icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
02 abril - 8 minutos de leitura.

Conheça Santiago de Cuba: uma das mais importantes cidades do país! 

Chris standing up holding his daughter Elva América Central

Já pensou em conhecer Santiago de Cuba? A cidade é uma das mais importantes de todo o país. Cheia de cultura e uma rica história!

O destino é conhecido como a região mais caribenha de Cuba, além de ser considerado o berço da Revolução Cubana

Vem com a gente conhecer um pouco mais sobre essa cidade que, além de bela, é cheia de atrações históricas. 

Garanta uma viagem sem complicações com seguro de viagem com desconto!

Santiago de Cuba: belas paisagens e muita cultura para conhecer!

Cuba é um daqueles destinos que possuem grandes histórias e proporcionam boas experiências aos seus visitantes. 

Suas cidades são muito bem preservadas, e mantém em sua arquitetura, estilo de vida e até mesmo veículos, traços marcantes de antigamente.

Para quem quer ir além de Havana, Santiago é um local que abriga edifícios importantes para o país, além de uma grande beleza. 

Em Santiago, você encontrará edifícios que foram palco da Revolução Cubana, igrejas por onde teria passado Cristóvão Colombo, fortalezas antigas, parques, cemitérios com túmulos de personalidades importantes do país e muito mais.

Prepare-se para se encantar com uma das cidades mais interessantes e ricas historicamente do país, além de ser dona de belezas naturais de tirar o fôlego, praias com excelente estrutura e muitas atividades esportivas. 

Santiago de Cuba: história

História de santiago de cuba
Fonte: Pxhere

Para quem gosta de aliar belezas naturais com boas histórias, o destino é o que você procura para a sua próxima viagem de férias. 

Com uma riqueza histórica singular, Santiago de Cuba, inclusive, já foi a capital do país

Fundada em 1514, o município foi uma das primeiras cidades a serem instituídas na ilha cubana, tendo como seu primeiro prefeito Hernán Cortés, famoso por derrotar o Império Asteca e conquistar a região do México.

Ao longo da sua história, Santiago também foi palco de diferentes batalhas, como a Guerra de Independência e a Guerra dos 10 anos, que culminaram na Revolução Cubana.

Além disso, foi na cidade que revolucionários liderados por Fidel Castro tentaram derrotar, pela primeira vez, o ditador Fulgencio Batista.

Como chegar a Santiago de Cuba?

Para turistar pela cidade, você precisará fazer uma escala na cidade de Havana, que fica do outro lado da ilha, sendo a principal porta de entrada do país. 

A partir da capital de Cuba, é possível fazer o trajeto até Santiago de avião e desembarcar no aeroporto Antonio Maceo que fica em Santiago. 

Também é possível fazer o trajeto de ônibus ou trem. Fica a seu critério decidir, mas já avisamos que a viagem é longa e pode ser cansativa.

Mapa

Localizada ao leste da ilha, Santiago é considerada a segunda cidade mais importante do país, repleta de prédios históricos, belas praias e paisagens exuberantes. 

Por isso, para explorar cada cantinho de Santiago de Cuba, mapa não pode faltar. 

Pensando em te ajudar nesta etapa, elaboramos um guia turístico com as melhores atrações e as principais rotas. Dá uma olhadinha!

Documentos necessários

Além de montar um roteiro com os lugares mais legais da cidade, fique de olho nos documentos necessários para não correr o risco de ser impedido de entrar no país.

O governo cubano exige que seus turistas apresentem passaporte com validade mínima de seis meses, comprovantes de reserva de hotel, passagem aérea e seguro viagem.

Visto

O visto também é um documento obrigatório para entrar em Cuba e somente poderá ser solicitado depois que você tiver todos os documentos mencionados no tópico acima em mãos.

Para solicitar a autorização de turismo, você precisará entrar no site do consulado do país, preencher um formulário e seguir todas as orientações do órgão para a obtenção do documento.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem

    Além de todos os itens acima, o seguro viagem também faz parte dos requisitos do governo para desembarcar em território cubano.

    Vale lembrar que estar assegurado também é importante para garantir a tranquilidade da sua viagem. 

    Esse serviço oferece auxílio em imprevistos como problemas de saúde, acidentes ou até aquelas situações corriqueiras, como extravio de bagagem, atrasos ou cancelamentos de voos.

    Na hora de garantir o seguro ideal para sua viagem, utilize o nosso site comparador, Seguros Promo, que apresenta planos de diferentes seguradoras do Brasil.

    Seguro Viagem: America Central
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19 Assistência médica USD 30.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 21/dia*

    A vantagem de usar nossa plataforma é que ela oferece uma navegação objetiva e fácil de manusear, que direciona os usuários para os melhores planos e preços. 

    Nela, você pode simular até quatro planos diferentes para encontrar aquele que combina com seu perfil e bolso. 

    Em caso de dúvidas, não precisa se preocupar, pois temos uma equipe de suporte sempre disponível para te auxiliar em todo processo.

    Pontos turísticos em Santiago de Cuba

    Vai viajar para Santiago de Cuba? O que fazer não será um problema, afinal, a cidade conta com inúmeras atrações interessantes, parques, praias, igrejas e muito mais.

    Se você não quer perder nada, dá uma olhadinha nessa seleção de atrações que preparamos para tornar o seu roteiro ainda mais incrível.

    Cuartel Moncada

    Cuartel Moncada
    Fonte: Wikimedia commons, foto de Cancillería Ecuador

    O antigo Quartel Moncada é uma verdadeira relíquia para a história cubana. O local ficou conhecido por ter sido palco do confronto entre o exército de Fulgêncio Batista e as tropas do Movimento 26 de Julho.

    Hoje em dia, é possível visitar o espaço e observar as paredes marcadas com os tiros disparados durante o confronto, além de conhecer o pequeno museu que existe no prédio, que foi transformado em uma escola pública. 

    Monumental Complex Antonio Maceo

    Inaugurada em 1991, a Plaza de la Revolución é composta por dois espaços: um interno e o outro externo.

    O interno, infelizmente, está fechado, mas ainda vale muito a pena conhecer a região externa que conta com alguns monumentos, dentre eles, o principal, que é uma figura equestre do Major General Antonio Maceo. 

    Castillo de San Pedro de la Roca del Morro

    Castillo de San Pedro
    Fonte: Pxhere

    Na hora de escolher o que visitar na cidade, inclua o Castillo de San Pedro de la Roca, uma fortaleza militar considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

    Localizada à beira-mar a 60 metros de altura do porto da cidade, o local começou a ser construído em 1633, mas foi concluído comente 70 anos depois para proteger Santiago de ataques navais.

    Além de servir como forte, o complexo também é reconhecido como um dos principais exemplos da arquitetura hispano-americana.

    Ao visitar o espaço, é possível conhecer o Museo de Pirateria, com um acervo que retrata algumas histórias importantes da cidade. Não deixe de apreciar a vista para o mar, que é belíssima. 

    Cemitério Santa Ifigênia

    Em Santiago de Cuba, o que fazer não será um problema. A cidade possui muitas atividades culturais. 

    Inclua no seu roteiro um passeio pelo Cemitério Santa Ifigênia, que abriga mais de oito mil tumultos e é considerado Monumento Nacional.

    Criado em 1868, o local acomoda os restos mortais de personalidades importantes para a história cubana, vítimas de um surto de febre amarela e também da Guerra da Independência, sendo uma das principais atrações turísticas da cidade.

    Mesmo sendo um ponto turístico excêntrico, o cemitério é carregado de história, já que personalidades, como o presidente de Cuba, Tomás Estrada Palma e Carlos Manuel de Céspedes, líder independentista cubano, estão sepultados no local.

    No lugar há ainda um mausoléu onde está o caixão de madeira de Martí, um dos grandes heróis cubanos, coberto com a bandeira do país. 

    E uma das principais atrações é a  pedra que possui, em seu interior, as cinzas de Fidel Castro.

    Além de visitar os túmulos, você também pode conferir a troca da guarda, que ocorre a cada meia hora.

    Catedral Nuestra Senora de La Asunción

    Catedral Nuestra Senora de la Asunción
    Fonte: Wikimedia commons, foto de Maesi64

    Depois de visitar o Cemitério Santa Ifigênia, não deixe de conhecer a Catedral Nuestra Señora de La Asunción, localizada no Parque Céspedes. 

    Construída no século XIX, o templo também presenciou muitas histórias e tem como proposta “contar” um pouco dela para seus visitantes.  

    Ao longo da sua existência, a igreja foi saqueada por corsários e piratas por muitos anos, além de ter sofrido com terremotos que afetaram a região, obrigando uma série de reparos para reformar toda a sua estrutura.

    Além de ser um dos templos principais da cidade, ele também é referência da arquitetura neoclássica. Suas imponentes torres posicionadas nas suas extremidades podem ser vistas de vários pontos de Santiago.

    Na área interna está a Cruz de la Parra, que segundo estudos arqueológicos, é a única evidência de que Cristóvão Colombo esteve na ilha, sendo, inclusive, Monumento e Tesouro Nacional.

