CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Viagem para Cuba: sugestões de destinos e dicas de viagem

Quer fazer uma viagem para Cuba? Saiba todas as recomendações necessárias para o sucesso da sua jornada: documentação, clima, custos, roteiros e muito mais!

Fazer uma viagem para Cuba é como voltar no tempo. O país é um cenário da década de 1960, com carros da época e prédios que mantém as características arquitetônicas do passado.

Se quer conhecer um pouco sobre este destino tão peculiar, que desperta curiosidades em todo mundo, acompanhe nosso texto e surpreenda-se com um lugar que respira tradição, cultura e muitas riquezas naturais!

E não se esqueça do seguro! Faça sua cotação com 15% de desconto clicando neste link!

Viagem para Cuba: informações essenciais

Foto de Havana, em Cuba
Fonte: Pixabay

Antes da sua viagem para Cuba, dicas são essenciais para fazer uma trip inesquecível pelo país. 

Um dos cuidados que você deve ter é tomar vacina contra febre amarela e, claro, apresentar a Carteira Nacional de Vacinação, pois a imunização é exigida para a entrada no país. 

Como já deve saber, o acesso à internet é mais restrito no país cubano. Para conseguir ficar online, você deverá comprar no ETECSA, ponto oficial de venda, um cartão que permite a utilização entre uma e cinco horas de acesso. 

O idioma oficial do país é o espanhol, mas você não precisa se preocupar se não dominar a língua — muitas pessoas falam inglês no país, principalmente quem trabalha com turismo.

Os cubanos são muito simpáticos e ficam muito felizes em ajudar um estrangeiro.

seguro de viagemProcurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20 ! Pesquise agora clicando aqui!

Clima cubano

Viaje para conhecer o clima cubano
Fonte: Pexels

O clima em Cuba se diferencia muito em suas estações do ano, tendo suas características bem definidas. Por exemplo, no verão, as chuvas são mais frequentes e as temperaturas ficam em torno de 30 graus.

Entre outubro e setembro, a alta umidade marca presença. Já na temporada de seca, as temperaturas ficam mais amenas, entre 28 e 18 graus, deixando o clima mais agradável e fresquinho, além de ficar menos úmido também.

Qual a melhor época para viajar para Cuba?

Melhor época para viagem para cuba
Fonte: Pexels

Em uma viagem para Cuba, atividades é o que não faltam. O país, que praticamente parou no tempo, tem muitas coisas interessantes para mostrar para seus turistas.

E claro, não queremos deixar de conhecer as principais atrações e aproveitar as férias em Cuba por conta das condições climáticas.

Por isso, na hora de preparar um roteiro para o país, a época mais indicada é entre os meses de novembro e abril, pois o clima é seco e a possibilidade de chuvas é bem remota.

Ou seja, o cenário é perfeito para gastar o calçado e tirar muitas fotos. Já o período entre os meses de maio e julho é mais chuvoso — por isso, se está pensando em viajar nessas épocas, ter um guarda-chuva em mãos é uma ótima dica.

Cuba possui um clima subtropical muito agradável durante todo o ano, pois os ventos por lá não param nunca. Então, mesmo com as temperaturas elevadas, você terá uma brisa bem gostosa para se refrescar.

Qual é a moeda usada em Cuba?

Peso Cubano Convertível
Fonte: Pxhere

Cuba é um país excêntrico e cheio de curiosidades, e isso se reflete também na moeda vigente do país. 

Em Cuba existem duas moedas, sendo o CUC (Peso Cubano Convertível) usado somente por turistas, e a CUP a moeda corrente da nação, mais comum para a população e atividades comerciais.

É importante que você não confunda a moeda, pois a CUC é exclusiva dos turistas, sendo a única aceita em hotéis e táxis, por exemplo.

Uma dica bem bacana para não se confundir é leva euro e trocá-lo pela moeda turística nas casas de câmbio no país, conhecidas como “cadecas”, que são espécies de banco para esse tipo de serviço.

Se puder, não leve cartão de crédito, pois esse tipo de pagamento não é aceito no país.

Documentos obrigatórios em viagem para Cuba

Umas das principais dicas de viagem para Cuba é não esquecer de nenhum documento, para não correr o risco de ser impedido de entrar no país.

Então, para entrar em Cuba, é necessário visto — que pode deve ser solicitado somente depois de ter comprado as suas passagens aéreas, ter adquirido um seguro viagem e já ter todas as reservas de hotel ou outro tipo de hospedagem.

Somente depois disso será possível solicitar o visto e preencher o formulário no site do consulado.

Ao desembarcar no país, esteja com o passaporte com validade mínima de seis meses, além de cópias das documentações que mencionamos acima.

Como fazer seguro de viagem para Cuba

Seguro Viagem:
America Central
Intermac I60 Am. Latina +Covid-19 Intermac I60 Am. Latina +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19 Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 800 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O seguro viagem é um dos itens que você não pode esquecer. Ele vai te auxiliar caso algo aconteça durante a sua trip por Cuba, tanto em termos de assistência até em casos de reembolso de gastos.  

E você não precisa se preocupar sobre como fazer um seguro viagem para Cuba, pois temos uma dica bem legal para você.

Na hora de pesquisar o seguro ideal para sua viagem, faça uma pesquisa em um site comparador de seguros, como o Seguros Promo. A plataforma vai te ajudar de forma rápida, fácil e objetiva, direcionando os melhores preços e planos para você.

O mais legal é que, em caso de dúvidas, há sempre uma equipe de suporte para te auxiliar em todo processo. Simples, não é mesmo?

Viagem para Cuba: cidades turísticas

Cuba é o tipo de lugar que terá que reservar alguns dias para conhecer. Por lá, há muitas histórias relatadas por meio das atrações turísticas espalhadas em todo o país

As praias são também o grande destaque de turismo em Cuba — e acredite, você vai querer conhecer todas!

Com tantas coisas para fazer, fica difícil escolher as principais cidades para visitar, mas nós vamos te ajudar. Confira!

Havana

Havana é a principal cidade de Cuba, sendo também a capital do país. Assim como outros lugares, ela parou no tempo e por lá tudo reflete o passado.

Então, na sua viagem para Cuba, o que fazer não será um problema, pois Havana tem muita história para contar. 

Na capital cubana, inclua no seu roteiro o Parque Histórico Militar Morro-Cabaña, que apresenta, entre outras coisas, os métodos de defesa que eram utilizados no passado.

Varadero

Casa em Varadero
Fonte: Pexels

A região é indicada para quem quer aproveitar para mergulhar, curtir uma praia e praticar atividades aquáticas, como caiaque, por exemplo. Se está pensando em quando ir para Varadero, saiba que a região oferece atividades o ano inteiro.

A área também conta com uma rede hoteleira muito completa com as mais diversas opções de hospedagens, desde as mais modestas até resorts luxuosos.

Uma boa dica é fazer um longo passeio pela Reserva Ecológica Varahicacos, com trilhas e até uma caverna funerária. Conheça também a Varadero Velha, uma área residencial da região.

Santiago de Cuba 

Ela é uma das regiões com maior influência da cultura africana, sendo conhecida também pela sua arquitetura colonial e história relacionadas à Revolução Cubana. 

Localizada no norte da ilha, Santiago de Cuba é a segunda cidade mais importante do país, além ser uma das regiões que mais atraem turistas por conta das festas tradicionais, como La Fiesta del Fuego, por exemplo.

Cienfuegos

Construção no centro da cidade de Cienfuegos
Fonte: Pxhere

Em sua viagem para Cuba, visite Cienfuegos, considerada a cidade francesa do país cubano. Com cerca de 150 mil habitantes, Cienfuegos também é chamada de “a pérola do sul”. 

Se fizer uma viagem para Cuba em janeiro ou em qualquer outro mês do ano, não se esqueça de visitar essa charmosa cidade.

Cienfuegos é repleta de prédios que seguem um estilo neoclássico francês, tornando-a ainda mais encantadora e elegante.

Entre os pontos turísticos, visite o Parque José Martin, que recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco por suas lindas edificações.

Santa Clara 

A cidade foi palco da Batalha de Santa Clara no passado. No local, Che Guevara venceu uma das mais importantes batalhas contra o Fulgencio Batista. 

Pequena, ela está situada no centro da ilha e fica longe de ser uma cidade pacata e típica do interior. Isso porque Santa Clara é uma região universitária e muito agitada por conta dos estudantes que frequentam o local. 

Quando visitar a cidade, um dia será suficiente para conhecer as atrações turísticas da área, que envolve explorar os monumentos históricos e a universidade, além de bares e restaurantes

No trajeto, não deixe de apreciar a monumento mais importante da cidade, que é a figura de Che Guevara.

Trinidad

Casa em Trinidad
Fonte: Pixabay

Uma cidade muito charmosa de ruas de pedras e grandes casarões coloridos e muito simpáticos. Se você quer dicas de viagem para Cuba, visite Trinidad, que fica a seis horas de Havana. 

É uma cidade típica do interior, pequena, mas com muitos pontos turísticos. Inclua no seu roteiro, visitar os parques e centros históricos, as lindas praças, além das lindas praias e cachoeiras.

Cayo

Você quer pegar praia? Então, na sua viagem para Cuba, os passeios em Cayo serão repletos de longos dias de sol, mar e ótimos drinks na sombra dos coqueiros. Nada mal, não é mesmo?

Inclusive, a cidade é conhecida por ter as praias mais lindas do planeta. Areia branquinha e águas cristalinas são unanimidades em todas as ilhas deste fantástico arquipélago. 

Como se não bastasse tanta beleza, por lá, é possível observar também os encantadores flamingos nas lagoas da região.

Isla de la Juventud

Mergulho com foca
Fonte: Pexels

Mergulhe em um mar azul para observar recifes de corais. A Ilha da Juventude está localizada no sudoeste do arquipélago e é uma das mais habitadas de Cuba, com aproximadamente 90.000 habitantes.  

Além da prática do mergulho e de curtir as praias, você também pode fazer um tour histórico e cultural pela cidade, que oferece muitos museus e prédios simbólicos. Um lugar lindo e que não pode ficar de fora da sua lista de destinos em Cuba.

Dicas de viagem para Cuba: atrações populares

Depois de conhecer as principais cidades de Cuba, também vale a pena anotar quais são as atrações mais populares do país para não perder nada durante os seus passeios.

Entre monumentos históricos, praias paradisíacas e praças emblemáticas, destacamos a seguir as dicas de pontos turísticos mais interessantes da nação!

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Habana Vieja

Conhecido também como Havana Velha, o bairro é um dos mais significativos da cidade. Ele fica bem no centro e é cheio de histórias, que são refletidas nos seus cerca de 900 monumentos, museus, catedrais e castelos.

Inclusive, o bairro é considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade. Na sua viagem para Cuba, coloque sapatos confortáveis e vá bater perna pela região para conhecer todos os pontos históricos e prédios com estilo colonial e barroco. 

Se você está pensando em fazer uma viagem para Cuba em julho, por exemplo, época de férias para muitos brasileiros, vai amar Havana Vieja!

Praias em Varadero

Viagem para Cuba: praias em varadero
Fonte: Pexels

Quando ir para Varadero, não deixe de conhecer as lindas praias de cor turquesa da região. A Playa las Americas é uma das mais belas, com águas transparentes e coqueiros espalhadas pela orla — um paraíso à parte! 

Além de tomar um delicioso banho de mar, faça uma caminhada ao entorno da praia e aproveite as lindas paisagens. 

Marina também é uma praia que precisa estar no roteiro da sua viagem. Ela fica bem no final da península, mas só pode aproveitar as areias e o lindo mar azul quem estiver hospedado em um dos resorts da localidade.  

Por lá, a praia é cheia de espreguiçadeiras para dar aquela renovada no bronzeado. Em Varadero, conheça ainda a praia Pueblo e a ilhota Cayo Blanco.

Plaza de la Revolución

Esse, sem dúvida, é um lugar que você precisa conhecer em Cuba. Com mais de 70 mil metros quadrados, ela foi palco das manifestações que ocorreram no país no passado.

Ao chegar na praça, certamente, a primeira coisa que verá será o Memorial José Martí. Lá, é possível subir no alto dele, onde fica um mirante para observar toda a cidade. Aproveite para fazer muitas fotos de Havana.

Quanto custa uma passagem para Cuba?

Para te ajudar a calcular o preço de passagens para viajar para Cuba, vamos trazer aqui uma projeção de gastos — mas é claro que, dependendo da época que vai viajar, esses valores podem oscilar.

Além dos custos com passagens aéreas, que podem variar entre US$700 e US$ 1000 (cotações de outubro de 2020), o custo com transporte (como táxi, por exemplo) pode chegar a 10 CUCS.

Para conferir as passagens aéreas mais baratas no momento, faça sua busca no Vai de Promo que cataloga as melhores ofertas das maiores cias aéreas para viajar com descontos exclusivos!

Já em relação a hospedagem, existe a possibilidade de ficar nas casas dos próprios moradores, que alugam quartos para turistas. O custo pode girar em torno de 15 CUCS por noite e por pessoa, dependendo da casa e da localização.

Na hora das refeições, saiba que não precisará desembolsar muito dinheiro, pois a alimentação, de um modo geral, é bem barata. Você encontra pratos bem saborosos por 1 CUC.

Os principais museus e atrações podem ser visitados por um valor médio de 10 CUCS. Se quer conhecer esse lugar incrível, o investimento vale cada centavo!

Como visitar Cuba?

Uma das curiosidades sobre o turismo em Cuba é que o país oferece diversas opções de transporte público. Além dos tradicionais ônibus e bicicletas, turistas ainda poderão escolher entre diferentes opções de táxi e carros antigos.

Andar de ônibus é uma das formas mais baratas para se deslocar por Havana. Há ainda os ciclobuses, que não possuem bancos em seu interior. A categoria é usada por ciclistas para transportar suas bicicletas.

Quanto aos táxis, há os colectivos, que são compartilhados e percorrem trajetos fixos, concorrendo diretamente com os ônibus. Você também poderá andar de cocotaxi (triciclo motorizado) e bicitaxis, que possuem bancos adaptados e podem transportar duas pessoas.

Vai visitar mais de uma cidade no país? Turistas estrangeiros utilizam os veículos da Viazul para se deslocarem entre as regiões.

Sugestão de roteiro de viagem para Cuba

Quer saber como montar um roteiro perfeito para descobrir tudo o que Cuba tem de bom? Então, fique de olho nas nossas dicas para explorar o local!

Se está se perguntando quantos dias são necessários para conhecer Cuba, saiba que Havana exigirá a maior parte do período, já que lá estão concentradas a maior parte dos atrativos.

Reserve pelo menos 4 ou 5 dias para conhecer a capital, mas se sua viagem para Cuba será mais longa, passe 7 dias em Havana — irá valer a pena!

Percorra Havana Vieja e não deixe de fazer um passeio pelo bairro em um carro antigo e conhecer seus castelos. Outros pontos turísticos imperdíveis são os museus.

Com mais tempo, também é interessante incluir o Vale de Viñales, onde a maior parte do tabaco cubano é produzida. Confira também as praias ao leste da cidade!

Além da capital, as incríveis praias caribenhas são as grandes estrelas do roteiro em Cuba. O transporte de Havana para Varadero leva apenas 2 horas de carro, e na região, encontrará os resorts mais famosos do país. Separe pelo menos 2 dias para curtir o local!

Se estiver em busca de exclusividade, opte por Cayo Santa Maria. Cayo Coco e Cayo Gullermo também são alternativas a serem consideradas se estiver com um orçamento mais folgado e puder passar mais tempo no país.

Por fim, não deixe de reservar um tempo para visitar as outras cidades da região central de Cuba, que são historicamente muito ricas. 2 dias em Trinidad, 1 dia em Cienfuegos e 2 dias em Santa Clara serão ideais para explorar a área.

Se puder ir à Santiago de Cuba, separe 3 dias para conhecer o Quartel Moncada, considerado o melhor museu do país, além do Castelo San Pedro de la Roca, a Catedral Nossa Senhora de Assunção e o Cemitério Ifigenia.

Acionando o seguro viagem em Cuba

Acionar o seguro viagem é simples — afinal, a intenção é ajudar e não atrapalhar.

É sempre bom lembrar que você deve conferir item por item das coberturas do plano e ler atentamente o contrato antes de assinar. Dessa forma, não ficará confuso na hora de saber quais tipos de serviços tem direito.

Em caso de imprevistos durante a viagem, primeiro entre em contato com a seguradora nos números que constam da apólice, seguindo, portanto, as recomendações até falar com um atendente.

Não se preocupe, pois o atendimento é oferecido 24 horas e, se preferir, o contato pode ser feito em português, facilitando ainda mais o processo.

Em caso de emergência, se preferir buscar atendimento na rede não credenciada, tudo bem. Mas não esqueça de solicitar todos os comprovantes de pagamento e documentos que comprovem o atendimento, para que possa ser ressarcido posteriormente.

Cotação do seguro de viagem Cuba

Seguro Viagem:
America Central
Intermac I60 Am. Latina +Covid-19 Intermac I60 Am. Latina +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19 Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 800 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Como já falamos, encontrar um bom seguro de viagem para Cuba exige muita pesquisa. 

Uma boa dica para isso é nosso site comparador, Seguros Promo. A plataforma faz muito sucesso entre os viajantes que precisam encontrar ótimas opções de seguros e os melhores preços. 

Não perca a oportunidade: faça suas pesquisas e encontre os melhores preços, planos e condições de pagamentos das principais seguradoras do mundo!

Quer fazer uma viagem para Cuba inesquecível? De Promo você pode!

A sua viagem para Cuba será um sucesso! De Promo você pode!


Curioso sobre a América Central? Veja mais!

aaaa