CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Aveiro, Portugal: guia turístico completo pela Veneza portuguesa

Já pensou em conhecer Aveiro, Portugal? A cidade é um dos destinos mais belos do país. Confira tudo sobre ela no nosso artigo!

Já pensou em incluir Aveiro, Portugal, no seu roteiro de viagem pelo país? Saiba que a cidade é um verdadeiro charme e encanta seus turistas de diferentes formas.

Conhecida como Veneza Portuguesa, o destino é cortado por diversos canais e abriga edifícios coloridos, que dão o toque especial ao cenário. 

Como se não bastasse, a cidade é dona de uma arquitetura singular e praias com paisagens de tirar o fôlego. Vem entender o porquê Aveiro não pode ficar de fora da sua lista.

Compre os melhores seguros de viagem com um cupom de 15% de desconto neste link!

Aveiro, Portugal: praias, arquitetura e roteiros pela cidade

O distrito de Aveiro em Portugal é aquele destino que vai te surpreender. Além de estar bem pertinho de outras cidades turísticas portuguesas, ele também oferece diferentes experiências aos seus turistas.

Aveiro tem um centro histórico riquíssimo com edifícios antigos, museus, prédios em estilo Art Nouveau, além de ter praias belíssimas, que são a sensação na alta temporada.

Prepare-se para conhecer um destino com atrações variadas, repleto de história, tradições e belas paisagens.

Onde fica Aveiro?

Onde fica Aveiro, Portugal
Fonte: Unsplash

Quer descobrir onde fica a Veneza Portuguesa? Aveiro está localizada na costa oeste do país, junto a uma laguna chamada de Ria de Aveiro, a 255 km da capital, Lisboa.

Com cerca de 80 mil habitantes, ela tem uma área de quase 200 mil km² e está bem pertinho de cidades, como Porto e Coimbra, a 70 e 63 km de distância, respectivamente.  

Mapa de Aveiro, Portugal

Para chegar ao destino com mais facilidade, é importante você observar a cidade de Aveiro no mapa de Portugal, que fica bem na região costeira do sul. 

Confira como ela fica bem pertinho de outros destinos turísticos, e como isso vai facilitar que você elabore um bom roteiro pelas cidades da região. 

Como chegar em Aveiro, Portugal?

Uma coisa é certa: você não terá problema para visitar Aveiro, já que é possível conhecê-la a partir dos mais diversos destinos do país. 

Já falamos aqui qual a distância entre Lisboa e Aveiro e, por conta dessa proximidade, você não terá dificuldade em percorrer esse cantinho do litoral português. 

Também é possível fazer as viagens com diferentes meios de transportes, como trem e ônibus, que oferecem passagens bem em conta para quem deseja economizar. 

Se preferir, você também pode alugar um carro para percorrer a região com muito mais liberdade? 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Preciso de seguro viagem para ir a Aveiro?

    Além de montar um roteiro com as melhores atrações, lembre-se que é preciso dar atenção às questões burocráticas que envolvem a entrada no país.

    Além de apresentar passaporte, passagem de ida e volta e comprovantes de hospedagem, o governo português exige que os turistas façam a contratação de um seguro viagem.

    Além da obrigatoriedade, o seguro é indicado tanto para viagens nacionais quanto internacionais, já que oferece coberturas para os mais diferentes tipos de imprevistos.

    Com esse serviço, você pode contar com assistência médica, odontológica e farmacêutica, auxílio em casos de extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo e muito mais.

    Se quer fazer turismo em Aveiro, Portugal, com segurança e economia, conte com a nossa plataforma, Seguros Promo, onde você pode comparar diferentes planos e preços, além de ter acesso às melhores promoções e descontos do mercado.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quando fazer turismo em Aveiro, Portugal?

    O clima em Aveiro, Portugal, é propício para o turismo em qualquer época do ano. Afinal, cada estação tem seu charme e encanto.

    Se você quer curtir as praias e o clima animado da alta temporada, a época mais indicada é na primavera e no verão, entre os meses de maio e setembro, quando o sol brilha forte e as temperaturas estão elevadas.

    Mas se não conseguir viajar nesse período, não precisa se preocupar, pois o destino é surpreendente também nas estações mais geladas, entre setembro e março, quando as temperaturas baixas tornam os roteiros ainda mais charmosos.

    O que fazer em Aveiro no inverno?

    Aveiro, Portugal, no inverno
    Fonte: Pxhere

    A temperatura no inverno em Aveiro pode chegar a 5°C, mas o clima gélido jamais será um problema para os turistas que viajam para o destino nesta época.

    Durante o inverno, a pedida é sempre optar pelas atrações que ficam em ambientes fechados, como museus, igrejas e edifícios históricos. 

    Mesmo em dias de frio, nada como um casaco quentinho para andar por toda a cidade e curtir tudo que o destino tem de melhor.

    Nesta época, não deixe de fazer um tour gastronômico pelos restaurantes e apreciar a culinária portuguesa. Claro que o vinho não pode faltar!

    O que fazer em Aveiro, Portugal?

    Para você que quer explorar a Veneza Portuguesa e conhecer as atrações mais bonitas e interessantes da cidade, confira essa seleção com 7 atrações que todo turista deve conhecer ao desembarcar em Aveiro.

    1. Centro histórico

    Centro histórico de Aveiro, Portugal
    Fonte: Unsplash

    Cortado pelos canais Ria de Aveiro, o centro histórico é um encanto à parte. Com casas e casarões coloridos, essa região é um local para se perder por suas ruas e ruelas com construções em estilo Art Nouveau, que parecem mais uma pintura.

    Nas suas andanças pela região, percorra a Praça 14 de Julho e conheça o Mercado de Peixe, que está sempre movimentado em qualquer horário do dia. 

    Não deixe de sentar na área externa das cafeterias para curtir a atmosfera deliciosa de Aveiro, Portugal.

    2. Museu de Aveiro

    Claro que a história e cultura do país precisam ter um espacinho na sua agenda. Não deixe de visitar o Museu de Aveiro, que fica no antigo Mosteiro de Jesus, inaugurado em 1458.

    O local é famoso, pois foi onde viveu a princesa D. Joana, filha do Rei Afonso V, que foi beatificada no século XVI. 

    O túmulo de Santa Joana é uma das suas principais atrações do local, sendo, inclusive, considerada uma obra-prima da arte barroca.

    Ao conhecer o museu, você também pode visitar a Igreja de Jesus, lindamente decorada com azulejos portugueses e talha dourada, que é um espetáculo. 

    3. Passadiços de Aveiro

    Passadiços de Aveiro
    Fonte: Wikimedia Commons, foto de Carlos Cunha

    Entre os principais pontos turísticos de Aveiro, Portugal, os Passadiços, sem dúvida, não podem ficar de fora do seu roteiro. 

    O caminho tem mais de 7km e margeia a Ria de Aveiro, garantido paisagens deslumbrantes.

    Em dias ensolarados, esse passeio permitirá que você conheça um pouco da fauna e flora locais, já que passa por uma extensa área vegetativa. É possível fazer o trajeto a pé ou de bicicleta.

    4. Praias em Aveiro, Portugal

    Vai viajar no verão europeu? Então, as praias em Aveiro, Portugal, devem estar no topo da sua lista. 

    Uma das mais bonitas é a Praia de São Jacinto, que fica junto ao Canal da Barra, em uma área de terra que separa a Ria de Aveiro das águas do mar.

    Com areia branquinha e quase deserta, essa é uma região perfeita para quem quer curtir momentos de paz e tranquilidade. No local, você encontrará algumas barracas que vendem bebidas.

    A Praia da Torreira é mais movimentada e oferece também ótimas condições para a prática de surf e outros esportes náuticos. Sua faixa de areia é bem extensa e no verão ela fica repleta de cadeira e guarda-sóis.

    Famosa pelo seu imponente farol, a Praia da Barra é uma das mais visitadas da cidade tanto por turistas quanto por moradores locais. A região é muito procurada para  a prática do surf, windsurf e vela.

    A Praia da Costa Nova faz parte de um vilarejo charmoso com casas de fachada caiadas de branco, ruazinhas estreitas e pinturas geométricas, que dão o toque especial ao cenário. 

    5. Rota Art Nouveau

    Rota Art Nouveau
    Fonte: Pixabay

    Na hora de escolher o que fazer em Aveiro, Portugal, não deixe de conhecer a Rota Art Nouveau

    Considerada a cidade-museu do Art Nouveau em Portugal, no local, é possível percorrer edifícios adornados com azulejos policromáticos, que são um charme.

    A Rota inclui visitas em prédios como a Casa do Major Pessoa, Edifício do Rossio, Casa dos Ovos Moles, Museu da Cidade, Cooperativa Agrícola, Restaurante Pensão Ferro e muito mais.

    6. Salinas de Aveiro

    No seu mapa de Aveiro, Portugal, não deixe de conhecer as salinas da cidade, já que o sal produzido na região é um dos mais famosos do mundo.

    Esses locais oferecem visitas guiadas, onde os turistas podem entender um pouco da história da produção do insumo e conhecer os seus processos de fabricação. 

    Entre as salinas mais famosas estão a Marinha Passagem e a Marinha da Noeirinha.

    7. Passeios de Moliceiro

    Não é à toa que a cidade de Aveiro, Portugal, é chamada de “Veneza portuguesa”. Os canais da Ria de Aveiro desenham lindamente a cidade.

    No local, você encontrará pequenas e coloridas embarcações que oferecem um passeio pelos seus canais, de onde é possível observar Aveiro de outros ângulos. 

    Os trajetos têm duração de 45 minutos e você poderá percorrer todo o centro histórico com suas casas coloridas e cheias de charme.

    Restaurantes em Aveiro, Portugal

    Restaurantes de Aveiro, Portugal
    Fonte: Pexels

    Para que sua experiência na cidade seja completa, você não pode deixar de apreciar a culinária portuguesa, uma das mais saborosas e admiradas do mundo.

    A boa notícia é que existem os mais diversos restaurantes em Aveiro, Portugal. A cidade possui desde opções mais tradicionais até estabelecimentos renomados e com cardápio refinado.

    Para os turistas que querem provar o peixe português, não deixe de visitar o Maré Cheia, um restaurante especializado em pescados e frutos do mar.

    Viajar para Portugal e não saborear um bom bacalhau, é a mesma coisa do que visitar o Brasil e não comer uma típica feijoada. 

    Para saborear esse clássico português, o melhor lugar é o Batista do Bacalhau, que oferece muitas opções deste peixe tão tradicional. Não deixe de experimentar o Bacalhau à Braga.

    O Zico é um restaurante conhecido na cidade de Aveiro pelos seus grelhados e bife de alho. Localizado na região central, é um lugar simples, mas que serve pratos deliciosos. 

    O que fazer em Aveiro à noite?

    Além de reunir atrações interessantes durante o dia, também há muito o que fazer em Aveiro à noite. 

    A cidade possui casas noturnas e muitos bares à beira-mar, que ficam sempre animados aos finais de semana e alta temporada.

    Localizada na Praça do Peixe, uma área muito movimentada, o Bodegas Bar oferece um clima descontraído, petiscos, embutidos e drinks deliciosos, além de programação musical ao longo da semana.

    Bem em frente da Ria de Aveiro, o Boteco Aveiro é um daqueles lugares para tomar um delicioso chopp no final de tarde e curtir a região. 

    O cardápio do bar é composto por porções de frutos do mar, lanches, saladas e muito mais.  

    Hotéis em Aveiro, Portugal

    Além de ótimos restaurantes, há também as mais diferentes opções de hotéis em Aveiro, Portugal, para todos os gostos e bolsos. 

    A região mais indicada para ficar é no centro histórico por estar bem pertinho das principais atrações e também ter os melhores restaurantes.

    O Aveiro Palace é um hotel quatro estrelas, localizado em um edifício antigo, imponente e com vista para o canal, além de ótimos quartos.

    Já o Meliá Ria Hotel & Spa é uma opção para quem gosta de uma proposta mais sofisticada. 

    Em estilo moderno, o local possui quartos requintados e spa, buffet de café da manhã, além de oferecer uma bela vista para os canais da cidade.

    O Hotel Imperial tem um conceito mais simples, ideal para quem quer economizar. Com quartos mais modestos, o local tem ainda restaurante, vista para o centro histórico e espaços para reuniões. 

    O que fazer em Aveiro, Portugal, em 1 dia?

    O que fazer em 1 dia em Aveiro, Portugal
    Fonte: Pxhere

    Se você está planejando fazer um roteiro Aveiro e Coimbra, sua passagem pela cidade será rápida, e recomendamos que inclua, pelo menos, uma visita ao centro histórico, onde é possível entrar em diversos edifícios e casarões.

    Depois disso, não deixe de fazer um passeio de moliceiro pelos canais de Aveiro que, sem dúvida, será uma experiência inesquecível.

    O que fazer em Aveiro em dois dias?

    Se você tem mais tempo, é possível conhecer muitos mais lugares na cidade. Além de visitar o centro histórico e fazer um passeio de moliceiro, não deixe de visitar as salinas, como a Marinha Passagem e a Marinha da Noeirinha.

    O Museu de Aveiro e a Rota Art Nouveau também são as atrações que valem a pena conhecer. No verão, se der tempo, não deixe de ir, pelo menos, à Praia da Costa Nova.

    Como garantir o seguro viagem com economia?

    Agora que você já conhece as principais atrações de Aveiro, Portugal, ficou mais fácil montar o roteiro dos seus sonhos, não é mesmo? 

    Então, não deixe para depois e comece agora mesmo a planejar a sua viagem!

    Lembre-se que, além de ser obrigatório, o seguro garante tranquilidade e conforto durante a sua visita ao país. 

    Na hora de procurar as melhores opções e os preços mais vantajosos do mercado, não se esqueça de fazer a sua cotação aqui no Seguros Promo!

    Quer turistar por Portugal com segurança e economia? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Leia também:

    aaaa