CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Capital de Cuba: Descubra os encantos de Havana!

Havana, capital de Cuba, é uma das cidades mais incríveis para conhecer, com praias e centro histórico sem iguais. Vem saber mais!

A capital de Cuba é uma cidade encantadora, provavelmente diferente de tudo o que você já conheceu no mundo, onde as comodidades do mundo moderno dão lugar a um modo de vida simples, distante da lógica capitalista.

Um dos últimos lugares do mundo ainda pouco tocados pelo capitalismo, Havana reserva a seus visitantes um capítulo curioso da história, sem grandes redes de fast food, celulares com internet nem sequer grandes lojas.

O que sobra é cultura pura, em meio a ruas que parecem ter parado no tempo, museus, carros antigos e muita história.

Para te ajudar a planejar uma viagem inesquecível à capital cubana, destacamos tudo o que você precisa saber sobre Havana. Vamos lá!

Os melhores planos de seguro viagem no Seguros Promo com 15% de desconto. Aproveite!

Capital de Cuba: pontos turísticos e curiosidades de Havana

Assim como no resto do país, caminhar pela capital de Cuba é quase uma viagem no tempo. Por todo lado é possível avistar carrões antigos e construções neocoloniais que parecem deslocadas em pleno 2020.

Às vezes parece até um labirinto de ruas e vielas que se embaraçam para formar a maior cidade do Caribe, deixando clara a sensação de que Havana é como um magnífico museu a céu aberto.

Com pouco mais de 2,1 milhões de moradores, a cidade é um reduto de vida simples, onde a população ainda vive na pele as consequências de uma revolução que tentou transformar o mundo.

Na prática, isso significa que caminhar pelas ruas é uma boa chance para superar preconceitos e conhecer um pouco mais deste país formado por contrastes e episódios históricos icônicos.

Se você quer conhecer as praias paradisíacas deste destino caribenho e suas vielas estreitas que parecem fazer um minucioso registro do tempo, confira nossas dicas de turismo da capital cubana!

Qual é a capital de Cuba?

Qual é a Capital de Cuba?
Fonte: Natanaelginting, via freepik

A capital de Cuba é a simpática Havana, carinhosamente chamada de “cidade do verão eterno”, que atrai cada vez mais visitantes.

Principal cidade de um dos últimos países socialistas do planeta, com mais de 500 anos de história, o destino reúne milhares de atrações turísticas. E não se trata de um exagero!

Só no bairro de Vieja Havana, tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, existem mais de 900 monumentos históricos que remetem ao período colonial.

Além do patrimônio histórico, o visitante encontra na cidade diversas outras atrações, como praias paradisíacas com imensas barreiras e recifes de corais, parques ecológicos, festas populares e museus.

Cuba fica em qual continente?

Cuba é um país insular, formado por mais de 4.000 ilhas, ilhotas e enseadas, localizado no Mar do Caribe, na América Central.

Considerada a maior ilha caribenha, o país não faz fronteira terrestre com nenhum outro país, mas fica próximo de Bahamas, Haiti, Ilhas Caymans, Jamaica e Estados Unidos: a capital, Havana, fica a menos de 150 km da Flórida.

Mapa da capital de Cuba

Uma parte importante do planejamento de viagem é conhecer previamente a cidade que você pretende visitar para escolher a melhor estadia e definir possíveis rotas de deslocamento. Confira Havana, Cuba no mapa!

Seguro viagem é obrigatório para Cuba?

Quem quer conhecer a capital de Cuba e outras cidades deste destino caribenho não tem opção: a contratação de um seguro viagem é um requisito obrigatório para entrar no país.

Como o sistema público de saúde local é exclusivo para os cubanos, os visitantes devem adquirir um seguro viagem para garantir atendimento médico ou odontológico em caso de necessidade.

Além de garantir assistência em caso de problemas de saúde, o seguro viagem oferece auxílio por voo cancelado ou atrasado, seguro bagagem, traslado médico, entre outros serviços e coberturas.

Para encontrar o plano ideal para conhecer as belezas cubanas, faça sua cotação em nosso site de buscas, Seguros Promo, que apresenta as melhores ofertas e as empresas mais confiáveis do mercado.

Seguro Viagem:
America Central
Intermac I60 Am. Latina +Covid-19 Intermac I60 Am. Latina +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19 Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 800 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Pontos de interesse da capital de Cuba

A capital de Cuba pode não estar nos principais roteiros internacionais (ainda!), mas é uma cidade bastante turística, com atrações diversas, bons hotéis, bares, casas de rum e restaurantes.