    Parque Nacional do Monumento Bariay

    O Parque Nacional do Monumento Bariay também é uma das atrações mais visitadas da cidade de Santiago de Cuba, já que é o local onde, em 28 de outubro de 1492, teria desembarcado Cristóvão Colombo.

    Localizado em Cayo Bariay, o espaço tem uma natureza belíssima, além de abrigar pedras vulcânicas, cabanas indígenas e também vestígios de uma fortaleza do século XIX.

    Além de percorrer seus campos gramados, é possível ainda visitar o Museu Arqueológico, observar a placa comemorativa no ponto de desembarque, além do monumento erguido em comemoração do 500º aniversário da chegada de Colombo.

    Santiago de Cuba: Praias

    Praias de santiago de cuba
    Fonte: Pixabay

    Além de ser dona de lugares ricos em história e tradições, a cidade também é famosa por abrigar belas praias, que são as grandes sensações durante as temporadas de calor intenso do país.

    Em Santiago de Cuba, praias como a Playa Cazonal são perfeitas para incluir no seu roteiro. 

    Com águas cristalinas e temperaturas sempre agradáveis, ela é o lugar perfeito para mergulhar, pegar um bronze e curtir as belezas das paisagens.

    Com areia macia e em tom dourado, a sua orla é repleta de árvores e vegetação. É considerada a melhor praia da região e atrai muitos turistas e moradores locais.

    A Playa Caletón Blanco também não deixa nada a desejar. A cerca de 14 km da região central, ela tem um mar azul-turquesa e ondas bem calmas, que permitem atividades de mergulho em seu trecho.  

    Para quem quer curtir as melhores praias da cidade, não deixe de visitar a Playa Siboney, que possui belas falésias, mar de águas transparentes, areia dourada e coqueiros plantados em sua orla, um verdadeiro espetáculo.  

    Onde ficar em Santiago de Cuba?

    Agora que você já sabe quais os principais pontos turísticos da cidade, é preciso entender também onde ficar hospedado em Santiago de Cuba.

    Por ser uma cidade turística, o destino possui muitas opções de hotéis para diferentes perfis e orçamentos, desde locais mais modestos até complexos hoteleiros mais luxuosos.

    O Meliá Santiago de Cuba é um hotel de 5 estrelas com quartos mais sofisticados, piscinas externas, restaurantes e vários bares.

    O Las Américas é um complexo hoteleiro com uma proposta menos luxuosa, mas que oferece ótima estrutura, além de piscina, restaurante e bar. 

    Para quem quer economizar em hospedagem, uma boa escolha são os hostels existentes na cidade, que possuem boa estrutura e preços bem acessíveis, como o Hostal La Ceiba e o Hostal Raul Y Kathy.

    Distância entre havana e Santiago de Cuba

    Distância de santiago de cuba até Havana
    Fonte: Pxhere

    Para quem está curioso sobre a distância entre Havana e Santiago de Cuba, saiba que como ambos os destinos ficam nas extremidades da ilha, sua distância é longa, cerca de 800 km

    Como já falamos, o trajeto pode ser feito de ônibus, avião ou táxi coletivo ou trem.

    Quando visitar o país?

    Na hora de preparar uma viagem para Cuba, a temporada mais indicada acontece entre os meses de novembro e abril, já que, nessa época, o clima é agradável, as temperaturas são altas e quase não chove.

    Já os meses entre maio e julho são os períodos mais chuvosos do ano, mas se pretende viajar nessa época, não precisa se preocupar, pois nada com um guarda-chuva para tornar os seus passeios completamente possíveis. 

    Não deixe o seguro viagem para última hora! 

    Santiago de Cuba é um destino interessante, rico em história e que, com certeza, vai te deixar apaixonado. 

    E se você quer curtir esse destino da melhor forma, não se esqueça de dar prioridade para a sua segurança!

    Além de te proteger durante a sua estadia, o seguro viagem é obrigatório e sem ele não será possível desembarcar no país.

    Sem falar nos benefícios que um bom seguro pode te proporcionar caso você tenha algum imprevisto durante o seu passeio.

    Por isso não deixe de fazer a sua cotação aqui no Seguros Promo e encontre a melhor cobertura para você e sua família! 

    Seguro Viagem: America Central
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19 Assistência médica USD 30.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 21/dia*

    Qualquer dúvida é só entrar em contato com a nossa central de atendimento que estará pronto para te atender da melhor forma possível.

    Quer conhecer Cuba com segurança e economia? De Promo você pode!


    Leia também:

    Veja também


    Recomendado para você
    Melhor preço garantido
    faça uma cotação e confira.
    Conecte-se com a gente