icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
29 dezembro - 8 minutos de leitura.

Tour gastronômico: planeje suas viagens par aos destinos mais indicados! 

Chris standing up holding his daughter Elva Dicas de Viagem

Fazer um tour gastronômico provando o que cada lugar tem de melhor é espetacular! 

Este é um ponto que quase todo turista concorda. É um dos momentos mais interessantes de toda viagem.

O Brasil, por exemplo, atrai pessoas do mundo inteiro para provar os nossos pratos: feijoada, pão de queijo, churrasco gaúcho e muito mais. 

Só de pensar já dá vontade de viajar para provar essas delícias, não é mesmo?

Neste texto, vamos dar várias dicas de locais para fazer um tour gastronômico realmente inesquecível. Embarque nessa apetitosa viagem e boa leitura!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Tour gastronômico: cidades no Brasil e no mundo!

Comer e beber estão entre os maiores prazeres que podemos experimentar. A mistura de sabores e temperos é uma arte, assim como a harmonização de diferentes pratos e bebidas.

Por exemplo, peixes e saladas ficam uma delícia com vinho branco. As massas harmonizam com os tintos e carnes vermelhas com alguns tipos de cerveja.

Mas, para fazer turismo gastronômico no Brasil e provar os pratos das cozinhas mais conceituadas do mundo, você precisa escolher muito bem o destino da sua próxima viagem!

O que significa turismo gastronômico?

O que significa turismo gastronômico?
Fonte: Pixabay

O turismo gastronômico é a experiência de vivenciar parte da cultura do local que se visita por meio de seus costumes culinários. Por exemplo, dá para ir à Bahia e não comer um Acarajé?

A ideia é apreciar a gastronomia do lugar, calma e despreocupadamente. Dessa forma, você conseguirá realmente aproveitar a comida, notar os sabores e ter um outro tipo de percepção.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Aproveite o seu tour gastronômico com segurança!

    Para viajar o mundo, em um tour gastronômico, se aventurando ou fazendo o que mais você desejar, o ideal é contratar um seguro viagem para se precaver.

    É mais barato do que as pessoas imaginam e, para encontrar a melhor cotação, você pode contar com o Seguros Promo. Não precisa pagar para usar e é muito prático.

    Você terá coberturas para emergências médicas, hospitalares e odontológicas, então vai poder comer o que quiser em seu tour gastronômico, sem se preocupar. 

    Lembrando que se pretende viajar para os principais destinos da Europa, o seguro viagem é obrigatório, viu? 

    Por isso, acesse o site do Seguros Promo para fazer a sua cotação e viajar com muito mais tranquilidade.

    Seguro Viagem: Seguros Internacionais
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) AC 35 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 23/dia*

    Cidades gastronômicas no mundo

    Quando falamos de pratos tradicionais, já pensamos logo nas receitas famosas que representam a culinária de seu país, não é verdade?

    Se você não conhece algumas delas, sem problemas. Vamos indicar as cidades mais legais para fazer um tour gastronômico e falar de alguns dos pratos mais icônicos do mundo. Acompanhe!

    Roma, Itália

    Roma, Itália
    Fonte: Pxhere / CC0

    Poderíamos ficar aqui listando todas as comidas italianas famosas que conhecemos sem nem precisar pesquisar: lasanha, ravióli, canelone, tiramisú, risotto, entre outros.

    Em Roma, os visitantes podem ir ao Museu Nacional da Massa e ainda, provar as receitas mais tradicionais em restaurantes charmosos nas vielas da cidade histórica.

    Procure os estabelecimentos mais afastados dos pontos turísticos movimentados para fazer seu tour gastronômico. É a melhor dica para comer sem pressa e experimentar o melhor da gastronomia italiana.

    Tóquio, Japão

    A culinária japonesa já faz parte do cotidiano dos brasileiros, mas não há nada como ter a experiência gastronômica de ver os chefs mais tradicionais do mundo manuseando suas facas afiadas e montando os pratos.

    O modo de preparo que os brasileiros utilizam é totalmente diferente dos japoneses. Por isso, vá esperando encontrar algo bem mais exótico do que estamos acostumados.

    O prato deve ser comido apenas com o que é servido, nada de molhos em excesso ou temperos que não fazem parte da receita. 

    Tradição é assim, tem que ser cumprida, mas vale muito a pena, principalmente para os fãs da cultura japonesa.

    Tóquio vai encantar tanto pelas possibilidades culinárias que o turista encontra quanto pela cidade em si. É uma capital moderna, com movimento intenso 24 horas. Uma aventura e tanto!

    Paris, França

    A capital mais romântica do mundo guarda cenários espetaculares como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, o Louvre e a avenida Champs Elysées. 

    Mas além de abrigar a cidade do amor, a França é um dos melhores países para fazer um tour gastronômico.

    Todo tipo de comida na França é preparada com zelo. A confeitaria é famosa por seus glacês, macarons coloridos e deliciosos recheios, como a “éclair”, que é chamada de “bomba” pelos brasileiros.

    Os vinhos são considerados os mais finos do mundo e, qualquer espumante que queira ser chamado de Champagne, deve ser fabricado na região homônima no nordeste da França.

    Os queijos franceses também devem ser incluídos em seu tour gastronômico por Paris, assim como as crêpes e croissants. 

    Em restaurantes premiados internacionalmente, o turista pode apreciar os escargots, que são caracóis cozidos na manteiga!

    Barcelona, Espanha

    Barcelona, Espanha
    Fonte: Pixabay

    Muitos países europeus produzem excelentes vinhos e na Espanha não é diferente. 

    Em Barcelona, além da vida noturna animada, o seu tour na Europa pode ser repleto de surpreendentes experiências de enogastronomia, mas não se resume a isso, é claro

    A paella é difundida no Brasil, mas além dessa comida típica da Espanha, você pode experimentar o pisto, que é um tipo de cozido de legumes com molho vermelho, excelente para o tempo frio.

    As croquetas, bolinhos fritos recheados, são bem populares e os pinchos fazem um enorme sucesso como tira-gosto para comer enquanto bebe uma cerveja no verão de Barcelona.

    Lima, Peru

    O tour gastronômico em Lima, Peru, pode ser uma das experiências de melhor custo benefício. A comida peruana é incrivelmente gostosa e muito barata.

    O ceviche é excelente para comer no happy hour. Trata-se de um peixe marinado em suco cítrico. 

    O cui, que é o porquinho da índia assado, pode parecer estranho mas é muito apreciado no país.

    Os brasileiros costumam gostar bastante do espetinho de coração de boi, que se chama anticuchos.

    Cidade do México, México

    A comida mexicana também já entrou com tudo no mercado internacional, para nossa sorte! 

    Agora, os famosos pratos e também os drinques que vemos nos filmes como burritos, guacamole e nachos estão acessíveis a nós brasileiros.

    A Cidade do México é incrível em muitos sentidos, especialmente para quem deseja se conectar com a cultura local. 

    A culinária é rica, o que favorece o tour gastronômico México, mas suas belezas naturais e história são também muito interessantes.

    Tour gastronômico: qual a melhor culinária do mundo?

    Tour gastronômico: qual a melhor culinária do mundo?
    Fonte: Pixabay

    Essa é uma pergunta difícil de responder pois envolve o gosto particular de cada um, não é mesmo?

    Mas, podemos considerar que Paris tem uma das melhores culinárias do mundo, pois é a cidade europeia com maior número de Estrelas Michelin. 

    São aproximadamente 130 estrelas e 10 restaurantes muito especiais, com 3 estrelas cada um.

    O Japão é o país com maior número de estrelas, mas sabemos bem que a comida popular também conta muito para decidir um destino para fazer tour gastronômico.

    Cidades gastronômicas no Brasil

    O Brasil entende de comida popular! Nossas feiras de rua são repletas de pratos inusitados, temperos diferentes, bebidas e doces artesanais e uma animação que nenhum outro país tem. Para quem procura sofisticação, nós também temos. 

    Veja a seguir as cidades gastronômicas no Brasil que vão te conquistar pelo paladar!

    Teresópolis, Rio de Janeiro

    Além de ser uma importante cidade histórica, Teresópolis recebe vários festivais gastronômicos ao longo do ano

    Em maio, a especialidade oferecida são os frutos do mar, em junho o Terê Fondue, além de muitos doces e chocolates no festival Chocoserra, realizado em setembro.

    Se pretende fazer turismo gastronômico no Brasil, considere incluir Teresópolis em seus planos, porque vale a pena! 

    Manaus, Amazonas

    Manaus, Amazonas
    Fonte: Ben Sutherland / Flickr / CC BY 2.0

    Como era de se esperar, o tour gastronômico em Manaus, Amazonas, vai ter muito peixe e tempero nas receitas. 

    O tacacá, por exemplo, é um cozido de tucupi (caldo de raiz de mandioca brava), camarão e folhas de jambu, uma planta de sabor adstringente.

    O tucunaré é servido frito e em filés, assim como as piranhas e aruanãs. O tambaqui é feito na brasa e o matrinxã assado inteiro, recheado de legumes. Dá água na boca só de pensar, não é mesmo?

    Tiradentes, Minas Gerais

    Considerada a capital da cozinha mineira, trata-se de um destino prioritário para quem faz turismo gastronômico no Brasil. 

    Se ainda não comeu ora-pro-nóbis, uma folha pequena, verde escura, chegou a hora! Ela vai bem com frango e até empanada! 

    Outros pratos como feijão tropeiro, pão de queijo, queijo com goiabada e frango com quiabo dispensam apresentações e são ovacionados pela maioria dos brasileiros.

    Belém, Pará

    Foi eleita em 2015 como uma Cidade de Gastronomia Criativa pela UNESCO. Incrível, não é mesmo? 

    O tacacá também é muito consumido no Pará, assim como diversos tipos de peixe, farinha de mandioca e açaí.

    O título pela criatividade foi merecido, e você entenderá quando provar a maniçoba, uma mistura de carnes com farinha e o pato assado com tucupi, em seu tour gastronômico.

    Belém também tem restaurantes para quem aprecia culinária internacional, mas o Mercado Ver-o-Peso e a Estação das Docas são os melhores locais para se esbaldar na verdadeira comida paraense.

    São Paulo

    São Paulo
    Fonte: Pixabay

    São Paulo é rica em variedade, sendo a cidade com o maior número de estabelecimentos gastronômicos de toda América Latina

    Todas as cozinhas importantes do mundo estão representadas ali, da vietnamita à peruana.

    Gastronomia em São Paulo é de outro nível, são vários restaurantes premiados, inclusive com a estrela Michelin, ambientes super agradáveis, bares e também comidas de feira, como não poderia faltar.

    Em seu tour gastronômico pela maior cidade do Brasil, confira a feirinha da Liberdade para experimentar comidas orientais, e a feira da Kantuta, com barracas da cozinha boliviana!

    Pirenópolis, Goiás

    É o berço da cozinha caipira brasileira. O arroz com pequi, a pamonha, a paçoca de pilão e o empadão goiano vão fazer você rever os seus conceitos sobre qual a melhor culinária do Brasil, certamente!

    A castanha de baru também é muito utilizada nas receitas em Pirenópolis, presente em broas, biscoitos e até no arroz, mas também pode ser consumida como aperitivo depois de torrada.

    O palmito de guariroba é para quem gosta do amargo. É usado em saladas, pode-se comer frio, cozido e com carnes. Temperado com limão e vinagre fica uma delícia.

    Além disso, a cidade é repleta de natureza. Você pode intercalar visitas às lindas cachoeiras com o tour gastronômico, e se hospedar em pousadas totalmente conectadas com o ambiente da cidade, no cerrado do centro-oeste.

    Salvador, Bahia

    Salvador, a cidade mais vibrante do mundo é também muito criativa em suas receitas.

    O acarajé e o vatapá são comidas que a gente reconhece o cheiro de longe. Vendidas nas esquinas do pelourinho e em muitos pontos da cidade. 

    O caruru, por exemplo, é um acompanhamento preparado com quiabo, camarão e azeite de dendê, uma delícia! 

    O caldo de sururu, uma comida com fama de afrodisíaca, à base de marisco, precisa entrar no roteiro do seu tour gastronômico por Salvador.

    Falamos tudo isso da cidade dos soteropolitanos e ainda nem citamos as maravilhosas praias que ela tem. 

    Por isso, aproveite a estadia em um dos destinos mais fascinantes do mundo, em pleno nordeste brasileiro!

    Tour gastronômico: qual é a melhor comida do Brasil?

    Sem dúvida, a melhor comida do Brasil pra você, é a do seu estado, não é mesmo? 

    Mas não podemos negar que o feijão baiano é distinto, assim como o tucupi do norte e os queijos e cachaças mineiros, certo?

    Por isso, podemos considerar que a resposta para a pergunta de qual é a melhor comida do Brasil, é um pouco subjetiva, mas temos alguns fortes candidatos.

    Seguro viagem em promoção para qualquer destino!

    Aposto que já se animou para fazer o roteiro do seu próximo tour gastronômico, não é mesmo? 

    Por isso, acesse agora mesmo o Seguros Promo para resolver a questão do seguro viagem e passear com tranquilidade. 

    É muito simples de se contratar! Para fazer a cotação pelo site do Seguros Promo, basta inserir alguns dados e os planos irão aparecer na mesma hora.

    Coloque para onde vai, as datas de saída e retorno, seu nome, e-mail e telefone. Daí, é só escolher a opção que cabe no seu bolso!

    Quer viajar pelo mundo para fazer um tour gastronômico e provar os pratos das culinárias mais famosas? De Promo você pode!

    Seguro Viagem: Brasil
    GTA BRASIL 18 GTA BRASIL 18 Assistência médica R$ 18.000 Bagagem extraviada R$ 600 (COMPLEMENTAR) R$ 5/dia*
    AC 15 BRASIL AC 15 BRASIL Assistência médica R$ 15.000 Bagagem extraviada R$ 500 (COMPLEMENTAR) R$ 5/dia*
    AC 15 BRASIL +COVID19 AC 15 BRASIL +COVID19 Assistência médica R$ 15.000 Bagagem extraviada R$ 500 (COMPLEMENTAR) R$ 7/dia*

    Continue sua leitura!
    Veja também


    Recomendado para você
    19 fevereiro - 3 min de leitura.
    Viagens para terceira idade: dicas e destinos
    Melhor preço garantido
    faça uma cotação e confira.
    Conecte-se com a gente