Confira o que fazer em Havana!

Free Walking Tour

Free Walking Tour
Fonte: Pxhere

Uma das maneiras mais agradáveis de explorar a capital de Cuba é por meio do Free Walking Tour. O passeio gratuito dura cerca de 2h30 e passa pelos principais pontos turísticos entre Havana Vieja e Central.

Durante o percurso, o guia turístico conta tudo o que você precisa saber sobre lugares icônicos, como El Capitólio e o Gran Teatro de La Habana, entre outros.

O passeio começa no Parque Central e explora boa parte das ruas estreitas por onde pipocam edifícios neocoloniais de fachadas coloridas.

Como a maioria dos walking tours, a visita por Havana é gratuita, mas não se esqueça de levar algum dinheiro para oferecer de gorjeta aos guias turísticos: muitas vezes essa é a única fonte de renda deles.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Fábrica de Arte Cubano

    A vida noturna de Havana é animada, embalada por música ao vivo em bons bares e restaurantes espalhados por todos os lugares da cidade. Um dos points imperdíveis para a noite é a Fábrica de Arte Cubano, ou FAC.

    Instalado em uma fábrica de óleo de cozinha desativada, o estabelecimento funciona como uma galeria de arte misturada com bar e casa noturna, com vários ambientes, incluindo salas de exposições e ampla área de shows.

    Se você está viajando com orçamento limitado, não se preocupe: a Fábrica de Arte Cubano é famosa pelos preços justos para drinques e petiscos. A entrada custa apenas US$ 2.

    Malecón

    Capital de Cuba: Malecón
    Fonte: Tyk, via wikimedia commons

    Carinhosamente chamado de “maior sofá de Havana”, o Malecón é o calçadão de Havana, que se estende pelos 8 km de orla da cidade.

    Antiga avenida de Maceo, o local é um grande ponto de encontro de namorados, pescadores, esportistas e até artistas de rua, que espalham suas obras pela via.

    Vale a pena visitar a região no fim de tarde para contemplar o belo pôr do sol a partir do Malecón.

    Plaza de La Revolución

    Mais importante praça da capital de Cuba, a Plaza de La Revolución fica rodeada pelos maiores edifícios da cidade, onde estão instalados centros comerciais e empresas.

    O local é um dos mais populares entre turistas, que se enfileiram para fotografar imensos murais com homenagens aos revolucionários Che Guevara e Camilo Cienfuegos.

    No entanto, tenha em mente que não existe uma árvore sequer na praça, o que significa que conseguir uma sombra no meio do dia é uma missão quase impossível. É melhor visitar a praça no fim da tarde para não tostar sob o sol!

    Casas de rum

    Casas de Rum
    Fonte: Pexels

    Se o Brasil é famoso por seus bares e botecos, Cuba é célebre por suas casas de rum. E, acredite, a experiência cubana legítima só fica completa com uma visita a uma das várias casas de rum espalhadas por Havana.

    Esses estabelecimentos são ideais para relaxar e simplesmente desfrutar de uma boa dose de rum ou cerveja por um precinho camarada.

    O programa é simples, barato e permite que o viajante conheça um pouco mais sobre a cultura do país!

    Playas del Leste

    A capital e maior cidade de Cuba não tem praias, mas está pertinho de bons destinos de verão, como Playas del Leste, um balneário a menos de 30 minutos do centro de Havana.

    Quem gosta de praia não pode deixar de conhecer as praias Bucurunao, Tarará, Mégano, Santa Maria Del Mar, Boca Ciega e Guanabo, que têm toda a cara de destinos caribenhos, com águas turquesas e areia branquinha.

    A maior parte das Playas del Leste são frequentadas pelos cubanos, o que significa que o acesso à região é fácil, com boa oferta de ônibus e táxi.

    Tenha em mente, porém, que as praias próximas a Havana não têm a melhor infraestrutura do mundo e você não encontrará quiosques que vendem bebidas e petiscos.

    Capitólio

    Capital de Cuba: Capitólio
    Fonte: Pixabay

    Construção mais importante de Havana, o Capitólio Nacional foi inaugurado em 1929 e continua sendo um dos edifícios mais imponentes da cidade.

    Antiga sede do governo cubano, o Capitólio abriga atualmente a Biblioteca Nacional e a Academia Cubana de Ciências.

    O prédio é bastante parecido com o Capitólio de Washington, nos Estados Unidos, mas tem boa parte de suas alas fechadas para visitação há anos.

    Isso acontece por conta das sanções internacionais contra Cuba: o governo do país simplesmente não consegue importar os materiais necessários para restauração do edifício.

    À medida que a obra progride, alguns setores do prédio vão sendo liberados para visitas. 

    Mesmo que você não consiga conhecer a construção por dentro, vale a pena a visita para conhecer o exterior imponente do prédio mais importante da cidade.

    Castillo del Morro

    O Castillo del Morro, ou Castelo do Morro, em tradução livre, é uma antiga fortaleza erguida para proteger a orla da cidade de eventuais ataques estrangeiros.

    A partir da construção é possível contemplar uma vista panorâmica de Havana, mas é preciso comprar ingresso por 2 pesos cubanos para conhecer o interior do forte. A entrada dá direito a visita no Museu Marítimo dentro da fortaleza.

    Curiosidades da capital de Cuba

    Curiosidades sobre a Capital de Cuba
    Fonte: Pixabay

    Se você está planejando uma viagem à capital de Cuba, é melhor providenciar um mapa (daqueles de papel) de Havana. O país não permite o uso de GPS em seu território.

    Na verdade, até mesmo sinal de internet vai ser complicado: você só conseguirá utilizar o wi-fi em hotéis de grande porte, a partir da compra de um cartão específico que permite acesso à rede.

    Mesmo sem ter acesso ao Google Maps, Waze ou outro app de localização, você não vai precisar se preocupar muito com deslocamento: Havana tem à disposição vários meios de transporte públicos.

    Os ônibus são bem baratos na cidade, mas os turistas também podem recorrer a bicicletas, táxi (incluindo bicitáxi e cocotáxi, um tipo de triciclo motorizado, parecido com o tuk tuk) ou até aluguel de veículos antigos.

    Quem preferir pode facilmente explorar boa parte da cidade a pé, já que Havana é um destino bastante plano e bem-sinalizado, especialmente o Centro Histórico.

    Além disso, estamos falando de um destino bastante seguro, então você poderá andar com sua câmera ou seu celular pelas ruas sem se preocupar com assaltos. 

    Aproveite para tirar fotos incríveis com os cachorros de rua da capital cubana, que utilizam uma espécie de crachá com foto e identificação!

    Qual a moeda de Cuba?

    Antes de descobrir qual a moeda de Cuba, aqui vai um alerta: o país tem não apenas uma, mas duas moedas oficiais

    Os pesos cubanos (CUP) são mais desvalorizados, chegam às mãos dos habitantes por meio do salário e acabam sendo utilizados pelos cubanos para comprar itens básicos, como alimentos.

    Os pesos conversíveis (CUC) é a moeda oficial turística, até mesmo mais valorizada que o dólar, o que significa que é a moeda ideal para ter em mãos durante uma viagem pelo país.

    A diferença entre as duas moedas é gritante: 1 CUC = 25 CUP.

    Além disso, você não deve nem pensar em levar dólares americanos para sua viagem! A moeda dos Estados Unidos não é bem-aceita por lá!

    Se você quer levar moedas estrangeiras para a sua viagem é melhor optar por euros ou dólares canadenses.

    Tenha desconto no seu seguro viagem

    Não se esqueça de incluir o seguro viagem em seu planejamento para conhecer a capital de Cuba e outros destinos incríveis do país caribenho. O item é obrigatório para turistas!

    Mais do que uma exigência das autoridades locais, o seguro viagem garante coberturas e serviços que podem fazer a diferença enquanto você estiver longe de casa.

    Quem viaja protegido por uma apólice tem direito auxílio em diversas situações, desde problemas corriqueiros, como voo atrasado, a imprevistos graves, como acidentes ou emergências médicas.

    Não perca tempo e faça agora mesmo uma cotação em nosso site verificador, Seguros Promo, que te ajuda a encontrar o preço mais baixo e o plano mais indicado para a sua viagem.

    Seguro Viagem:
    America Central
    Intermac I60 Am. Latina +Covid-19 Intermac I60 Am. Latina +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19 Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 800 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Você pode comparar até quatro propostas por vez, facilitando a tarefa de encontrar a melhor oferta! Na dúvida, é só acionar nosso time de especialistas na central de atendimento exclusiva.

    Conhecer o Caribe com segurança e tranquilidade? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa