CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Sorrento: história, o que fazer e dicas de viagem pela cidade

Veja o que fazer em Sorrento, uma das principais cidades da Costa Amalfitana. Vem conferir o roteiro!

Sorrento é uma charmosa cidade do litoral italiano que pode ser o destino ideal para quem procura o que visitar na Costa Amalfitana.

Lar de pouco mais de 16 mil habitantes, a cidade já foi imortalizada nas obras de grandes artistas eruditos, como Byron, Goethe e Wagner, e não é difícil entender os motivos.

O destino fica sobre uma grande falésia sobre as águas azuis do Mar Tirreno, onde ruelas estreitas recortam a paisagem em meio à vegetação verdejante.

Para completar, a cidade tem localização privilegiada, com fácil acesso às atrações da Costa Amalfitana, à badalada Ilha de Capri e às belezas da região da Campanha.

Antes de fazer a sua mala para embarcar nessa viagem inesquecível, porém, você não pode se esquecer de fazer um bom planejamento, e nós vamos te ajudar nessa tarefa!

Neste artigo, você encontra tudo que precisa saber sobre o destino: quando viajar, como chegar, o que visitar, onde ficar, onde comer e muito mais, veja só!

Cote seguros de viagem com cupom de 15% de desconto neste link!

Sorrento: como aproveitar a cidade?

Sorrento, Itália, é uma cidade que tem gerado interesse há milênios. Literalmente.

A paisagem local serviu de inspiração para o poeta Homero escrever o encontro de Ulisses com as sereias em sua obra, Odisseia, escrita no século XVIII, o que rendeu a esta pacata vila a alcunha de “Cidade das Sereias”.

Desde então, o fascínio por trás deste formidável destino italiano não faz nada além de crescer.

À medida que o tempo passa, os sorrentinos parecem se especializar mais e mais na arte de receber visitantes do mundo inteiro.

A cidade não é muito grande, mas surpreende pela quantidade de cores e nuances na paisagem, na gastronomia e na cultura. 

A infraestrutura não decepciona, com mais de 100 hotéis à disposição do viajante, bem como uma grande oferta de opções gastronômicas onde é possível desfrutar dos melhores sabores mediterrâneos e italianos.

O calendário local é recheado com eventos culturais e grandes festejos, enquanto grandes destinos da Itália estão a poucos quilômetros de distância, como Pompeia, Amalfi e Nápoles.

Com tantas atrações assim à disposição, o viajante não pode deslizar na hora de fazer seu planejamento de viagem: quanto mais caprichado for o seu roteiro, mais lugares incríveis você conseguirá conhecer.

O que significa a palavra Sorrento?

Foi a história que inspirou Homero a incluir Sorrento em sua obra-prima como a Cidade das Sereias. Os estudiosos apontam que a cidade realmente teria sido fundada por Liparus, neto do herói Ulisses e de Circe.

Durante sua saga de volta para casa após a Guerra de Tróia, o herói grego teria sido orientado a cobrir seus ouvidos com cera para não cair no canto das sereias que atraiam navios cheios de marinheiros para as pedras.

Conta a lenda que Ulisses supostamente se instalou na ilha e iniciou um culto dedicado às sereias, o que justificaria a forte influência da civilização grega antiga sobre essa região.

Os estudiosos especulam que o nome da cidade pode ser derivado da palavra em latim Surrentum, nome que os romanos davam à região, também utilizado para descrever “sirenes”, ou “sereias”.

Quando ir para Sorrento?

A Cidade das Sereias tem clima ameno durante o ano inteiro: mesmo no inverno, de dezembro a fevereiro, as temperaturas ficam entre agradáveis 11ºC e 19ºC. 

Esta é a melhor época para viajar se a sua intenção é economizar. No entanto, na estação mais fria do ano é possível que nem todos os hotéis e restaurantes estejam em pleno funcionamento, já que a cidade fica mais vazia.

Para aproveitar ao máximo possível os dias de praia e os passeios ao ar livre, a melhor alternativa é viajar nos meses mais quentes, de abril a outubro, quando o calor pode superar 35ºC.

Os meses mais movimentados na cidade são os do verão, de junho a agosto, quando grandes ondas de turistas invadem a região em busca das paisagens paradisíacas da Costa Amalfitana.

Se você só pode viajar nessa ocasião, faça suas reservas de hospedagem e passagens aéreas com antecedência. Além disso, prepare-se para encontrar preços mais salgados e atrações mais cheias.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Como chegar em Sorrento?

    Não é muito difícil chegar à cidade da Costa Amalfitana. Embora a Cidade das Sereias não tenha aeroporto, o terminal de Nápoles recebe voos dos principais destinos internacionais e domésticos e fica a apenas 50 km de distância.

    O viajante pode voar do Brasil para o Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, em Roma, e lá embarcar em trem, ônibus ou em um voo doméstico até Nápoles. 

    Várias companhias aéreas low cost operam o trecho e você não terá dificuldade em encontrar voos baratos.

    De Nápoles até seu destino final, o percurso também pode ser feito por trem ou ônibus: as passagens custam a partir de 10 euros (preço em maio/2021) e a viagem dura cerca de 1h30.

    Você pode encontrar passagens aéreas mais baratas em nosso site buscador, Vai de Promo: é possível simular quantas rotas e datas de viagem você quiser para encontrar o momento mais barato para viajar.

    Como ir de Sorrento para Amalfi?

    Sorrento fica próximo de diversos destinos italianos badalados, como Capri, Amalfi, Nápoles  e Pompeia. Por isso, muitos viajantes utilizam a cidade como base para visitar essas outras localidades.

    Se você está pensando em conhecer Amalfi, por exemplo, poderá fazer o trajeto de barco (a Alicost tem viagens em dois horários diários, às 10h30 e 14h55), de ônibus (viação SitaSud) ou de carro, pela rodovia SS163.

    Como ir de Sorrento para Capri?

    Como ir de Sorrento para Capri?
    Fonte: Stocksnap / CC0

    Como ir de Sorrento para Capri?

    A distância da paradisíaca Ilha de Capri à Cidade das Sereias é de apenas 85 km. Você pode fazer o trajeto de barco durante o ano inteiro, desfrutando da paisagem do Mar Tirreno durante o percurso.

    A travessia é oferecida de “nave veloce” em 30 minutos, com passagens a partir de 15 euros, ou de aliscafo, uma embarcação mais veloz, que faz o trajeto em 20 minutos com passagens a cerca de 20 euros (preços em maio/2021).

    Como ir de Nápoles a Sorrento?

    Desembarcou no aeroporto de Nápoles e quer concluir a viagem até a Cidade das Sereias? A melhor maneira de fazer isso é sobre os trilhos!

    Você pode embarcar em um trem Circumvesuviana ou no charmoso trem turístico Campania Express, que circula exclusivamente de março a outubro.

    Seguro viagem para a Itália

    Ao planejar o seu roteiro, é essencial contratar um bom seguro viagem para a Itália.

    Afinal, a Itália faz parte do Tratado de Schengen e exige um seguro com cobertura a partir de 30 mil euros de todos os viajantes que querem visitar seu território.

    Mais do que obrigatório, o seguro viagem é importantíssimo para qualquer viajante, pois garante serviços e coberturas que podem fazer a diferença em caso de imprevisto.

    Dessa forma, se você precisar de atendimento médico, ter o voo cancelado ou as bagagens extraviadas, basta acionar a seguradora para obter reembolso e assistência 100% em português, 24 horas por dia.

    Em nosso site buscador, Seguros Promo, você encontra o melhor seguro viagem para você pelo menor preço do mercado em poucos cliques: basta digitar o destino, incluir as datas da viagem e escolher a melhor opção para a sua necessidade.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Sorrento, Itália: mapa

    Embora seja uma cidade pequena, com pouco mais de 16 mil habitantes, Sorrento é um destino repleto de atrações turísticas encantadoras. Confira no mapa turístico!

    O que fazer Sorrento

    Um bom roteiro de viagem será o seu melhor amigo antes, durante e depois da sua estadia, pois evita surpresas desagradáveis, garante que você não perca as atrações mais incríveis e te ajuda a se deslocar de maneira eficiente.

    Para te ajudar nessa missão, fizemos uma seleção com os principais pontos de interesse para turismo em Sorrento, Itália, veja só!

    Piazza Tasso e Corso Italia

    Piazza Tasso e Corso Italia
    Fonte: Unsplash

    A Piazza Tasso é o coração da cidade e principal ponto de referência no centro histórico, onde o viajante encontra monumentos em homenagem ao mais ilustre sorrentino, Torquato Tasso, e ao padroeiro da cidade, Sant’Antonino Abate.

    A belíssima praça desemboca na Corso Italia, uma ampla rua com trânsito exclusivo de pedestres e repleta de boutiques elegantes, gelaterias, restaurantes e bares.

    A via é agradável tanto durante o dia quanto à noite, quando recebe iluminação especial e se transforma em um point boêmio, ideal para quem quer apreciar um bom vinho ou desfrutar de uma cerveja gelada.

    Catedral de Sorrento

    A Basílica de Sant’Antonino, também conhecida como catedral da cidade, é uma construção do século X, dedicada a São Filipe e São Tiago e considerada obra-prima do barroco italiano.

    O templo teria sido supostamente erguido sobre as ruínas de um antigo templo de Júpiter, um dos principais deuses do panteão romano.

    O interior da igreja é esplendoroso, decorado com afrescos produzidos há séculos e muito ouro. A principal imagem sacra da catedral é uma preciosa estátua de Madonna del Rosario.

    A Basílica de Sant’Antonino ainda oferece vista privilegiada para a estrada que conecta a cidade à Marina Grande.

    Chiostro di S. Francesco

    Chiostro di S. Francesco
    Fonte: Carlolami / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    A Igreja São Francisco e Claustro, ou Chiostro di S. Francesco é uma construção do século XIV que pode ser visitada gratuitamente no centro histórico sorrentino.

    Além de templo católico, o edifício histórico abriga a clausura e o refeitório de monges franciscanos, bem como uma exposição de quadros produzidos pelos religiosos com a técnica de marchetaria.

    Marina Grande e Marina Piccola

    A Cidade das Sereias nasceu de um pequeno vilarejo de pescadores às margens do Mar Tirreno, onde hoje existe a Marina Grande.

    O porto é bastante tranquilo e bem preservado: com um pouco de imaginação é possível se sentir na Sorrento de séculos atrás.

    A região é bastante rústica e em nada lembra o luxo e requinte da região de Corso Italia e Piazza Tasso: vale a pena visitar a Marina Grande na hora do almoço para explorar os bons restaurantes das redondezas.

    Apesar do nome, a Marina Grande é menor que a Marina Piccola, onde está o terminal de balsas de onde partem passeios a outras ilhas e praias da Costa Amalfitana e da região da Campanha.

    Museu Correale

    Museu Correale
    Fonte: Carlo Dani / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    O Museu Correale fica instalado na antiga residência Correale, em rua de mesmo nome, com vista privilegiada do Golfo de Nápoles.

    No local, os visitantes podem conhecer móveis originais e os antigos cômodos de uma típica casa sorrentina. 

    O museu funciona de terça a sexta, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, de 9h30 às 13h30, entre abril e outubro. No inverno, de novembro a março, o horário de funcionamento é reduzido, das 9h30 às 13h30 de terça a domingo.

    Bastiano di Parsano

    A antiga muralha medieval da cidade, Bastiano di Parsano, está aberta a visitação. Ao menos em partes.

    Foi só na década de 1920 que os estudiosos conseguiram desenterrar parte do portão antigo, a Porta Parsano, por onde era feito o acesso à cidade medieval.

    Para conhecer o espaço, basta visitar a via Sersale em horários que variam no decorrer do ano: 10h às 13h (em abril, maio e outubro); de 10h às 13h e de 19h às 22h (de junho a agosto); e de 10h às 20h (em setembro).

    Sorrento: onde comer?

    Sorrento: onde comer?
    Fonte: Jcomp / Freepik

    Como os principais destinos italianos, a Cidade das Sereias é um verdadeiro paraíso para quem gosta de boa comida! A cidade dispõe de uma ampla rede gastronômica, incluindo vários restaurantes com vista para o mar.

    A região de Corso Italia concentra boa parte dos restaurantes glamourosos e modernos da cidade, enquanto os arredores de Marina Grande abrigam charmosos bistrôs e restaurantes mais modestos.

    O La Cantinaccia del Popolo oferece cardápio variado a poucos metros da estação de trem, enquanto a Pizzeria da Franco é uma boa alternativa para quem busca uma refeição rápida, barata e informal.

    Se você quer desfrutar de bons drinks em ambientes sofisticados, vale a pena conhecer os bares de hotéis de luxo sorrentinos, como o Bellevue Syrene, o Mediterraneo e o Capimonte, abertos ao público externo.

    Nos arredores da Corso Italia, vale a pena conhecer o Café Latino e o charmoso Sedil Dominova.

    Hotéis em Sorrento: dicas

    Na hora de escolher onde ficar na cidade, você terá basicamente duas opções: no nível do mar (próximo à marina) ou no alto do morro, onde está o centro histórico e as principais atrações locais.

    As proximidades da Corso Italia e da Piazza Tasso concentram a maior parte dos hotéis: embora sejam mais caros, esses estabelecimentos têm localização privilegiada, próximo a atrações turísticas, estação de trem e pontos de ônibus.

    A Marina Grande reúne alguns hotéis, em menor quantidade em relação ao centro histórico, cujo grande diferencial é a vista do mar. 

    A cidade abriga hotéis de grandes redes internacionais, como Bristol, Carlton e Excelsior, além de estabelecimentos independentes, como Plaza, Antiche Mure, Villa di Sorrento e Palazzo Guardarti.

    Você pode encontrar as melhores acomodações da Cidade das Sereias e de qualquer destino do mundo no buscador ElQuarto.

    A plataforma reúne preços exclusivos, opções com cancelamento grátis e pagamento das diárias em reais, sem incidência de IOF, para garantir a sua viagem com o máximo de economia!

    Cotação de seguro viagem para Sorrento

    Sorrento é uma cidade encantadora, com atrações que podem encher dias de viagem e localização estratégica para quem deseja conhecer as belezas da Costa Amalfitana.

    Ao planejar a sua viagem, não se esqueça de garantir seu seguro viagem, requisito obrigatório para quem deseja conhecer a Itália e a maioria dos países da Europa.

    Em nosso site de buscas, Seguros Promo, você encontra as melhores coberturas pelo menor preço em poucos cliques: basta selecionar o destino, incluir as datas da viagem e optar pela melhor oferta para o seu bolso!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Assim, você poderá viajar com a tranquilidade de quem desfruta de coberturas médica e odontológica, seguro bagagem, assistência jurídica e outros serviços.

    Conhecer o litoral italiano com economia e sem preocupações? De Promo você pode!

    aaaa