CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Tarija: saiba o que fazer na cidade boliviana!

A cidade boliviana de Tarija é um destino cheio de história com forte bagagem cultural e atrações únicas! Quer saber mais? esse artigo é para você!

Capital do departamento de mesmo nome, Tarija é uma cidade famosa por seus moradores acolhedores, pelas plantações de uva, sua produção de singani e outras atrações.

É um destino turístico com excelente custo-benefício para brasileiros, fica a dica para quem procura viagem internacional de baixo orçamento.

O Museu Paleontológico exibe um acervo único, a Represa San Jacinto tem um ambiente agradável para um passeio de bicicleta e a Catedral de Tarija é um templo antigo muito bonito.

Neste texto, vamos falar sobre o que fazer em Tarija, indicar os principais pontos turísticos da cidade e da vizinhança e contar um pouco de sua história. Continue a leitura para aprender um pouco mais sobre a cidade de Tarija.

Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!

Descubra o melhor que Tarija tem a oferecer!

Descubra o melhor que Tarija tem a oferecer!
Flickr / CC BY 2.0

Gosta de passeios em meio à natureza ou de jornadas educativas no mundo de milhões de anos atrás? Ou então, que tal um tour de casal pelos vinhedos do Vale de Tarija?

Há muitas opções do que fazer na cidade. Por exemplo: você pode percorrer a trilha do caminho Inca e visitar a Reserva Nacional de Tariquía em uma excursão de 6 dias! 

E ainda nem falamos dos restaurantes de Tarija.

Você vai experimentar o chapaco saice, o famoso prato culinário de Tarija. Feito com carne picada, batata, ervilha, cebola, especiarias e pimenta! Pode ser encontrado em diversos restaurantes da cidade.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Onde fica Tarija?

    Tarija encontra-se ao sul da Bolívia, próximo à fronteira com a Argentina. Ocupa uma região no vale central do departamento de Tarija, e é cortada pelos rios Santa Ana, Tolomosa e Sella.

    Fica a cerca de 880 km de carro da capital boliviana, La Paz, e a aproximadamente 660 km de Santa Cruz de la Sierra, outra importante cidade boliviana.

    Mapa de Tarija

    Para se locomover pela cidade, é melhor contar com um mapa de Tarija. Além de ser prático para ver a rota entre os pontos turísticos, com o mapa você dificilmente irá se perder.

    Sem contar que ajuda também a escolher bons restaurantes na cidade que visita e a encontrar o hotel e estabelecimentos importantes. Confira o mapa de Tarija a seguir.

    Como chegar até Tarija, Bolívia?

    Saindo de São Paulo, há um voo para Tarija com ao menos uma parada. O desembarque é no Aeroporto o Capitán Oriel Lea Plaza, em Tarija. Há possibilidade também de chegar até a cidade de ônibus a partir do Brasil, passando por Assunción, no Paraguai.

    Voos diários saem de Lá Paz em direção a Tarija, com duração de quase 3 h. Quem prefere fazer turismo explorando as estradas dirigindo, dá para chegar a Tarija com o próprio carro saindo do Brasil por Ponta Porã e atravessando o Paraguai.

    Onde fica o monte Tarija?

    O monte Tarija não fica na cidade de Tarija, mas sim na Cordilheira Real, nas proximidades de La Paz. O pico tem mais de 5 mil metros de altura e é escalado por alpinistas do mundo inteiro.

    É usado principalmente como preparação para desafios maiores como Himalaia, suas vias exigem experiência com escalada em paredões de gelo e resistência a temperaturas congelantes.

    Quando ir a Tarija?

    O clima é sempre ameno em Tarija, na faixa dos 20ºC. Raramente o tempo em Tarija é muito adverso, mas procure fugir das chuvas que ocorrem de dezembro a março. Por isso, prefira viajar na primavera (setembro a dezembro) e outono (março a junho).

    Onde se hospedar na cidade de Tarija, Bolívia?

    Onde se hospedar na cidade de Tarija, Bolívia?
    Los Parrales Resort Hotel

    Tarija atrai turistas de todos os tipos, desde famílias inteiras à procura de hotéis de alto padrão até mochileiros solitários em busca de hostels e albergues.

    A cidade, entretanto, não é grande, o que ajuda na concentração das acomodações no centro histórico. Los Ceibos Hotel é um dos maiores hotéis da região e equipado com piscina.

    Hostal Carmen e Hostal Granny são encantadores e com diárias acessíveis, assim como La Poza de Pato, com um excelente custo-benefício.

    Conheça Tarija com toda a tranquilidade que você merece!

    Tarija é um destino cheio de aventuras! E para poder aproveitar em segurança tudo que a cidade tem a oferecer, a melhor maneira de viajar para a Bolívia é com a cobertura de um seguro viagem.

    Acessando o site Seguros Promo você encontra a melhor plataforma buscadora de seguro viagem. Além de ser bem fácil navegar, você não paga nada para usar! Acesse o Seguro Promo e confira!

    Dessa forma, você terá toda a assistência em caso de acidentes pessoais, atendimento médico e hospitalar, se necessário, e todo o apoio em português, disponível 24h.

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que fazer em Tarija

    Como um local cheio de história, Tarija tem museus e galerias incríveis, e edifícios de arquitetura colonial bem preservados. Dentre as cidades da Bolívia, é um dos melhores e mais diversos destinos turísticos.

    Os amantes da natureza podem se despreocupar, as trilhas são para todos os níveis de praticantes do trekking e passam por todo tipo de terreno: altitude, floresta, rios etc

    Aqui vai uma dica: utilize uma bike para se locomover pela cidade. Além de ser prático, é barato e possibilita curtir o cenário com mais tranquilidade. 

    Os pontos turísticos são próximos uns aos outros em Tarija, possibilitando também andar a pé sem qualquer perigo.

    Em geral, os cafés e restaurantes também são baratos. Aproveite para provar a deliciosa culinária boliviana no Mercado Central de Tarija, e visite o Bistrô Café Miraflores para um delicioso café da manhã em um ambiente gostoso e acolhedor.

    Plaza Luis de Fuentes

    Trata-se da praça central de Tarija, que leva o nome do fundador da cidade, Luis de Fuentes y Vargas. Nascido em Sevilha, na Espanha, era filho de aristocratas católicos e desde sempre quis ser um explorador aventureiro.

    A praça agora é sinônimo de ponto de encontro, local de eventos sociais e culturais e praticamente todos os edifícios e prédios públicos importantes ficam ao seu redor.

    Alguns dos melhores restaurantes de Tarija estão nas proximidades da Plaza Luis de Fuentes como o próprio Mercado Central, Rico Pollo, Gattopardo Taberna e El Marques.

    Catedral de Tarija

    Catedral de Tarija
    Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Diferente da maioria das cidades latinas, incluindo as brasileiras, a Catedral de Tarija, sua maior igreja católica, não está localizada na praça principal da cidade, mas a um quarteirão de distância, em uma rua secundária

    Construída com paredes de paralelepípedos pelos Jesuítas, possui duas torres na fachada e uma pequena cruz centralizada.

    Tanto o exterior quanto o interior são simples, sem grandes elementos decorativos, mas ainda assim é uma igreja muito representativa para Tarija. Só abre nos horários de culto para a celebração da missa.

    Casa Dorada

    A Casa Dourada ou Casa da Cultura é considerada o edifício mais importante da cidade de Tarija. 

    Construída sob a influência da Escola de Belas Artes de Paris, com muitos elementos decorativos e cores na fachada, foi declarada como monumento nacional boliviano pela Lei da República.

    O exterior exibe janelas e portas em arco, além de colunas cilíndricas em estilo greco-romano e várias estátuas femininas no parapeito do telhado. Está localizada entre as ruas Ingavi e General Trigo.

    Recebe mostras culturais, apresentações artísticas e funciona hoje como o principal centro cultural de Tarija. A Casa Dorada é um edifício tão importante que estampa a nota de 20 pesos bolivianos.

    A obra foi encomendada pelo casal Moisés Navajas Ichazo e Esperanza Morales Serrano, também responsáveis pelo trabalho feito pelos arquitetos europeus Antonio Camponovo e Miguel Camponovo. A construção se iniciou em 1878 e foi finalizada em 1903.

    Museo Nacional Paleontológico

    O Museu Nacional Paleontológico ocupa um prédio de 2 andares a um quarteirão da Plaza Luis de Fuentes. Exibe fósseis de milhões de anos e é imperdível para quem gosta de passeios educativos e instigantes.

    Destaque para a exposição dos grandes mamíferos, como mastodontes e gliptodontes, que habitavam a região há cerca de 250 mil anos.

    Além da parte paleontológica, o acervo também contempla peças em cerâmica e outros tipos de achados arqueológicos dos povos pré-colombianos que habitavam a região.

    O Museu Nacional Paleontológico atua em diversas áreas: trabalho de campo, excursões a sítios arqueológicos, limpeza e recuperação de fósseis, laboratórios de pesquisa, criação de réplicas e trabalhos de extensão vinculados a universidades.

    Trata-se de um lugar dedicado à preservação da memória de um passado muito antigo, mas que possibilita seu estudo e descobrimento por meio dos artefatos e peças encontradas na região.

    Vale lembrar que há excursões para o Vale dos Gigantes, onde fica um sítio arqueológico importantíssimo, o Cárcavas de Rujero.

    Represa San Jacinto

    Situa-se a 6 km da cidade de Tarija e é um excelente espaço para caminhadas ao ar livre e passeios de bike. A imensa barragem é impressionante, vale a pena fazer uma pausa para tirar fotos.

    Basta apenas meia hora de bicicleta saindo de Tarija para chegar ao Lago ou Represa San Jacinto. Pela orla, há também alguns bares e restaurantes que servem caranguejos, peixes, cerveja e os vinhos especiais produzidos na região.

    Há também venda de souvenires e itens típicos bolivianos. Para casais ou turistas que viajam em família, os barquinhos a remo são um excelente programa, principalmente para apreciar as belas paisagens naturais do local.

    Vinícolas

    Vinícolas
    Pxhere / CC0

    O paraíso dos enólogos é na Bolívia! Quer saber como comprar vinhos de Tarija, Bolívia? A gente te conta! 

    As vinícolas de Tarija são as mais altas do mundo, o vinho produzido na região é apreciado no mundo inteiro e colocou a cidade em evidência.

    Aproximadamente 93% da produção está no Vale de Tarija, e algumas vinícolas da região estão a quase 2.500 metros de altitude. O local é perfeito para produzir uma bebida com menos teor alcoólico.

    A tradição dos vinhedos da Bolívia vem da vizinha, a cidade de Salto, na Argentina. A geografia também ajuda bastante: sol o ano inteiro, pouca chuva e amplitude térmica.

    São cerca de 25 vinícolas que produzem algo em torno de 5,7 milhões de litros da bebida por ano. As uvas mais cultivadas são Merlot, Cabernet Sauvignon e Malbec, mas há também produção de Riesling, Syrah, Singani e muitos outros tipos.

    As principais vinícolas são: Campos de Solana, Bodega Sausini e Kohlberg. Os turistas visitam as adegas para provar e comprar as bebidas e fazer a rota do vinho em Tarija. Dá para contratar excursões que passam por vários vinhedos.

    Coimata

    Trata-se de um complexo de cachoeiras localizado a mais ou menos 14 km do centro de Tarija. O percurso pode ser feito de bicicleta para quem tem interesse em entrar no clima de aventura.

    Se não quiser pedalar, o táxi chega tranquilamente até Coimata, mas será necessário caminhar para ver as quedas d’água, os vales e as florestas que cobrem toda a região.

    Quantos habitantes tem Tarija Bolívia?

    Tarija, ou San Bernardo de Tarija, é uma das maiores cidades do sul da Bolívia, com aproximadamente 390 mil habitantes. Foi fundada em 4 de julho de 1574, segundo a vontade do  vice-rei Francisco de Toledo.

    No início era chamada de “De Villa San Bernardo de Tarixa”, e o objetivo principal de se estabelecer um assentamento espanhol na região era, principalmente, proteger os vassalos do reino dos ataques dos nativos.

    Trata-se de uma cidade rica culturalmente e as províncias são bem diferentes umas das outras. Em 15 de abril de 1817 aconteceu a guerra da independência e muitos dos nativos de Tarija batalharam, como Méndez “Moto”, além dos irmãos Leon e muitos outros.

    Seguro viagem em promoção para a Bolívia!

    Seja em Tarija ou qualquer outra cidade da América do Sul, com o Seguros Promo você encontra várias cotações de seguro viagem. Além da praticidade de reunir vários planos em um só lugar, o Seguros Promo garante o melhor preço do mercado.

    Pesquisar pelo site é de graça, basta informar o destino, seu nome, telefone e e-mail, além das datas de embarque e desembarque no Brasil. Não esqueça de aplicar o cupom de desconto!

    Os planos dos diferentes seguros vão aparecer, possibilitando a comparação para escolher o melhor preço com a cobertura mais adequada.

    Ficou com vontade de conhecer Tarija, na Bolívia? Você vai adorar andar pelas vinícolas, fazer trilhas pelas montanhas, ver as paisagens incríveis do sul boliviano e outras tantas atrações interessantes da região.

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Continue sua leitura!

    aaaa