dos mais lindos e românticos do país

    No final do dia, faça uma parada na região e observe o astro-rei se pondo na companhia de um imenso mar azul, entre lindas montanhas.

    Dicas de viagem para Costa Amalfitana

    Dicas para a Costa Amalfitana
    Fonte: Pexels

    Além de decidir o que visitar na Costa Amalfitana, uma dica fundamental para aproveitar o seu passeio é usar calçados bem confortáveis, já que as cidades são repletas escadarias e muitos vilarejos. 

    Fazer caminhadas é parte do planejamento para conhecer as atrações. Por isso, um tênis é a melhor pedida! Além disso, não deixe de usar roupa leves, caso a sua viagem para a Itália aconteça durante o verão.

    Entre um destino e outro, conheça os restaurantes e cantinas espalhados por todas as cidades. Experimente as tradicionais massas, pizzas e o vinho italiano.

    Se tiver a oportunidade, faça uma visita aos vinhedos, que oferecem um tour bacana com degustação da bebida.

    A melhor forma de percorrer as cidades da Costa Amalfitana é de carro — assim, seus passeios serão mais dinâmicos. Mas, se preferir não enfrentar as disputas por vagas, também é possível viajar de ônibus entre uma cidade e outra.

    Na hora de escolher onde ficar hospedado na Costa Amalfitana, é preciso entender o estilo da sua viagem. Se quer economizar, as opções de hotéis mais baratos estão em Sorrento, que fica bem perto de Positano.

    Entre as atrações que já citamos, se puder, não deixe de fazer um passeio de barco para conhecer a costa italiana. Você vai amar!

    Cotação seguro viagem para a costa da Itália

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Montar um roteiro com as atrações mais interessantes, sem dúvida, é uma das partes mais prazerosas de uma viagem. 

    Porém, cuidar da parte burocrática para entrar no país também é primordial. Não se esqueça do seu seguro viagem para a Itália e evite problemas, tanto no desembarque quanto durante sua viagem!

    Com o seguro, você estará melhor preparado para lidar com situações como atraso de voo, extravio de bagagem e acidentes em viagem.

    Quer viajar em segurança para a costa italiana? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa