CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Caminho de Santiago de Compostela: saiba o que esperar dessa viagem!

Como percorrer o Caminho de Santiago de Compostela? Acesse aqui que nós contamos tudo sobre uma das peregrinações mais famosas do mundo!

Percorrer o caminho de Santiago de Compostela não é mais um desafio que move apenas peregrinos tomados por sua fé e devoção cristã.

O percurso se transformou também em roteiro turístico e cultural, passando por cidades e cenários que costumam ficar para sempre guardados na memória de quem se dispõe a enfrentar centenas de quilômetros por dias seguidos.

Descubra as principais rotas para o Caminho de Santiago, dicas e curiosidades e o que esperar da jornada por um dos grandes centros cristão de peregrinação da Europa.

Caminho de Santiago de Compostela: uma viagem de turismo e fé!

Setas amarelas pintadas no chão, em árvores, pedras e muros são indicativos de que os andarilhos estão no rumo certo à Santiago de Compostela, Espanha.

Desde os tempos medievais, por volta do século XII, a cidade passou a ser reconhecida como um dos principais centros de peregrinação na Europa, junto de Roma e Jerusalém.

A fé atrai devotos de vários lugares até a Catedral de Santiago de Compostela. É nesse local que se encontram os restos mortais do apóstolo São Tiago.

Mas a passagem por vilas e cidades medievais, paisagens de matas, morros e oceanos, estradas simples ou urbanizadas fizeram do Caminho um atrativo turístico.

Pessoas de todos os lugares do mundo procuram o desafio seja pela jornada de fé e autoconhecimento, seja por suas belezas. Tanto que em 2019, quase 350 mil pessoas caminharam até a cidade espanhola para viver a marcante experiência por até um mês.

História do Caminho de Santiago de Compostela

Caminhos de Santiago de compostela historia
Fonte: Pixabay

Foi no século IX, a partir do descobrimento da tumba do apóstolo São Tiago por um camponês, que a região entrou na rota das expressões de fé e religiosidade.

Devotos de toda a Europa passaram a peregrinar de várias direções até onde estaria o corpo do discípulo de Jesus Cristo. Tal movimento fez com que a igreja reconhecesse o lugar como centro de peregrinação, cerca de 300 anos após a descoberta.

Os restos mortais estão até hoje abrigados na Catedral da cidade. 

Embora a cidade tenha recebido andarilhos de vários lugares, por séculos o movimento perdeu força e enfraqueceu.

Somente na década de 1980, após a visita do papa João Paulo II, Santiago de Compostela voltou a figurar entre os destinos de turismo religioso mais populares do mundo.   

Em qual país fica Santiago de Compostela?

Destino final do Caminho, Santiago de Compostela é uma das cidades da Espanha que ficam ao norte do país, na província de La Coruña.

Capital da comunidade autônoma da Galícia, a cidade fica no noroeste da Espanha, bem próximo à região do país banhada pelo Oceano Atlântico.

Santiago de Compostela está a cerca de 600 km da capital espanhola, Madrid, e a pouco mais de 100 km da fronteira do país com Portugal — um dos mais conhecidos pontos de partida para o Caminho.

Mapa 

O mapa do Caminho de Santiago de Compostela pode variar muito, dependendo sempre de qual rota o turista escolhe seguir.

Para ficar um pouco mais fácil de entender, nós preparamos um mapa indicando onde fica a Santiago de Compostela na Espanha e as principais rotas percorridas pelos andarilhos até o lugar sagrado. Não deixe de conferir e programe o seu roteiro da melhor forma.

Seguro viagem Europa

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Muitos viajantes já sabem, mas não custa lembrar: para entrar nos países que fazem parte do Tratado de Schengen, é exigido dos turistas brasileiros a contratação do seguro viagem.

A Espanha é um destes destinos, logo, o item será exigido no desembarque no país.

Para os que vão fazer o Caminho de Santiago, podemos listar motivos a mais. O percurso é bem exigente, por isso a saúde de quem participa está vulnerável a situações adversas.

Quem se sentir mal ou sofrer alguma torção no caminho, pode precisar de atendimento médico no exterior, e o seguro oferece o amparo necessário nas horas mais imprevisíveis.

Está convencido e quer achar os melhores planos de seguro viagem para a Europa? Acesse o Seguros Promo, compare as coberturas e contrate o serviço com os menores preços do mercado. Tenha mais proteção pelo menor preço na sua jornada!

Quantos quilômetros tem o Caminho de Santiago?

Até Santiago de Compostela, o caminho percorrido pelos andarilhos e peregrinos varia de acordo com a rota escolhida por cada pessoa. 

Por isso, não há como estabelecer qual a distância deste roteiro turístico de forma absoluta. Da mesma forma, ela vai depender do roteiro escolhido.

O Caminho Francês, que é o mais tradicional e popular, tem cerca de 800 km a partir do sul da França. Porém, o mesmo roteiro pode ser feito saindo de Roncesvalles, já na Espanha, o que diminui a caminhada em cerca de 27 km.

Já o chamado Caminho Primitivo, de Oviedo à Santiago, possui apenas 315 km, enquanto a saga a partir de Tui na Espanha, (embora faça parte do Caminho Português) tem 120 km. 

Quais as maneiras de percorrer o Caminho?

Caminhos de Santiago de compostela quais maneiras
Fonte: Pixabay

A forma mais comum de como fazer o Caminho de Santiago de Compostela é caminhando, mesmo com centenas de quilômetros a percorrer.

Com calçados e roupas adequadas, os peregrinos cruzam vilas e cidades, estradas, pontes, regiões de mata e de praia, de mochila nas costas e em busca de cumprirem suas metas.

Andar, porém, não é a única maneira de percorrer o Caminho. Entre devotos e turistas, tem quem opte por fazer a cruzada pedalando de bicicleta ou andando de cavalo.

Quais as principais rotas?

De tantos roteiros existentes, virou quase expressão dizer que as rotas pelo Caminho começam na casa de cada peregrino.

São centenas de percursos que podem ser feitos, combinando mais de uma rota tradicional.

Mas, claro, algumas delas são mais populares: o Caminho Francês, considerado o “oficial”, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, assim como o Caminho Espanhol. Para facilitar seu roteiro, veja mais sobre as principais rotas que levam à Compostela.

Caminho Espanhol

Diversas paisagens e níveis de dificuldade variados podem ser encontrados por quem opta pelo Caminho Espanhol na peregrinação até Santiago de Compostela.

Se você gosta do visual do mar encontrando o continente, faça o Caminho do Norte, que leva à Compostela cortando a costa norte da Espanha. A infraestrutura pode até ser inferior a outras rotas, mas o percurso de quase 850 km é considerado um dos mais bonitos.

O Caminho Primitivo é para aqueles que desejam preservar a originalidade e história desta tradição.

Começando em Oviedo, fica a cerca de 315 km do destino final. sendo feito em menos dias. Mas esteja com o preparo físico em dia, é repleto de morros ao longo do caminho. 

Ainda se destacam entre as possibilidades de Caminho Espanhol os dois mais longos: o Aragonês, com 980 km, e a Via de la Plata, com 980 km a partir de Sevilla.

Caminho Francês

Caminhos de Santiago de compostela caminho frances
Fonte: Pixabay

Quando ouvimos falar em Caminho de Santiago, a referência, em geral, é ao roteiro do Caminho Francês, considerado o mais tradicional da peregrinação.

Boa parte de sua popularidade se deve, também, às melhores condições de estrutura entre hospedagem e alimentação para atender aos andarilhos.

O percurso clássico do Caminho Francês de Santiago de Compostela tem início na cidade de Saint-Jean-Pied-de-Port e fica a 800 km de distância do destino final. Porém, para atravessar Pirineus é preciso estar bem preparado fisicamente. 

Para evitar cruzar a região mais alta, parte dos peregrinos optam por começar em Roncesvalles, já do outro lado da cadeia de montanhas.

Se quiser fazer o caminho clássico, separe um mês inteiro para a travessia, que se junta às belas paisagens do Caminho do Norte a partir de Arzúa. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Caminho Português

    Cruzar Portugal até Santiago de Compostela atende bem aos caminhantes que desejam evitar o sobe e desce de regiões mais altas.

    Por percorrer trecho mais plano, o Caminho Português surge como o segundo mais popular entre os caminhantes. Outro motivo é que o trecho é mais curto, logo, mais rápido.

    Partindo da cidade do Porto, são “apenas” 240 km, que podem ser feitos em cerca de 10 dias.

    Se o tempo não for problema, a rota pode ter início na capital Lisboa. A distância para aproximadamente 600 km, com duração de 25 dias.

    Como o percurso é feito quase todo no país, chegando à Espanha após Valença, não existem albergues como os encontrados na rota espanhola. Ao invés disso, os andarilhos passam a noite em casas paroquiais, pousadas da juventude ou em bombeiros voluntários.

    Curiosidades do Caminho de Santiago de Compostela

    Caminhos de Santiago de compostela curiosidades
    Fonte: Pixabay

    Sabendo quais são as rotas mais comuns percorridas até Santiago de Compostela, que tal tirar as últimas dúvidas essenciais para programar a sua travessia?

    Para isso, nós separamos algumas curiosidades sobre a peregrinação que vão te ajudar a entender e escolher melhor a forma de fazer o percurso. Venha descobrir!

    Quanto tempo leva para percorrer o caminho de Santiago?

    Se você não teve esta visão, nós indicamos: trate o Caminho de Santiago como uma verdadeira eurotrip de fé e autoconhecimento.

    Logo, serão precisos um bom número de dias para caminhar até a Catedral de Santiago de Compostela.

    O tempo preciso vai depender da rota escolhida e a distância até a cidade. Partindo pelos caminhos mais tradicionais, você pode separar entre 15 dias e um mês inteiro para a jornada.

    Qual o caminho mais curto?

    Caminhos de Santiago de compostela mais curtos
    Fonte: Pixabay

    Novamente, a distância é relativa para quem faz o Caminho. Tudo vai depender da rota escolhida.

    Vale destacar um ponto importante: para receber a Compostela, certificado que simboliza a conclusão da travessia, o peregrino deve ter percorrido, ao menos, 100 km caminhando — a distância aumenta para 200 km a cavalo ou de bicicleta.

    Das rotas tradicionais, o Caminho Português, com cerca de 240 km, e o Caminho Primitivo, com 315 km, estão entre os roteiros mais curtos.

    Albergues

    Os albergues são a forma mais popular e econômica de hospedagem no percurso até Compostela.

    Como a caminhada se tornou uma tradição, existem vários albergues no Caminho de Santiago de Compostela para atender aos peregrinos, entre públicos e privados.

    Mas qual a diferença entre eles? Bom, ela vai desde os preços à estrutura oferecida.

    Nos albergues públicos e paroquiais, o preço para pernoitar varia entre 5 e 9 euros. Neles, você vive a experiência completa, dividindo o jantar e acomodações com vários andantes.

    Já os albergues privados cobram valores ligeiramente maiores, mas também oferecem melhores acomodações, como cama e lençóis para uma noite de mais descanso.

    Tanto em um como em outro, existe um número máximo de vagas que costumam esgotar rapidamente. Na alta temporada, a recomendação é usar os aplicativos para garantir lugar com antecedência.

    Fonte Irache

    Essa é realmente uma curiosidade, que não vai impactar no planejamento para o Caminho.

    Quem faz a rota francesa encontra no percurso uma fonte de vinho para abastecer as garrafas e matar a sede. A Fonte Irache está na província de Navarra.

    Ela foi construída em 1891 pela Bodegas Irache, uma vinícola do país. Está ao lado de uma fonte de água e resgata a tradição medieval em que os andarilhos recebiam pão e vinho dos locais na jornada até Compostela.

    Símbolos do Caminho de Santiago de Compostela

    Caminhos de Santiago de compostela simbolos
    Fonte: Pixabay

    Alguns símbolos são a representação da jornada percorrida até Santiago de Compostela. Saiba quais são eles e entenda a relevância de cada um.

    Vieira

    Se você procurar por fotos do Caminho de Santiago, pode perceber que alguns peregrinos levam consigo conchas penduradas na mochila ou junto às roupas.

    Elas são as vieiras, um dos símbolos máximos do Caminho. Remetem a povos pré-cristãos que caminhavam até Finisterra, então considerado o ponto mais ocidental do mundo.

    As vieiras podem ser compradas ao longo do caminho, embora as mais baratas sejam encontradas em Compostela (apenas 1 euro pela lembrança).  

    Credencial de peregrino

    A credencial do peregrino nada mais é do que o seu passaporte pelo Caminho de Santiago.

    Com a credencial, os aventureiros que embarcam na caminhada até a cidade espanhola são recebidos com a melhor hospitalidade em albergues paroquiais e públicos.

    Lembre-se de carimbar a credencial a cada parada. As marcas servem para comprovar a distância percorrida e, assim, obter a Compostela no final da peregrinação.

    Não esqueça de ter um seguro viagem!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Seja qual for o seu motivo para percorrer o Caminho de Santiago de Compostela, lembre-se que o seguro viagem é essencial na sua jornada.

    Faça a travessia no seu tempo, mas sempre protegido para eventuais necessidades ao longo do trajeto. E os melhores preços e planos para a sua viagem, você sabe, estão no Seguros Promo.

    Descubra lindos cenários e embarque na jornada cristã à Compostela com mais segurança. De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa